Benchmarking: o que é, por que é importante, quais os tipos e como fazer

O Benchmarking é um processo que analisa a concorrência de uma empresa, possibilitando identificar oportunidades de melhoria. Saiba mais!

Toda empresa além de desenvolver sua estratégia de negócio, com base na análise de seus pontos fortes e fracos, também precisa analisar atentamente seu nicho de atuação, o que inclui avaliar os concorrentes e sua atuação no mercado.

Com o benchmarking, é possível obter um conhecimento aprofundado da concorrência e de como essas empresas trabalham. Essa técnica consiste na comparação de produtos, serviços e processos de outras empresas em relação à sua. Entenda como essa metodologia pode te ajudar a melhorar a performance do seu negócio!

O que é Benchmarking e qual a sua função?

Benchmarking é uma estratégia que consiste na comparação da sua empresa com outras do mesmo setor, ou em um mercado mais amplo. Em português, o termo pode ser traduzido como “avaliação comparativa”, o que faz sentido, uma vez que avalia aspectos como operações e processos internos de uma organização.

Essa técnica pode ser utilizada para avaliar qualquer produto, processo ou abordagem utilizada pelas empresas concorrentes. Isso é feito para entender melhor o mercado, através do estudo de empresas que são referência no mesmo segmento.

Além disso, essa metodologia possibilita identificar oportunidades de melhoria no seu negócio, através da análise do desempenho de outras empresas. Isso porque ao identificar uma performance superior, é possível averiguar as causas desse sucesso e obter insights valiosos, que podem indicar possíveis mudanças que tragam melhorias.

Podemos enquadrar essa técnica dentro de uma estratégia de inteligência competitiva, pois ela consiste na análise e monitoramento do mercado, a fim de interpretar, avaliar e mensurar os dados coletados, avaliando como eles podem beneficiar o seu negócio.

Por que ele é importante?

Utilizar o benchmarking com frequência, ajuda a melhorar a performance de uma empresa, pois permite que ela identifique seus pontos de atenção que necessitam de melhorias.

Isso é possível, graças aos dados obtidos através da análise de outras empresas que se destacam no mercado, nas quais é possível se inspirar e identificar no que elas são mais eficientes que o seu negócio, e utilizar essas informações para adotar melhorias.

Além disso, essa técnica ajuda a definir objetivos mais claros, pois indica as ações que devem ser tomadas a seguir, por possibilitar uma visão de negócio mais ampla que facilita a criação de metas e estratégias inovadoras, além de ajudar a descobrir oportunidades de crescimento.

Tipos de Benchmarking

O uso do benchmarking é bem comum em empresas de diversos segmentos, que adotam a estratégia para ajudar no cumprimento das metas, além de possibilitar acompanhar de perto outras métricas de desempenho. 

A técnica tem como objetivo principal a melhoria contínua das empresas para impulsionar seu crescimento e garantir o sucesso. Contudo, há diferentes tipos de benchmarking, para atender diferentes necessidades. Primeiramente, ele pode ser dividido em:

experiência do cliente

Benchmarking Interno

Ele acontece quando a comparação é feita dentro da organização, analisando práticas de diferentes áreas, equipes e até mesmo colaboradores de forma individual. Essa categoria é bastante direta e compara um processo ou tarefa, a outro processo ou tarefa semelhante dentro da própria empresa. 

O benchmarking interno é importante, pois ajuda a definir padrões em todos os níveis, além de ajudar a garantir uma boa performance nos departamentos. Suas principais vantagens são:

  • É possível obter mais facilmente informações confidenciais;
  • Os dados padronizados estão frequentemente disponíveis; 
  • Costuma demandar menos tempo e recursos.

Benchmarking Externo

É quando a comparação é feita entre diferentes organizações, sejam elas do mesmo segmento de atuação ou não. Essa categoria, também pode ser desdobrada em diferentes tipos, que você confere a seguir.

Competitivo

O benchmarking competitivo consiste exclusivamente na comparação dos processos e métricas de uma empresa com a de seus concorrentes diretos. Essa abordagem demanda acesso à informações e dados bem específicos do segmento de mercado.

Por isso, ela pode ser um pouco mais complicada, pois nem sempre estes dados são tão acessíveis e certamente, a maioria das empresas não vai querer compartilhá-los com os concorrentes.

