Como lidar com as adversidades e reter os alunos até a conclusão da graduação?

Comunicação focada no engajamento e coleta de dados são itens que fazem a diferença no plano de retenção de alunos.

A retenção de alunos até a conclusão da graduação é uma das maiores preocupações do ensino superior, principalmente quando se analisa os motivos e os números por trás da evasão dos estudantes.

Desde as complicações que levaram à crise política e econômica em 2015, as taxas de graduação têm sofrido oscilações e nem todos os gestores sabem como contorná-las para reter os alunos até o fim do curso.

A evasão no ensino superior é um fato com o qual os profissionais têm de lidar todos os anos, para não dizer semestralmente. No entanto, há uma boa notícia no meio disso tudo.

De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, quase um milhão e duzentos mil estudantes concluíram cursos de graduação em 2017.

Entre os anos de 2016 e 2017, a porcentagem de estudantes concluintes na rede privada foi um pouco maior do que na rede pública, 2,8% contra 2,0%.

O trabalho é constante e não se pode esquecer que o baixo rendimento nos estudos não é o único fator que leva alguém a abandonar a faculdade.

Incapacidade de arcar com os custos é uma razão muito comum, mas há alunos que desistem do curso por não se integrarem nos grupos sociais da universidade, por terem expectativas pouco claras sobre a graduação e até por causa de vaga no estacionamento.

É bom se perguntar, de tempos em tempos: o que os profissionais de educação superior podem fazer para reter alunos até a conclusão da graduação?

Como lidar com as adversidades e reter os alunos até a conclusão da graduação?

Deixe claro para toda a IES que você tem compromisso com a retenção de alunos

Todos os departamentos da IES precisam saber que o gestor tem o compromisso de assegurar o sucesso do aluno.

A construção de uma cultura de sucesso, que envolva professores, funcionários e administradores, influencia o bom desempenho dos alunos e demonstra comprometimento.

Estabeleça pequenas metas

Você tem metas para a retenção de alunos? Quais são elas?

As universidades que não definem metas têm muita dificuldade ao medir o próprio desempenho e ao implementar estratégias que trazem resultados.

Pode ficar mais fácil se você desmembrar essas metas em etapas e distribuí-las entre cursos e departamentos, de forma que incluam toda a universidade.

Calcule a retenção de alunos

Você já deve ter ouvido falar em cohort. Se ainda não, clique aqui.

Uma parte importante do processo de reter os alunos até a conclusão da graduação é calcular as taxas de permanência, conclusão e desistência para todos os alunos matriculados, desde o momento em que se inscrevem até a conclusão do curso.

Marketing Educacional
Marketing Educacional

Identifique o impacto financeiro de cada aluno como parte da análise de cohort.

Por exemplo, a taxa de desconto que determinado grupo recebe e a contribuição desse grupo para a receita líquida podem ajudar a determinar o impacto financeiro de cada estudante, inclusive o custo de abandonarem sua IES antes de se formarem.

Designe alguém para contactar indecisos e vinculados ao Fies

Os três primeiros períodos do curso são os mais críticos, é quando há maior chance de desistência.

Designar membros do time de marketing para telefonar para aqueles alunos que estão começando a faltar ajuda a entender os motivos e adotar medidas enquanto há tempo.

Apenas tome cuidado para não ser chato.

É essencial, também, fazer contato com os alunos que dependem do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para que a IES não perca o prazo em que são feitos os contratos.

“O financiamento estudantil é um dos principais contribuintes para o crescimento da base de alunos e dos índices de retenção das instituições de ensino superior privadas. Os alunos do Fies estão matriculados nos cursos mais caros, representando um tíquete médio superior ao dos estudantes que não estão vinculados ao fundo”, explicou Alexandre Mori, assessor técnico do Semesp para auxílio ao ProUni e Fies, em artigo publicado no site do Semesp.

Faça análise de dados

Talvez tenha chegado a hora de aprender a lidar com big data, uma técnica que tende a se popularizar e que auxilia a identificar aqueles alunos que estão indo mal academicamente ou financeiramente.

Evidentemente, a IES precisa de um plano de ações forte para saber como resolver situações a partir dos dados que coleta.

Conseguir aumentar a taxa de retenção de alunos é uma enorme conquista, sobretudo se considerarmos que isso é mais barato do que captar novos alunos.

Você não precisa fazer isso sozinho, atualmente, há softwares de gestão escolar que fazem o trabalho completo de controle de matrículas, finanças, gestão pedagógica e secretaria.

Faça pesquisas regularmente

Não são raras vezes em que os alunos abandonam o ensino superior por questões que seriam facilmente solucionadas.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar que os estudantes deixem o curso e de tomar conhecimento do porquê eles pretendem sair é fazer perguntas.

Sim, uma pesquisa regular com os alunos, que inclua a pergunta “o que a IES pode fazer por você?”, proporciona o feedback que a escola precisa para resolver os problemas logo que aparecem.

Quer saber como aplicar Marketing de Defensores para engajar e reter seus alunos? Veja como a Comunitive utilizou a sua própria solução para engajar o público em eventos!

👉 Como a Comunitive utilizou sua própria solução para engajar os participantes do RD Summit

Conclusão

Ser capaz de reter os alunos até a conclusão da graduação requer, além do que vimos acima, estreita comunicação com eles.

Se o dono de uma empresa tem de ser presente e acompanhar todos os processos de perto para garantir o bom funcionamento do negócio, o mesmo ocorre com uma instituição de ensino.

Há universidades onde os alunos não têm idéia de quem e como são os administradores.

Se você tem feito exclusivamente o trabalho administrativo, sem falar com os estudantes, pode perder pontos importantes e não vai estar familiarizado com os problemas que os forçam a deixar a IES.

Vale salientar que essa comunicação não é feita apenas para informar, mas principalmente para engajar, transformando seus alunos em defensores da sua instituição.

O blog Quero Alunos tem vários outros artigos sobre evasão e retenção no ensino superior, acesse-os aqui.

Não deixe de se inscrever na nossa newsletter.

Post escrito pela equipe da Quero Educação

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X