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Peepi > Employee Experience > Cultura Organizacional: o que é e qual a importância para sua empresa

Cultura Organizacional: o que é e qual a importância para sua empresa

Posted by Felipe Thomé Novembro 5, 2020 20 minutos de leitura

Uma cultura organizacional de valores fortes e bem definida pode transformar completamente o ambiente de trabalho, motivando os funcionários e impulsionando o seu negócio. Entenda!

A cultura organizacional é essencial para as empresas que buscam motivar seus colaboradores, marcar presença no mercado e se diferenciar dos concorrentes. Pensando nisso, é importante saber que toda companhia é composta por 4 grandes dimensões:

  • estratégia: que é responsável por delimitar qual é o espaço que a empresa ocupa no mercado;
  • tecnologia: o conhecimento que a companhia possui para atingir seus objetivos, ou seja, diz respeito ao conhecimento aplicado;
  • estrutura: corresponde à forma que a empresa aloca os recursos que possui;
  • pessoas: é a parte central da organização, é o que possibilita que os processos caminhem rumo ao desenvolvimento.

Qualquer modificação em algum desses elementos vai modificar o equilíbrio do negócio e exigirá algum tipo de ajuste em termos de gestão.

Geralmente, quando líderes empresariais buscam informações sobre cultura organizacional, eles estão vivendo um dos seguintes cenários:

  1. A cultura organizacional está enfraquecida, com colaboradores que não estão engajados com os objetivos da empresa;
  2. Existe uma cultura organizacional, mas que precisa ser desenvolvida e comunicada de forma mais efetiva. Nesse cenário, o objetivo geralmente é a retenção de talentos.

Caso você seja um líder ou colaborador que busca reforçar a importância da cultura organizacional, esse artigo é o que você precisa.

Antes de começar a leitura, que tal se inscrever em nossa newsletter e receber todos os conteúdos da Peepi em primeira mão?

O que é cultura organizacional?

Cultura é tudo o que um grupo de pessoas compartilha. É o conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitos, tradições, conhecimentos e experiências de um grupo social. Portanto, a cultura organizacional engloba todos os valores compartilhados pelos colaboradores que tornam a empresa única e a difere em meio ao mar extenso de outras organizações no mercado.

Por envolver a equipe e o propósito (a Missão) da empresa, não podemos tratar a cultura organizacional como algo que você implementa de uma hora pra outra, mas sim um processo regular, constante e que precisa ser pensado estrategicamente

É isso o que permite a identificação e a diferenciação entre um grupo e outro. É o que constrói a identidade, tornando possível a comunicação e interação efetivas entre os membros desse grupo. Além disso, é o que auxilia a consistência das tomadas de decisão, mantendo a coesão das equipes.

Por esses motivos é que podemos afirmar que a cultura organizacional pode ser uma alavanca para os negócios, uma vez que o produto pode ser reproduzido por outras companhias, mas a maneira como as pessoas que constroem a empresa pensam e interagem no dia-a-dia com colegas e clientes não pode ser reproduzida. 

A imagem do “iceberg cultural” nos ajuda a compreender um pouco melhor como diferentes elementos atuam na construção da cultura organizacional e como eles se distribuem de forma mais aparente ou profunda na construção de uma empresa. Dá uma olhada:

Vale lembrar que cada organização irá possuir um conjunto de missão, visão e valores – vamos nos aprofundar um pouco mais adiante nesses temas – diferentes e não existe uma maneira certa ou errada de ser. O que existe é adequação ao tipo de público que a organização atende e ao local que ela ocupa no mundo.

Enfim, não podemos deixar de ressaltar a importância de compreender o “jeito de ser” de uma empresa. Ele é fundamental para a construção de uma cultura organizacional coesa. A Mônica Santos, diretora de RH do Google Latam, explica o que é esse “jeito de ser” e como isso acaba refletindo em toda a cultura da organização.

