Como o Employee Advocacy pode ajudar sua estratégia de conteúdo

Seus colaboradores podem ser o caminho ideal para iniciar uma estratégia de marketing de defensores sem onerar o planejamento para o segmento e incrementar os resultados

Produzir mais conteúdo não significa necessariamente que a sua empresa terá mais visibilidade para novos consumidores, prospects ou mesmo para o compartilhamento da sua comunidade online de defensores.

Em muitas das estratégias de marketing de conteúdo planejadas pelas empresas, disponibilizam-se recursos para a produção de conteúdo, mas nem sempre são considerados os valores necessários à distribuição adequada dessas informações.

Para que a sua empresa não cometa o equívoco de produzir demais sem ter sucesso em aumentar a audiência, o Employee Advocacy – o uso de colaboradores dentro da estratégia de marketing de defensores – pode ser uma boa ferramenta, especialmente para dar o boom inicial em seus projetos da área.

Vale ressaltar que, em um primeiro momento, esse planejamento não deve onerar os custos e pode ser justamente o que sua companhia precisava para iniciar esse investimento.

Os colaboradores também terão mais conhecimento de seus produtos e serviços, além das iniciativas que serão desenvolvidas com o passar do tempo.

Como integrar os colaboradores nesta estratégia?

Basicamente, pode-se pensar em duas formas: auxiliando na criação e na distribuição do conteúdo – tanto de forma voluntária quanto incentivada, que vamos explicar mais à frente.

Muitos dos seus colaboradores têm grande expertise em seu segmento de atuação, seja pelas funções desempenhadas no seu negócio ou em empresas anteriores.

Com base nessa experiência, em muitas situações, o colaborador pode ter ciência dos problemas que os consumidores querem ver solucionados ou mesmo de dificuldades enfrentadas, o que dá mais peso e atratividade para que desenvolvam conteúdo.

No entanto, muitos de seus empregados não se sentem confortáveis em desenvolver conteúdo, independentemente do formato.

Eles podem, contudo, se reunir com sua equipe de marketing para auxiliar a delinear esse conteúdo e estabelecer novas pautas de forma a engajar, educar, entreter ou oferecer novas soluções – assim como deve ser incentivado entre os próprios consumidores.

Mas não só a equipe de marketing se beneficia da integração dos colaboradores na produção de conteúdo.

Trata-se de uma excelente maneira de melhorar a divulgação das informações incluídas em seu canal corporativo, visto que é muito provável que os próprios colaboradores compartilhem e façam com que esse conteúdo – produzido, orientado ou sugerido por eles – se espalhe pela internet, apoiando as estratégias de endomarketing.

Seguindo nessa linha de raciocínio, é importante compreender que muitos desses profissionais podem ter em sua rede de contatos potenciais consumidores ou pessoas que possam indicar sua empresa ou produtos.

Trata-se de uma maneira de focar na qualidade das pessoas que serão influenciadas pela sua atuação no meio digital e podem se interessar em fazer parte de sua comunidade online.

Transformando empregados em defensores da marca

Não é por meio da hierarquia e das ordens que seus colaboradores vão se transformar em defensores da marca.

Eles podem até compartilhar conteúdos por determinação dos diretores, mas não é esse o conceito defendido pelo marketing de defensores.

Assim como as companhias visam construir relações perenes com os clientes, fazendo com que se tornem apaixonados pela marca e pelos produtos, a mesma iniciativa deve ser usada com os colaboradores.

No entanto, essas pessoas já estão dentro da empresa e conhecem os cuidados e processos adotados para que os produtos ou serviços tenham a qualidade esperada para todos.

Também é preciso que haja campanhas de comunicação interna, orientando e explicando como esse engajamento pode beneficiar a empresa desde o momento da contratação – seja com o aumento da visibilidade em redes sociais ou com a contribuição para desenvolver novos leads de qualidade.

Estruture um programa personalizado para os colaboradores

Muitos dos seus empregados já compartilham conteúdo que consideram interessante em suas redes sociais.

Ao desenvolver novas informações e envolver os colegas do setor, aumenta-se a probabilidade de que esse conteúdo seja replicado e recomendado de forma voluntária, sem a necessidade de um envolvimento mais profundo por parte da empresa.

No entanto, para ampliar ainda mais a probabilidade de colher os benefícios do marketing de defensores, a companhia pode usar uma plataforma específica, estabelecendo, por exemplo, recompensas com base em pontuações para os colaboradores que mais contribuírem com essa estratégia.

A companhia pode criar uma pontuação específica para cada tipo de atividade – indicação de um possível lead, compartilhamento de conteúdo, inclusão de depoimentos em sites de compras ou nas redes sociais, sugestão de novas pautas ou ideias para aumentar o engajamento, entre outras – e colocar pontuações para que o colaborador retire um produto ou serviço.

A partir dessas recompensas, é possível que a empresa indique o tipo de conteúdo mais importante para ser compartilhado – atribuindo mais pontos a ele.

Normalmente, ao considerar o funil de vendas, os artigos do início são os mais interessantes e com mais potencial de engajamento, visto que estão no momento da geração de interesse por um produto ou serviço.

Em última análise, a ideia é fazer com que os colaboradores se envolvam, de forma voluntária ou incentivada.

Se, no ambiente de sua empresa a competitividade é incentivada, é possível estabelecer uma competição, que favorecerá o engajamento dos colaboradores.

Não existe uma receita de bolo, visto que cada grupo de empregados pode reagir de forma diferente às estratégias, exatamente como ocorre com os consumidores.

Nesse contexto, é importante que haja um alinhamento entre os responsáveis pelo desenho das estratégias de marketing de defensores e o acompanhamento do engajamento dos colaboradores.

Não esqueça de mensurar

Dentro dos investimentos na área digital, a possibilidade de mensurar e acompanhar o desenvolvimento de estratégias é fundamental.

Uma medida importante é avaliar as impressões obtidas em redes sociais antes do desenvolvimento de uma estratégia de employee advocacy e o quanto ela cresceu após a sua implantação.

Quer saber mais sobre como mensurar a sua estratégia de Marketing de Defensores? Leia nosso artigo completo e saiba tudo!

👉 Como mensurar seu Programa de Marketing de Defensores

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