Como transformar colaboradores em influenciadores

Como transformar colaboradores em seus influenciadores
(fonte: pixabay)

Alguns dos melhores influenciadores que você pode ter já estão na sua folha de pagamento. Saiba como transformar colaboradores em seus influenciadores!

Um estudo recente, revelou que para cada US$ 1 que uma empresa investe em marketing de influenciadores, ela recebe em média US $ 6,50. Mais impressionante ainda, é o dado de que 13% das empresas entrevistadas recebem mais de US$ 20 para cada dólar que investem em influenciadores.

Com retornos tão altos, não é de se estranhar que cada vez mais empresas estejam recorrendo a influenciadores em suas estratégias de marketing. Na verdade, 39% dos profissionais de marketing afirmaram que o orçamento para marketing de influenciados só irá aumentar.

Embora, as pessoas tenham uma certa tendência a pensar no marketing de influenciadores como o reino das empresas B2C, essa estratégia tem uma influência incrível no setor B2B. 87% dos compradores da indústria afirmam que o conteúdo de influenciadores digitais de seus mercados tem muita relevância em suas decisões de compra.

Entretanto, apenas 15% das empresas B2B utilizam o marketing de influenciadores.

Como sair da grande maioria dos 85% restante e começar a investir em marketing de influência? Comece com seus funcionários.

Employee Advocacy e Marketing de Influência

Em essência, Employee Advocacy é uma estratégia que busca a promoção de uma marca realizada através de seus colaboradores. Já o Marketing de Influência pressupõe uma relação institucional com a marca e está baseado em um pagamento pelas postagens realizadas pelos influenciadores, o que não ocorre na promoção feita pelos defensores da marca.

Em geral, existem quatro tipos de influenciadores:

  1. Celebridade: muitos seguidores e apelo às celebridades
  2. Influenciadores de nicho: com mais de 100.000 seguidores
  3. Micro Influenciador: de 10.000 a 100.000 seguidores
  4. Defensores da marca: clientes reais, fãs e funcionários de sua empresa

A maioria das marcas tende a pensar que é preciso investir muito dinheiro para contratar uma grande celebridade ou influenciador para ter pessoas recomendando sua empresa nas redes sociais, mas, na realidade, alguns dos melhores influenciadores que você pode ter a disposição já estão na sua folha de pagamento.

De executivos a chefes de departamento, de trabalhadores freelancers a novos contratados, seus funcionários têm uma influência significativa nas redes sociais. Eles possuem em média 10 vezes mais conexões do que o perfil da sua marca e o conteúdo distribuído por funcionários comuns é compartilhado 24 vezes mais do que o conteúdo distribuído pela empresa, além de receber 8 vezes mais engajamento.

Poder em Números

Em 2019, a Sankhya, empresa voltada para a gestão de negócios, conquistou 30 mil compartilhamentos orgânicos realizados pelos colaboradores nas redes sociais. A empresa utiliza a plataforma de defensores da Peepi e tem conseguido resultados muito positivos com a estratégia.

Outra ação realizada pela Sankhya com foco em aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais, foi a publicação de fotos dos colaboradores em eventos da empresa. A empresa aproveitou os conteúdos gerados pelos colaboradores para expandir o alcance da marca e chegou a 90 publicações que mencionavam a marca utilizando a hashtag da convenção anual da empresa.

Propor ações como esta para seus funcionários pode ser uma ótima solução para ampliar o alcance da marca e, consequentemente, seus esforços de marketing e vendas. Por isso, recomendamos que as marcas B2B gerenciem sua estratégia através de um programa de Marketing de Defensores (como a solução da Peepi).

Além de facilitar a administração, uma plataforma tornará seu programa escalável, já que quanto maior o número de funcionários da sua empresa, maior será o alcance da sua marca e ela poderá crescer em velocidade acelerada.

As empresas B2B observam um aumento de 5x no tráfego da web e 25% mais leads com seus investimentos em marketing de defensores.

Como transformar colaboradores em influenciadores da sua marca?

Em vez de gastar horas buscando o influenciador ideal no mercado, considere desenvolver seus próprios colaboradores para que promovam a sua empresa cotidianamente. Dê início a um plano que posicione os funcionários como especialistas em seu setor.

1. Identifique os colaboradores mais engajados com sua empresa

Este, pode ser o principal desafio que você irá encontrar no caminho. Saiba que os colaboradores defensores são as pessoas que compartilham e interagem com a empresa espontaneamente e não hesitam em espalhar suas experiências positivas com a marca.

Em geral, esses promotores possuem algumas características muito positivas que podem ser utilizadas para a construção da figura pública de especialista:

  • Boa comunicação;
  • Figura de autoridade, ou seja, outros funcionários o enxergam como um ponto de referência para a resolução de problemas;
  • Paixão por oportunidades e inovações.

Esses defensores podem ser encontrados em todos os níveis da organização. Basta procurar com atenção e dar a oportunidade para que se desenvolvam dentro da empresa.

Como bônus, ao mostrar que a marca está disposta a investir no desenvolvimento dos colaboradores, você estará cultivando um relacionamento mais sólido com seu time e estará investindo no sentimento de comunidade.

2. Crie conteúdos de valor e incentive seus colaboradores a compartilhá-lo

Abra o caminho para que seus colaboradores possam compartilhar suas experiências com o restante da empresa, com clientes e possíveis clientes, seja nas redes sociais da marca ou no blog. Isso ajuda a desenvolver um senso de pertencimento, humanizar a imagem da empresa mostrando as pessoas que fazem parte da sua construção, além de ir contribuir no aumento da autoridade dos seus defensores no mercado.

Uma dica importante é que os conteúdos criados precisam estar alinhados com as funções que cada colaborador desempenha na empresa. 

3. Incentive seus colaboradores a compartilharem esse novo conteúdo

Conforme o novo conteúdo é criado, aproveite todos os seus funcionários para compartilhá-lo nas redes sociais. Certifique-se de o conteúdo inclua o perfil do autor para ajudar a expandir o perfil social do seu novo micro influenciador.

Como começar a investir em Employee Advocacy?

Quer você seja uma marca B2B estabelecida com milhares de funcionários, ou uma startup procurando deixar sua marca, o programa de marketing de defensores da Peepi pode ajudar a levar seus esforços de marketing para o próximo nível.

Pronto para ver como Employee Advocacy pode funcionar para você? Solicite uma demonstração!