Copywriting: aprenda a usar essa técnica para converter mais clientes

Copywriting é uma estratégia usada para aumentar a taxa de conversão das empresas e vender mais! Entenda como funciona e aplique no seu negócio!


Você alguma vez já foi convencido a fazer alguma ação na internet porque a abordagem era persuasiva? Daquele tipo que parece imperdível, desperta a curiosidade ou ainda demonstra uma exclusividade limitada…

Essa é uma técnica de marketing chamada Copywriting, uma abordagem muito utilizada para atrair clientes e aumentar as taxas de conversão das empresas. Continue a leitura para entender como você pode adotar essa estratégia no seu negócio! 

O que é Copywriting?

Copywriting é uma técnica utilizada na produção de conteúdo, com o objetivo de convencer o público leitor a realizar uma determinada ação. Essa estratégia é focada na conversão de clientes e tem grande poder de atuação na decisão de compra dos consumidores. 

A técnica é utilizada para escrever textos, também chamados de “copys”, que sejam persuasivos e utilizem gatilhos mentais que despertem o interesse na audiência. A escrita persuasiva utiliza elementos como empatia, legibilidade, construção de um relacionamento com o cliente, apresentação dos benefícios da solução, entre outras.

O marketing digital utiliza muito essa estratégia, principalmente no Inbound Marketing, em que o foco é conduzir o cliente na sua jornada para ele realizar as ações indicadas pelas call to actions presentes nas copys.

A CTA é um dos elementos principais no copywriting, pois é ela quem irá direcionar a ação da audiência. É fácil identificá-la no texto, basta observar frases como: assine nossa newsletter, faça o download do material, baixe grátis, saiba mais, entre outros,  conforme a estratégia estabelecida pela empresa.

Quando e como usar essa estratégia?

Ao compreender o conceito do copywriting, seu funcionamento e as vantagens que a estratégia pode proporcionar, é possível avaliar em quais ações sua empresa pode apostar em uma copy para obter melhores resultados.

É importante lembrar que o foco do copywriting é sempre a conversão, dessa forma, seu uso é indicado quando você quer que o leitor realize alguma ação específica. Por isso, ele pode ser utilizado para:

  • Melhorar o engajamento do seu público nas redes sociais;
  • Levar seus potenciais clientes a conhecerem melhor seus produtos ou serviços;
  • Incentivar a audiência a fazer o download de algum material rico, como um e-book ou planilha, por exemplo;
  • Convencer o cliente a comprar.

O copywriting, apesar de ter como foco a conversão, não tem o intuito apenas de vender o produto final de forma imediata. Seu objetivo é mais amplo, visando acompanhar a experiência do consumidor e conduzi-lo através de todas as etapas do funil de vendas até a conversão.

Dessa forma, se sua empresa já trabalha com uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair e engajar seu público-alvo, pode ser interessante apostar no copywriting como aliado. Isso porque a técnica acaba sendo um diferencial, uma vez que um conteúdo relevante atrai e engaja, e a copy atua estimulando o leitor a fazer uma ação.

Tipos de Copywriting e exemplos

O copywriting trabalha com diversas técnicas para compor uma narrativa envolvente para o público, considerando sempre o perfil dos consumidores e o objetivo da empresa. 

Em geral, são utilizados diversos gatilhos mentais, que atuam promovendo estímulos que levam a uma  tomada de decisão. Os tipos mais comuns de gatilhos mentais utilizados em uma copy são:

Reciprocidade

Esse gatilho mental é baseado em uma característica humana comum que é corresponder a uma ação positiva da mesma maneira. Ou seja, a empresa oferece ao consumidor algo de valor para receber em troca outra na mesma proporção, estimulando assim a reciprocidade. 

Como exemplo de conteúdo de valor, a empresa pode oferecer algum material rico, como um e-book, um infográfico, uma planilha ou algum guia do seu nicho, por exemplo. 

Além disso, se o seu negócio trabalha com alguma plataforma ou app, por exemplo, você pode oferecer um período de teste grátis, para que o cliente possa conhecer as funcionalidades e vantagens do serviço, possibilitando que ele enxergue o valor da marca.

marketing de conteúdo

Prova social

As provas sociais também são muito utilizadas em estratégias de copywriting, que as utiliza como case de sucesso para comprovar os benefícios do produto ou serviço oferecido.

Essas prova sociais atuam como um poderoso gatilho mental, pois mostra a satisfação real de consumidores com a solução oferecida, estimulando novos clientes a optarem pela solução. 

Para apostar nessa tática, você pode: mostrar o número real de pessoas que baixaram ou compram algo, apresentar reviews de clientes, destacar cases de sucesso da sua empresa, entre outros.

Afinidade

O principal objetivo dessa tática, é fazer com que o público se identifique e se conecte com a história que está sendo contada. Para isso, a copy precisa primeiramente, falar a mesma língua do público. 

Além disso, ela precisa retratar situações compatíveis com as que os potenciais clientes vivenciam no seu cotidiano. Essa conexão pode ser criada através de um bom relacionamento com cliente ao longo da sua jornada, abordando histórias bem contadas que gerem identificação, técnica também conhecida como storytelling.

Autoridade

A autoridade também é um ponto muito importante no copywriting, pois confere mais confiabilidade ao conteúdo, uma vez que apresenta referências relevantes que respaldam aquilo que está escrito.

Esse gatilho mental é essencial, principalmente, pois a maioria das pessoas tende a confiar naquilo que tem como base dados mais concretos. Na prática, você pode contar com a opinião de especialistas da área, utilizar artigos, matérias e outros conteúdos como referência ao que está sendo dito.

