Como a Comunitive conquistou e manteve 5 estrelas no Glassdoor?

Quer saber quais foram as estratégias que a Comunitive adotou para conquistar 5 estrelas no Glassdoor? Acesse o post completo.


Se você já esteve em busca de uma nova oportunidade de emprego, com certeza deve ter acessado o Glassdoor para examinar informações sobre as empresas. O site é como uma vitrine que mensura o clima interno de uma organização, informando aos candidatos como é o perfil da empresa, além dos prós e contras de se trabalhar nela.

A Comunitive, que teve sempre uma presença ativa e atrativa no Glassdoor, atingiu a classificação 5 estrelas no site, indicando que 100% dos avaliadores recomendam a empresa a um amigo. Essa classificação ocorreu por meio de avaliações de nossos colaboradores e ex-colaboradores e vem agregando valor à nossa marca empregadora. Além disso, as avaliações deram vida à experiência autêntica dos colaboradores, influenciando os futuros candidatos.

Glassdoor Comunitive

Por que as avaliações sobre a empresa são tão importantes?

Dados do próprio Glassdoor podem confirmar essa questão:

  • Candidatos buscam informações de pelo menos 7 e 8 fontes antes de formar uma opinião sobre a empresa que está se candidatando;
  • 69% recusariam a proposta de uma empresa com má reputação, mesmo se estivessem desempregados;
  • 84% dos candidatos mudariam de emprego para uma empresa com melhor reputação;
  • Três em cada quatro pessoas têm mais probabilidade de se candidatar a uma vaga aberta se a empresa for ativa no Glassdoor;
  • A maioria dos usuários do Glassdoor leem pelo menos 5 avaliações antes de formar uma opinião sobre uma empresa.
  • 48% dos candidatos a emprego consultam o Glassdoor;
  • 80% dos candidatos a emprego dizem que a percepção de uma empresa melhora após ver um empregador responder a uma avaliação.

Dicas para a sua empresa

Agora que você já percebeu a importância de desenvolver uma excelente marca empregadora, deve estar se perguntando qual é o segredo da Comunitive para conquistar tantas avaliações positivas e atrair grandes profissionais, certo?

Pensando nisso, listamos 5 estratégias que nos ajudaram:

Tenha objetivos claros

Descreva objetivos claros e liste todas as ações que a sua empresa deve realizar para atingir esses objetivos. Darei um exemplo da Comunitive, dois de nossos objetivos são fortalecer a cultura e a nossa marca empregadora, portanto, estabelecemos diariamente pequenas ações e hábitos que nos encaminharam nesta direção.

Tenha uma cultura organizacional autêntica

Desde o primeiro contato que a Comunitive tem com as pessoas, deixa-se clara a cultura organizacional. A imersão cultural ocorre já nas primeiras etapas do processo seletivo. Mas, como se define uma cultura corporativa forte?

Planejando e analisando as ações com criatividade.

Pense em como a sua empresa poderia fazer diferente dos padrões e regras estabelecidas pelo mercado. Pare de replicar o que toda empresa realiza e reflita sobre as frases abaixo:

  • Como as entrevistas podem ser diferentes?
  • O que fazer para melhorar as contratações?
  • Como a cadeia produtiva pode ser aprimorada?
  • Quais valores seguir? 

Seja transparente

Evite a ambiguidade. Essa característica traduz uma ideia de dúvida, de algo que não é claro, que necessita de explicação. Não é isso que a sua empresa quer transmitir aos colaboradores, certo?

Portanto, elabore planos para que, em todos os processos, a empresa não deixe margem para dúvidas.

Engaje os colaboradores

O engajamento de equipes diz respeito ao senso de colaboração e pertencimento que existe em um ambiente de trabalho. É todo envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que um colaborador realiza. Vai muito além das tarefas entregues e metas alcançadas.

