Clima Organizacional: qual seu impacto nas Empresas?

O Clima Organizacional é a percepção dos Colaboradores a respeito da Empresa que trabalham. Aprenda a garantir a satisfação desses profissionais.


Você já parou para pensar se os colaboradores da sua empresa estão felizes e satisfeitos? Pois é, já faz tempo que garantir bons salários e oferecer alguns benefícios, não é mais o suficiente para reter e atrair novos talentos.

Por isso, ter um bom clima organizacional é cada vez mais importante nas empresas, pois impacta de forma direta no desempenho das equipes e da organização como um todo.

Dessa forma, é fundamental entender como funciona esse clima, qual a sua importância, como definir e melhorar os índices de satisfação dos colaboradores com a sua empresa. Para saber isso e muito mais, continue a leitura.

O que é Clima Organizacional?

Clima Organizacional pode ser definido como o conjunto das opiniões e sentimentos dos profissionais a respeito do local em que trabalham. Ele é de extrema importância para as empresas, pois podem impactar de forma positiva ou negativa a produtividade da organização.

Ele funciona como um indicador da satisfação individual e coletiva dos colaboradores com o ambiente de trabalho, com relação a diversos fatores, como: benefícios oferecidos, comportamento dos colegas e líderes, modelo de gestão, carga horária, estrutura física, entre outros.

Por isso, é importante que esses índices sejam acompanhados regularmente, para identificar possíveis pontos de descontentamento e poder atuar para mudar esse cenário e manter um clima organizacional agradável para os colaboradores.

De maneira geral, o impacto desses índices podem ser não apenas no comportamento e até na saúde desses profissionais, mas também na sua motivação e rendimento individual e das equipes de trabalho.

Dessa forma, a finalidade do clima organizacional na empresa é garantir um ambiente agradável para todos os colaboradores, que os motive a ir trabalhar diariamente engajados, possibilitando que essa satisfação possa ser mensurada regularmente.

Quais são os tipos de clima organizacional?

O clima organizacional pode impactar uma empresa de maneira positiva ou negativa. Por isso, é fundamental investir esforços para ele ser sempre positivo, atuando de forma propícia para o crescimento dos profissionais, além de garantir um melhor engajamento, desempenho e resultados positivos para a organização.

Há também diferentes tipos de clima organizacional, que possibilitam avaliar a eficácia das ações aplicadas. Isso pode variar de tempos em tempos, devido ao perfil dos profissionais, mudanças na organização, promoções, entre outros. Confira a seguir quais os tipos de clima organizacional:

Clima organizacional bom

Um clima organizacional bom é o que todas as empresas querem, pois  ele possibilita uma melhor atração e retenção de talentos, além de reduzir os índices de turnover e outros inúmeros benefícios.

Neste cenário, os colaboradores se sentem importantes, pois seu papel é reconhecido e valorizado pela organização, tornando-se profissionais mais satisfeitos e engajados.

Para conseguir esse resultado, a organização precisa desenvolver estratégias de valorização de suas equipes, seja oferecendo benefícios, trabalhando com uma cultura de feedbacks e fortalecendo seu relacionamento com os colaboradores.

Clima organizacional médio

Um clima organizacional médio, pode indicar uma fase ruim que a organização está passando. É importante lembrar, que nenhum desses estágios é definitivo, ou seja, o cenário pode sempre mudar conforme as estratégias da empresa e acontecimentos inesperados.

O resultado desse clima são equipes pouco engajadas, que fazem apenas o essencial e não dedicam todo o seu potencial. Este é um cenário perigoso que merece a atenção da empresa, pois pode ser propício para a insatisfação dos colaboradores, aumento do índice de turnover, entre outros problemas.

Dessa forma, é importante identificar em qual estágio o clima se encontra, e aplicar ações de endomarketing de forma ágil, buscando reduzir o índice de insatisfação dos colaboradores. Neste momento, também pode ser interessante buscar a ajuda de especialistas em gestão organizacional.

Clima organizacional ruim

Este é um cenário que as empresas lutam para evitar, pois um clima organizacional ruim pode prejudicar a imagem e o employer branding de uma organização. 

Situações como problemas na comunicação, desentendimentos, fofocas, entre outras, podem causar uma impressão negativa para as empresas e prejudicar o clima organizacional.

Ao identificar situações de conflito, é fundamental agir de forma ágil para evitar seu agravamento e acabar prejudicando a imagem da empresa. Além disso, um clima ruim ainda pode levar a um alto índice de turnover, profissionais insatisfeitos e comentários ruins a respeito da empresa, o que prejudica a retenção e atração de novos talentos.

Qual a diferença entre Cultura e Clima Organizacional? 

