Employer Branding: conheça a importância de um bom atendimento ao colaborador

O employer branding é importante para que o funcionário se sinta parte essencial da empresa. Saiba como um bom atendimento ao colaborador pode influenciar nisso!


A sua empresa vislumbra para si um futuro promissor no mercado? Se a resposta for sim, então ela sabe que é preciso tornar seus colaboradores verdadeiros embaixadores do seu negócio. Até porque isso pode trazer inúmeros benefícios para o seu time. 

Afinal, imagine só um ambiente de trabalho no qual o seu colaborador realmente se sente valorizado, engajado e pertencente à empresa? Isso faz com que todos ao redor dele sintam um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Ademais, é super interessante manter um bom funcionário na empresa. Inclusive, é muito melhor e mais econômico do que contratar novos funcionários e lidar com a alta rotatividade de colaboradores em seu negócio. Assim, a cultura da empresa permanece forte e os custos podem ser reduzidos. 

Além disso, de acordo com um estudo elaborado pelo LinkedIn, empresas que apostam em uma readequação dos seus funcionários (ao invés de substituí-los por novatos) reduzem seus gastos em até 43%.

O que é Employer Branding?

Primeiramente, é importante saber que em tradução livre do inglês employer branding significa “marca empregadora”. É uma estratégia de marketing que tem como objetivo transmitir uma imagem positiva sobre a empresa para as pessoas de fora. Afinal, ela é essencial para mostrar como seu negócio promove um bom clima e ambiente de trabalho. Isso inclui valorização do profissional, planos de carreira e muito mais.

Além disso, serve para que a relação entre os funcionários seja trabalhada de maneira saudável e cada vez mais fortalecida, promovendo o bem-estar dos colaboradores na empresa e uma boa employee experience.

O mais legal disso tudo é que o employer branding funciona muito além de reter bons funcionários na empresa. Fora isso, ele também serve para fazer com que pessoas de fora queiram disputar por vagas em aberto no seu negócio. E quem é que não quer escolher os melhores candidatos dentre inúmeros currículos enviados?

Como o bom atendimento ao colaborador influencia o Employer Branding?

Bom, de nada adianta ter um employer branding positivo se na realidade o seu relacionamento com os colaboradores não é saudável. Por isso, sempre tenha em mente a relevância em oferecer canais de comunicação transparentes com seus funcionários, um RH que saiba o poder da empatia e aposte em práticas que façam com que o colaborador se sinta ouvido. 

Crie um canal de comunicação acessível 

Uma das sugestões é adotar um canal de comunicação via WhatsApp para falar com os membros da sua empresa, independente de onde eles estiverem (escritórios diversos, fábrica, atividades de campo, presencial ou remoto). Isso pode trazer inúmeros benefícios, dentre eles: sensação de mais proximidade com o funcionário e uma melhor divulgação de materiais internos e comunicados gerais para o time. Aproveite e saiba mais sobre boas práticas de comunicação interna via WhatsApp.

Invista em canais de sugestão e feedback constantes

Outro exemplo consiste em investir em canais de críticas, feedbacks e sugestões – além de marcar com frequência reuniões de feedback com lideranças. Ao receber um bom atendimento por parte da empresa, o colaborador possivelmente se sentirá mais motivado a trabalhar no seu negócio, sendo um embaixador da marca e colaborando para o employer branding. Reconhecimento sempre cai bem!

Além disso, automatizar a sua comunicação com os colaboradores pode promover um relacionamento mais assertivo, transparente e até mesmo motivador com o auxílio de campanhas de endomarketing.

O employer branding deu certo? Automatize o recrutamento de novos candidatos!

Se o seu projeto de employer branding funcionar como deveria, provavelmente sua empresa se tornou um local de trabalho cobiçado. Mas todo mundo sabe – ou pelo menos imagina – que um processo seletivo dá um trabalho e tanto. 

Divulgação da vaga, recebimento e triagem de currículos, agendamentos de entrevistas, comunicações com o candidato e todos os detalhes da jornada dele até se tornar de fato um membro da equipe não devem ser deixados de lado. Afinal, é necessário zelar pela imagem de bom lugar para se trabalhar. Por isso, considere um recrutamento automatizado em seus processos seletivos e conte com a inteligência artificial para ajudar seu negócio.

Se comunique com seus colaboradores de maneira unificada com o apoio de soluções digitais

Hoje em dia, muitas empresas adotam comunicações automatizadas para que consigam falar com mais agilidade com seus clientes e consumidores. Mas esse tipo de ferramenta também pode contribuir para que algumas empresas falem com seus funcionários através de um canal de comunicação unificado. Dentre as facilidades que esta adoção traz, podemos citar:

  • Canal de dúvidas programado com chatbot para responder em tempo integral
  • Envio de campanhas de endomarketing
  • Canal de sugestões para ouvir os funcionários
  • Envio de comunicados gerais
  • E o recebimento e envio de documentos importantes!

Além disso, soluções digitais de comunicação automatizada podem te ajudar em processos seletivos, assim como mencionamos no bloco anterior deste texto! Que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Recomendamos a leitura a seguir: Saiba por que automatizar os processos de RH da sua empresa é uma ótima estratégia

Ademais, é interessante conhecer algumas soluções digitais especializadas em comunicação multicanal que podem facilitar o atendimento ao colaborador (melhorando o employer branding) e  aprimorar os processos seletivos para aqueles que querem se tornar parte da sua equipe. 

O Mktzap da New Way pode ajudar seu RH! Responsivo em múltiplas plataformas, ele organiza suas comunicações externas e internas. Além disso, o Mktzap se integra aos chatbots, responsáveis por deixar sua empresa online em tempo integral – responda rapidamente às suas interações com funcionários e candidatos!


Este conteúdo foi escrito pela equipe da New Way, pioneira no Brasil em comunicação automatizada com chatbots.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X