Digital Storytelling: saiba como aplicar no seu negócio para atrair e reter clientes

Digital Storytelling é uma estratégia que conta histórias através de ferramentas digitais como tablets, desktops, smartphones e outros. Saiba mais.


Sabemos que atualmente, os meios de comunicação são em sua maioria digitais. Isso quer dizer que os leads das empresas estão quase todos online. Dessa forma, as marcas passaram a olhar mais para esse cenário e desenvolver estratégias para falar com esse público.

Com isso, o Digital Storytelling passou a fazer parte das estratégias utilizadas pelas empresas para criar histórias envolventes, capazes de prender a atenção das pessoas. Entenda como essa estratégia funciona no meio digital!

O que é Digital Storytelling?

Já falamos por aqui em outro post que Storytelling é uma técnica de escrita que transmite uma ideia principal através de uma narrativa envolvente, que pode conter palavras, imagens e sons.

Dessa forma, o Storytelling digital trata-se dessa contação de história através de ferramentas digitais e tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais, smartphones, entre outros.

A contação digital de histórias não tem o objetivo apenas de entreter o público ou atuar como uma publicidade, mas também pode ser utilizada na educação, para ensinar os estudantes de forma dinâmica e até mesmo em treinamentos corporativos.

O storytelling tradicional, como conhecemos, utiliza ferramentas físicas para transmitir as informações, seja através da literatura, discos, obras de arte originais, entre outras. Atualmente, as manifestações artísticas estão cada vez mais digitais com a crescente popularização dos vídeos, imagens digitais, textos em blogs e assim por diante.

Com isso, essa técnica foi popularizada e passou a ser utilizada em diferentes contextos, graças à sua possibilidade de trabalhar a escrita e a narrativa de forma criativa. No cenário atual, o digital storytelling também usa elementos como as redes sociais, tweets, stories do Instagram, entre outros conteúdos interativos.

Vale lembrar que o principal objetivo dessa estratégia é aproximar a marca do seu público-alvo, falar com a sua persona, além de atrair e reter clientes para a empresa de forma evolvente e eficaz.

Quais os principais elementos de um Digital Storytelling?

Ainda que o digital storytelling possa ser utilizado em diversas situações e personalizado conforme cada uma delas, existem alguns elementos importantes para nortear a sua criação para não perder de vista os princípios básicos da estratégia. 

Confira a seguir, alguns dos elementos principais do digital storytelling, apresentados pelo Center for Digital Storytelling (CDS):

Ponto de vista

É fundamental que uma boa história conte com o ponto de vista da empresa, que costuma expressar um pouco da identidade da marca. É este posicionamento que diferencia das demais, a história que está sendo contada. O ponto do narrador também confere um maior poder de convencimento, pois transmite a credibilidade da empresa no mercado em que atua.

Drama central

Um dos pontos principais do storytelling é o drama. Toda história digital inclui uma questão central dramática, que o espectador acompanha para saber o desfecho. É o drama central que chama a atenção do público e o mantém engajado ao longo da narrativa. Dessa forma, a resposta à pergunta central é dada ao final da história, como uma forma de recompensar os espectadores por acompanharem a narrativa até o final. 

Conteúdo emocional

O marketing emocional é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas e, quando falamos em digital storytelling, não podemos deixá-lo de fora. As pessoas gostam de histórias que mexem com suas emoções, pois isso as torna envolventes e as aproxima do público.

Dessa forma, apostar em um conteúdo emocional é uma das chaves para o sucesso de uma digital storytelling. É importante que não somente a sua persona, mas todas as pessoas que tiverem contato com a sua história, possam se identificar com ela, por reconhecerem jornadas semelhantes às suas e verem seus sentimentos retratados na tela.

Voz do narrador

É a voz do narrador que aproxima a história do público. Por isso, é importante que ela seja marcante, podendo ser de uma brand persona, uma pessoa comum ou até mesmo de um cliente da marca.

Em tempos de mensagens instantâneas, bate-papos e comentários em redes sociais, as pessoas sentem falta de ouvir uma voz contando uma história. Dessa forma, quando uma narrativa é contada verbalmente, na voz de uma pessoa real, ela tem muito mais chances de atrair a atenção, criar identificação e estabelecer uma conexão com as pessoas.

Ritmo

O público do meio digital não costuma ter paciência para histórias longas e prolixas. Por isso, se você quer que sua digital storytelling faça sucesso, é importante estabelecer um ritmo envolvente para ela. Você pode fazer isso utilizando elementos audiovisuais, ou utilizando o desencadeamento de acontecimentos, que ajuda a evitar que a história fique monótona.

Trilha sonora

A trilha sonora é um elemento bem importante para essa estratégia, pois atua não apenas no apelo emocional do público, como também nos efeitos de áudio ao longo da narrativa. Ao escolher a música e os efeitos sonoros certos, é possível aprofundar a história e ativar gatilhos emocionais poderosos.

