Consumidores Digitais: saiba mais sobre esse novo perfil de Cliente e como conquistá-lo

Os Consumidores Digitais estão conectados na rede e compram seus produtos e serviços online, através de dispositivos tecnológicos. Saiba mais.


Graças ao avanço tecnológico, os consumidores têm cada vez mais poder de compra devido ao fácil acesso às opções disponíveis. Contudo, para as empresas isso se tornou um desafio, ao passo que aumentou as oportunidades de negócio.

Chamamos este novo perfil de cliente de Consumidores Digitais, por estarem presentes nas diversas mídias online e consumirem a partir delas. Entenda quem é esse consumidor, quais suas características, o que ele busca na internet e como conquistá-los!

Quem é o consumidor digital?

Conforme um artigo do SEBRAE, o consumidor digital é a pessoa que adquire produtos ou serviços de forma online, através de uma rede da qual fazem parte colaboradores e fornecedores, que se relacionam por meio das redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos.

Atualmente, os consumidores digitais são cada vez mais comuns devido ao crescimento do marketing digital e dos conteúdos online. Neste novo cenário, o perfil do consumidor mudou e, com isso, as empresas tiveram que se adaptar a esses novos tipos de clientes.

O consumidor digital não está em busca apenas da praticidade da compra online, mas sim da experiência como um todo ao longo da sua jornada de compra. Para garantir essa vivência, é fundamental conhecer bem o perfil do seu público-alvo para entender quais são as suas expectativas e dores que podem ser sanadas pela solução que sua empresa oferece.

Tudo isso contribui para garantir o sucesso do cliente digital e também é importante para estabelecer uma conexão com a sua persona, a fim de fortalecer o relacionamento com os clientes

Quais as características do consumidor digital?

É possível obter algumas informações dos consumidores digitais através de uma estratégia data driven, capaz de fazer uma análise dos rastros digitais deixados pelos usuários ao navegar na rede. Esses dados podem ser convertidos em números, que analisados de forma estatística atuam como métricas importantes.

Além disso, é importante avaliar o perfil do público, seja através do seu comportamento, como também por meio de pesquisas. Ao conhecer melhor os consumidores digitais, a empresa pode aprimorar o atendimento ao cliente, garantir sua satisfação e oferecer uma experiência personalizada.

Confira a seguir algumas características dos consumidores digitais, também conhecidos como consumidores 4.0:

Exigência

Essa é uma característica bem comum dos consumidores atuais, acostumados a ter suas expectativas supridas devido à variedade de opções no mercado. Para esse cliente, não basta a marca oferecer um bom produto com um preço competitivo, ela também precisa ter um posicionamento alinhado com o que o público acredita.

Atualmente, as pessoas esperam encontrar marcas humanizadas, que atuem em prol de causas importantes e tenham uma identidade forte, para estabelecer assim uma conexão genuína com o público.

Curiosidade

Outra característica marcante do consumidor digital é a curiosidade, o que faz com que ele queira saber o máximo possível a respeito da solução que sua empresa oferece antes de tomar a decisão de compra.

Por isso, é importante que sua empresa conte com uma página de perguntas frequentes no site, além de trabalhar com o marketing de conteúdo para educar o público a respeito dos produtos e serviços que oferece.

Vale lembrar que esse consumidor, além de pesquisar preços e analisar a concorrência, ele também busca na internet avaliações sobre a sua empresa, o que ressalta a importância de você contar com provas sociais no seu site e cuidar com as avaliações negativas.

Interatividade

Até algum tempo atrás, a comunicação das empresas acontecia em apenas uma via, ou seja, elas transmitiam sua mensagem através das mídias online ou offline e as pessoas consumiam esse conteúdo de forma passiva.

Atualmente, as empresas apostam em uma comunicação bidirecional, que atua como uma via de mão dupla, ou seja, as empresas transmitem a sua mensagem e dão a oportunidade para os consumidores interagirem de forma direta com a marca.

Agilidade

Este é um elemento marcante no consumidor digital, pois, trata-se de um novo perfil de cliente, já habituado à tecnologia. Além disso, essa nova geração não quer perder tempo e está sempre em busca de praticidade e agilidade. 

Assim, o Agile Marketing pode ser uma excelente aposta para as empresas que querem acompanhar essa demanda, pois atua de forma direcionada e assertiva, sem utilizar muitas etapas e burocracias. 

