Engajamento de Equipes: saiba como construir uma melhor Cultura Organizacional

Quando falamos em engajamento de equipes, é comum pensarmos em ações da área de recursos humanos, ou seja, o time tradicionalmente responsável pela atração e retenção dos talentos da empresa. Porém, é importante compreender que o engajar pessoas vai muito além disso, e passa por todas as outras áreas, principalmente o Marketing.

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma equipe desmotivada pode prejudicar muito o desempenho da empresa como um todo. Por isso, é fundamental colocar em prática estratégias que fortaleçam a cultura da sua empresa e impulsionem o desempenho dos seus colaboradores.

Pensando nisso, é preciso desenvolver campanhas que estimulem os funcionários a se sentirem pertencentes e motivados a realizarem suas funções porque enxergam um propósito nelas. Nessa jornada, uma estratégia de Employee Advocacy pode ser uma ótima aliada.

Então, que tal se aprofundar no tema e conhecer várias ações que podem otimizar o desempenho da sua equipe se colocadas em prática quanto antes?

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é o engajamento de equipes e qual a sua importância?
  • Dicas para inspirar o engajamento e construir uma cultura organizacional melhor.
  • Como o Employee Advocacy pode ajudar a manter o engajamento das equipes?

O que é engajamento de equipe?

Primeiramente, esclareceremos que a satisfação dos colaboradores não está diretamente relacionada ao engajamento com a empresa. 

Esse engajamento envolve outros fatores, pois tem ligação com os valores e a cultura organizacional, com papéis bem definidos, com metas específicas e com a perspectiva de crescimento constante. Sobretudo, tem a ver com a possibilidade de desenvolver ideias e projetos com autonomia e responsabilidade. 

Então, o que é engajamento de equipe?

O engajamento diz respeito ao senso de colaboração e pertencimento no ambiente de trabalho. Enquanto isso, a satisfação se aproxima de uma manutenção e não de comprometimento.

Engajamento de pessoas é sobre envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além de tarefas entregues e metas alcançadas. Hoje, engajamento é dinamismo, criatividade e visão sistêmica da cultura de uma empresa na prática, ou seja, no dia a dia dos colaboradores. 

Lembre-se que já passou o tempo em que as atividades de trabalho eram rotineiras, imutáveis e repetitivas. O mercado carece de transformação e essa transformação envolve movimento e, agilidade para acompanhar as expectativas das novas gerações que estão sedentas de mudanças.

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella, explica um pouco melhor como as organizações podem melhorar o engajamento dos seus colaboradores, dá uma olhada:

Não existe fórmula mágica. Porém, existem algumas práticas que você pode aderir para manter as equipes e os colaboradores engajados com a sua empresa. Então, vamos lá!

Dicas para melhorar o engajamento de equipes

Confira a seguir, 6 dicas de como engajar uma equipe:

1. Entregue um propósito

Quando desempenhamos uma atividade e percebemos que isso nos faz bem e estamos retribuindo de alguma forma para o mundo e para outras pessoas, nos sentimos bem e queremos continuar a desenvolver aquilo, não é?

Nesse sentido, trabalhar com propósito e com uma marca humanizada, que valoriza as relações humanas, nas quais sempre há trocas de experiências e aprendizados, responsabilidade, respeito e senso de coletividade, gera o sentimento de satisfação nos profissionais.

Por isso é tão importante trabalhar com um propósito em qualquer momento de nossas vidas. Além disso, os resultados são muito benéficos para a organização: aumento da produtividade, redução de turnover, funcionários mais dispostos e motivados, e por aí vai.

2. Crie uma comunidade

Estimule o senso de pertencimento em torno do propósito da empresa. 

Trabalhe na construção de uma cultura organizacional forte e abuse do endomarketing para auxiliar nessa tarefa. Com valores compartilhados e um propósito consistente, a manutenção de um ambiente colaborativo é quase natural. Afinal, trabalhar em comunidade faz parte da nossa essência.

> Leia mais: Como criar uma comunidade online engajada?

3. Proponha ações de engajamento

Incentive a participação da sua comunidade em tudo o que estiver relacionado à construção da imagem da empresa. Não esqueça dos feedbacks, pois eles são importantes para a manutenção da relação entre colaboradores e a marca, e podem fornecer insights poderosos sobre processos, ambiente e, até mesmo, a respeito dos produtos e serviços.

Não esqueça de pedir esses feedbacks regularmente, a fim de garantir a felicidade organizacional e um ambiente em que os funcionários se sintam seguros e à vontade para compartilhar suas opiniões de forma sincera e livre de julgamentos.

4. Invista em reconhecimento e recompensas

Para manter uma equipe engajada e motivada, você precisa garantir que seus esforços serão vistos e recompensados. Elogie os avanços regularmente e ofereça recompensas de valor que possam aprimorar a performance do colaborador.

