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Engajamento de equipes: dicas para construir uma melhor cultura organizacional

Quando falamos em engajamento de equipes, é comum pensarmos em ações da área de recursos humanos, ou seja, o time tradicionalmente responsável pela atração e retenção dos talentos da empresa. Porém, é importante compreender que o engajamento vai muito além disso e passa por todas as outras áreas, principalmente, o Marketing.

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma equipe desmotivada pode ser um fator que vá prejudicar muito desempenho da empresa como um todo. Por isso, é fundamental colocar em prática estratégias que fortaleçam a cultura da sua empresa e impulsionem o desempenho dos seus colaboradores.

Pensando nisso, é preciso desenvolver campanhas que estimulem os funcionários a se sentirem pertencentes e motivados a realizar suas funções porque enxergam um propósito nelas. Nessa jornada, uma estratégia de Employee Advocacy pode ser uma ótima aliada.

Então, que tal se aprofundar no tema e conhecer várias ações que vão otimizar o desempenho da equipe se colocadas em prática o quanto antes?

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é o engajamento de equipes e qual sua importância?
  • Dicas para inspirar o engajamento e construir uma cultura organizacional melhor.
  • Como o Employee Advocacy pode ajudar a manter o engajamento das equipes?

O que é o engajamento de equipes?

Primeiramente, vamos esclarecer que a satisfação dos colaboradores não está diretamente relacionada ao engajamento com a empresa. 

Esse engajamento envolve outros fatores, pois tem ligação com os valores e a cultura organizacional, tem a ver com papéis bem definidos com metas específicas e perspectiva de crescimento constante. Sobretudo, tem a ver com a possibilidade de desenvolver ideias e projetos com autonomia e responsabilidade. 

Assim, é sobre senso de colaboração e pertencimento dentro do ambiente de trabalho. Enquanto isso, a satisfação se aproxima de uma manutenção e não de comprometimento.

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além de tarefas entregues e metas alcançadas. Hoje, engajamento é dinamismo, criatividade e visão sistêmica da cultura de uma empresa na prática, no dia a dia dos colaboradores. 

Lembre-se que já passou o tempo em que as atividades de trabalho eram rotineiras, imutáveis e repetitivas. O mercado carece de transformação e transformação envolve movimento, agilidade para acompanhar as expectativas das novas gerações que estão sedentas de mudanças.

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella comenta um pouco melhor como as organizações podem melhorar o engajamento dos seus colaboradores, dá uma olhada:

Não existe fórmula mágica. Porém, existem algumas práticas que você pode aderir para manter as equipes e os colaboradores engajados com a sua empresa. Então, vamos lá!

Dicas para melhorar o engajamento de equipes

1. Entregue um propósito

Quando desempenhamos uma atividade e percebemos que nos faz bem e que estamos retribuindo de alguma forma para o mundo e outras pessoas, nos sentimos bem e queremos continuar a desenvolver aquilo, não é?

Nesse sentido, trabalhar com propósito está ligado às relações humanas, nas quais sempre há trocas de experiências e aprendizados, responsabilidade, respeito e senso de coletividade.

Por isso é tão importante trabalhar com um propósito em qualquer momento de nossas vidas. Além disso, os resultados são muito benéficos para a organização: aumento da produtividade, redução de turnover, funcionários dispostos e motivados e por aí vai.

2. Crie uma comunidade

Estimule o senso de pertencimento em torno do propósito da empresa. 

Trabalhe a construção de uma cultura organizacional forte e abuse do endomarketing para auxiliar nessa tarefa. Com valores compartilhados e um propósito consistente a manutenção de um ambiente colaborativo é quase natural. Afinal, trabalhar em comunidade faz parte da nossa essência.

> Leia mais: Como criar uma comunidade online engajada?

3. Proponha ações de engajamento

Incentive a participação da sua comunidade em tudo o que estiver relacionado à construção da imagem da empresa. Não esqueça dos feedbacks. Eles são importantes para a manutenção da relação entre colaboradores e a marca e podem fornecer insights poderosos sobre processos, ambiente e, até mesmo, a respeito dos produtos e serviços.

Não esqueça de pedir esses feedbacks regularmente e garantir um ambiente no qual os funcionários se sintam seguros e à vontade para compartilhar suas opiniões de forma sincera e livre de julgamentos.