Menos é mais

Por se tratar de uma narrativa digital com diversos elementos, é importante saber equilibrar todos eles, evitando sobrecarregar a história com informações demais. Em geral, uma digital stotytelling de sucesso é curta e contém poucos elementos visuais, para não fugir do foco central, mas sem deixar de lado a criatividade e a autenticidade.

Quais os benefícios do Digital Storytelling?

Por se tratar de uma estratégia já existente aprimorada para o meio digital, é possível garantir benefícios que vão além daqueles obtidos com o tradicional storytelling. Com o digital, é possível contar história da sua empresa de forma atual e única. Confira alguns dos principais benefícios do digital storytelling.

Humaniza a marca

Atualmente, ser uma marca humanizada é fundamental para criar uma conexão com o público. Isso porque os consumidores atuais, precisam sentir que sua decisão de compra tem um significado real. Por isso, o digital storytelling é uma excelente forma de se conectar com as pessoas e aproximar a marca dos potenciais clientes.

Gera um conteúdo compartilhável

É bem comum que uma digital storytelling acabe se tornando um conteúdo viral e seja amplamente compartilhado. Isso porque além de ser um conteúdo curto e que chama a atenção, ele possui um forte apelo emocional que além do público se identificar, ainda lembra das pessoas do seu círculo. Isso estimula o compartilhamento e também fomenta o marketing boca a boca.

Entrega um conteúdo valioso

Um dos pontos marcantes dessa estratégia é a mensagem central ao redor do conteúdo, ou seja, a lição aprendida. A marca parte de uma ideia principal e conta a história da sua forma, utilizando a linguagem da sua persona e trabalhando com as emoções do seu público. 

Dessa forma, consegue entregar um conteúdo relevante com o qual as pessoas se identificam, melhorando assim o posicionamento estratégico de uma marca e destacando-a das demais no seu nicho.

Estimula o senso de comunidade

As pessoas gostam de sentir que fazem parte de algo, pois isso cria o senso de pertencimento. O mesmo acontece com as comunidades de marca, que reúnem consumidores que se identificam com a empresa e seus valores. 

O digital storytelling é uma excelente forma de transmitir a identidade da marca e reunir pessoas apaixonadas pela marca, formando assim uma grande comunidade de brand lovers. Esses consumidores são não apenas clientes fidelizados, como também potenciais defensores da marca.

Como construir uma estratégia de Digital Storytelling?

Para criar uma digital storytelling, é importante dominar técnicas de escrita, copywriting e saber utilizar as ferramentas digitais. Além disso, é fundamental contar com os principais elementos para uma boa narrativa digital.

Lembre-se de responder perguntas como: quem é a sua persona? Que linguagem ela utiliza? Qual seu tom de voz e estilo de comunicação? Quais são seus interesses, sonhos, dores e valores? Isso é fundamental para direcionar sua história de forma assertiva ao seu público escolhido.

Com isso em mente, uma mensagem a contar, a linguagem que será utilizada, as emoções e os recursos digitais, é a hora de juntar tudo isso e colocar em prática. A seguir, estão algumas dicas para essa construção:

  • Seja autêntico: esta é a chance da sua empresa se destacar da concorrência. Através de uma digital storytelling de sucesso, a marca é capaz de alcançar inúmeras oportunidades de negócio apenas por ser original e transmitir sua mensagem de forma genuína.
  • Desenvolva um conteúdo amigável: lembre-se que tão importante quanto contar a sua história, é cuidar para que ela seja acessível a todos. Por isso, busque torná-lo amigável para todos os dispositivos digitais, facilitando assim o seu compartilhamento.
  • Utilize dados como referência: por se tratar de uma estratégia atual, é importante que ela caminhe junto com uma cultura data driven, de forma que a digital storytelling conte com dados precisos a respeito do público e do potencial do mercado para nortear a criação da narrativa.
  • Acompanhe os resultados: assim como é importante acompanhar os dados para criar sua campanha, é fundamental acompanhá-los para verificar a eficácia da sua estratégia. Lembre-se que ao criá-la, você tinha uma ideia central, uma mensagem a ser passada com um objetivo em mente. Portanto, verifique se o objetivo foi alcançado ou está próximo de ser!

Assim como diversas outras estratégias dentro de um plano de marketing, a digital storytelling tem um grande potencial de atrair, reter e engajar os clientes. Contudo, para ela ser bem sucedida, é importante que seja planejada com foco no cliente, buscando superar suas expectativas.

Conte sua história e teste diferentes formatos para avaliar como o seu público irá recebê-los. Se você já tem uma mensagem para transmitir, isso já é meio caminho andado. Assista nosso Webinar Gratuito e saiba Como transformar sua empresa em uma Lovebrand — uma marca amada pelas pessoas!

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