Natural Marketing: conheça a evolução Brand to People no Marketing Digital

*Artigo produzido pelos parceiros da Orgânica Digital

Na era pré-internet, as marcas impactavam com maior força quem estivesse ao seu alcance.

Grandes marcas tinham cobertura nacional, anunciando em revistas, outdoors, TV e outros meios da publicidade tradicional.

Marcas pequenas atuavam de forma mais regional em razão da limitação de investimentos. 

Com revolução digital tudo mudou e hoje as marcas conseguem cruzar fronteiras geográficas por todo o planeta com facilidade.

Então o maior desafio de promoção de produtos e serviços deixou de ser uma questão de acesso.

Alcançar clientes em potencial não é mais um grande obstáculo.

Hoje o real desafio é conectar e engajar o público e criar uma rede de fãs.

É fazer com que a voz da empresa chegue ao coração das pessoas e que elas passem a se sentir parte de uma comunidade, se tornem fãs.

É o que chamamos de marketing brand to people

Esse desafio eu assumi encarar há alguns anos.

Na minha empresa, Orgânica Digital, trabalhamos com estratégias testadas e aplicadas em diversos nichos de mercado e comprovamos que criar conexão através de conteúdo é uma poderosa ferramenta de impacto positivo: seja em vendas, seja em conhecimento e expansão de marca ou em verdadeiras mudanças para melhorar o mundo em que vivemos. 

Isso foi traduzido em uma filosofia: o natural marketing.

Ele consiste em usar tudo aquilo de único que as marcas carregam para produzir o conteúdo mais autêntico que existe.

Ou seja, aquele que conta as histórias da empresa e dos produtos dela e como eles transformam a vida das pessoas.

E é aí que nasce a conexão que transforma clientes em fãs, unindo histórias, propósito e pessoas. 

Natural marketing é sobre transformação e impacto positivo

Quando todo mundo pode usar inúmeras plataformas digitais da mesma maneira, ganha destaque quem consegue se conectar de forma mais profunda com seu público.

Para fazer isso com sucesso, é preciso ter estratégia e usar um conjunto de importantes diferenciais que toda marca tem: seu propósito, seus valores e suas intenções.

Não basta apenas inventar, produzir e vender produtos ou serviços nos principais canais.

Os objetivos precisam ter um propósito e isso deve estar claro tanto para a própria empresa quanto para o cliente.

Não é apenas o que você faz que importa, como faz o que faz está cada dia mais em evidência.

Assim surgem as lovebrands, marcas que vão além da relação tradicional entre fornecedor e cliente.

Se há um propósito guiando cada contato que os fãs têm com a marca, eles próprios se tornam uma plataforma secundária de divulgação e apreciação.

É um relacionamento de confiança. 

Apple, Netflix, Harley Davidson e a brasileira Chilli Beans são referências de lovebrands.

Nas campanhas de marketing, na compra, na pré-venda, no pós-venda, no suporte, a personalidade dessas marcas está igualmente representada em todos esses momentos de contato.

O cliente se sente especial, se sente entendido e que ele parte de algo com o qual se identifica. 

Por que o propósito da empresa é importante para o marketing digital

A preocupação com as comunidades, fora e dentro do mundo digital, entre outros, são valores que estão substituindo intenções antigas que não fazem mais sentido na vida que levamos hoje.

E estar alinhado com esses valores é que consiste em um diferencial real

Então eu proponho o questionamento: você sabe como usar os valores do seu negócio para impulsionar a visibilidade no mercado e gerar mais vendas?

Ao longo de anos de experiência realizando planejamentos e ações de marketing, percebemos, na Orgânica Digital que o funil de vendas tradicional por si só não gera mais os melhores resultados possíveis. 

Ao analisar o que realmente gerava impacto, ficou evidente que se destacavam as empresas que assumiam e usavam seus propósitos empresariais na comunicação e no marketing.

Com ideais de melhorar o mundo sob diferentes pontos de vista, mostrar esse empenho de forma autêntica é o que lançava os negócios em uma rota de sucesso. 

Se são as pessoas que transformam o mundo para melhor, então apoiar, sustentar e facilitar essa transformação é o que conecta marcas às mais diversas causas.

Demonstrar empatia é importante nas relações interpessoais e de negócios, e esse é a essência do natural marketing

Propósito comunicativo: como desenvolver e aplicar

Qual a missão (ou propósito) da sua empresa?

Se você respondeu “vender”, saiba que essa é uma ideia obsoleta!

O mercado é cruel com quem tem como única intenção lucrar, mesmo sendo esta uma parte necessária para manter qualquer empresa aberta.

A nova geração de consumidores com grande potencial aquisitivo não quer apenas comprar, ela quer ser fã!

O que fomenta o relacionamento dos clientes com a marca?

É a comunicação com propósito em todos os meios de contato que vai trazer todos os argumentos capazes de sintonizar o público com a verdadeira missão do seu negócio. 

