Engajamento nas redes sociais: como conseguir os melhores resultados

Engajamento é o interesse e envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo, seja no seu blog ou nas redes sociais. São todas as interações de alguém com a sua marca.

Os comentários, curtidas e compartilhamentos de publicações podem ser usados como termômetro em uma estratégia de mídias sociais, já que eles revelam muito sobre a sua audiência, o quanto as pessoas confiam na sua marca e o quanto são influenciadas pelas suas opiniões.

Entretanto, é muito importante ter em mente que só o fato de possuir uma conta nas redes sociais não irá trazer resultados. Para isso, é preciso estar ativo e em constante interação com o seu público.

É frequente acontecer de muitas empresas não levarem essas plataformas a sério e acabam frustradas por estarem “falando sozinhas” – o que, mesmo um fato isolado, já pode ser visto como uma resposta negativa da audiência.

As redes sociais são importantes para toda estratégia digital porque aumentam a visibilidade dos negócios, oferecem a oportunidade de expandir o engajamento com os consumidores e estabelecer um relacionamento próximo e duradouro com o seu público.

A importância de uma estratégia eficiente nas redes sociais

As redes sociais precisam ser parte efetiva da sua estratégia de marketing se o objetivo for criar um espaço realmente capaz de alavancar suas vendas e divulgar o seu serviço cada vez para mais pessoas

Com elas, os seguidores engajados formam uma audiência que gosta e confia na sua marca. Eles serão a base para uma comunidade que vai curtir, comentar e compartilhar as suas publicações.

Cada plataforma social é crucial  para construir uma experiência positiva de marca e desenvolver relacionamentos significativos com o público partindo de trocas relevantes tanto para os possíveis consumidores quanto para a sua empresa.

Utilize os seguidores que você já tem para conseguir alcançar mais pessoas e, mesmo que sejam poucos, você já conseguirá identificar alguns benefícios como:

  • Reconhecimento da marca;
  • aumento de tráfego no site e blog;
  • aumento do número de leads, vendas e clientes;
  • melhora no atendimento e fidelização dos clientes.

Dica importante: você deve tratar o engajamento nas redes sociais como um jantar de boas-vindas que tem o propósito de encorajar uma conversa entre o anfitrião e os convidados.

Não se trata de aumentar sua popularidade, mas sim de fazer conexões significativas com clientes e possíveis clientes, o que servirá para impulsionar sua marca (e ROI) tanto online quanto off-line e conquistar defensores para a sua marca.

Por isso, a melhor métrica de sucesso para as redes sociais é um público engajado e não apenas grande. Lembre-se que é pela qualidade e não apenas pela quantidade que você deve se esforçar.

Como estruturar uma estratégia para aumentar o engajamento nas redes sociais

Nós elencamos alguns passos para você desenhar a sua estratégia, diversificando os conteúdos e deixando as publicações consistentes com a sua marca a partir de objetivos claros. 

Basicamente, o engajamento nas redes sociais está crescendo sempre que alguém interage com você e pode ser observado de várias formas:

  • compartilhamentos e retuites
  • comentários
  • likes
  • crescimento do número de seguidores e alcance
  • cliques nos links que você compartilha
  • menções (marcadas ou não)
  • salvar os posts
  • visualização nos stories
  • respostas e interações diversas

Dificilmente os seguidores começarão a interagir com os seus perfis espontaneamente. Por isso, é provável que eles precisem de algum incentivo. Então…

1. Conheça sua persona

Persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal com detalhes a respeito de comportamento, localização social, expectativas, etc. 

Com uma persona bem delineada, você conseguirá conquistar o mundo (ou quase!). É a partir dela que a conversa nas redes sociais se inicia, tornando-se possível estabelecer um tom para suas comunicações, assunto para abordar, quais canais utilizar e, sobretudo, um objetivo para todo conteúdo que você produz.

É fácil se perder entre tráfego e conversões. Então, não se esqueça de que há uma pessoa real que você precisa alcançar.

2. Analise seu engajamento atual

Métricas! Métricas! Métricas! Elas não mentem e são poderosas para uma estratégia assertiva de marketing nas redes sociais. É preciso medir cada passo de crescimento e, para isso, você deve saber de que lugar está partindo para vislumbrar um horizonte.

