Conteúdo Gerado pelo Colaborador: o que é e como impacta o Employer Branding?

Entenda o que é o Conteúdo Gerado pelo Colaborador (EGC) e de que forma ele pode ajudar a Destacar sua Marca Empregadora. Saiba mais!


Nós já estamos familiarizados com o UGC (User-Genereted Content, ou Conteúdo Gerado Pelo Usuário, em português), que é qualquer tipo de mídia (comentários, posts, fotos ou vídeos) que o usuário produz espontaneamente para uma marca em suas plataformas.

O UGC serve para estabelecer um diálogo mais próximo e contínuo entre consumidores e marcas no mundo digital. Se você já fez compras online, provavelmente, deve ter ido até os comentários para checar o que outros consumidores dizem sobre o produto ou serviço para, só então, tomar a decisão da compra.

O que é o Conteúdo Gerado pelo Colaborador (EGC)?

Seguindo o raciocínio anterior, fica claro que o mesmo vale quando falamos de empresas para as quais trabalharemos. Pensando nisso, é que o EGC (Employee-Generated Content) entra em cena, que nada mais é do que o conteúdo gerado pelo colaborador. 

Ele pode ser entendido como qualquer conteúdo criado por profissionais da organização, seja na forma de vídeo, foto ou até mesmo postagens em redes sociais. É importante que esse conteúdo seja criado inteiramente pelo colaborador e não tenha nenhuma interferência da empresa.

Lembre-se sempre que um conteúdo criado de forma autêntica, ajuda a construir uma relação de confiança com seu público-alvo e futuros colaboradores.

Criar um senso de  comunidade entre os funcionários e a empresa, agrega muito valor ao negócio e faz com que seu nome seja reconhecido positivamente quando o tema é Marca Empregadora.

Empresas em todos os lugares do mundo começaram a se popularizar, criando hashtags e campanhas para transmitir como é o ambiente de trabalho para os colaboradores, comunicando assim a identidade da marca a fim de atrair talentos e potenciais clientes.

Vale destacar que o EGC pode ter um impacto gigantesco na melhoria da cultura da sua empresa e no sucesso de recrutamentos dos melhores talentos ao procurar novos colaboradores.

Neste artigo, você aprenderá qual é a importância do EGC, entender como esse conteúdo impacta o Employer Branding, ver alguns exemplos incríveis, e saber como começar a utilizar essa estratégia na sua empresa. 

Por que usar conteúdo gerado pelo colaborador?

As pessoas acreditam e confiam nas experiências de outras pessoas. É uma espécie de marketing boca a boca que gera inúmeros benefícios para a sua marca ao compartilhar o depoimento de colaboradores da empresa.

A equipe de recrutamento da sua organização trabalha muito para encontrar e contratar os melhores talentos. Cada colaborador possui uma perspectiva única sobre o negócio, quer seja um conhecimento especializado sobre o seu produto, serviço, mercado ou clientes, cada profissional tem informações valiosas para compartilhar.

Aproveitar esse conhecimento disponível e em constante crescimento que a sua marca cultiva, pode fazer crescer lideranças inovadoras e melhorar a percepção dos clientes a respeito do seu negócio. 

O conteúdo gerado pelo colaborador confere um rosto confiável à sua marca. Aproveite isso!

Employer Branding e Conteúdo Criado pelo Colaborador

Encontrar e recrutar os melhores talentos para o seu negócio pode ser extremamente desafiador e, é completamente normal que os candidatos queiram saber como é trabalhar para você. 

Eles certamente sabem informações como o salário e os benefícios oferecidos, mas não conhecem o ambiente de trabalho. Todos nós já estivemos em situações em que o salário e os benefícios eram bons, mas o clima organizacional da empresa e o ambiente em geral do dia-a-dia, passavam bem longe de estar à altura do que esperávamos.

Utilizar uma estratégia de Employer Branding que inclua EGC pode mostrar como realmente é a cultura da sua marca. As pessoas que passaram pela sua empresa têm um grande poder de influenciar os futuros colaboradores, então, use este poder a seu favor, saiba ouvir feedbacks e esteja aberto às mudanças de convívio se necessário. 

Essas práticas cultivam a transparência, a autenticidade e engrandecem a imagem da sua empresa como Marca Empregadora. 

Exemplos Incríveis de Conteúdo Gerado Pelos Colaboradores

EGCs estão sempre ao seu alcance, basta um pouco de criatividade e estratégia. 

O Grupo Boticário, por exemplo, possui um blog inteirinho destinado aos colaboradores e futuros colaboradores, chamado “eufaçobonito”. A plataforma tem conteúdos preciosos para quem está em busca de um emprego na companhia e para quem já está empregado. 

As postagens retratam a experiência dos colaboradores da organização, e variam desde “como é iniciar a carreira na GB”, passando por depoimentos dos funcionários, até a disponibilização de todas as vagas disponíveis na empresa. A estratégia que eles utilizam deixa as informações acessíveis para toda a comunidade em torno da marca.