Planejamento estratégico: Missão, visão e valores

Ao desenvolver seu planejamento estratégico, uma empresa dedica tempo e esforço a três pontos importantes:

  • Sua Missão
  • Sua Visão
  • Seus Valores

Esses três pontos serão os pilares da mensagem empresarial e serão os modelos para o dia a dia dos colaboradores. Essas definições dizem qual é o propósito maior da marca, onde ela quer chegar e quais valores vão guiá-la até lá.

cultura organizacional missão visão valores

Missão

Missão é a razão de ser de uma empresa. É o propósito pelo qual todos que a constroem trabalham. A missão deve ser a identidade da organização e deve esclarecer qual é o seu negócio de forma concisa e objetiva. Sobretudo, é o dever da marca no mundo.

Aqui na Peepi, a nossa missão é conectar pessoas e marcas e levamos isso muito a sério de forma a estruturar o nosso produto e a maneira como trabalhamos em torno desse propósito. 

Visão

A visão é o futuro, o destino no qual uma empresa quer chegar. Para isso, é aqui que os objetivos de longo prazo são traçados de forma a orientar as ações e aspirações da organização rumo ao futuro.

Contudo, é importante que essas metas sejam palpáveis e realistas para motivar líderes e colaboradores a ir além e conquistar novos caminhos.

Valores

Depois de estabelecer a missão da empresa e o que ela deseja alcançar, serão necessárias ações que coloquem tudo isso em prática de forma a incorporar esses princípios no dia-a-dia da companhia. 

É aqui que os valores são necessários, pois representam as crenças e comportamentos que irão guiar a empresa em  direção aos objetivos que espera alcançar. 

Quando bem executadas, essas ideias permeiam todo o ambiente da empresa, todas as ações que ela emprega. Por esse motivo, estes conceitos não devem ser apenas uma convenção, mas representa a essência do negócio e servirá para balizar ações, decisões e estratégias que contribuirão para o crescimento contínuo do empreendimento.

A importância da cultura organizacional

Já sabendo o que é a cultura organizacional e quais são os pilares de sua construção, podemos partir para a importância da construção cultural para as empresas.

Uma empresa com valores bem definidos e comunicados de forma efetiva aumenta o impacto positivo da liderança em relação ao comportamento dos colaboradores. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa de forma a trazer mais objetividade, produtividade e sinergia entre todos os envolvidos.

E, além disso, temos benefícios importantes com esse processo:

  • Crescimento da percepção de marca: a marca é percebida como relevante, desde que cuida bem de seus funcionários e de seu ambiente. Isso impulsiona o Employer Branding da sua empresa
  • Retenção de talentos: funcionários satisfeitos permanecem;
  • Contratações de excelentes profissionais: funcionários satisfeitos indicam outros bons funcionários;
  • Engajamento de colaboradores com a marca: funcionários engajados motivam equipes e performam melhor.
  • Aquisição de clientes: com o crescimento da percepção de marca e melhor performance das equipes, mais clientes serão captados;
  • Seus colaboradores serão Defensores da sua Marca: atividades de engajamento farão com que seus colaboradores compartilhem a mensagem da empresa.

Pensando em questões financeiras, importantes para gestores, podemos também destacar sobre como a cultura organizacional impacta na redução de custos.

Algumas das vantagens deixam claro esse ponto, que é influenciado pela retenção de talentos e com o engajamento dos colaboradores com a marca.

Com certeza você já ouviu que ‘’reter custa menos do que adquirir’’, certo?

4 tipos de cultura organizacional

Agora que já compreendemos como funciona a cultura organizacional, vamos falar sobre os tipos existentes que facilitam sua aplicação de acordo com os diferentes tipos e objetivos de negócio. 

  1. Cultura de pessoas: aqui, o foco da cultura organizacional é nas pessoas que fazem parte da empresa. Companhias que adotam esse tipo de cultura procuram planejar estratégias que valorizam o trabalho dos seus funcionários, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada um conforme a própria empresa cresce.
  1. Cultura de poder, papéis e hierarquia: essa corrente preza pela hierarquia organizacional e a centralização nos líderes para a tomada de decisão. O foco da cultura do poder é na eficiência e precisão dos processos, onde os colaboradores conhecem seus papéis e centralizam as informações em seus líderes.

Modelos como este são bem comuns, mas é preciso atentar para as características do negócio e estudar a adequação. Por exemplo, se uma empresa que está buscando inovação e alinhamento às últimas tendências de mercado aderir a essa cultura, provavelmente os resultados serão desastrosos.