A cultura organizacional está relacionada com aspectos já enraizados na empresa, como hábitos e crenças institucionais. Dessa forma, ela torna-se mais difícil de mudar, pois, já faz parte da identidade da empresa.

Essa cultura pode ser moldada de acordo com aquilo que a empresa acredita, seja foco no cliente, foco em vendas ou em qualquer outro aspecto. Dessa forma, podemos entender que a cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, crenças e valores da organização.

Já o clima organizacional, consiste na percepção dos colaboradores a respeito dessa cultura e do ambiente de trabalho, bem como suas características internas. Ou seja, ele está intimamente ligado com os colaboradores e suas necessidades pessoais e profissionais dentro de uma empresa.

Um questionamento muito comum é: a cultura organizacional influencia no clima organizacional? E a resposta é sim, ela influencia, pois uma cultura que cultiva determinados valores, tende a criar um ambiente com profissionais alinhados ao mesmo propósito, o que facilita o trabalho em equipe e cria um ambiente mais harmonioso

Importância de ter um bom Clima Organizacional

Profissionais satisfeitos e realizados tendem a dar o seu melhor, executando suas tarefas diárias com mais dedicação. Além disso, pessoas felizes têm uma melhor comunicação, o que é essencial para garantir um bom clima organizacional interno.

Empresas que investem em melhorar o ambiente de trabalho, obtém como resultado colaboradores mais engajados e motivados, o que aumenta a produtividade e ajuda a diminuir os índices de turnover na organização, favorecendo assim a retenção de talentos.

Vale lembrar que o clima organizacional positivo é benéfico para os profissionais e para a empresa como um todo. Organizações que proporcionam um ambiente de trabalho saudável, possibilitam um melhor relacionamento interpessoal entre os colaboradores, o que é vantajoso para todos.

Indicadores de Clima Organizacional

Uma das melhores formas de medir o grau de satisfação dos colaboradores com o clima da empresa são as pesquisas de clima organizacional, que devem ser respondidos pelos profissionais.

Mas, o que é pesquisa de clima organizacional? Ela nada mais é do que um questionário com perguntas pontuais, definidas para avaliar a percepção dos colaboradores com os diversos aspectos da empresa

Dessa forma, é possível identificar os acertos e pontos de melhoria interna. Para conseguir manter ou modificar o clima interno da empresa, é necessário compreender aquilo que é considerado bom e ruim, e isso só pode ser feito analisando a opinião e sentimentos dos colaboradores.

O objetivo principal é aproximar a empresa dos colaboradores e demonstrar que se importam com as necessidades e anseios dos profissionais. Somente assim, é possível proporcionar um ambiente de trabalho saudável para todos.

Em uma pesquisa organizacional, são avaliados pontos como:

  • Os colaboradores consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
  • O que os faz se sentirem motivados ou desmotivados?
  • Existe um objetivo comum que cria nos colaboradores o senso de pertencimento?
  • A empresa acolhe e aplica a opinião dos colaboradores a respeito das práticas internas dos departamentos?
  • Os profissionais estão satisfeitos com o modelo de gestão e a atribuição de tarefas?
  • O colaborador compartilha da missão, visão e valores da empresa?
  • Os profissionais em cargos de gestão estão aptos para exercer suas funções?
  • A empresa proporciona condições favoráveis para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
  • Como é o relacionamento interpessoal dentro da empresa?
  • A comunicação interna é clara e objetiva?

Além da pesquisa de clima organizacional, é possível mensurar como anda o clima avaliando alguns indicadores internos, tais como:

Índice de turnover

Os índices de turnover indicam a quantidade de profissionais que entram e saem da empresa, ou seja, é a famosa taxa de rotatividade de colaboradores. Altos índices de turnover podem indicar insatisfação interna, ou ainda podem revelar uma baixa efetividade nos processos de recrutamento e seleção.

Dessa forma, é importante investir em um RH estratégico, que esteja focado em atrair e reter talentos, além de um setor responsável por promover ações de endomarketing, que melhorem o clima interno. Essas ações são importantes para identificar os motivos dos desligamentos e evitar que isso ocorra novamente com outros profissionais.

Comunicação interna

Como anda a comunicação interna da sua empresa? O índice de satisfação com a comunicação revela como estão sendo transmitidas as informações internas entre a empresa e os setores.

Para melhorar a satisfação dos colaboradores, é preciso que essa comunicação seja transparente e bidirecional, de forma que os líderes informem sempre as equipes a respeito das novas ações da empresa, estratégias, objetivos e metas, além de abrirem espaço para que todos os profissionais participem das decisões de forma ativa.

