Bounce Rate (Taxa de Rejeição): o que é, por que é importante e como mensurar?

Bounce Rate (Taxa de Rejeição) é a métrica que indica a porcentagem de usuários que visitam apenas uma página de um site e vão embora. Entenda!


Se a sua empresa tem um site ou blog, saiba que ao desenvolver seu layout e a estratégia a ser utilizada, é fundamental considerar o percurso que o cliente percorre na página, para ele ser facilitado.

Isso é importante para garantir uma baixa Taxa de Rejeição (Bounce Rate). No artigo de hoje, você vai entender o que significa essa taxa, por que é importante acompanhá-la, como mensurar esse índice e muito mais. Boa leitura!

O que significa Taxa de Rejeição?

A taxa de rejeição, também conhecida como Bounce Rate, é uma métrica que indica a porcentagem de visitantes que acessaram uma única página do seu site e em seguida saíram, sem navegar em nenhuma outra página ou interagir com seu conteúdo. 

Cada vez que esse processo acontece, é contabilizada uma rejeição. É importante ressaltar que essa definição não é absoluta, pois pode variar entre as ferramentas utilizadas. Entre elas, a mais utilizada mundialmente é o Google Analytics.

Se a taxa de rejeição for alta, isso significa que o engajamento dos visitantes está baixo. Essa métrica é muito importante para avaliar a eficiência das ações de Marketing Digital, além de indicar pontos que precisam ser otimizados.

Por que é importante acompanhá-la?

Toda empresa que possui um site quer que ele seja acessado, não é mesmo? Isso porque ao criar um site, a organização desenvolve um plano de marketing focado em objetivos específicos.

Entre esses objetivos, podem estar: o download de um material ou recompensa digital, um pedido de orçamento, uma assinatura de newsletter, uma compra (caso seja um e-commerce) ou ainda o direcionamento para uma landing page para captar o contato dos leads.

Em geral, as empresas facilitam a jornada do cliente para que a navegação no site seja o mais simples possível, necessitando de poucos cliques. Quando o lead não realiza ao menos um clique, isso indica que o site não conseguiu conduzi-lo ao objetivo.

Por isso, é fundamental acompanhar a taxa de rejeição, pois a empresa consegue obter informações importantes a respeito da eficácia das calls to action utilizadas, da legibilidade do site, da mensagem transmitida e da performance da marca em geral.

Ao identificar que a bounce rate está alta, por exemplo, a empresa pode focar em otimizações pontuais para tentar reverter o quadro de rejeição e buscar melhorar a taxa de conversão.

Quando pensamos em Google Ads, por exemplo, uma taxa de rejeição alta significa perda de dinheiro em cliques, o que consequentemente aumenta o custo de aquisição de clientes (CAC).

Além disso, a ferramenta também considera o bounce rate para calcular a qualidade dos anúncios, de forma que quanto maior for a taxa de rejeição da página de destino dos anúncios, menor será o índice de qualidade, o que acarretará o aumento do custo por clique (CPC) da campanha.

Qual a diferença entre taxa de saída e taxa de rejeição?

É bem comum confundirem esses termos, contudo, eles possuem significados e impactos diferentes. A taxa de rejeição acontece quando um visitante acessa apenas uma página do site. 

Já a taxa de saída, é uma métrica que mensura quantas pessoas estão abandonando o site a partir de uma determinada página, não importando se essa é ou não a primeira página visitada do site.

Segundo a página de suporte do Google Analytics, para compreender a diferença entre a taxa de saída x taxa de rejeição, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • A Taxa de saída indica a porcentagem em que a página foi a última na sessão para todas as exibições de página.
  • A Taxa de rejeição calcula a porcentagem em que a página foi a única visualizada em todas as sessões que começaram com ela.
  • A Taxa de rejeição de uma página baseia-se apenas nas sessões que começam com ela.

Como medir a Taxa de Rejeição

Para medir a taxa de rejeição, é fundamental entender que ela não pode ser olhada como um todo. Isso porque dessa forma, ela não fornece detalhes de onde está o problema, não servindo, portanto, para obter insights de possíveis otimizações. 