Vista seu chapéu de cientista do marketing e anote dados como o número atual de seguidores em cada uma das redes que você está presente, quantos comentários e compartilhamentos recebe em média por postagem e todos as informações que você julgar relevantes.

Em seguida, certifique-se de manter um monitoramento regular para que os saltos ou quedas no engajamento possam fornecer pistas valiosas sobre o que funciona ou não com a sua audiência.

3. Produza conteúdos relevantes

Conteúdo de valor é a chave para toda estratégia de marketing nas redes sociais. Lembre-se sempre que você está estabelecendo um relacionamento com a audiência com objetivos específicos para o seu negócio. Você espera algo dos consumidores, então, entregue materiais que sejam relevantes para solucionar os problemas da sua persona.

Tenha em mente que o objetivo é fazê-la avançar para a próxima etapa da jornada, tornando-a um lead, um cliente e, finalmente, um defensor.

Os passos são simples:

4. Fale sobre a sua área como um todo

Estabelecer um relacionamento com troca de valor para ambos os lados pode ser um grande desafio. Para ter uma base sólida de clientes, consumidores e defensores você precisa colocar tijolo por tijolo, com paciência e atenção aos detalhes.

Falar só sobre a sua marca pode deixar muitas pessoas desconfiadas e resistentes a conhecer a sua empresa e os seus serviços. Por isso, é importante você demonstrar que tem conhecimento sobre o assunto e é mestre na sua arte. 

Conte sobre o seu mercado, quais desafios enfrentou e como aprendeu a superá-los. Sobretudo, conte a sua história porque ela pode ser parecida com a de muitas pessoas. Seus problemas e soluções podem ser úteis para muita gente e, ao final, a jornada estará traçada com confiança suficiente para oferecer sua solução sem nenhuma resistência.

5. Escolha uma estratégia

Levando em conta todos os pontos anteriores, escolha uma estratégia assertiva para impactar a sua persona. Claro, não existe solução mágica e, por isso, você precisa testar seus conteúdos e acompanhar as métricas para saber o que funciona melhor para o seu público e o que não funciona.

Uma vez que os objetivos de negócios de cada empresa são diferentes, a estratégia de mídias sociais também será.

Por exemplo, a Netflix e a Tiffany and Co. terão motivações completamente diferentes em busca de engajar seus clientes e possíveis clientes. Enquanto a primeira está tentando criar uma marca jovem, divertida e relacionável, a segunda, está buscando criar uma imagem de exclusividade para a marca. O que vale a pena notar é que as duas empresas são envolventes em suas próprias maneira de ser. Dá uma olhada:

6. Esteja antenado

Como? Você pode entrar em uma conversa que já está acontecendo. Comentar sobre eventos e tendências atuais de uma forma que mostre o posicionamento da sua marca é uma oportunidade de se conectar instantaneamente com o público.

Tendências da cultura pop, grandes eventos esportivos, feriados ou memes podem ser ótimas dicas para postagem com objetivo apenas de engajar.

7. Mostre o lado humano

É muito tentador se envolver com uma marca quando você sabe que há uma pessoa de verdade do outro lado. Então, não se esconda.

Explore o lado humano da sua empresa, compartilhe o dia a dia de trabalho, mostre quem são seus colaboradores e incentive-os a interagir com as suas postagens nas redes sociais (Employee Advocacy pode ajudar você neste ponto).

Além disso, existem muitas maneiras de tornar sua comunicação pessoal:

  • Responda os comentários e perguntas
  • Abuse do bom humor e cordialidade
  • Mostre as pessoas por trás das câmeras

8. Vá além do feed

Comentários, curtidas e compartilhamentos são ótimas métricas para acompanhar seu engajamento, mas essas demonstrações públicas não são a única maneira de ver que seu público presta atenção na sua marca.

Conversas privadas como mensagens diretas ou interação nos stories, são métricas poderosas de um público engajado. Então, acompanhe também esses números!


O mais importante aqui é ter sempre em mente que o engajamento nas redes sociais consiste em trazer o “social” para essas mídias, seja num jantar de boas-vindas ou em uma conversa íntima com um amigo. Quando você dedica tempo e se preocupa com o seu público e no que ele pensa sobre você, o retorno é garantido.

Se quiser levar seu engajamento em redes sociais para um nível superior, você precisa aplicar estratégias de Marketing de Defensores. Saiba como em nosso e-book gratuito!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X