Como estimular o engajamento dos colaboradores? Existem diversas formas:

  • Aposte no endomarketing;
  • Crie eventos onde os funcionários podem participar;
  • Incentive a realização de atividades que vão além do trabalho do dia-a-dia
  • Ofereça reconhecimento e recompense o engajamento dos colaboradores;
  • Escute os colaboradores;
  • Incentive a cultura do feedback;
  • Dê voz aos colaboradores.

Leia mais: [Case da Comunitive] Como a Eletrosom utiliza a Comunitive para disseminar informação e engajar colaboradores ao redor do Brasil

Transforme os colaboradores em embaixadores da marca

Esse tópico está diretamente ligado com o engajamento. Isso porque, os colaboradores embaixadores são os mais engajados e envolvidos com a empresa.

Um colaborador embaixador é aquele que gosta tanto de trabalhar na empresa que irá divulgá-la e defendê-la de forma autêntica. São esses embaixadores que vão refletir, interna e externamente, todos os valores que a sua empresa irá construir até aqui.

Leia mais: Como transformar seus colaboradores em Embaixadores da Marca

E, para estimular ações com esses embaixadores e construir novos colaboradores defensores, a melhor alternativa é aplicar um programa de Employee Advocacy. Isso nos leva ao nosso último tópico.

Crie um Programa de Employee Advocacy

Esse tópico também está relacionado com o engajamento e a criação de embaixadores. 

Um programa de Employee Advocacy irá ajudar a sua empresa a desenvolver todas as etapas acima, ou seja, aplicará ações estratégicas para atrair, integrar, engajar e mobilizar os seus colaboradores, para que eles se tornem os embaixadores da sua empresa. 

Com isso, são eles que vão contar ao mundo, principalmente no Glassdoor, todas as experiências positivas que vive na sua empresa. 

Quando decidimos unir todos esses tópicos, criamos um programa de Employee Advocacy denominado Comunitive Heroes. Durante a construção de todas essas estratégias que citamos acima, sempre focamos em nossos objetivos e em formas de engajar e aproximar nossos colaboradores.

Quando sentimos que nossos colaboradores já estavam envolvidos com a empresa e preparados para contar sobre nós pro mundo, começamos a incentivá-los, dentro do Comunitive Heroes, a realizarem desafios como esse:

Glassdoor Comunitive 2
Glassdoor Comunitive 3

O resultado de todo esse planejamento só poderia ser um só: muito carinho recebido por nossos colaboradores e por futuros profissionais que se encantaram com a Comunitive.

Abaixo você encontra um exemplo real da nossa colaboradora Denise Pires:

“Eu sempre fui uma pessoa que valoriza muito o “estar bem”, gosto de estar em lugares e me cercar de pessoas que me fazem bem. Porém, percebi que estava fazendo isso muito bem no aspecto pessoal, mas não sentia essa mesma sensação boa quando o assunto era o meu ambiente de trabalho, mesmo gostando tanto da minha profissão.

Eu já conhecia a Comunitive através das redes sociais, blogs e conteúdo sobre marketing de defensores, um assunto que desde a primeira vez que vi, achei incrível. Mas quando eu decidi olhar as avaliações no Glassdoor, fiquei totalmente encantada em ver pessoas tão felizes trabalhando aqui e percebi que era isso que eu queria pra mim: trabalhar na Comunitive e sentir este mesmo bem-estar diário que eu consigo no aspecto pessoal, também no ambiente profissional.

Ainda estou em fase de muito aprendizado aqui na Comunitive, uma fase que também dá aquele frio na barriga da mudança, mas já tenho certeza que vir pra cá foi uma das melhores coisas que eu fiz! Estou cercada de pessoas incríveis, que me acolheram muito bem e estão envolvidas de coração com o propósito da empresa, então sinto que realmente era isso que faltava para eu me sentir plenamente feliz.


Agora que você já descobriu todas as estratégias que nos levaram até a conquista das 5 estrelas no Glassdoor, que tal começar a aplicá-las?

Confira um webinar com o passo a passo, explicado por nosso CEO, Felipe Thomé, sobre como transformar seus colaboradores em Embaixadores da Marca. 

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X