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Peepi > Experiência do Cliente > Entenda o que é Branding e como ele pode impactar a imagem que sua marca transmite

Entenda o que é Branding e como ele pode impactar a imagem que sua marca transmite

Posted by Ana Oliveira Julho 7, 2021 11 minutos de leitura

O Branding é fundamental nos negócios atuais, pois determina a imagem que sua empresa passa para o público. Descubra o que é Branding e como usá-lo a seu favor.


Quando pensamos em uma determinada marca, diversas coisas vêm em mente: o nome, a logo, os produtos e serviços oferecidos, entre outras coisas. Mas também lembramos de sentimentos e sensações, que podem ser positivas ou negativas.

É dessa forma que funciona o branding, ou seja, é aquilo que as empresas fazem para despertar sensações nos clientes. Essas ações, acabam marcando o inconsciente, para que a marca seja lembrada no momento de decisão de compra de um produto ou serviço.

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue a leitura, pois no post de hoje, vamos te explicar tudo sobre o assunto. 

O que é Branding?

Brand em inglês significa “marca”, já branding (conjugado) podemos entender como “marcar”. Dessa forma, Branding é tudo aquilo que uma empresa faz com o objetivo de transmitir seus valores e cultura, de forma a marcar os clientes de forma positiva.

Tudo aquilo que uma empresa faz, desde a criação de uma logo até o discurso que será utilizado, contribui para construir a imagem que ficará marcada na mente do consumidor.

Esse conceito, consiste em mostrar às pessoas aquilo que a marca tem de bom, de forma que ela fique conhecida por transmitir sentimentos positivos aos consumidores. Dessa forma, as pessoas se identificam com esse posicionamento, tornando-se não apenas clientes, mas defensores da marca.

Podemos compreender então, que branding são as ações que envolvem o posicionamento, propósito e valores de uma marca, que estão intimamente ligados  com a percepção que pretende ser passada para o público.

Qual a importância do Branding?

O Branding é importante para as empresas, pois ele atribui valor agregado aos produtos e serviços. Isso porque as marcas que executam de maneira correta o branding, conseguem criar uma conexão maior com seu público.

Através do branding, as marcas conseguem atrelar sua história e valores em tudo aquilo que ela faz, seja nos produtos que comercializa ou nos serviços que oferece. Atualmente, é cada vez mais necessário mostrar o seu diferencial no mercado, e o branding é uma excelente maneira de fazer isso.

Existem alguns pontos principais que determinam a importância do Branding para uma marca:

Gera reconhecimento

Essa é uma das principais razões de ter uma estratégia de branding na sua empresa. Afinal de contas, o reconhecimento é fundamental no mercado atual, em que a concorrência é ampla e o consumidor está cada vez mais exigente.

Quando você utiliza o branding empresarial, consegue gerar reconhecimento para o seu negócio. Mas como isso é possível? Basta inserir seus valores em todos os pontos importantes da marca, de forma a gerar um impacto nas pessoas e fazer com que elas se identifiquem com você e se tornem defensores da sua marca.

Aumenta o valor da empresa

O branding também está ligado com a percepção não somente de clientes, mas também de potenciais investidores. Quando um negócio ganha mais reconhecimento, isso aumenta também a sua credibilidade e seu valor no mercado, transmitindo mais confiança para futuros investidores.

Dessa forma, o valor agregado da sua empresa acaba sendo seu grande diferencial. Isso porque faz com que os consumidores priorizem você ao buscarem pelo produto ou serviço que você oferece, pois, se identificam com o seu negócio.

Atrai novos clientes 

Uma marca conhecida e que possui valor agregado, certamente irá atrair novos clientes, pois terá “fama” de ser boa no que faz. E de que forma você cria essa “fama”? Sendo boa no que faz, claro, e tendo uma boa estratégia de branding.

O resultado disso, é um público de pessoas que acabam se tornando defensores da sua marca, composto por clientes engajados que se identificam com o seu negócio e passam isso adiante, de forma natural.

Isso é Marketing de Defensores, uma evolução do antigo  marketing boca a boca, a forma mais poderosa de atrair e fidelizar clientes. Essa é uma grande tendência de consumo atual, pois as pessoas estão em busca de marcas que transmitam confiança.

