Como aplicar depoimentos de clientes em suas estratégias de marketing?

Confira algumas dicas de onde e como aplicar os depoimentos de clientes nas suas estratégias de marketing de conteúdo.


As recomendações são um dos principais critérios usados pelos consumidores na hora da decisão de compra. Por isso, apostar em estratégias que estimulem os clientes a indicarem seu produto ou serviço para amigos, conhecidos, familiares e colegas de trabalho, pode ser uma boa ideia para o seu negócio e, é esse o objetivo buscado pelo marketing de defensores ou advocacy marketing.

Um dos mais famosos estudos sobre o assunto, realizado pela consultoria Nielsen, mostra que 92% das pessoas “acreditam na recomendação de um par” e o mais interessante: sete em cada dez pessoas “confiam na recomendação de pessoas que elas simplesmente não conhecem”. 

Dessa forma, fica claro que os depoimentos de clientes satisfeitos — principalmente daqueles que se tornaram defensores da marca — podem ser ainda mais valiosos para uma empresa.

Já mostramos por aqui qual pode ser o impacto negativo de uma avaliação para o seu negócio. Por isso, é preciso potencializar o resultado dos depoimentos positivos (as famosas reviews). 

Nesse sentido, esse conteúdo pode ser usado tanto no início quanto no fim do funil de vendas: ou seja, tanto no processo de atração dos leads, quanto na conversão em si. Veja a seguir, algumas das estratégias que podem ser usadas para tal. Em primeiro lugar, é preciso entrar em contato e pedir. Por que não?

Como obter o feedback dos clientes?

Há diversas formas de conseguir o feedback dos clientes, mas antes de definir como obtê-lo, é importante ter uma ferramenta que ajude a fazer a coleta, a organização e o compartilhamento dessas informações com todos os setores interessados.

Fica a critério da empresa definir, conforme a sua estratégia, qual a melhor forma de coletar os depoimentos dos clientes. Isso pode ser feito:

  • Através de e-mails personalizados, enviados após a compra ou outra experiência que o cliente teve com a empresa;
  • Por meio de pesquisas de satisfação, em que a empresa pode inserir um campo para um depoimento ao final do questionário;
  • Através de uma central de atendimento ao cliente ou pós-venda, que pode contatar de forma direta os consumidores solicitando seu feedback;
  • Por meio das redes sociais, em que é possível coletar comentários dos clientes a respeito da experiência com a empresa;
  • Através do Google Meu Negócio, em que os clientes avaliam a marca e deixam seus comentários a respeito da empresa ou de uma experiência específica que tiveram com ela;
  • Por meio de comentários no próprio site da organização, entre outros.

Dicas

Faça follow-up com os clientes

Os contratos fechados recentemente ou os clientes mais novos, estarão com o seu produto fresco na memória. Por isso, pode ser o momento ideal para relatarem suas experiências, especialmente se ele cumprir com aquilo que for prometido. Aproveite este momento para solicitar o seu feedback!

Mantenha contato com os consumidores

Caso os novos clientes não tenham respondido seu contato, pode ser que ainda não estivessem prontos ou não tivessem percebido o valor em seu produto a ponto de emitir uma opinião. No caso de consumidores que já opinaram, trata-se de um momento de trocar experiências, saber como estão vendo os benefícios do produto e pedir mais um depoimento.

Personalize

Claro que não é possível manter um contato personalizado com todas as pessoas. Por outro lado, é fundamental que ao menos os seus clientes fidelizados tenham uma atenção especial, para garantir bons depoimentos para o seu negócio. Essa é uma relação de ganha-ganha que deve ser realizada com frequência.

Aprenda a questionar

Em vez de simplesmente pedir por um depoimento ou uma review, é possível fazer perguntas que façam as pessoas perceberem as vantagens do seu produto, tais como:

– Quanto dinheiro você economizou com o produto ou serviço?

– Seus colaboradores puderam tomar decisões mais estratégicas após o seu uso?

– Houve ganho de produtividade ou de tempo?

Quer desenvolver ações escaláveis de depoimentos e engajar seus clientes nelas? Leia nosso artigo e saiba como envolver as pessoas em sua estratégia!