Se você tiver um programa de Employee Advocacy, pode incluir recompensas como cursos especializados e consultorias para que seus funcionários encontrem a possibilidade de evoluir profissionalmente. Ações como esta demonstram o quanto a empresa preza por cada um e como é importante que eles cresçam com a marca. O que nos leva à dica número cinco.

5. Proporcione crescimento e oportunidades

Equipes engajadas trabalham em harmonia e direcionam suas habilidades de forma adequada, de modo a cumprir metas e objetivos. Converse com seus colaboradores sobre objetivos e planos de carreira. Entenda se a empresa explora todo o seu potencial. Busque projetos nos quais eles possam trabalhar e desenvolver suas melhores competências, sejam elas soft ou hard skills.

> Assista: [Webinar] Employee Experience: Do engajamento aos defensores de marca

Aproveite os momentos dedicados aos feedbacks como as reuniões one on one para fornecer dicas preciosas sobre como eles podem se aprimorar (indique cursos, bootcamps, eventos, etc.) e progredir dentro da empresa.

6. Seja uma liderança inspiradora

Ser um líder competente, apaixonado e proativo é uma das melhores técnicas de engajamento de equipes. Empatia é a chave para construir uma boa cultura organizacional. Demonstre interesse e dedique tempo para compreender as necessidades e ambições dos seus colaboradores e isso fará com que sintam que suas contribuições são valiosas para o desenvolvimento da organização.

Mantenha conversas regulares e um relacionamento próximo para entender como sua experiência no ambiente de trabalho pode ser melhor.

> Assista: [Webinar] Employee Advocacy: transformando colaboradores em seus influenciadores

Descubra o que motiva seus times e qual a visão que eles possuem de sucesso. Com essas informações, crie um ambiente gratificante em que todos possam prosperar. 

Jack Welch, um conhecido executivo norte-americano, faz alguns comentários a respeito de uma verdadeira liderança inspiradora nesse vídeo:

Como o Employee Advocacy pode ajudar a manter o engajamento das equipes?

Por muito tempo, as empresas contrataram funcionários com o único objetivo de adquirir mão de obra, desconhecendo a possibilidade de que esses colaboradores poderiam ser muito mais do que apenas executores de tarefas. 

Com o passar do tempo, pessoas qualificadas começaram a ser um recurso escasso no mercado, dada a complexidade das diferentes funções que surgiram. E, em meio a tanta competição, é preciso ter um plano de ação para o engajamento da equipe, a fim de garantir o bom desempenho da organização.

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Hoje, é fato que os colaboradores são os primeiros clientes de uma marca e também precisam ser encantados. A retenção e o engajamento no trabalho são fundamentais mesmo internamente. 

A partir de campanhas e ações, a própria empresa pode estimular os funcionários a se engajarem ainda mais nas causas e metas do negócio. Para isso, é preciso estipular objetivos, prazos e recompensas, deixando sempre claro quais são as regras do jogo para todos os profissionais.

Foi isso mesmo que você leu: um jogo

Uma solução como a da Peepi pode ser uma aliada poderosa para melhorar o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. Além disso, ela ainda possibilita transformá-los em um poderoso instrumento para impulsionar seu alcance de marca e até mesmo a relação com os clientes finais, por meio de um programa de Employee Advocacy.

A solução da Peepi propõe técnicas de gamificação para que, através de desafios atividades que você irá propor para que seus funcionários realizem , que geram pontos que podem ser trocados por recompensas, você possa incentivar o engajamento das equipes cada vez mais com o desenvolvimento da empresa, valores e cultura. Lembrando sempre de reconhecê-los por isso.

Na prática, um programa de Employee Advocacy é uma forma de reconhecer e valorizar seus colaboradores, incentivando-os a impulsionar o alcance da empresa através das suas próprias relações pessoais e profissionais. A estratégia busca desenvolver o sentimento de pertencimento dos colaboradores, visando a sua satisfação e propondo ações de engajamento de equipe, que beneficiarão os dois lados dessa união.

Tenha sempre em mente que funcionários reconhecidos são motivados a buscar melhores resultados.

Então, alguns benefícios de um programa de Employee Advocacy para a sua empresa são:

  1. Engajamento de equipes;
  2. Novos clientes trazidos pelos seus colaboradores;
  3. Indicação de novos colaboradores;
  4. Novos talentos, atraídos por seus funcionários engajados e motivados;
  5. Aumento da retenção de colaboradores;

Deu pra entender o que é ter uma equipe engajada? Com algumas estratégias, é possível conseguir isso mais facilmente. Entre essas estratégias, está o Employee Advocacy.

Quer saber mais sobre Employee Advocacy? Baixe o nosso infográfico!

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