Buzz Marketing: o que é e por que é importante para sua empresa

O sonho de muitos profissionais de marketing e empresários é construir ações de buzz marketing de sucesso para suas empresas.

Mas o que é esse tal de Buzz Marketing?

Fazendo a tradução, o termo buzz quer dizer zumbido, cochicho, rumor. Sabendo disso, já se tem uma ideia do que se trata.

 O Conceito de Buzz Marketing

Podemos definir o conceito como

“Estratégias de Marketing que visam aumentar o alcance de uma mensagem da marca utilizando as pessoas como canal.”

Para isso são criadas ações que estimulam o desejo das pessoas de falar sobre um determinado assunto.

O termo Buzz Marketing se popularizou com o crescimento das redes sociais.

Nesses espaços as conversas acontecem a todo momento e tem um alto poder de alcance.

Uma mensagem compartilhada por uma pessoa pode atingir milhares ou até milhões de pessoas em um curto espaço de tempo.

Com isso, podemos dizer que o Buzz Marketing é o “Marketing Boca a Boca 2.0”

Por que o Buzz Marketing é importante?

As pessoas estão cada vez mais conectadas entre si e trocando opiniões e experiências sobre tudo.

Política, futebol, relacionamento, trabalho e também marcas e produtos.

Esse acesso fácil a comunicação fez que os consumidores mudassem seu comportamento de compra.

Hoje, antes de realizar uma compra, os consumidores querem saber informações confiáveis sobre o produto ou serviço que irão adquirir.

As fontes mais confiáveis, sem dúvida, são outras pessoas.

O que um amigo ou conhecido fala sobre uma empresa é um importante fator na percepção da marca e fundamental na decisão de compra.

Quais os benefícios do Buzz Marketing?

O Buzz Marketing é o sonho de muitos profissionais de Marketing, justamente pelos diversos benefícios. Confira os principais:

Baixo investimento

Para ser considerado Buzz Marketing é preciso que seja orgânico, ou seja, sem pagar para que as pessoas falem.

Para isso, simples ações podem ser criadas, gerando um resultado absurdamente grande com pouco investimento.

Grande alcance

As redes sociais são como um megafone.

Hoje, qualquer pessoa tem o poder de alcançar centenas, milhares ou milhões de pessoas.

As conexões entre pessoas permitem que uma mensagem percorra o planeta em poucos segundos.

Credibilidade

No Buzz Marketing, o consumidor empresta sua credibilidade a uma marca.

Ao falar bem de um produto, as pessoas estão avalizando a compra de outras pessoas.

As pessoas não confiam necessariamente na marca que está sendo indicada, mas sim no amigo que está recomendando.

Isso agrega credibilidade, diminuindo as barreiras de compra do novo cliente.

Como fazer Buzz Marketing

Normalmente, o Buzz é gerado através das pessoas que chamamos de evangelistas ou defensores de marca.

Uma pessoa passa a ser um advogado da marca quando o produto ou serviço proporcione uma experiência a ela que a faça ter vontade de compartilhar com outras pessoas.

Essa experiência pode ser criada de diferentes maneiras, como:

Surpreenda seu cliente

Fazer algo inesperado pelo seu cliente, com certeza é uma ação que gerará uma experiência que o fará ter vontade de compartilhar.

Por exemplo: que tal mandar uma carta escrita a mão pelo presidente da empresa parabenizando o cliente por seu aniversário?

Contradição

Todos estão seguindo um mesmo caminho e tendo opiniões iguais.

Siga para o outro lado.

Diga algo diferente do que os concorrentes estão falando.

Há alguns anos, era comum que as empresas de telefonia celular bloqueassem os aparelhos, proibindo que os clientes utilizassem chips de outra operadora.

A Oi foi contra e criou a campanha “Bloqueio Não”.

Rapidamente a mensagem se espalhou e trouxe grandes resultados para a Oi.

Curiosidade

A Apple é mestre nesse tipo de ação.

Cada conferência para lançamento de seus novos produtos é cercada de expectativa.

Durante a apresentação, milhões de pessoas param para assistir seu CEO falar.

Isso acontece, pois antes do evento, vários rumores sobre o que vem por ai são espalhados.

Isso gera curiosidade e faz que as pessoas fiquem ansiosas para saber, comentando os rumores e espalhando a mensagem da marca.

Supere as expectativas

Isso também é conhecido como Overdelivering.

Ou seja, entregue mais do que o prometido.

Ao comprar um produto ou serviço, o cliente tem uma expectativa a ser atendida.

Ao superar essa expectativa, será criada uma experiência que o motivará a querer contar para outras pessoas.

Por exemplo: imagine se  ao levar seu carro para trocar pneus, quando fosse buscar ele estivesse lavado e encerado, sem cobrar nada a mais por isso?

Conclusão…

Sem dúvidas o Buzz Marketing é uma importante arma para as empresas lutarem nesse mercado cada vez mais concorrido.

O seu poder de alcance e influencia podem fazer a diferença na batalha para conquistar a atenção do consumidor.

Quer saber como criar uma legião de defensores de marca que farão o Buzz Marketing da sua empresa? Conheça o Marketing de Defensores.

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