Escassez

Quem já está familiarizado com o copywriting, sabe que a escassez é uma das características mais marcantes dessa estratégia. O objetivo dela, é gerar no consumidor a sensação de que se ele não realizar a ação rapidamente, estará perdendo algo.

Esse gatilho mental, atua no emocional do público, estimulando uma reação imediata. Algumas das abordagens mais comuns, são aquelas que ressaltam o prazo de término de uma ação/lançamento ou bônus exclusivo, como, por exemplo:

  • “Só até amanhã”;
  • “Últimas vagas”;
  • “Apenas para os 10 primeiros que entrarem em contato”;
  • “Adquirindo agora, você garante acesso exclusivo a conteúdos exclusivos”;
  • Entre outros.

Como fazer um Copywriting?

Agora que já ficou claro o que é copywriter, quando e como usar e quais as técnicas mais utilizadas, é preciso saber como adotar essa estratégia e colocar em prática no seu negócio. Se o seu intuito é fazer uma copy para anúncios, você vai precisar:

  • Conhecer bem o seu público e criar afinidade com ele;
  • Demonstrar empatia pelo seu problema e propor algo para resolvê-lo;
  • Apostar em histórias que criem identificação e estreitem os laços com o público;
  • Ter em mãos dados e informações que comprovem aquilo que está sendo dito no seu conteúdo;
  • Superar as expectativas do público e entregar algo além do que eles esperam;
  • Oferecer um produto ou serviço exclusivo, estimulando a sensação de escassez.

A seguir, confira um passo a passo detalhado das principais ações que devem ser realizadas para criar uma copywriting assertiva e de sucesso:

Pesquise

Para conseguir criar um bom conteúdo, é preciso conhecer muito bem o seu público e saber o que ele está buscando. Para isso, é fundamental pesquisar, a respeito dos consumidores, seus interesses e tudo aquilo que faça parte do universo da sua persona.

Além disso, é fundamental pesquisar muito a respeito do nicho em que sua empresa está inserida, para entender quais as demandas do setor. Seu conteúdo só criará engajamento e conversão se além de muito bem escrito, ele for relevante para a sua audiência.

Defina um objetivo

Não dá para atirar para todos os lados esperando acertar o alvo. Em uma estratégia de copy, é fundamental ter um objetivo bem definido, assim como as metas necessárias para se atingir esse objetivo.

Procure estabelecer essas metas conforme cada etapa do trajeto do cliente dentro do funil de vendas. Você pode contar com um calendário editorial, por exemplo, muito eficaz para programar a publicação dos conteúdos, assim como dos lançamentos e campanhas.

Ofereça exclusividade

Para ter poder de persuasão e estimular a urgência e outros gatilhos mentais, uma copywriting precisa oferecer exclusividade para o consumidor. Não adianta oferecer mais do mesmo e esperar que a taxa de conversão suba magicamente.

Se você quer se destacar e conquistar a confiança da sua audiência, precisa ofertar conteúdos exclusivos. Por isso, pesquise muito e use a criatividade para garantir que seu conteúdo seja único e relevante para a sua persona.

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Otimize seu conteúdo

Um dos grandes aliados do copywriting é o SEO, que se trata da otimização para os mecanismos de busca. Ele atua para garantir que o seu site fique bem posicionado no ranking de pesquisas do Google para um termo ou nicho específico.

Isso é importante, pois você quer que os potenciais clientes encontrem a sua marca, certo? Então invista em uma estratégia de SEO para alavancar a visibilidade da sua copy e atrair mais prospects para morderem a sua isca.

Analise as métricas

Falamos sempre por aqui, que toda estratégia de marketing precisa ser acompanhada de perto, para ser possível avaliar a performance da marca e das ações aplicadas. Com o copywriting não é diferente.

Por isso, logo após lançar sua copy fique de olho e acompanhe as métricas de perto, observando o resultado dos conteúdos, que possibilitarão obter insights a respeito do que pode ser melhorado, além de indicar as ações que estão sendo assertivas.

Dicas extras

Fazer um planejamento detalhado é essencial para criar uma boa copy. Mas, além disso, é necessário se atentar para alguns detalhes pontuais.

Primeiramente, é preciso dominar técnicas de escrita e redação, pois antes de conseguir converter o cliente, é preciso que ele se interesse pelo conteúdo e veja que ele foi bem escrito. Além disso, confira mais algumas dicas:

  • Crie uma persona e a utilize como foco para direcionar o conteúdo que está sendo criado;
  • Aposte em títulos chamativos e que tenham relação com o que está sendo anunciado;
  • Utilize imagens de boa qualidade, que chamem a atenção, tenham relação com o conteúdo e conversem com o público;
  • Prefira uma CTA simples, clara e objetiva, ou seja, que vá direto ao assunto;
  • Não prometa o que sua empresa não pode cumprir!
  • Garanta que seu conteúdo seja amigável para todos os tipos de dispositivos: smartphones, tablets, notebooks, entre outros.
  • Faça testes sempre que possível, para avaliar o desempenho dos seus anúncios e mensuras os resultados obtidos, possibilitando avaliar quais abordagens geram mais ou menos resultados.

Se você trabalha com comunicação, marketing, vendas e áreas semelhantes, provavelmente já teve algum contato com uma copywriting, ainda que não tenha percebido.

Isso porque essa estratégia é bastante comum atualmente, devido aos seus resultados positivos na conversão de clientes. Dessa forma, empresas de diversos setores estão apostando nas copys para aumentar suas taxas de conversão.

Além de apostar no copywriting, outra excelente forma de fortalecer seu relacionamento com os clientes e construir relacionamentos genuínos com o seu público, é criando uma Comunidade da Marca. 

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