Guia: saiba tudo sobre a estratégia de E-mail Marketing.

E-mail Marketing é uma estratégia que utiliza o correio eletrônico para contato direto com clientes e prospects. Entenda como funciona.


Entre as inúmeras formas de interagir com os consumidores, uma estratégia muito utilizada é o E-mail Marketing, que como o nome indica, consiste na utilização do e-mail como meio de contato com os clientes e prospects.

Seja para um contato inicial ou para a manutenção do relacionamento com os clientes, esse canal possui eficácia comprovada através de inúmeras métricas. Entenda como o e-mail marketing pode ser eficiente para estabelecer um vínculo e reter clientes, assim como melhorar os resultados e as vendas da sua empresa!

O que é e como funciona o E-mail marketing?

E-mail Marketing é uma estratégia que utiliza o envio de e-mails para chegar aos potenciais clientes e prospects. Ela é eficaz, pois permite que a empresa envie mensagens conforme o estágio de cada consumidor no funil de vendas.

A metodologia faz o envio das campanhas para uma lista de contatos prévios, e visa estabelecer uma comunicação com cada destinatário, além de colocar em prática ações de marketing. 

Essa é uma estratégia que costuma contar com ferramentas de automação para tornar os processos mais práticos. Além disso, ela oferece a opção de cancelamento de recebimento, o que a torna menos invasiva que outros tipos de interações, pois permite que o cliente cancele sua inscrição a qualquer momento.

Vale lembrar que o e-mail funciona como um canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário. Atualmente, está presente na vida de quase todo mundo, principalmente no meio corporativo, seja para a troca de informações, registro e arquivamento de conversas, agendamento de reuniões, envio de documentos, entre outros.

Dessa forma, o setor de marketing viu o tamanho potencial dessa ferramenta, que poderia muito bem ser utilizada para divulgar produtos, informar sobre ofertas e estreitar o relacionamento com os clientes, funcionando como uma espécie de “panfletagem virtual”.

Contudo, devido ao uso indevido dessa estratégia, em que algumas empresas passaram a lotar o correio eletrônico dos consumidores, foi necessário adotar uma metodologia para qualificar as abordagens de e-mail marketing. 

Com isso, as empresas passaram a pedir autorização para o envio dos e-mails, solicitando o contato dos clientes, que o fornecem de forma espontânea concordando com a ação. Isso possibilita segmentar a base de contatos e personalizar as mensagens e ações enviadas.

Por que usar E-mail marketing?

O e-mail é uma forma de alcançar diretamente as pessoas, sejam elas clientes fidelizados, consumidores em potencial, ou apenas curiosos pela sua marca que desejam saber mais a respeito dela. 

Além de permitir um contato direto, o e-mail marketing tem um custo relativamente baixo em comparação a outras formas de publicidade, como banners em sites, anúncios patrocinados, entre outros.

Quando bem executada, a campanha pode atrair e prender a atenção dos leads ou prospects. Isso porque ao abrirem a mensagem, ela ocupa boa parte da tela do dispositivo, seja ele um Smartphone, tablet ou notebook.

Ela também permite avaliar a performance das ações através de ferramentas que fornecem relatórios de entrega, visualização e cliques. Essas informações são essenciais para avaliar a estratégia, e tomar decisões mais assertivas do plano de marketing da empresa.

Segundo estudos, a comunicação com a utilização do e-mail marketing tem muitos benefícios, principalmente relacionados com autonomia, velocidade, economia, cadastro e viralidade.

Eles ainda apontam que segundo pesquisas realizadas com base em 60.000 transações concluídas em diversos sites de e-commerce nos Estados Unidos, foi constatado que a principal fonte de compras online foi o e-mail marketing.