👉 Como manter as pessoas engajadas com seu Programa de Defensores

Exemplifique

Muitas pessoas podem estar satisfeitas, mas não sabem como fazer esse depoimento. Aproveite as reviews positivas, que mencionem detalhes e vantagens específicas sobre o produto, para ilustrar o que se espera desse consumidor.

Como usar os depoimentos e reviews?

Ok, seu produto ou serviço é muito apreciado pelos consumidores e agrega valor aos seus negócios ou vidas, o que faz com que as pessoas emitam opiniões positivas. Mas como fazer com que essas informações sejam aplicadas da forma correta pela sua empresa?

  1. Conteúdo de blog

Se alguém chegou ao seu blog, seja por meio de suas redes sociais ou por algum link externo, há chances de que possa se tornar um cliente em potencial. Os depoimentos podem fazer parte do conteúdo, mas, talvez seja mais interessante que essa informação esteja sempre disponível. Uma das sugestões é criar um carrossel, que fique rodando as avaliações mais importantes.

  1. Estudos de caso

Se o seu produto se propõe a oferecer uma solução e está atingindo esse objetivo, os estudos de caso podem ser uma boa alternativa – pense em usá-los no blog, newsletters, redes sociais, entre outros caminhos. Também é importante que esse tipo de material passe a ser aplicado pelas equipes de venda, visto que pode se tornar um forte argumento no convencimento de potenciais consumidores, acelerando a jornada de compra.

  1. No site

Seu site deve estar repleto de avaliações positivas dos seus clientes, que nada mais são, que provas sociais importantes para o Branding da sua empresa. Essas palavras dão credibilidade e veracidade ao seu negócio, dando mais segurança para que um potencial cliente opte por fechar negócio.

No entanto, é preciso que essas informações estejam alinhadas e façam sentido. Por exemplo, se o seu produto conta com páginas específicas para a sua funcionalidade e há depoimentos sobre esse tema, eles precisam estar nesta mesma URL. A ideia é que haja uma correlação entre as avaliações e os temas do site.

  1. Call-to-Action (CTA)

Com esse novo argumento de venda em mãos, é possível inserir os CTAs dentro de seu site, em links estratégicos. Os CTAs, como seu próprio nome já diz, convidam o usuário à ação. Ou seja, é o cliente, visitando o seu site, que toma a decisão de comprar um produto ou o serviço (ou mesmo de buscar mais informações sobre ele por meio do CTA).

  1. Materiais impressos

O meio digital reúne as principais estratégias usadas pelas empresas e, mais do que isso, dá a chance de acompanhar e mensurar resultados. Nesse caso, eles já se tornaram prioridade de muitas empresas – também pela capacidade de impactar mais pessoas. No entanto, isso não quer dizer que as companhias devem virar as costas para os materiais impressos.

Seja para o departamento de Marketing, Comunicação ou Vendas, as avaliações de clientes servem de referência e de comparativo para muitos potenciais clientes, por isso elas devem integrar esse conteúdo. Vale ressaltar que, dependendo do tipo de público-alvo, os materiais impressos dão um tom de segurança, o que pode acelerar as vendas.

  1. E-mail marketing

Pessoas que recebem suas campanhas de e-mail marketing, em sua maioria, já são seus clientes ou tiveram algum contato com o seu negócio. Assim como se faz no site, imagine que a sua empresa está divulgando uma nova funcionalidade do seu produto e conta com o depoimento de um gerente de uma companhia referência. Após apresentar o produto e seus diferenciais, a review desse profissional consolida os benefícios apresentados na peça de marketing.

  1. Redes Sociais

Seja em imagens desenvolvidas para as plataformas ou no compartilhamento de textos do blog, os depoimentos podem ser um excelente atrativo para levar pessoas ao seu site e dar início ao processo de conversão de negócios – dando suporte ao Social Selling.

  1. Páginas específicas

Dentro da sua página, você pode criar um menu de depoimentos, compilando o que os clientes dizem sobre o seu negócio. Isso é mais uma garantia de segurança para os potenciais consumidores.

  1. Seja criativo

Acima, trouxemos algumas ideias de como usar esses depoimentos, mas claro que, se for possível gravar áudios ou fazer vídeos, eles devem ser usados também em suas estratégias de marketing e de vendas. A criatividade será determinante neste processo.

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