Como trabalhar o Branding no seu negócio?

Agora que já entendemos o que é o branding e qual a sua importância, como fazer para colocar isso em prática na sua empresa? Para isso, é fundamental desenvolver uma boa estratégia de marketing, que alinhe todos os pilares de um negócio. Confira a seguir o passo a passo:

Defina seu público-alvo e Personas

Esse é o primeiro passo para conseguir criar um branding assertivo. De nada adianta ter uma estratégia, se você não sabe quem quer atrair para o seu negócio. Por isso, é essencial fazer um mapeamento de quem é o seu público ideal.

Para isso, você pode criar personas, ou seja, definir o perfil do cliente abordando todas as suas características pessoais e preferências. Esse passo é fundamental para conseguir atrair pessoas que estejam alinhadas com os valores da sua empresa.

Estabeleça seu diferencial no mercado

Esse ponto é o famoso “quem é você na fila do pão?”, ou seja, o que você tem para oferecer que as outras empresas do seu ramo não têm? O diferencial de uma marca abrange diversos aspectos, e impacta diretamente na experiência do consumidor.

Ter um diferencial é importante para que seu negócio se destaque entre a concorrência, e acabe sendo a escolha final deles entre as demais opções. Para garantir isso, você pode investir em ações que proporcionem uma boa experiência do cliente do início ao fim do contato dele com a sua empresa.

Você também pode trabalhar com uma estratégia de marketing que contemple um excelente pós-venda, ou pode oferecer brindes aos clientes, ações de aniversário e quaisquer outras ações que transmitam o propósito da sua organização.

Crie uma boa identidade visual

Sabemos que a primeira impressão é sempre a que fica. Esse conceito serve tanto para o atendimento, quanto para a sua identidade visual, que quando assertiva, pode ficar gravada na cabeça do consumidor de forma positiva.

Por isso, é importante investir em uma boa comunicação visual, que inclui sua logo, site, embalagem, entre outros. Tudo isso é essencial para um branding de sucesso! É através disso, que os consumidores reconhecem a sua marca e criam uma conexão com ela.

Determine a personalidade da marca

Aqui entra em questão não apenas o posicionamento da sua marca, mas também a linguagem utilizada por ela. Como será a sua relação com os clientes? É uma marca jovem, descontraída, usa memes em sua linguagem?

Para conseguir determinar isso, é fundamental ter suas personas bem definidas, para se comunicar de maneira assertiva, de acordo com a linguagem do seu público. São estes pontos que definem como a sua marca será lembrada pelas pessoas.

É neste momento também que você deve definir quais redes sociais irá utilizar, quais recursos combinam mais com o seu negócio e público – vídeos, fotos, infográficos ou outros.

Defina os valores da marca 

Esse é um ponto crucial para fazer o branding da sua empresa. É fundamental definir o seu posicionamento, em que a empresa acredita, que bandeiras levanta, o que ela defende e qual o propósito da marca – a que ela veio?

Ações como apoiar causas, por exemplo, fazem parte de uma estratégia de branding. Isso porque, as causas sociais dizem muito sobre quem as apoia, criando uma marca positiva para a sua empresa, capaz de gerar conexão com o público.

Um bom exemplo disso são as marcas que apoiam questões ambientais, por exemplo. Isso se reflete na identidade visual, materiais que utiliza (sustentáveis), causas que apoia, mudanças no ambiente físico (painel de luz solar, reaproveitamento de água, etc.).

Esse tipo de empresa, é sempre lembrada como uma empresa eco, que se preocupa e valoriza o meio ambiente. Dessa forma, ela fortalece seu branding e consegue atrair um público fiel que também se identifica com esse propósito.


Ficou claro como funciona o Branding? É importante desenvolver uma estratégia para a sua empresa, pois pequenas ações podem influenciar as experiências dos consumidores e você pode usar isso a seu favor.

Para te ajudar, preparamos um webinar sobre Customer Experience, para te mostrar os 5 passos essenciais para melhorar a experiência do cliente e como evitar erros comuns.

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Tags: estratégia de marketing marca Marketing marketing digital
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