O estudo apresenta gráficos que indicam o e-mail como sendo a forma mais eficiente de marketing digital, acima das mídias sociais, por exemplo. Além disso, uma estratégia de e-mail marketing:

  • Permite segmentar o envio de mensagens: a estratégia possibilita criar e enviar conteúdos diferentes para cada pessoa, conforme o estudo da persona, o que resulta em e-mails personalizados e com maiores chances de engajamento do que conteúdos genéricos.
  • Desperta o interesse e fortalece o relacionamento: o e-mail marketing é um excelente meio para manter um contato direto e contínuo com seu público-alvo, pois é pouco invasivo e pode ser mais intimista por ser personalizado.
  • Permite mensurar os resultados: atualmente, há diversas ferramentas para colocar em prática essa estratégia. Além de automatizarem processos, elas também ajudam a mensurar os resultados das ações, através do rastreio das taxas de abertura, cliques e conversões, permitindo avaliar a sua eficácia.
  • Trabalha com um público já engajado: uma vez que as pessoas fornecem o seu contato e autorizam o recebimento de e-mails, podemos pressupor que elas possuem um interesse prévio na comunicação com a empresa.
  • Custa menos que outras ações de Marketing: o e-mail marketing é comprovadamente mais barato em comparação com outras estratégias de marketing digital.

Quais os tipos?  

O Email Marketing possibilita inúmeras opções de conteúdo, pois, trata-se de um canal de comunicação e relacionamento bem abrangente, que permite a utilização de texto, imagem, gifs, entre outras mídias.

A escolha do formato depende da estratégia da organização, e de que tipo de informação ela quer transmitir. O e-mail pode ser focado na venda de um produto, ou em atualizações de um blog, oferta de recompensas digitais, comunicação com os clientes, divulgação de novidades e promoções, e muito mais. A seguir, falaremos um pouco mais sobre os principais tipos de e-mails utilizados nessa estratégia.

Newsletter

As Newsletters são uma excelente forma de se comunicar e nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes, oferecendo um conteúdo de valor. O objetivo principal dessa estratégia, é manter o público informado a respeito das atualizações e novidades do negócio e do seu nicho de mercado.

E-mail promocional

Primeiramente, é importante entender que um e-mail promocional não se trata apenas da divulgação de produtos e serviços. Podemos entendê-lo como a promoção de ofertas variadas, tais como:

  • Produtos físicos, no caso de e-commerces e empresas de varejo;
  • Produtos e serviços digitais, como consultorias, softwares e ferramentas pagas;
  • Produtos digitais gratuitos, como eBooks, ferramentas e webinars.

O foco principal do e-mail promocional é a conversão, por isso, ele prioriza levar a mensagem certa para a pessoa certa, conforme sua etapa na jornada de compra. Para isso, a empresa os envia de forma segmentada, ou seja, para um público-alvo que tenha um interesse prévio na oferta.

E-mail sazonal

Essa opção é muito utilizada nas estratégias de Marketing Sazonal, para enviar mensagens personalizadas aos clientes em determinadas datas comemorativas, que podem ser aniversário, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, entre outros. Neste caso, o objetivo principal é se mostrar uma marca humanizada que se importa com o público.

E-mail de boas-vindas

Essa é uma abordagem bastante utilizada, que consiste em enviar ao prospect um e-mail de boas-vindas assim que ele se tornar um Lead, ou seja, assim que ele se cadastrar na sua newsletter, por exemplo, ou no seu site, e fornecer seus dados de contato.

A princípio ele pode não parecer tão importante, contudo, ele funciona como um Onboarding de Clientes, importante para conduzir o consumidor em sua jornada e se fazer presente desde o início do seu relacionamento com a empresa.

E-mail para clientes e Leads inativos

O e-mail marketing também pode ser muito eficaz para recuperar clientes e leads perdidos. Através de uma estratégia de Remarketing, por exemplo, é possível trazer para perto aqueles clientes que já tiveram algum contato anterior com a empresa e não voltaram mais.

Além disso, também é possível identificar clientes com baixo engajamento ou inativos, e enviar um e-mail com uma oferta interessante ou cupom de desconto. Dessa forma, é possível impactá-los e quem sabe reativá-los na sua base de clientes.

Pesquisas

Muitas empresas aproveitam esse canal de contato direto com os clientes para conhecê-los melhor e obter feedbacks. Dessa forma, o e-mail marketing também pode ser usado para obter dados em pesquisas.

Essas pesquisas podem ser a respeito da satisfação do cliente com a empresa, ou ainda pesquisas demográficas, para traçar o perfil da sua persona, entender melhor o mercado, entre outras.

e-mail marketing

Como fazer um E-mail de marketing

Antes de mais nada, é preciso lembrar que para criar e colocar em prática uma estratégia de e-mail marketing, você precisa ter uma lista de contatos de potenciais clientes para o envio das campanhas.