Eu posso dizer que o primeiro passo para agir com um propósito comunicativo é entender como uma marca pode transformar conceitos e valores nos clientes.

É preciso despertar nas pessoas o melhor delas, instigar sentimentos positivos que levam a ações capazes de mudar a situação em que se encontram.

É como pegar na mão e dizer “estamos nisso juntos!

A grande questão é que não basta apenas escolher uma causa, grande ou pequena, e levantar uma bandeira.

O ponto principal da estratégia brand to people é usar os valores que bandeiras que a empresa já levanta em seus processos internos e passar a comunicar com o público que se identifica com elas

Um exemplo de resultado na atuação brand to people

A reflexão sobre propósito pode parecer algo místico e abstrato, mas na verdade tem uma abordagem prática que é simples.

Gosto de usar o exemplo de um dos clientes que atendemos na Orgânica Digital e que mostra muito bem como a comunicação com foco nos propósitos muda o relacionamento entre marcas e pessoas.

Há alguns anos a empresa do segmento de vinhos Famiglia Valduga nos procurou com intuito de crescer no ambiente digital.

Mesmo detentora de prêmios internacionais e sendo uma referência de qualidade em vinhos no país todo, as vendas no e-commerce estavam muito aquém das expectativas da empresa (para você ter uma ideia, a taxa de carrinhos abandonados no e-commerce era superior a 70%, enquanto uma média saudável é menor que 40%).

Depois de analisar toda a operação e identificar os pontos de melhoria, o plano de ação continha estratégias dentro do conceito de natural marketing que atuamos hoje.

Usamos conteúdo e técnicas de storytelling para conectar o público ao posicionamento da empresa. 

Através de campanhas de e-mail marketing fundamentadas no propósito, nosso cliente viu crescer o número de novos clientes ao mesmo tempo em que mantinha e fidelizava cada vez mais quem já fazia parte da sua comunidade de apreciadores de vinhos.  

Uma boa estratégia de storytelling é capaz de resultados impactantes ao reposicionar uma marca aos olhos dos consumidores.

Contar histórias é uma das atividades mais antigas de conexão entre as pessoas, e por isso traz resultados tão positivos quando aplicadas à estratégia de marketing.

O conteúdo desenvolvido com a expertise da equipe da Orgânica Digital mudou o relacionamento da marca com seu público na internet.

Através das estratégias de marketing digital que aplicamos, as pessoas com valores similares aos da marca passaram a perceber essa compatibilidade e confiar mais na empresa. 

Um bom exemplo dessa confiança foi o crescimento exponencial de acessos à loja após o projeto de Inbound Marketing ser aplicado por nós.

Isso foi possível porque muitos dos textos criados direcionavam as pessoas para a loja.

Ou seja, as pessoas se conectaram tanto com os conteúdos que sentiram-se confiantes para acessar a loja!

natural marketing

Comparação de setembro de 2018 com setembro de 2016 (antes da estratégia)

O que move o seu negócio tem um grande potencial

A essa altura, já deve ter ficado claro que a motivação de existir da sua marca não deve guiar apenas as tarefas necessárias para que ela fique disponível no mercado.

Esse alinhamento já faz parte da estratégia de negócios de novas e pequenas empresas. Mas não é apenas para essas que o formato brand to people funciona.

Grandes marcas e negócios também tem um grande potencial de engajar seu público até que se torne fã.

Mas aí há uma necessidade de reposicionamento de acordo com a escala em que a empresa atua e da sua estrutura de funcionamento.

Parece algo que dá trabalho, e certamente é uma estratégia que exige flexibilidade e abertura para novos jeitos de pensar e fazer.

Mas lembre-se que seguir atuando da mesma forma que a empresa fazia há anos atrás não tem e terá cada vez menos impacto com as novas gerações de consumidores.

Não é inteligente mudar o plano de ação sem rever as motivações para agir diariamente.

Eu recomendaria, antes de qualquer mudança no plano de comunicação e marketing, avaliar se todos os processos estão de acordo com o propósito da empresa.

E se as pessoas dentro da empresa estão de acordo e agindo com esse propósito em mente.

A melhoria no alinhamento interno certamente vai refletir nas ações percebidas pelo mercado e pelo público.

Quando as pessoas passam a ser peças essenciais do funcionamento e da geração de resultados, aí sim que os negócios realmente prosperam.

O brand to people em escala para grandes negócios é a aplicação da nossa filosofia do natural marketing.

O propósito é tão claro em todos os pontos do negócio que a replicação dele no ambiente digital é algo natural e fluído. 

Nas estratégias de conteúdo para marcas, ter uma voz e uma personalidade consistente é o que leva muitos negócios para frente e de encontro aos seus propósitos.

E como essa é a especialidade da minha empresa, eu posso dizer com todas as letras: essa personalidade verdadeira, quando transparece ativamente, é o que transforma os compradores de uma marca em verdadeiros fãs. 

Se você quer transformar seus clientes em fãs, entre em contato conosco!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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