Como criar estratégias para melhorar a experiência do cliente?

Customer Experience sem mistérios: 5 passos essenciais

O perfil do consumidor muda constantemente. Pensando nisso, é importante atentar para a forma como pequenas ações podem influenciar as experiências com um determinado produto ou serviço seja durante a venda, no atendimento ou mesmo em como lidar com uma reclamação e, a partir disso, criar estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Nesta semana, realizamos um webinar com a participação do Marcos Welter, da Freshworks, sobre Customer Experience e tivemos alguns insights muito importantes para a criação de estratégias que proporcionem experiências melhores para o cliente. Então, continue a leitura para saber como foi essa conversa!

O que é a experiência do cliente?

Não existe uma verdade absoluta, ainda mais quando falamos de experiência que é algo tão particular para cada pessoa. No entanto, se o objetivo da sua empresa é melhorar a experiência do cliente é imprescindível pensar nos momentos em que há contato com ele. Esse contato não é definido só no momento da compra de um produto ou serviço, mas muito antes, quando a sua empresa impacta o consumidor e o mercado com conteúdos de valor que ofereçam soluções para problemas reais.

É importante ter em mente que uma estratégia de experiência com o cliente vai variar de acordo com o seu tipo de negócio, quem é o seu público e se há uma presença digital ou se o foco é offline.

Para cada estratégia, há um método, um modelo de pesquisa para entender como está sendo a experiência do cliente com a sua marca e em que ponto da jornada ele se encontra.

Pensar a experiência do cliente é pensar em cada passo da sua jornada e de que forma a comunicação entre ele e a empresa se dá, direta ou indiretamente.

Boas experiências geram empatia nos consumidores. Exemplo disso são as campanhas do McDonald’s que adotam o codinome “Méqui”, uma forma “abrasileirada” de se referir a franquia, e estão espalhadas pelo país gerando uma identificação quase automática com a marca.

Como criar estratégias para melhorar a experiência do cliente?
(McDonald's/Divulgação)

Neste caso, há a utilização de Customer Convenience, uma estratégia que busca a conveniência para o cliente e tem como base a proporção de prazer e de dor que afeta a maneira que os clientes tomam decisões sobre quais produtos comprar, quais serviços usar e com quais fornecedores se envolver. Aqui, o foco é a conveniência em comprar uma refeição a partir do aplicativo das Lojas Americanas.

O que não é experiência do cliente?

“CX não é atendimento. Repitam comigo”

Monise Tonoli

Oferecer um atendimento de excelência não resolve, necessariamente, o problema encontrado pelo cliente. Resolver a questão apresentada irá solucioná-la pontualmente, mas é preciso ir além e buscar a raiz desse problema para quebrar o loop de recorrência de cada atendimento, propondo uma solução duradoura.

Dicas essenciais para garantir experiências de sucesso do cliente

Durante o webinar, surgiram algumas dicas para quem está começando a implementar uma estratégia de Customer Experience e quais fatores devem ser acompanhados no decorrer dos processos. Confira:

1. Conheça seu cliente

Quando alguém procura por um produto ou serviço é porque essa pessoa tem um problema e quer resolvê-lo. Pensando nisso, conheça quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e como sua empresa pode ajudá-lo. Lembre-se: pesquisas e data cleaning podem ajudar!

2. Crie uma cultura customer-centric

Uma empresa centrada no cliente tem como principal objetivo garantir a satisfação dos consumidores criando um planejamento focado na experiência do usuário. Afinal, ter o apoio deles é importantíssimo porque faz deles defensores da sua marca.

3. Resolva os problemas dos seus clientes

Os clientes têm necessidades quando chegam até você. É papel da sua empresa ajudá-lo na tarefa de compreender quais são e propor as melhores soluções. Velocidade, simplicidade, alinhamento e centralização podem ser a chave para uma experiência positiva.

4. Crie experiências inesquecíveis

Seja presente, pronto para ajudar e atender todas as dúvidas que seus clientes tiverem em qualquer etapa da sua jornada.

5. Seja Ominichannel

Seus clientes precisam ter acesso rápido e prático a sua empresa, seja acessível e esteja em todos os canais que seus clientes estiverem e para saber quais são voltamos ao passo 1: conheça seu cliente!


Quer conferir o conteúdo completo? Acesse o Webinar na íntegra!

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