Em seguida, é preciso definir qual o seu objetivo, o que é feito no planejamento da estratégia. Para alcançar esse objetivo, é fundamental já ter em mente a sua persona, que servirá de guia para o desenvolvimento do conteúdo das campanhas. 

Os objetivos da sua empresa podem ser diversos: vender mais, nutrir seus leads, qualificar o pós-venda da sua empresa, entre outros. A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar:

Foque na persona com quem você vai se comunicar

Como já ressaltamos, é fundamental conhecer bem a sua persona, que representa o perfil de cliente com quem você se comunicará através dos e-mails. Logo, o conteúdo e a linguagem utilizada para a comunicação, devem ser direcionados a essa pessoa, a fim de atender suas necessidades, expectativas e interesses. Isso permitirá que suas mensagens sejam personalizadas, portanto, mais assertivas.

Dedique-se na construção da sua lista de contatos

De nada adianta planejar uma excelente estratégia de e-mail marketing e não ter para quem enviar. Por isso, é fundamental investir esforços na criação e manutenção da sua lista de contato com clientes, prospects, leads qualificados e de todos que possam ser impactados com as campanhas.

Para conseguir obter os e-mails das pessoas, você pode inserir formulários no site da sua empresa, criar landing pages, oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato, entre outras formas.

Mas lembre-se que é preciso ter a autorização das pessoas para enviar e-mails. Isso deixa claro que não é recomendado comprar listas de contato, pois isso pode impactar negativamente a imagem da empresa, além de fazer com que seus e-mails caiam na caixa de spam dos leads.

Defina quais critérios de segmentação serão utilizados

É importante saber qual a sua intenção com cada campanha de e-mail marketing, para poder definir quem irá recebê-la. Segmentar o seu público é de extrema importância, pois você não vai querer enviar um e-mail de Boas-vindas para um cliente já fidelizado, ou uma oferta para um cliente que acabou de comprar.

Dessa forma, segmente sua lista de contatos conforme a sua etapa da jornada de compra. Além disso, você também pode usar para a segmentação:

  • Características demográficas (localização, idade, gênero, etc.);
  • Interesses (esportes, locais que frequenta, etc.);
  • Histórico de interação (clientes inativos, clientes novos, clientes assíduos, etc.);
  • Etapa do funil (pessoas que querem saber mais, pessoas que pediram orçamento, etc.).

São inúmeras as possibilidades de segmentação, por isso, defina aquelas que fazem sentido para a sua estratégia e para o tipo de e-mail que você está criando (newsletter, fluxos de nutrição, entre outros).

Selecione o conteúdo e as ofertas que serão enviadas

O conteúdo é o ponto principal do e-mail marketing, pois é ele que engaja o público e os direciona para uma ação. Por isso, é importante ter um planejamento dos tipos de campanhas que sua empresa pretende aplicar.

Os e-mails dependerão dos tipos de clientes, ou seja, ele precisará corresponder ao que cada um deles está buscando, à sua etapa da jornada e assim por diante. Nos fluxos de nutrição e newsletters, por exemplo, você pode usar conteúdos já publicados, como posts do blog, vídeos no YouTube, entre outros materiais para abordar algum tema.

Já nos e-mails promocionais e transacionais, por exemplo, é importante conhecer os interesses do consumidor e seu histórico com a empresa, a fim de recomendar ofertas relevantes para ele, de preferência uma que ele ainda não tenha.

E-mail Marketing na prática

Com todo o seu planejamento de como fazer, é importante se atentar nas formas de colocar a estratégia em prática. Isso inclui definir a frequência de envio das campanhas, os melhores dias e horários de envio, entre outros.

No planejamento, também é importante determinar quais métricas serão monitoradas, tais como:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Taxa de descadastros;
  • Taxa de conversão;
  • Bounce rate (taxa de e-mails que voltaram);
  • ROI (Retorno sobre Investimento).

Por fim, lembre-se que para executar sua estratégia é fundamental contar com uma ferramenta de e-mail marketing, responsável por automatizar processos, segmentar a base de contatos, personalizar os envios com os nomes de cada um, monitorar as métricas e muitos outros recursos.

Além dessa metodologia, há inúmeras outras formas de alcançar seus clientes e se comunicar de forma eficaz. Assista nosso Webinar gratuito e Aprenda tudo sobre como oferecer experiências envolventes e personalizadas aos clientes.

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