Conteúdo gerado pelo usuário: Por que investir nessa estratégia?

Você já deve ter visto pessoas postando fotos de algum tipo de produto, gravando um vídeo em um bar ou restaurante, deixando um comentário ou avaliação.

É sobre esse tipo de conteúdo que vamos falar nesse artigo.

O que é o Conteúdo Gerado pelo Usuário?

Qualquer tipos de post, foto, vídeo, review, comentário produzido por uma pessoa sobre um produto, marca ou serviço é Conteúdo Gerado pelo Usuário ou CGU (em inglês User-Generated Content – UGC).

Nos últimos anos, o CGU se expandiu graças a tecnologias que agora estão amplamente disponíveis incluindo imagens e vídeos digitais, mensagens de texto em celulares, blogs, e-mails e arquivos de áudio.

Os benefícios do Conteúdo Gerado pelo Usuário

O Conteúdo Gerado pelo Usuário é um método que traz muitos benefícios para sua marca.

Confira algum dos principais benefícios abaixo:

Maior confiança

O discurso de uma marca deixou de ser algo convincente, hoje quando escutamos a marca falando de seu produto ou serviço pensamos que seu objetivo é apenas vender, sem se importar em ser verdadeira com o consumidor.

No entanto quando um consumidor ganha voz e comenta sobre um produto ou serviço costumamos dar maior credibilidade ao seu conteúdo.

Isso acontece, porque ele tem maior poder de influência, e baseia sua opinião de acordo com a experiência que teve com a marca.

O consumidor, dotado de empatia, tem o poder de advogar sobre sua marca.

Segundo estudos da Bazarvoice, mais da metade dos usuários no mercado americano confiam mais no que dizem outras pessoas do que em qualquer informação dentro de um site institucional.

E quando se trata de tomar alguma decisão relativa a compra, as opiniões de estranhos que tiveram alguma experiência com a marca têm mais peso.

Isso porque nós tendemos a confiar em usuários mais experientes, fazendo com que sua opinião tenha tanto valor quanto a de amigos e familiares.

Conteúdo fácil e espontâneo

Com o conteúdo gerado por usuário é possível ampliar os pontos de contato da marca com o consumidor final, e isso se torna uma fonte rica e inesgotável de conteúdo para sua empresa.

Quanto mais você incentivar seu público a produzir conteúdo, contar sua experiência com a marca maior será seu Brand Awareness e mais fácil será para os seus prospects optarem por sua marca em vez do concorrente, visto que existem vários usuários elogiando e comentando sobre seu produto ou serviço.

Incluir o CGU em seu calendário de conteúdo tem um excelente impacto nas pessoas, tanto por ser um conteúdo autêntico quanto porque seus clientes se sentem reconhecidos e, assim, estreitam laços com a marca.

A marca precisa monitorar a todo instante seus usuários para captar, no momento adequado, as opiniões a seu favor e utilizá-las da melhor forma.

A opinião do usuário é uma ferramenta muito poderosa para a marca, basta saber aproveitar da forma correta para alcançar o sucesso junto aos seus clientes.

Ajuda a melhorar o SEO

Utilizar estratégias de SEO é essencial para qualquer empresa aumentar suas chances de vendas.

Afinal, a primeira atitude de todo mundo ao comprar algo é pesquisar sobre o assunto na internet, e estar nas primeiras páginas dos buscadores é fundamental para ser encontrado.

Quando sua empresa investe em CGU, sua marca abre espaço para ter mais pessoas mencionando, propagando links, e citando palavras-chave, o que irá ajudar muito no ranqueamento de sua página nas ferramentas de buscas.

Portanto…

Ao observar isso percebemos que as marcas que divulgam o conteúdo gerado pelo usuário recebem maior credibilidade, afinal de contas ao fazer isso a marca mostra sua transparência e coragem em deixar seu usuário falar sobre a marca, produto ou serviço.

Além de deixar claro que a opinião do seu público é importante para a empresa.

Conteúdo Gerado por Usuário permite que pessoas comuns se pronunciem, compartilhem seus interesses, valores e opiniões.

É o estágio desejado por toda empresa: Quando o público vira evangelizador da marca.

Quanto mais conteúdo positivo for produzido espontaneamente pelos usuários, mais chances de as pessoas acreditarem na marca, comprarem o que ela oferece e também indicarem para amigos e conhecidos.

Como estimular o Conteúdo Gerado pelo Usuário

Para seu público interagir com a marca é importante manter um canal aberto com ele, um espaço onde você poderá incentivá-los a produzir conteúdo, relatar suas experiências, deixar depoimentos, avaliações, opiniões, sugestões e até questionamentos.

Isso faz com que a marca ganhe mais intimidade com seu público podendo recorrer a ele sempre que precisar.

Abuse da criatividade nesse espaço, quanto mais interativo, diferente e atraente o design, maior será a vontade dos usuários interagirem.

Tome cuidado para não poluir o layout e deixar tudo de fácil acesso para o usuário.

Um bom Programa de Defensores de Marca é o local ideal para esse tipo de interação.

Esse canal criará uma sensação de comunidade para seu público e lhe permitirá acesso a debates sobre seu mercado e um posicionamento como conhecedor do assunto, já que a quantidade de conteúdo produzida em torno da marca será muito maior.

Da mesma forma que na mídia tradicional, nesse caso é também importante pesquisar sobre o público ideal para gerar seu conteúdo, de qual maneira ele deve expor sua opinião e sobre o que exatamente ele poderá falar.

Isso não é uma garantia de controle de todo o conteúdo gerado, porém com um empurrãozinho fica mais difícil de o usuário sair fora da linha e falar o que a marca não concorda.

Afinal de contas o público escolhido para participar desse canal já foi muito bem selecionado.

Saber interpretar os sentimentos e necessidades dos usuários, e adaptar suas considerações para a realidade da marca, poderá fazer você colher muitos frutos lá na frente.

E não se esqueça, caso algum cliente lhe dê um feedback, incorpore essa resposta nas publicações.

Agradeça a ele em público. Isso demonstra o quanto ele é importante para você.

Por fim…

O Conteúdo Gerado pelo Usuário pode ajudar e muito sua marca, basta antes elaborar uma estratégia para chamar a atenção de seu usuário e incentivá-lo a compartilhar sua experiência com outras pessoas que podem se tornar um futuro cliente para a marca.

Escolha um canal, trace as estratégias e ai é só aguardar para analisar os resultados.

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