Omnichannel

Por fim, outra característica presente no consumidor digital é ser omnichannel, ou seja, ele está presente em diversos canais diferentes. Isso porque essa geração utiliza simultaneamente diversos dispositivos tecnológicos, como laptops, celulares, tablets, smartTVs, entre outros.

Por isso, as empresas precisam se atentar para oferecer uma experiência omnichannel, fazendo com que suas plataformas consigam integrar todos esses acessos de forma eficaz. Isso serve até mesmo para empresas locais, que podem oferecer a opção dos clientes comprarem no e-commerce e retirarem o produto na loja física.

O que ele busca na internet?

O consumidor digital busca além das soluções para as suas demandas, uma forma prática e rápida de adquiri-las. Dessa forma, ele procura a facilidades que o meio digital oferece, tais como uma navegação intuitiva, descrição detalhada dos produtos, avaliações de consumidores e feedbacks da experiência de outros clientes.

É claro que, como qualquer consumidor, ele também procura por um preço atrativo, mas essa não é a sua prioridade, uma vez que a maioria prioriza principalmente a qualidade, a agilidade na entrega, um atendimento humanizado e um posicionamento da marca com o qual se identificam. 

Assim, o consumidor digital passou a valorizar cada etapa da sua jornada de forma individual, avaliando cada detalhe, desde o seu onboarding como cliente, até o pós-venda e suporte ao cliente após a compra.

Além disso, eles também passaram a esperar que as empresas ofereçam uma experiência personalizada conforme o seu perfil de compra, e não apenas um atendimento genérico. Com isso, as marcas precisaram se atentar ao valor agregado que entregam ao consumidor, se pretendem que eles avancem no funil de vendas.

Como conquistar o consumidor digital?

Para conquistar o consumidor digital, as empresas precisam apostar em estratégias atuais, como: marketing viral, para atrair e chamar a atenção desse público, o storytelling digital aliado ao copywriting, marketing de influência, landing pages atrativas, e-mail marketing, entre outras estratégias eficazes para esse público.

Confira a seguir mais algumas dicas importantes:

Conheça bem a sua persona

Essa é uma dica que pode ser aplicada em qualquer estratégia de marketing, mas, por ser tão importante, gostamos sempre de relembrar. A persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal, que é aquele prospect com grande potencial de ser um lead qualificado

Para conhecê-lo bem, é fundamental que sua descrição seja bem detalhada, abrangendo hábitos, desejos, dores e valores do público. Vale lembrar que possivelmente, sua marca terá várias personas, o que é normal devido à variedade do público.

Aposte em uma estratégia de conteúdo

Essa é outra dica bastante comum quando falamos em estratégias de marketing. Contudo, para atrair e reter os consumidores digitais, é importante entregar um conteúdo de qualidade e relevante para eles. 

Além disso, o conteúdo também fortalece a presença digital da marca, o que é cada vez mais importante, uma vez que os consumidores digitais estão todos no meio online. Para isso, produza conteúdo que tire as dúvidas dos clientes e atenda às suas demandas.

Estabeleça um relacionamento com o público

Este ponto também é bem importante para conquistar o consumidor digital. Devido a essa relação se dar de forma online, é importante que a empresa invista esforços em um atendimento personalizado, de forma que o cliente se sinta importante e único.

Você pode criar uma comunidade online, em que o atendimento ao cliente seja mais intimista e direto, oferecendo também acesso a conteúdos exclusivos para clientes fidelizados.

Atue no máximo de plataformas possíveis, oferecendo também um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para prestar assistência sempre que necessário, estreitando assim os laços com os consumidores.


Grande parte dos Consumidores Digitais fazem parte de um público Millennial, nascidos em meados das décadas de 1980 e 1990, que foi quando a tecnologia deslanchou e surgiram de forma avassaladora diversas mídias digitais.

Contudo, é importante ressaltar que esse público pode ser bem diverso, visto que as gerações mais antigas também já estão se adaptando às novas tecnologias. Esse é o cenário em que o Marketing 4.0 atua, buscando trabalhar de forma conjunta as teorias tradicionais do marketing com as do digital.

Vale ressaltar que, ainda que o número de consumidores digitais tenha crescido, a internet não é acessível à todas as pessoas. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (2021), no Brasil ainda há 40 milhões de pessoas que não utilizam a rede, o que indica que os consumidores tradicionais permanecem ativos no mercado.

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