  1. Cultura de tarefas: a base dessa cultura é o comprometimento coletivo com o objetivos da empresa. Neste tipo de cultura, o foco dos colaboradores está na solução de problemas específicos tendo como foco pequenas equipes especializadas para resolver demandas específicas. 

Neste caso, o clima organizacional é bastante flexível e o ritmo de trabalho é ditado pelos acontecimentos que surgem.

  1. Cultura adaptativa: este tipo de cultura é marcada por uma descentralização da gestão e maior liberdade na tomada de decisões, onde as novas ideias e a individualidade dos membros da equipe são valorizadas.

Aqui, a capacidade de adaptação às mudanças é valorizada.

Como construir a cultura organizacional da sua empresa? (h2)

Empresas como Netflix, Google, Taco Bell e muitas outras não construíram culturas organizacionais fortes da noite para o dia e muito menos utilizando métodos já disponíveis no mercado.

Como mencionamos no início do texto, a cultura é construída através da interação e da comunicação entre as pessoas e varia de acordo com o mercado da empresa, o público e o modelo de negócio. Então é algo que cada empresa deve adaptar a sua realidade.

Pensando nisso, separamos uma série de ações que podem ser implementadas, para auxiliar esse processo de construção de uma cultura forte.

1 – Construa um programa de Employee Advocacy

Empresas com culturas organizacionais fortes possuem colaboradores engajados e motivados.

Quando a empresa consegue engajar seus colaboradores e disseminar sua cultura, fica muito mais fácil de mantê-los satisfeitos, motivados e encantados a ponto de quererem compartilhar com os clientes, amigos e conhecidos seu amor pela marca.

O programa de Employee Advocacy desenvolve uma série de estratégias e ações de engajamento a serem realizadas por seus funcionários, a fim de construir uma cultura forte onde cada membro da equipe será ouvido e será relevante para o seu crescimento.

dados employee advocacy

2 – Estruture a sua empresa de acordo com a mensagem que quer transmitir

Organize um ambiente de trabalho agradável, com um layout atrativo e que traga conforto aos funcionários.

Fique de olho na iluminação, na distribuição de mesas, nos diferentes espaços e procure proporcionar um ambiente que estimule a interação e a criatividade.

Até música chega a ser uma boa pedida para o processo. De acordo com a WebpageFX, 90% dos funcionários tem um melhor desempenho quando escutam música.

3 – Cuidado com reuniões inúteis

Reuniões demandam tempo do facilitador e dos envolvidos.

Reuniões diárias, então, tornam-se inúteis e desnecessárias.

Uma pesquisa realizada pela Lane End Conferences, funcionários disseram que 28% das reuniões eram desnecessárias, e 45% disseram que eles seriam mais produtivos se a empresa banisse reuniões por um dia.

4 – Respeite e reconheça os seus colaboradores

Valorize os seus funcionários e eles estarão ao seu lado.

Funcionários respeitados e reconhecidos tendem a permanecer, em média, por  4 anos em empresas, enquanto empresas que dão maior valor a tarefas retêm colaboradores por menos de 3 anos, em média.

5 – Ofereça flexibilidade a sua equipe

Funcionários com tarefas ou rotinas flexíveis, tanto no que diz respeito ao horário quanto à demanda, tendem a ser mais satisfeitos em seus ambientes de trabalho.

De acordo com o Single Grain, organizações flexíveis tendem a:

  • Performar 20% melhor do que seus competidores;
  • Estão 2,1% acima do Benchmark de mercado;
  • Possuem melhores relações com parceiros;
  • Lucram 1,2% a 1,7% mais do que empresas do mesmo mercado.

6 – Comunique Missão, Visão e Valores assertivamente

É fundamental que toda os colaboradores da empresa conheçam o seu negócio, saibam aonde querem chegar e se comportem em sinergia.

Uma equipe engajada e motivada é uma equipe que trabalha bem em conjunto, que tem autonomia para trabalhar e que possuem objetivos de carreira conectados aos objetivos da sua empresa.

Além de terem valores pessoais alinhados aos valores disseminados pela empresa.

7 – Monte um Culture Code para a sua empresa

O Culture Code é o manual cultural da sua empresa, onde todas as informações de Missão, Visão e Valores serão incluídos.