Outro exemplo interessante, é uma campanha da Rock Content para o dia das mães, em que vários funcionários trouxeram suas mães para conhecer o seu trabalho na empresa e esclarecer-lhes quais eram suas funções para além de “mexer na internet”. Dá uma olhada:

O Starbucks é um bom exemplo também. A empresa abraça completamente o conteúdo gerado pelos funcionários como parte do storytelling. Em seu livro: “Em Frente Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma”, Howard Schultz, CEO da companhia, contou que “os funcionários são verdadeiros embaixadores da nossa marca, os verdadeiros comerciantes do nosso romance e do teatro e, como tal, são os principais catalisadores para encantar os clientes”.

A empresa defende que seus funcionários são parceiros e os encoraja a criar conteúdo ativamente. Para isso, possui uma conta no Instagram dedicada exclusivamente aos seus colaboradores e suas experiências.

Conteúdo Gerado pelo Colaborador: o que é e como impacta o Employer Branding?

(Instagram/Starbuckspartners/reprodução)

A Sankhya é outra empresa que, utilizando uma estratégia de Employee Advocacy, dispõe de seus funcionários para criar campanhas que impulsionam o branding da marca. 

Conteúdo Gerado pelo Colaborador: o que é e como impacta o Employer Branding?

(Sankhya/Reprodução)

No site e utilizando a hashtag “vemsersankhya” nas redes sociais, a empresa divulga depoimentos de seus colaboradores mais satisfeitos. A última convenção da empresa também rendeu conteúdo gerado pelo colaborador, compilado e divulgado em vídeo. Dá uma olhada:

  • Quer saber como a Sankhya transformou seus colaboradores em seu principal canal de Distribuição de Conteúdo? Acesse o case de sucesso e confira!

O Ebanx é uma empresa curitibana que acredita em uma cultura organizacional forte, que parte da relação que os colaboradores se desenvolvem com a companhia e com o ambiente de trabalho. Eles incentivam os colaboradores a compartilhar suas fotos utilizando a hashtag “ebanxlife”, que já conta com mais de 6 mil postagens.

Conteúdo Gerado pelo Colaborador: o que é e como impacta o Employer Branding?

(Instagram/Reprodução)

Como começar a utilizar essa estratégia

Utilizar um conteúdo gerado pelo colaborador em sua estratégia de Employer Branding significa dar voz aos profissionais, visto que eles são os clientes internos do seu negócio. Para isso, separamos 3 dicas:

1 – Crie e incentive o uso de hashtags pelos funcionários quando eles realizarem postagens sobre a sua empresa nas redes sociais. Além de fortalecer o senso de pertencimento, isso irá ajudar você a rastrear e mensurar o alcance, os comentários e as críticas.

2 – Mostre quem são seus colaboradores. Apresente sua equipe no blog da empresa ou mesmo nas redes sociais. Pode ser em uma seção intitulada “nosso time” ou algo parecido. Dar rostos para a sua empresa ajuda a humanizar as relações que você constrói e despertar empatia em clientes e futuros funcionários.

3 – Valorize seus colaboradores. Já falamos aqui algumas vezes, mas é realmente importante ouvir e reconhecer o trabalho das pessoas que constroem sua empresa junto com você. Quando eles se sentirem valorizados, serão como os defensores da sua marca e irão espontaneamente ajudá-la a crescer.

4 – Crie e desenvolva um programa de Employee Advocacy. Aproveitar os colaboradores dentro de uma estratégia de Marketing de Defensores, pode ser uma boa ferramenta para dar o boom que seus projetos precisam.


O tipo de conteúdo que você irá escolher para sua estratégia não precisa se limitar. Solicite fotos, comentários, avaliações, vídeos… Dê asas à imaginação! Só não perca de vista os seus objetivos, que podem estar relacionados às estratégias de Marketing e ao Employer Branding.

Para finalizar, separamos alguns motivos para investir no conteúdo gerado pelo colaborador, baseados em uma pesquisa realizada pela CoSchedule:

  • 84% dos entrevistados afirmaram compartilhar conteúdo para apoiar iniciativas das marcas que eles acreditam;
  • 49% das pessoas disseram compartilhar conteúdo para informar, influenciar ou inspirar ações em relação aos produtos que elas gostam;
  • 78% das pessoas revelaram que compartilham informações na internet porque isso as mantém conectadas com outras pessoas;
  • 69% compartilham informações porque isso permite que elas interajam com o mundo e o meio no qual estão inseridas.

O review de colaboradores pode ser uma excelente ferramenta para impulsionar sua marca empregadora. Além disso, contribui para uma estratégia de Employee Advocacy.

Mas para que esse conteúdo seja positivo, é fundamental que a empresa garanta que uma jornada ao colaborador, se atentando para a sua experiência desde o onboarding do profissional e as demais etapas da sua jornada. 

Saiba como transformar colaboradores em seus influenciadores de marca com o nosso webinar em parceria com a Sankhya:

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