Relacionamento com os líderes

Não tem nada pior para um colaborador do que um gestor que não atua como líder, ou seja, não motiva a equipe e nem dá o exemplo. Para construir equipes motivadas e produtivas, é fundamental que o relacionamento com os líderes (de todos os níveis hierárquicos) seja saudável.

Além disso, é essencial para o clima organizacional que a empresa dê abertura para todos os profissionais, independente do cargo, expressarem suas ideias e sugestões.

Absenteísmo

Os índices de absenteísmo, que são as faltas e atrasos em uma empresa, também podem indicar insatisfação dos colaboradores com a organização. Ou ainda, podem ser resultado de condições ruins de trabalho, que podem afetar a saúde dos profissionais.

É importante acompanhar esses índices, pois quando elevados, também podem indicar problemas na comunicação interna, problemas com gestores, ou até dificuldades pessoais dos colaboradores, para as quais a empresa pode prestar algum auxílio.

Produtividade

Colaboradores satisfeitos e engajados com a empresa, costumam obter melhores resultados e um bom desempenho. Dessa forma, baixos índices de produtividade podem indicar insatisfação por parte das equipes.

Por isso, é importante acompanhar os indicadores de produtividade das equipes, pois eles podem indicar a necessidade de melhorias internas, seja nos processos ou no clima do setor, ou da empresa como um todo.

Como melhorar o Clima Organizacional

Agora que você já entendeu o que, qual a importância e quais os indicadores do clima organizacional, como é possível então melhorá-lo? A seguir, damos algumas dicas práticas para isso, confira!

Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho, ou seja, o local físico em que os profissionais desenvolvem suas funções, também tem um papel importante no conceito de clima organizacional.

De nada adianta uma empresa ter excelentes profissionais e não lhes proporcionar um espaço confortável, seguro, limpo, organizado e com todos os materiais que precisam para realizarem as suas funções.

Assim, é essencial pensar em soluções que melhorem o ambiente de trabalho, seja no mobiliário, condições de mobilidade, ventilação, espaços de lazer, entre outros, além de manter em dia a limpeza de todos os locais.

Faça pesquisas de clima organizacional

Como já mencionamos aqui, as pesquisas de clima são fundamentais para mensurar o índice de satisfação dos colaboradores, além de possibilitar identificar pontos de melhoria naquilo que não está agradando os profissionais.

Trabalhe com metas reais

Não tem nada pior e mais desanimador do que os colaboradores se depararem com metas inalcançáveis em um setor. Antes de estabelecer as metas, é importante que os gestores avaliem se elas fazem parte da realidade da organização e são possíveis de alcançar.

Ofereça um pacote de benefícios

Aqui, não estamos falando apenas em um sistema de recompensa para os colaboradores, o que também é bem-vindo. 

Mas o pacote de benefícios está relacionado com necessidades reais do cotidiano, como folga no dia do aniversário, ampliação do tempo de férias, auxílios como alimentação, refeição, creche, convênio com academias, plano de saúde entre outros.

É importante lembrar que oferecer benefícios aos profissionais é um investimento de retorno certo. Isso porque equipes satisfeitas e com colaboradores saudáveis, são muito mais engajadas e tendem a ter um melhor desempenho.

Ofereça horários flexíveis

Mais do que nunca, ficou claro que é possível trabalhar de forma mais flexível e garantir excelentes resultados. Graças à tecnologia, diversos setores podem trabalhar de forma remota, sem perder em nada no quesito performance.

Cada vez mais, é possível notar que o futuro se encaminha para isso. Atualmente, apostar em horários flexíveis e no home office é a principal tendência dos novos negócios.

Além dessa estratégia trazer diversos benefícios e economia para a empresa, ainda possibilita que os colaboradores passem mais tempo em casa, o que certamente influencia no clima organizacional.

Caso não seja possível adotar o sistema de trabalho remoto, quem sabe sua empresa não possa apostar em um modelo híbrido, que atue de forma semi-presencial.

Aposte em Endomarketing

O Endomarketing atua na retenção e atração de talentos para uma organização, e faz isso através de ações para os clientes internos da empresa. Além disso, a estratégia busca aumentar os índices de satisfação dos profissionais, a fim de transformá-los em colaboradores defensores da marca.

Para isso, a empresa pode apostar em ações como:

  • Criar um canal eficaz de comunicação interna, como um sistema de intranet, por exemplo;
  • Disseminar a cultura organizacional;
  • Desenvolva estratégias de integração, tais como onboarding de colaboradores, confraternizações, entre outros;
  • Reconheça os profissionais da organização;
  • Acompanhe as métricas de satisfação e resultados alcançados pela empresa, para avaliar a relação do clima com o desempenho da organização.

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