Lá, tanto os seus colaboradores quanto o público em geral terão conhecimento sobre o que a sua empresa acredita, como vocês trabalham para alcançar os objetivos e o que é esperado de cada funcionário.

Na internet, você pode ver alguns exemplos de Culture Codes, como os da Resultados Digitais, da Rock Content e da Netflix.

As marcas de maior destaque hoje estão obtendo cada vez mais sucesso com suas culturas organizacionais.

Exemplos de empresas com Cultura Organizacional Forte

Netflix promove manifesto público sobre a sua cultura organizacional

A Netflix, por exemplo, ao desenvolver o seu modelo de cultura organizacional, chamado ‘’Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade’’, pregou a importância de manter os processos e condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários advindos de controles excessivos.

Podemos perceber que a Netflix dá muita atenção à capacidade do funcionário de responder pelos seus atos, assumir suas responsabilidades e coordenar o seu trabalho de maneira correta e que atenda às expectativas da empresa.

Dentre os exemplos de cultura organizacional, a da Netflix valoriza o comportamento de empreendedor, mesmo em funcionários sob regime trabalhista. Essa postura de atribuir-se do que deve ser feito é uma característica importante nos profissionais e ajuda muito no crescimento da empresa.

De acordo com o Single Grain, funcionários felizes são 12% mais produtivos, enquanto funcionários infelizes são 10% menos produtivos.

Funcionários do Google estão 37% mais felizes

Esses dados foram comprovados não somente pela Netflix, como citei acima, mas pelo próprio Google, que é percebido por muitos como uma das (ou até a) melhores empresas para trabalhar no mundo.

O Google criou um programa de desenvolvimento, engajamento e também de estruturação ambiental que favoreça o trabalho em equipe, a criatividade, a harmonização e a flexibilidade.

Com isso, o Google aumentou a felicidade dos seus funcionários em 37% e logo perceberam uma força de trabalho mais rápida e eficaz.

Taco Bell aumenta em 55% os seus lucros com cultura organizacional

A Taco Bell, uma das maiores redes de fast-food dos Estados Unidos, aumentaram 55% dos lucros graças aos valores pregados em sua cultura organizacional, que envolvem satisfação dos funcionários, retenção e consequentemente menor rotação.

De acordo com a Washington State University, culturas fortes tem uma taxa de rotação de 13.9%, contra uma taxa de rotação de 48.4% em empresas com culturas mais fracas.

Quer saber como implementar um programa de engajamento de colaboradores e transformar a cultura organizacional da sua empresa? Conheça o Employee Advocacy!


 👉  Como criar um um programa de Employee Advocacy


A Sankhya transformou seus colaboradores em sua principal arma para distribuição de conteúdo

Em parceria com a Peepi, a Sankhya começou o seu programa de Employee Advocacy a fim de engajar seus colaboradores com os diferentes conteúdos produzidos pela empresa.

Durante esse período, foram gerados 2.693 compartilhamentos orgânicos de conteúdo no Facebook, 1.891 compartilhamentos orgânicos de conteúdo no LinkedIn e mais de 12.000 visitas no blog da empresa, além das mais de 175 avaliações positivas no próprio Facebook.

Como vimos anteriormente, funcionários motivados também são potenciais métodos de aquisição de novos clientes.

Nesse período, foram mais de 130 indicações de potenciais clientes feitas somente pelos colaboradores.

Clique aqui para conferir o case completo sobre a estratégia de Defensores da Sankhya.


Empresas que obtêm sucesso com cultura organizacional são provas de que a construção ou transformação cultural é um ponto chave para a evolução das empresas e de seus colaboradores.

O planejamento a ser seguido é muito relativo, como foi dito no começo do artigo, e varia bastante de acordo com a necessidade de transformação que cada negócio tem.

A cultura organizacional contribui também com o ritmo de inovação do mercado, buscando levar maior satisfação aos profissionais e também elevar a percepção de marca das empresas ao público.

Se você quiser conhecer mais sobre Employee Advocacy e como essa ferramenta pode engajar todos os colaboradores da sua empresa e transformar a sua cultura organizacional, temos um material completo para você.

Tags: employee advocacy marketing de defensores
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