Como criar uma comunidade online engajada?

Marketing de comunidade, como tornar essa estratégia possível e proporcionar uma experiência de valor para seus clientes

Nós vivemos em comunidades, somos seres sociais e dividimos anseios, angústias, sonhos… Não é de se espantar que conforme o mundo digital se desenvolve, exploramos novas possibilidades de agrupamento e, hoje, podemos falar em comunidades online.

Uma comunidade congrega pessoas que compartilham interesses dos mais diversos, mas que conversam em torno de uma mesma paixão. E esse sentimento pode estar em objetos diversos, até mesmo em produtos e serviços. É aí que as empresas podem enxergar oportunidades.

Dedicar parte do orçamento para estratégias de relacionamento já faz parte da programação de muitas companhias. O horizonte nos mostra que uma comunidade online engajada pode aproximar os clientes da sua marca, despertar verdadeiros defensores e – por que não? – gerar receita.

O que é uma comunidade online?

Uma comunidade online é um grupo de pessoas que interagem umas com as outras em uma plataforma online. O tamanho e caráter dessas comunidades podem variar de conglomerados gigantescos, como o Instagram com mais de 1 bilhão de usuários, até um grupo de 10 pessoas amantes de café e que fazem degustações em uma cidade e se organizam através de um grupo no Facebook.

Há uma variedade enorme de configurações dessas comunidades. Contudo, entender qual o tipo de comunidade online tem mais a ver com a sua marca é o primeiro passo para começar a construir uma.

Qual comunidade online tem mais a ver com a sua persona?

Antes de mais nada, você precisa entender quem é a sua persona e, então, começar a traçar quais são seus interesses e como ela se comporta. Aproveitando o exemplo acima, sua comunidade de café artesanal não quer compartilhar suas experiências de degustação com mais de 1 bilhão de pessoas, talvez ela precise de um grupo íntimo de amantes de café que possam contribuir com os debates sobre degustação.

Por outro lado, blogueiras e blogueiros que vivem em tempo integral compartilhando o seu estilo de vida estão mais do que satisfeitos em aumentar a comunidade da sua marca o máximo possível.

Como criar uma comunidade online engajada?
(Foto: reprodrução)

Entender com quem você está falando é essencial para criar uma comunidade em torno de um mesmo sentimento, um mesmo valor, um mesmo interesse e em torno da sua marca.

Vale lembrar que uma comunidade não é só um aglomerado de pessoas, mas sim um grupo que compartilha interesses.

Entregue um propósito

Depois de entender o contexto em que a sua comunidade está inserida e quem é a sua persona, chegou a hora de proporcionar algo para unir as pessoas neste grupo, um interesse que motive valores compartilhados.

Toda comunidade online engajada deve ser criada em torno de um propósito, alguma coisa que faça com que as pessoas se sintam motivadas a entrar e interagir dentro desse ambiente.

Evite um dos erros mais comuns, que ocorrem principalmente em comunidades de marca, que é acreditar que a plataforma deve ser utilizada como espaço para divulgação de produtos ou serviços.

Nada disso, a comunidade precisa ser alimentada com conteúdos relacionados a algum assunto que faça sentido para a sua empresa e para as pessoas que você está buscando atingir. No entanto, estes conteúdos não precisam, necessariamente, falar sobre seus produtos e serviços.

Lembre-se: para uma empresa que planeja criar uma comunidade online, é essencial ter em mente que ela faz parte de uma estratégia de marketing e não apenas de vendas. Por isso…

Ofereça conteúdos de valor

O conteúdo é o imã invisível que atrai o visitante casual para outro estágio do funil, podendo virar até um lead, um defensor e assim por diante. Um conteúdo para a pessoa certa e no momento certo é algo valioso para quem precisa de solução para um problema. Além disso, é relevante e consistente o suficiente para atrair e reter um público claramente definido e, em última análise, impulsionar a ação do cliente rentável.

Tudo começa com a confiança. Primeiro, você conquista visitantes, depois, esses visitantes começam a se interessar pelo o que você tem a dizer e quando eles precisarem de uma solução, estarão mais propensos a fazer negócios com quem já estabeleceram uma relação honesta e transparente.

Enfim, um conteúdo de valor não é sobre o que a sua empresa faz e sim sobre o que os seus clientes precisam. Use e abuse dessa estratégia para gerar uma comunidade engajada com os propósitos da sua marca. A ideia é que sejam conteúdos úteis para quem vai ler, conteúdos que motivem o leitor a voltar mais vezes à comunidade, se cadastrar, participar ativamente e, também, produzir.

Colaboração e proximidade com o público

A colaboração entre os usuários e a troca constante de informações é um dos pilares da internet e é aqui que uma comunidade online engajada deve estar centrada. Criando uma comunidade é possível contar com a participação ativa dos usuários. Eles saem da plateia e se tornam atores e protagonista de suas próprias interações.

Escolha uma plataforma

Agora que você já entendeu o que é uma comunidade online e qual é a importância de oferecer conteúdo de valor para aproximar seu público, chegou a hora de escolher uma plataforma.

Boas plataformas devem oferecer condições necessárias para a criação de conteúdo, interação entre os participantes e possuir ferramentas de engajamento e interação. Veja algumas opções:

  • Redes sociais: Aqui a interação acontece por meio de likes, comentários, curtidas e compartilhamento. O desafio é alcançar e capturar a atenção do público.
  • E-mail marketing: Com esta opção é possível estabelecer uma conversa mais longa e direta com cada pessoa da sua lista de e-mails. O desafio é o engajamento, já que o canal é um pouco menos interativo.
  • Adote uma estratégia de Marketing de Defensores: Descubra quem são as pessoas mais engajadas com a sua marca (colaboradores, clientes e/ou entusiastas). Reúna essas pessoas em uma comunidade ativa e engaje-as utilizando ferramentas de gamificação e conquistas mais pessoas.

Proponha ações para a comunidade

Lembre-se sempre: a comunidade tem poder de influência. Pensando nisso, proponha algumas ações para gerar engajamento. Com o tempo, a participação dos integrantes será orgânica, mas até que isso aconteça é importante manter uma programação que proponha ações para engajar e estimular a participação dos usuários.

Essas ações podem ser campanhas temporárias, incentivo de comentários, publicação de artigos, desafios ou qualquer outro tipo de intervenção que estimule o engajamento e mantenha o ambiente ativo.

Uma alternativa interessante é recompensar os usuários mais ativos e interagir sempre com eles, assim você mantém ao seu lado as pessoas que já estão trabalhando para construir a comunidade e incentiva a participação de novas pessoas.


Entender como uma comunidade online engajada funciona é apenas o primeiro passo da jornada de proximidade e relacionamento com os seus clientes e usuários. Com certeza, o seu negócio vai ganhar muito com esse investimento. Conte com a gente sempre que surgir dúvidas sobre o tema, basta deixar ela aqui nos comentários ou nos procurar nas redes sociais!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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