Para medir a taxa de rejeição do seu site divida o número de sessões de uma única página pelo número total de sessões no site. Por exemplo, se 100 usuários acessam seu site (sessões em geral) e 5 deles saem do site sem acionar nenhuma outra solicitação (sessões de página única), a taxa de rejeição de seu site é de 0,5%.

Entretanto, a opção mais indicada é fazer uma análise mais detalhada, observando os seguintes pontos:

Taxa de Rejeição dos Links de Terceiros

Consiste em mensurar individualmente a taxa de rejeição dos principais sites que levam tráfego para sua empresa.

Taxa de rejeição por fonte de tráfego

É comum que algumas fontes tenham um desempenho melhor do que outras. Por isso, é importante avaliar de forma detalhada aqueles que apresentam uma baixa performance, para entender as possíveis razões, identificar qual a página que recebe essas visitas e qual a Call to Action utilizada, entre outras ações.

Taxa de Rejeição das Palavras-Chave

Se você trabalha com uma estratégia de criação de conteúdo para gerar tráfego para o seu site ou blog, é importante se preocupar com o desempenho das palavras-chave utilizadas, pois são elas que geram tráfego para o site.

Vale lembrar que quando falamos em palavras-chave, estamos falando de analisar não apenas as das buscas orgânicas, mas também das buscas pagas e anúncios no Google Ads, por exemplo.

Além disso, é possível reduzir a taxa de rejeição por palavra-chave através de testes A/B em suas Landing Pages, por exemplo, para identificar se há algum elemento limitando a conversão, responsável pelo aumento do bounce rate.

Verifique também se as páginas às quais os visitantes chegam através das buscas orgânicas possuem um bom conteúdo e uma boa Call to Action, considerando as preferências do seu público-alvo.

Taxa de Rejeição das páginas mais acessadas

Também é importante avaliar individualmente a taxa de rejeição para as páginas mais acessadas do seu site. Através dessa análise, é possível identificar as páginas com bastante tráfego e alta taxa de rejeição, fatores que acabam desvalorizando essas páginas.

Se você notar que páginas importantes do seu site apresentam alta taxa de rejeição, procure observar se o seu conteúdo está adequado ao público. Uma dica é realizar alterações pontuais e, em seguida, aplicar testes A/B para tentar melhorar essa métrica.

Taxa de Rejeição de blogs

Por fim, se sua empresa possui um blog é fundamental avaliar sua taxa de rejeição. 

Contudo, é importante considerar que muitos dos leitores dos blogs, costumam visitar a página periodicamente para ler o artigo mais recente e em seguida saem da página.

Neste caso, isso não quer dizer que ele não tenha gostado da página, mas que já acompanha o blog e visita-o apenas para se atualizar. Por isso, para analisar corretamente a taxa de rejeição de um blog, é importante considerar apenas os novos visitantes. Se esse índice for alto, é importante investigar detalhadamente:

  • A qualidade e a relevância do conteúdo;
  • A eficácia das calls to action utilizadas;
  • A relação das palavras-chave que trazem tráfego com o conteúdo criado;
  • As oportunidades de negócio para estabelecer um vínculo com o blog da sua empresa, inserindo campos para a coleta de dados que possibilita uma estratégia de e-mail marketing, podendo também vincular as redes sociais e outros canais de aquisição de clientes.

Assim como é importante acompanhar as taxas de aceitação da sua marca, seja do seu site, espaço físico, entre outros, é fundamental avaliar os pontos negativos, verificando a taxa de rejeição, realizando pesquisas de satisfação e obtendo feedbacks dos consumidores.

Quando uma empresa acompanha as métricas de sucesso do cliente, entre outras, ela consegue garantir mais inteligência competitiva para suas estratégias de negócio. Entender a taxa de rejeição ajuda a avaliar como anda a experiência do cliente, e fornece insights valiosos para garantir que ela seja positiva.

Para te ajudar a evitar altos índices de bounce rate, confira nosso Webinar Gratuito e 

Aprenda tudo sobre Como oferecer experiências envolventes e personalizadas aos clientes!

Como oferecer experiências envolventes e personalizadas aos clientes!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X