A importância da produção de conteúdo no processo de engajamento dos clientes

produção de conteúdo engajamento clientes

A produção de conteúdo pode ser uma excelente ferramenta para engajar clientes, confira nesse post como começar!

Em tempos de mídias sociais, há um esforço cada vez maior por parte das marcas para se destacar nas redes e conseguir mais seguidores – e, consequentemente, mais clientes.

Mas o processo não é tão linear assim. Existe uma palavrinha que faz toda a diferença em sua estratégia de marketing digital: engajamento.

Isso porque não basta atrair o seu cliente em potencial, é preciso conquistá-lo para garantir o sucesso de sua atuação online. Ou seja, para expandir o alcance de sua marca e aumentar as suas vendas.

Neste texto, você vai aprender não apenas como fazer isso, mas como a produção de conteúdo vai ajudá-lo nesse processo.

O que é o marketing de conteúdo?

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo. Não é para menos, pois esta é uma das especialidades do marketing mais importantes na era digital.

É por meio da produção de conteúdo – em todas as plataformas em que a sua marca se faz presente – que o seu cliente em potencial pode:

  • Visualizar e conhecer a sua marca;
  • Conhecer as soluções que a sua empresa oferece;
  • Avaliar os seus diferenciais e levar a sua solução em consideração;
  • Escolher o seu produto dentre o mar de produtos e serviços que outras empresas oferecem.

Assim, o marketing de conteúdo é a vertente do marketing digital responsável por planejar e executar toda a estratégia de produção de conteúdo – desde a atração do cliente até o momento final da escolha pela compra.

O que é o engajamento dos clientes?

No contexto atual – no qual há a supremacia das redes sociais – podemos dizer que não basta produzir e postar qualquer tipo de conteúdo para conseguir resultados.

Leia mais: Engajamento de clientes: o que é e por que você deve investir >

Não é mais suficiente que a sua marca se faça presente nas redes, pois a competição é gigantesca e há muitas opções semelhantes no mercado. 

É preciso, primeiro, que a sua marca seja notada no meio de todas as outras postagens e, depois, gerar engajamento com seus clientes e potenciais clientes.

O engajamento nada mais é do que é a forma e a intensidade com que seus seguidores interagem com a sua marca nas redes.

Para exemplificar, um consumidor que está engajado não apenas lê os posts de sua marca, mas interage com ela – curtindo, comentando e compartilhando.

Há um diálogo do cliente com a marca (e é importante frisar que esse diálogo deve ser bilateral).

Ao manter seus clientes engajados, você consegue fidelizá-los, pois eles se sentem mais próximos de sua marca.

Eles não apenas compram mais, mas também indicam a sua marca a amigos e conhecidos.

Dessa forma, você vai conseguir alavancar suas vendas e aumentar os lucros de sua empresa. Tudo isso por meio da produção de conteúdo de qualidade.

Como produzir conteúdo de qualidade para engajar os meus clientes?

Agora que você sabe sobre a importância de engajar e fidelizar os seus clientes, deve estar se perguntando como pode produzir um conteúdo bom o suficiente para isso.

Para te ajudar, listamos algumas táticas que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo:

  • Conheça bem o seu cliente – Saiba quais são as suas necessidades, seus comportamentos e suas preferências;
  • Invista na produção de conteúdo de qualidade – planeje e estude bem sua estratégia de marketing de conteúdo;
  • Invista na diversidade de formatos – textos, infográficos, vídeos etc;
  • Estabeleça a identidade de sua marca e atenha-se a ela – trazer uma personalidade única e própria ao seu conteúdo gera uma maior identificação dos clientes com a sua marca;
  • Invista em trazer o Storytelling para seus conteúdos – as pessoas tendem a se envolver com narrativas e panos de fundo mais emocionais;
  • Sempre interaja com seus seguidores online – Curta seus comentários, responda às suas perguntas, seja sempre solícito e personalize essa troca (não dê respostas-padrão ou automáticas).

E aí, o que achou deste post? Compartilhe sua opinião com a gente!