Contudo, essa estratégia é bastante valiosa, pois permite identificar exatamente a razão do sucesso de um concorrente, e como ele está impulsionando a satisfação dos clientes, indicando pontos em que sua empresa precisa se concentrar.

Genérico

O benchmarking genérico consiste na coleta e comparação de informações qualitativas a respeito da condução de uma determinada atividade, considerando as pessoas, processos e tecnologia utilizada. Como o nome indica, a comparação realizada é mais ampla, podendo ser feita entre empresas do mesmo setor ou de setores distintos.

Essa abordagem trabalha com o mapeamento de processos, o que possibilita obter insights que indicam os gargalos e as boas práticas que a organização pode adotar nesses pontos de atenção.

Muitas empresas utilizam essa análise antes de implementar uma área de sucesso do cliente, observando os processos de atendimento ao cliente de outras empresas, o que possibilita ampliar a visão da empresa e trazer novas perspectivas.

Performático

Esse tipo de benchmarking avalia a performance das empresas, observando métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), que possibilitam comparar os resultados anteriores aos atuais, atualizando constantemente o padrão para melhorar a performance do negócio. Seu principal objetivo, é melhorar as funções-chave da empresa no decorrer do tempo.

Como funciona a estratégia no Marketing Digital?

Como vimos, o funcionamento do benchmarking envolve a análise atenta dos processos internos da empresa e do mercado ao seu redor. Isso porque para ser possível comparar a empresa às demais, é preciso conhecer muito bem o funcionamento do seu próprio negócio.

Dessa forma, é possível olhar para as demais empresas e avaliar de que forma elas alcançam seus níveis de desempenho, além de ajudar a compreender os processos que eles utilizam para isso.

Ao aplicá-lo no Marketing Digital, o benchmarking pode atuar na auditoria de diversas estratégias de marketing online, ajudando a analisar quais as práticas de mídias sociais, conteúdo, e-mail marketing entre outras, estão sendo mais utilizadas e oferecem maior retorno.

Para garantir seu bom funcionamento e eficácia, o benchmarking precisa ajudar a responder às seguintes perguntas:

  • Como a concorrência está posicionada na internet?
  • Quais plataformas (blogs, sites, etc.) e rede sociais eles utilizam?
  • Como é seu relacionamento com os clientes
  • Que tipo de informações eles compartilham e com qual frequência?
  • Em quais canais eles mais investem?
  • Quais as estratégias utilizadas?

Com base nessas e em outras perguntas, que podem variar conforme as necessidades da sua empresa, é preciso avaliar se as estratégias que você utiliza estão gerando mais ou menos engajamento do que seus concorrentes.

Além disso, como é o design, a estrutura e a experiência de navegação do seu site em relação aos observados na concorrência? Após avaliar esses e outros dados obtidos na sua análise de benchmark, é possível criar um modelo de referência para seguir.

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Como fazer Benchmark

Não existe uma fórmula mágica para fazer um benchmarking, pois isso depende muito dos objetivos da organização e de quais informações ela precisa obter para desenvolver sua estratégia.

Contudo, existem algumas etapas comuns a serem seguidas, independente do nicho de atuação da empresa. Para conseguir colocar em prática o Benchmarking, alguns passos são essenciais:

  • Identificar o que a empresa espera obter com a realização do benchmarking;
  • Estabelecer quais os objetivos pontuais da sua aplicação;
  • Definir o processo que será utilizado;
  • Planejar todo o processo e elaborar um fluxograma;
  • Definir quais serão as métricas consideradas para a análise;
  • Estabelecer quais os critérios de verificação;
  • Determinar quem são os concorrentes a serem analisados;
  • Determinar qual tipo de benchmarking será aplicado;
  • Definir os responsáveis pela execução da estratégia;
  • Reunir os dados obtidos;
  • Organizar os dados;
  • Analisar separadamente os dados quantitativos e qualitativos;
  • Fazer um comparativo entre as empresas e a sua;
  • Identificar pontos de atenção que demandam melhorias;
  • Determinar os planos de ação e colocá-los em prática;
  • Monitorar os processos;
  • Acompanhar e verificar as mudanças;
  • Tornar o benchmarking parte da cultura organizacional, aplicando-o continuamente.

Adotar uma cultura de Benchmarking na organização, é muito importante para obter dados e informações úteis para auxiliar na tomada de decisões, pois possibilita um melhor entendimento do mercado e da concorrência.

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