Como os chatbots podem melhorar a experiência do consumidor

Os chatbots são uma tendência bastante importante na melhoria da experiência do cliente. Conheça mais sobre essa tecnologia!

A experiência gerada aos consumidores se destaca cada vez mais como um importante diferencial competitivo. Os clientes já não se contentam apenas com produtos e serviços de qualidade, é preciso ir além para conquistar a lealdade deles.

Para alcançar este diferencial muitas empresas investem em profissionais, áreas dedicadas à experiência do cliente e até mesmo transformações completas na cultura da empresa para colocar o consumidor no centro de suas decisões.

Transformar cada ponto de interação com os clientes em uma experiência incrível não é uma tarefa fácil, mas existem algumas soluções que podem facilitar muito esta tarefa. Uma delas é contar com a ajuda da Inteligência Artificial para facilitar e otimizar o dia a dia das pessoas.

Uma das formas mais conhecidas de utilizar a IA para melhorar a experiência do consumidor é através do uso dos chamados chatbots

Você sabe o que são chatbots?

Eles são softwares de computador desenvolvidos a partir de Inteligência Artificial com a finalidade de simular a conversação humana. 

O uso dessa tecnologia tem aumentado cada vez mais, principalmente no último ano. Isso aconteceu porque, além da urgência em migrar para o digital, o consumidor está mudando seus hábitos e tem buscado por soluções ágeis e que resolvam seus problemas sem a necessidade de inúmeras interações.

Contar com a ajuda dos bots pode trazer vantagens incríveis para o seu negócio, que consequentemente vão ajudar a melhorar a experiência do consumidor. Confira alguns deles:

  • Trazer mais dados sobre os consumidores;
  • Oferecer um relacionamento mais personalizado;
  • Agilizar o atendimento ao cliente;
  • Aumentar taxa de conversão em campanhas de marketing;
  • Otimizar processos internos;
  • Diminuir custos operacionais.

Estas são apenas algumas das vantagens que eles podem conferir à sua estratégia. Veja como alcançar cada uma delas.

Acabe com todas as barreiras de interação entre sua marca e os clientes

Transferir a experiência do consumidor para o digital é fundamental para estreitar o relacionamento com eles. No entanto, isso diz respeito apenas às experiências positivas. Confira algumas situações que podem deixar os clientes bem insatisfeitos: 

  • Ficar esperando por atendimento;
  • Ser jogado de um canal para o outro;
  • Ter que repetir dados inúmeras vezes;
  • Excesso de burocracia para resolver as demandas com a marca.

Enfim, qualquer situação que cause barreiras de interação entre a empresa e o consumidor são prejudiciais para a experiência dele.

Com a ajuda de um chatbot estas questões podem ser facilmente resolvidas. Isso acontece pois eles podem:

  • Responder as pessoas de forma imediata;
  • Resolver boa parte das demandas que chegam no canal;
  • Ficam disponíveis 24×7;
  • Se for necessário, transferem os consumidores para o atendente responsável junto com todos os dados tanto da pessoa quanto da interação.

Garantir essa agilidade e otimização para facilitar o dia a dia dos clientes certamente fará com que eles tenham experiências muito valiosas com a sua marca.

Humanize sua comunicação e melhore os resultados de marketing

Se você tem a impressão de que os chatbots só ajudam no atendimento ao cliente, não é bem por aí. Eles são capazes de auxiliar em todas as etapas da jornada de consumo, garantindo resultados melhores em cada uma delas.


No Brasil, somente 5% dos bots são utilizados com a finalidade de ajudar no marketing, por exemplo. No entanto, esta é uma função que eles desempenham muito bem e que traz um potencial enorme para a estratégia.

A primeira questão é que eles podem ajudar na coleta de informações sobre os clientes, algo que é fundamental para a execução de excelentes campanhas. Quanto mais você conhece os seus clientes, leads ou visitantes, mais sua marca conseguirá se conectar com eles e despertar sua empatia.

Personalizar a comunicação com os consumidores é fundamental para entregar boas experiências desde a primeira interação. Os chatbots te ajudam a garantir isso de uma forma escalável. Por exemplo, imagine as duas situações abaixo:

Uma campanha de captação de leads, com uma landing page oferecendo um conteúdo rico em troca do cadastro daquela pessoa.

Agora, imagine a mesma situação, porém com um chatbot disponível na página de conversão, guiando a jornada do visitante através de uma conversa personalizada, e no final oferecendo um conteúdo que tenha real relevância para ele.

Qual destas duas situações você acredita que entregaria uma experiência melhor para o lead, e ao mesmo tempo uma taxa de conversão mais elevada?

Estes são alguns exemplos de como eles podem te ajudar a garantir que seus clientes estarão satisfeitos com a experiência gerada. Mas a verdade é que, quando bem planejados e desenvolvidos, os chatbots podem cumprir papéis muito importantes em uma organização. Além disso, eles possibilitam que nós, humanos, tenhamos maior dedicação com tarefas mais complexas.

Para entender melhor e saber como os chatbots podem fazer a diferença no seu negócio, empresas como a Ubots podem te ajudar.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X