Análise SWOT: O que é, Para que serve, Benefícios e Como Fazer

A análise SWOT ou FOFA é uma técnica utilizada para as empresas identificarem suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Saiba como usar!


Quando uma empresa precisa tomar decisões, ela costuma avaliar antes a situação da empresa e diversos outros fatores que podem impactar ou orientar essa decisão. Por isso, muitas empresas recorrem a ferramentas para ajudar neste momento.

É para isso que serve a análise SWOT, uma metodologia muito utilizada em estratégias de marketing. Ela é eficaz para avaliar o cenário em que um negócio está inserido antes de fazer mudanças ou tirar um projeto do papel, visando minimizar possíveis erros. 

Essa análise pode ser uma grande aliada para orientar suas escolhas profissionais, pois ela ajuda a ter uma visão mais ampla do seu negócio e do mercado em que ele atua. Continue a leitura para entender melhor o que é a análise SWOT, para que serve, quais os benefícios e como aplicar na sua empresa!

Análise SWOT ou FOFA: O que é e como funciona?

A análise SWOT, também conhecida no Brasil como FOFA, é uma ferramenta de gestão utilizada para fazer o planejamento estratégico de empresas, novos projetos ou ainda uma análise pessoal e profissional. 

A sigla SWOT e FOFA significam:

  • Strengths — Forças; 
  • Weaknesses — Fraquezas; 
  • Opportunities — Oportunidades; 
  • Threats — Ameaças.

O funcionamento dessa metodologia é bem simples: para começar, é preciso fazer uma lista daquilo que você quer avaliar na empresa ou em um novo projeto a ser implementado.

Em seguida, você precisa listar as características de acordo com os itens citados acima (que compõem a sigla). Comece pelas forças e fraquezas, ou seja, faça uma lista dos pontos fortes e fracos da sua empresa ou do projeto em questão.

Após isso, é preciso identificar as oportunidades e ameaças existentes no seu nicho de mercado. Finalizado esse processo, você terá as informações necessárias para começar um novo projeto ou fazer mudanças na sua empresa, uma vez que é possível ampliar a visão do seu negócio.

Vale lembrar, que a análise SWOT é composta por fatores internos, que são as forças e as fraquezas da sua empresa ou projeto, e fatores externos, que são as oportunidades e ameaças provenientes do mercado em que você está inserido.

Dessa forma, sua equipe de gestão consegue identificar aquilo que pode estar atrapalhando o seu negócio, bem como o que está contribuindo para ele crescer. A análise SWOT pode ser aplicada em todos os tipos de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Para que serve?

A análise SWOT é uma metodologia muito útil quando aplicada em um processo de tomada de decisões, seja em mudanças estratégicas na empresa ou na implementação de um novo projeto. 

Isso porque a partir dela, é possível ter um maior direcionamento para o planejamento, graças ao conhecimento a respeito dos pontos positivos e negativos que influenciam o seu negócio.

Dessa forma, ela serve para minimizar a ocorrência de erros nas ações estratégicas de uma empresa, visto que ela fornece informações e insights importantes a respeito do negócio em si e do ambiente em que ele está inserido. Além disso, ela também serve para:

  • Levantar informações para avaliar a situação interna do seu negócio, assim como indicar pontos de melhoria;
  • Identificar ameaças e oportunidades no mercado;
  • Analisar a concorrência;
  • Indicar os próximos passos a serem dados.

Quais os benefícios desta análise?

Como pudemos ver, a análise SWOT proporciona diversos benefícios para a empresa, e também para o profissional, caso queira utilizá-la para uma análise pessoal. A seguir, elencamos alguns dos principais benefícios de utilizar essa ferramenta:

Ajuda a identificar a posição estratégica da empresa

A partir da análise dos ambientes interno e externo, aliado às características da empresa levantados na matriz, é possível identificar mais facilmente qual a posição estratégica em que sua empresa está, possibilitando uma maior inteligência competitiva para o negócio.

Isso é importante para que a equipe de gestão consiga saber como o negócio está posicionado no mercado, o que ajuda na tomada de decisões mais assertivas, além de minimizar as chances de erros.

Indica melhorias para os serviços e produtos oferecidos

Ao realizar a análise SWOT, a empresa consegue identificar seus pontos fracos, que podemos entender como pontos de melhoria naquilo que é oferecido ao cliente. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do cliente, fortalecendo assim a imagem da marca e seu relacionamento com os consumidores.

