Como atrair os melhores talentos com o Employee Advocacy

O Employee Advocacy é uma vertente do Marketing de Defensores que pode ajudar até mesmo no recrutamento dos melhores talentos. Saiba mais!

Como um dos setores mais competitivos e acelerados do mercado, o setor de recrutamento está sempre procurando maneiras de inovar e se destacar no meio de tantos talentos. Isso ocorre porque as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação ao ambiente de trabalho e qualidade de vida que as empresas estão dispostas a oferecer.

E a era das mídias sociais apenas tornou as coisas mais difíceis para os recrutadores. Não é nenhum segredo que os colaboradores em potencial muitas vezes pesquisam sobre a empresa antes mesmo de se candidatar a uma vaga. E basta apenas um comentário negativo de um atual ou antigo colaborador da organização para afastar o interesse de alguém em uma vaga.

Inclusive, existem alguns sites voltados especialmente para colher relatos de experiências de colaboradores de uma determinada empresa, como o Glassdoor, Fairygodboss e AmbitionBox.

Principalmente devido ao imediatismo oriundo da internet, as pessoas estão adotando as mídias sociais, como o LinkedIn, como uma forma de desenvolver suas marcas pessoais e expandir suas redes profissionais. Como resultado, a rede se tornou extremamente útil para os recrutadores, que conseguem ampliar seu alcance e de fazer com que suas vagas sejam vistas por mais candidatos em potencial.

A partir disso, surge o Employee Advocacy, que é a divulgação de uma empresa por seus próprios colaboradores. Assemelha-se um pouco com o Marketing de Influência, porém aqui os funcionários são efetivamente embaixadores de uma marca. Eles compartilham organicamente o conteúdo da empresa, seja sobre sua área de atuação no mercado, seja para auxiliar o RH no recrutamento de pessoas.

Saiba mais sobre como usar o Employee Advocacy para atrair os melhores talentos para dentro da sua empresa.

Employee Advocacy: maior visibilidade do conteúdo da sua empresa

O perfil pessoal dos colaboradores de uma empresa tem um alcance superior a 10x em relação às redes sociais da organização. Isso significa que, o que seu colaborador escreve sobre a empresa amplia significativamente o alcance desse conteúdo. 

E o Employee Advocacy é perfeito para incentivar os colaboradores a criarem seus próprios conteúdos sobre a empresa. Isso porque essa estratégia permite que você centralize e atribua essa atividade, incentivando compartilhamentos por meio de recursos de gamificação integrados e o potencial de construir sua marca pessoal.

Veja um exemplo da plataforma da Peepi!

via GIPHY

Como se pode ver, incentivamos nossos colaboradores a ajudar na divulgação de vagas abertas na Peepi. O desafio vale 100 pontos a quem realizar a atividade e enviar um print da postagem feita nas redes sociais. Assim, aumentamos o alcance dessas vagas e, de quebra, aumentamos o reconhecimento da nossa marca.

Na prática: case Sankhya

A Sankhya, uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil, conseguiu superar essas barreiras de alcance orgânico utilizando a solução da Peepi. Desde janeiro de 2020, os resultados têm sido impressionantes. Dá uma olhada:

case sankhya

A Sankhya está crescendo rápido e tem o desafio de preencher de maneira eficiente as novas vagas que surgem. Pensando nisso, o principal foco da estratégia de Employee Advocacy é aumentar o alcance orgânico do LinkedIn da empresa para recrutar novos talentos de forma assertiva. Assim, graças ao envolvimento dos seus colaboradores com a solução da Peepi, os números de crescimento, engajamento e novas candidaturas alcançados são muito bons. 

Hoje, os colaboradores são a principal fonte de influência da Sankhya nas redes sociais. A estratégia possibilitou que a empresa tivesse mais assertividade no recrutamento. Isso porque o match de valores foi facilitado pelo alcance através de outros colaboradores que já compartilham desses valores.

case sankhya

Mão na massa: como usar seus colaboradores para atrair novos talentos

Confira três maneiras de envolver sua equipe com a marca empregadora da empresa por meio do Employee Advocacy para que eles possam ajudá-lo a atrair, estimular e contratar excelentes candidatos.

1. Apresente seus colaboradores no site da empresa

Quando os candidatos pesquisam sua organização, eles procuram mais do que descrições de cargos. Parte dos candidatos desejam detalhes sobre o que torna sua empresa um lugar atraente para se trabalhar. Desse modo, eles querem saber como seria trabalhar em sua organização e por que deveriam escolher sua função em vez de uma função semelhante em outro lugar.

Por isso, o primeiro passo é fornecer aos candidatos uma visão autêntica do seu local de trabalho. Para isso, é interessante apresentar as perspectivas dos funcionários em primeira mão no site de suas carreiras. Por exemplo, você pode criar um vídeo de funcionários compartilhando o que eles mais gostam sobre o trabalho em sua organização. Além disso, outra ideia é reunir depoimentos e conteúdos dos próprios colaboradores. Isso irá destacar as pessoas que tornam sua organização única, ao mesmo tempo em que ajuda seus candidatos a conhecer as pessoas com quem trabalhariam.

2. Permita que os funcionários compartilhem conteúdo nas redes sociais

Como vimos anteriormente, é possível expandir o alcance da empresa nas redes sociais incentivando os colaboradores a compartilhar conteúdos relevantes por meio de seus próprios perfis.

Por exemplo, você pode compartilhar fotos de um evento, uma notícia ou um conteúdo de blog e pedir para que os colaboradores ajudem na divulgação do material. Dessa forma, eles acabam ajudando a construir a marca empregadora da empresa, o que pode tornar os candidatos mais receptivos às suas vagas.

Em seguida, incentive os funcionários a promover conteúdo relacionado a recrutamento, incentivando-os a compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Assim, uma boa plataforma de Employee Advocacy pode ser uma ótima solução para centralizar esse desafio de compartilhamento.

3. Peça um feedback dos seus atuais colaboradores

Já sabemos que o feedback dos colaboradores tem extrema importância para quem pensa em se candidatar a uma vaga na empresa. Por isso, é interessante que a empresa peça, de forma proativa, para que os colaboradores apresentem suas avaliações. Se você esperar que eles cheguem organicamente, as avaliações podem ser poucas e espaçadas ou, pior, distorcidas por ex-funcionários desencantados.

Incentivar os funcionários atuais a escreverem avaliações representará com mais precisão a atmosfera atual em sua organização. Como um bônus adicional, você pode aprender por que os funcionários acham que sua organização é ótima e o que os funcionários não gostam. Isso pode ajudá-lo a comercializar de forma mais eficaz sua organização para grandes candidatos, ao mesmo tempo em que é aberto sobre os desafios que eles podem enfrentar.

Uma dica é pedir pelos feedbacks dos colaboradores, no mínimo, a cada 90 dias. Além disso, é válido monitorar as avaliações regularmente, especialmente para sanar possíveis insatisfações dos colaboradores. 

O Employee Advocacy pode ser um elemento poderoso de sua estratégia de marketing de recrutamento. Ao incentivar os colaboradores a compartilharem suas experiências por meio das redes sociais, sites de avaliação e recrutamento, você também os está ajudando a se sentirem capacitados e responsáveis ​​pelas contratações. Ao fazer isso, você cria um exército de recrutadores que podem ajudá-lo a atrair e contratar grandes talentos.

Agora que você já conhece as vantagens de usar o Employee Advocacy no recrutamento de novos colaboradores, saiba como colocar no ar essa estratégia de maneira efetiva.

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