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Peepi > Employee Experience > 6 Dicas para impulsionar o Employer Branding

6 Dicas para impulsionar o Employer Branding

Posted by Felipe Thomé Novembro 4, 2020 9 minutos de leitura

É fato que, para que os colaboradores estejam sempre engajados com uma empresa é preciso garantir seu envolvimento com a proposta de valor da marca, compreendendo a visão, missão e valores.

Essa proposta de valor reflete o que as empresas têm a oferecer para o mundo e isso é o que conecta profundamente pessoas e marcas. Nesta conta, são os colaboradores que materializam para os clientes os diferenciais de uma organização.

Então, antes de mais nada, é imprescindível definir e entender quais valores sustentam o negócio. Esta é uma tarefa é complexa e demanda tempo e maturidade, mas os resultados serão o alicerce para um desenvolvimento de bases sólidas e uma estratégia de Employer Branding pode ajudar você neste processo.

Employer Branding

Employer Branding é sobre a reputação de uma empresa enquanto empregadora. É sobre a percepção que os colaboradores e funcionários em potencial têm sobre a marca. Toda organização deve trabalhar em prol da construção de uma marca empregadora forte. 

Os benefícios são inúmeros e além de melhorar a qualidade dos recrutamentos, a retenção e o engajamento dos colaboradores você ainda pode transformar seus funcionários em uma poderosa arma de marketing e vendas com uma estratégia de Employee Advocacy. 

É muito comum pensarmos em benefícios e remuneração que se destacam no mercado quando analisamos formas de melhorar a imagem de uma empresa. É claro que este é um fator extremamente relevante, mas quem atua na área de gestão de pessoas, sabe que não é suficiente.

Com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, os RHs precisam se adaptar para atrair esses novos talentos nativos dos ambientes digitais e marcados pelo grande poder social e tecnológico das redes sociais.

Quer entender melhor essa história e impulsionar o employer branding? Continue a leitura porque separamos algumas dicas que vão te ajudar.

webinar employer branding

1. Defina sua mensagem

Crie mensagem e tom de voz autênticos para sua marca para que os candidatos saibam exatamente o que esperar como funcionários. Certifique-se de que a voz da marca seja consistente em todos os pontos de contato, alinhando as mensagens da página de carreiras com conteúdo de vídeo, publicidades, redes sociais e conversas individuais com a equipe de recrutamento.

Procure construir e apresentar uma imagem coesa da organização, mas não a ponto dessa uniformidade parecer forçada e prejudicar a dinâmica dos contatos com a sua marca e que são seus diferenciais. Tudo isso é essencial entregar uma proposta de valor aos funcionários.

2. Desenvolva sua cultura

A etapa de recrutamento desempenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento da sua cultura organizacional, garantindo que as pessoas certas sejam contratadas para compor o time da sua empresa. Então, considere qual a cultura que você gostaria de criar para seus colaboradores e como gostaria que sua empresa fosse vista de fora.

Por exemplo, 83% dos millennials se tornam ativamente engajados quando acreditam que uma organização promove uma cultura inclusiva e há muitas coisas que você pode fazer como equipe de contratação para tornar a seleção de candidatos, a contratação e, consequentemente o corpo da sua empresa mais inclusivos.

Exemplo disso é o caso recente da campanha do programa de trainee para pessoas negras da Magazine Luiza. 

Gente, estão abertas as inscrições p/ o Trainee 2021, o programa q forma as futuras lideranças do Magalu. Igualdade de oportunidades e a inclusão são duas das nossas mais importantes causas. E, por isso, neste ano será exclusivo para candidatos negros. Segue o fio pra entender + pic.twitter.com/rc4puiMEs8

— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) September 18, 2020

Lembre-se sempre que o Employer Branding é reflexo da sua cultura organizacional e não uma receita de bolo. Por isso, construir uma cultura positiva é ponto-chave para se tornar uma marca empregadora forte.

3. Compreenda a percepção da marca

Os colaboradores, sem dúvida nenhuma, utilizam plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter e Glassdoor para compartilhar suas experiências. A Glassdoor relata que 70% das pessoas buscam por avaliações antes de tomarem decisões de carreira.

Essas plataformas são uma fonte valiosa de feedbacks para entender o que seus colaboradores e possíveis funcionários buscam como proposta de valor. É claro que nem todas as pessoas que passarem pela sua empresa ficarão completamente satisfeitas, mas olhe para os pontos problemáticos e procure resolvê-los para proporcionar experiências cada vez melhores para os seus colaboradores.

4. Construa um programa de Employee Advocacy

Graças à tecnologia e às mídias sociais, todos os funcionários da empresa podem – e devem – colaborar para impulsionar o Employer Branding. Tendo em vista que, hoje, as pessoas confiam mais em recomendações de outras pessoas do que em qualquer outro tipo de publicidade. 

De acordo com a revista de marketing Drum, 84% das pessoas entrevistadas para uma pesquisa revelaram que dão mais atenção ao boca a boca. Isso também se aplica quando o assunto é recrutamento.

Por conta disso, é vital reunir todos que podem contribuir com a sua estratégia de Employer Branding, desde a equipe de serviços de manutenção até os gerentes. Aproveite seus colaboradores para ampliar o alcance da sua empresa, distribuindo seus conteúdos de valor pelas redes sociais pessoais deles.

Um programa de Employee Advocacy tornará sua estratégia escalável, além de facilitar a administração dessas ações, criando um senso de comunidade que incentiva o engajamento e a realização de ações em prol da sua empresa.

  • Veja também: Como criar um programa de Employee Advocacy

5. Adote novas tecnologia

As novas tecnologias podem ser grandes aliadas para impulsionar o Employer Branding. Por isso, esteja atento às novidades e busque alternativas que irão ajudar a escalar e automatizar processos que são feitos de forma manual e tomam um tempo precioso da sua equipe. Plataformas como a Peepi significam experiências melhores para engajar e mobilizar seus colaboradores.

Essas tecnologias podem otimizar e sistematizar o envolvimento dos colaboradores construindo uma comunidade interativa, escalável, mensurável e consistente.

6. Candidatos são como clientes

A Glassdoor endossa a visão de que, cada vez mais, os candidatos a uma vaga de emprego procuram oportunidades da mesma forma que fazem compras online, ou seja, pesquisam opiniões de outras pessoas. 

Os colaboradores em potencial desejam saber sobre as expectativas da sua empresa, estilo de trabalho, ambiente organizacional, cultura e processo de entrevista, etc. Por isso, garantir que as experiências positivas com a sua marca sejam compartilhadas publicamente em mídias sociais é essencial para garantir o sucesso de uma experiência de contratação.

A jornada precisa ser positiva, consistente, justa e envolvente. Assim como a jornada de um cliente ao longo dos vários pontos de contato com a marca. Com a plataforma da Peepi, você pode garantir que os colaboradores compartilhem sistematicamente os valores e mensagens da sua empresa com outras pessoas.

  • Veja também: Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

Se você deseja impulsionar o Employer Branding e manter conexões lucrativas com seus clientes e colaboradores, é hora de começar a pensar no Employee Advocacy como um elemento-chave para a sua estratégia.

Agora que você recebeu algumas dicas, que tal descobrir como um programa de Employee Advocacy pode mudar seu marketing? Baixe o nosso infográfico para ver alguns dados interessantes.

Tags: employee advocacy
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