4. Invista em reconhecimento e recompensas

Para manter as equipes motivadas e engajadas, você precisa garantir que seus esforços serão vistos e recompensados. Elogie os avanços regularmente e ofereça recompensas de valor que possam aprimorar a performance do colaborador.

Se você tiver um programa de Employee Advocacy, pode incluir recompensas como cursos especializados e consultorias para que seus funcionários encontrem a possibilidade de evoluir profissionalmente. Ações como esta demonstram o quanto a empresa preza por cada um e como é importante que eles cresçam junto com a marca. O que nos leva à dica número cinco …

5. Proporcione crescimento e oportunidades

Equipes engajadas trabalham em harmonia e direcionam suas habilidades de forma adequada a fim de cumprir metas e objetivos. Converse com seus colaboradores sobre objetivos e planos de carreira. Entenda se a empresa explora todo o seu potencial. Busque projetos nos quais eles possam trabalhar e desenvolver suas melhores competências.

> Assista: [Webinar] Employee Experience: Do engajamento aos defensores de marca

Aproveite os momentos dedicados aos feedbacks – como as reuniões one on one – para fornecer dicas preciosas sobre como eles podem se aprimorar (indique cursos, bootcamps, eventos, etc.) e progredir dentro da empresa.

6. Seja uma liderança inspiradora

Ser um líder competente, apaixonado e proativo é essencial para o engajamento das equipes. Empatia é a chave para construir uma boa cultura organizacional. Demonstre interesse e dedique tempo para compreender as necessidades e ambições dos seus colaboradores e isso fará com que sintam que suas contribuições são valiosas para o desenvolvimento da organização.

Mantenha conversas regulares e um relacionamento próximo para entender como sua experiência no ambiente de trabalho pode ser melhor.

> Assista: [Webinar] Employee Advocacy: transformando colaboradores em seus influenciadores

Descubra o que motiva seus times e qual a visão que eles possuem de sucesso. Com essas informações, crie um ambiente gratificante em que todos possam prosperar. 

Jack Welch, um conhecido executivo norte-americano, faz alguns comentários a respeito de uma verdadeira liderança inspiradora nesse vídeo:

Como o Employee Advocacy pode ajudar a manter o engajamento das equipes?

Por muito tempo, as empresas contrataram funcionários com o único objetivo de adquirir mão de obra, desconhecendo a possibilidade de que esses colaboradores poderiam ser muito mais do que apenas executores de tarefas. 

Com o passar do tempo, pessoas qualificadas começaram a ser um recurso escasso no mercado dada a complexidade das diferentes funções que surgiram. E, em meio a tanta competição, é preciso manter as equipes engajadas no desempenho da organização.

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Hoje, é fato que os colaboradores são os primeiros clientes de uma marca e também precisam ser encantados. A retenção e o engajamento são fundamentais mesmo internamente. 

A partir de campanhas e ações, a própria empresa pode estimular os funcionários a se engajarem ainda mais nas causas e metas do negócio. Para isso, é preciso estipular objetivos, prazos e recompensas, deixando sempre claro quais são as regras do jogo para todos os profissionais.

Foi isso mesmo que você leu: um jogo

Uma solução como a da Peepi pode ser uma aliada poderosa para melhorar o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores e, ainda, transformá-los em um poderoso instrumento para impulsionar seu alcance de marca e até mesmo a relação com os clientes finais por meio de um programa de Employee Advocacy.

A solução da Peepi propõe técnicas de gamificação para que, através de desafios – atividades que você irá propor para que seus funcionários realizem -, que geram pontos que podem ser trocados por recompensas, você possa incentivar o engajamento das equipes cada vez mais com o desenvolvimento da empresa, valores e cultura. Lembrando sempre de reconhecê-los por isso.

Na prática, um programa de Employee Advocacy é uma forma de reconhecer e valorizar seus colaboradores, incentivando-os a impulsionar o alcance da empresa através das suas próprias relações pessoais e profissionais. A estratégia busca desenvolver o sentimento de pertencimento das equipes, buscando a satisfação dos funcionários e propondo ações que beneficiarão os dois lados dessa união.

Tenha sempre em mente que funcionários reconhecidos são motivados a buscar os melhores resultados.

Então, alguns benefícios de um programa de Employee Advocacy para a sua empresa são:

  1. Engajamento de equipes
  2. Seus funcionários podem trazer novos clientes
  3. Indicação de novos colaboradores
  4. Funcionários engajados e motivados ajudam a atrair novos talentos
  5. Um programa de sucesso aumenta a retenção de colaboradores

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