Gera insights para solucionar problemas

Este tópico pode parecer com o anterior, mas não é. Isso porque o foco aqui, é utilizar os insights obtidos através da análise para identificar problemas nos processos internos da empresa, seja no fluxo dos processos internos, na distribuição de tarefas e até mesmo no posicionamento da marca.

Possibilita identificar oportunidades para novos produtos e estratégias

Ao realizar a análise SWOT e verificar as ameaças do seu negócio, é possível ter uma visão mais apurada do que a concorrência anda fazendo. Com isso, você consegue identificar oportunidades e tendências mercadológicas com relação a novos produtos e estratégias para o seu nicho, o que se torna uma excelente vantagem competitiva.

Auxilia da tomada de decisões

Ao levantar todos os pontos internos e externos da empresa, é possível ter um panorama geral da organização, o que é fundamental para ampliar a visão de negócio e orientar a tomada de decisões importantes.

Quando você conhece muito bem o seu negócio, o mercado em que atua e a concorrência, isso facilita a tomada de decisões mais assertivas, pois isso é feito com base em dados.

Direciona para possíveis parcerias

Pensando sempre na satisfação do cliente, nem sempre a empresa consegue atender todas as suas necessidades. Através da análise, é possível identificar em que pontos a empresa poderia fazer parcerias comerciais para suprir a necessidade do cliente, a fim de oferecer um serviço complementar ao seu. 

Se sua empresa oferece um ótimo produto (ponto forte), mas atende somente em um espaço físico (ponto fraco), quem sabe ela possa firmar uma parceria com uma empresa de entregas para levar os produtos até os clientes expandindo o negócio para outros bairros (oportunidade), o que é necessário uma vez que seu concorrente direto já atua em outros locais (ameaça).

Como fazer uma Análise SWOT na sua empresa

Agora que você já entendeu como funciona a análise SWOT e viu como é simples de aplicar, que tal fazer na sua empresa? Para isso, é preciso seguir as etapas que listamos a seguir:

Defina o seu posicionamento

Antes de fazer a análise SWOT da sua empresa, é preciso definir o que você espera obter com essa análise. Isso é importante para orientar o seu levantamento de todos os pontos e direcionar o seu planejamento de acordo com o que espera alcançar.

Se você quer identificar quais são seus pontos fracos, pois não está conseguindo se destacar no mercado, por exemplo, talvez seja interessante focar nos seus pontos fortes e usá-los a seu favor para aumentar a visibilidade da sua marca e focar no diferencial que você oferece.

Identifique as oportunidades, as ameaças, as fraquezas e as forças

Após definir qual é o seu objetivo com a realização da análise, é a hora de começar a listar todos os pontos definidos pela estratégia seguindo esta ordem: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Procure fazer essa relação em tabelas separadas, para facilitar a visualização de todas as características. Em seguida, você ainda pode elencar cada um desses pontos com uma pontuação que indique a sua prioridade ou que aponte a necessidade de uma atenção especial.

Análise da situação da empresa

Ao finalizar a sua matriz SWOT, é preciso avaliar as forças e oportunidades listadas e somá-las, para chegar ao total de pontos positivos. Em seguida, você deve somar as ameaças e fraquezas, para identificar o total de pontos negativos.

Com isso, é preciso verificar a quantidade de pontos positivos e negativos, para entender a situação atual da empresa e definir o planejamento estratégico mais indicado para alcançar os resultados que a empresa espera obter com a análise.

Plano de ação

Com a análise SWOT realizada e todas as informações em mãos, é o momento de definir um plano de ação para melhorar os pontos analisados. Vale lembrar que de nada adianta realizar essa análise sem um objetivo pré-definido.

Por isso, se seu intuito com essa estratégia é aumentar as vendas da sua empresa, por exemplo, você precisa desenvolver ainda mais as forças, identificando aquilo em que você já é bom, mas ainda pode melhorar ao corrigir os pontos fracos elencados.

Além disso, você pode investir em explorar as oportunidades de crescimento para o seu negócio no mercado em que atua, como apostar em novas tecnologias e estratégias de marketing, por exemplo, e se prevenir contra as ameaças identificadas.


A análise SWOT é mais uma ferramenta, entre tantas outras, que pode te ajudar a entender melhor a situação da empresa e conhecer o seu negócio, identificando os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças do mercado.

O melhor de tudo, é que essa é uma metodologia simples que você pode aplicar hoje mesmo na sua empresa. Uma dica é estimular o engajamento da sua equipe para que todos façam parte dessa análise e contribuam com a sua opinião.

Leia também: A importância do Trabalho em Equipe para o sucesso de um Negócio

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X