Como manter as pessoas engajadas com seu Programa de Defensores

Um estudo do Gartner, mostrou que 70% das comunidades online fracassam principalmente pela falta de conteúdo e envolvimento com o programa.

Um dos motivos para isso acontecer é que as empresas tornam as comunidades um lugar para falar apenas delas próprias ou a transformam em um fórum de suporte técnico.

Os clientes não participam de comunidades online para falar sobre sua marca ou reclamar de bugs.

Eles participam porque querem interagir com outras pessoas com objetivos parecidos com os seus e para aprender uns com os outros.

Quanto mais os clientes interagirem entre eles e com sua marca, mais benéfico isso será para todos.

Seus clientes irão interagir com outros,  obterão ideias de como utilizar melhor seus produtos e serviços e terão a oportunidade de demonstrar todo seu conhecimento.

Enquanto isso, você terá acesso a um monte de conteúdo gerado por seus clientes, que poderá ser utilizado para atrair mais clientes e melhorar a satisfação.

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Para conseguir esses benefícios, primeiro você precisa engajar seus clientes. Confira a seguir algumas dicas:

5 dicas para aumentar a participação em seu Programa de Defensores

Peça uma apresentação

É interessante observar como o engajamento pode crescer simplesmente pedindo para seus clientes se apresentarem aos outros membros do programa.

Colocar uma “cara” na sua comunidade é algo que muitos empresas ignoram.

Mas, seus clientes querem conhecer sobre as pessoas que participam e não sobre sua empresa.

Já constatamos que um simples pedido de apresentação pode gerar um considerável aumento no engajamento dos programas.

Motive a colaboração

As mensagens em excesso sobre seus produtos pode diminuir as taxas de engajamento.

Ao invés de tentar vender seus produtos, ajude seus clientes a obter maior valor deles.

Peça para seus defensores compartilharam dicas sobre o uso do seu produto.

Você também pode perguntar quais recursos gostariam de ver em seus produtos.

Seus defensores são seus usuários avançados e podem fornecer um valioso feedback.

Mate sua curiosidade

Você pode usar seu programa para descobrir algo em que seu cliente precisa de ajuda ou tem curiosidade.

Incentive-os a fazer perguntas sobre seu produto ou mercado.

Se você respondê-los prontamente, seus membros serão mais propensos a usar seu programa como uma fonte de informação.

Um caminho para fazer isso é algo como “Pergunte-nos qualquer coisa”. Seus clientes amarão a oportunidade de poder falar com você.

Você também pode criar perguntas para usar em outras iniciativas de marketing.

Por exemplo, antes de você fazer um webinar, pode utilizar o programa para que os Defensores enviem perguntas para serem feitas.

O que você ganha com isso?

Além de ter ideias de conteúdo, os seus defensores provavelmente assistirão o Webinar para ver se sua pergunta foi respondida.

Peça opiniões

Forneça aos seus defensores a oportunidade de compartilhar suas opiniões.

Além de pedir feedback sobre seus produtos, você também deve pedir suas opiniões sobre diversas coisas, como:

  • Quais aplicativos você mais utiliza no dia a dia?
  • Qual o melhor texto que você já leu sobre o assunto X?
  • Qual o melhor evento sobre X que você já participou?
  • Qual o seu maior desafio profissional para 2022?

Organize encontros no mundo real

Um dos maiores motivos para que seus clientes participem dos seus programas é a possibilidade de conhecer e aprender com outras pessoas.

Oferecer uma oportunidade para se conhecerem pessoalmente e fazerem network é uma ótima forma de motivá-los!

Defensores que moram em uma mesma região, muitas vezes organizam encontros presenciais por conta própria.

Para ajudá-los nisso, ofereça apoio como brindes para os participantes, materiais de apoio e divulgação.

Se você ajudá-los com isso, verá sua comunidade tomar o mundo offline de forma orgânica.

Pense em seu programa como um ponto de contato entre seus defensores, onde eles podem aprender uns com os outros, trocar experiências e crescer pessoal e profissionalmente.

Como fazer com que seus defensores se sintam reconhecidos?

Para se manterem engajados no seu programa, é fundamental que os Defensores da Marca se sintam valorizados e importantes para o seu negócio. Por isso, é preciso adotar estratégias para mostrar que sua empresa reconhece esses clientes promotores. Confira a seguir, alguns pontos que você pode focar:

Status

Os defensores não são apenas clientes, eles são peças fundamentais para o crescimento das empresas. Dessa forma, é importante que eles saibam disso, para estimular ainda mais o seu engajamento.

Por isso, busque formas de fazer com que eles se destaquem dos demais clientes, seja através de um cartão de fidelidade, crachá, camiseta da marca que o identifique com o status de Defensor, entre outras opções personalizadas.

É importante que ao frequentarem eventos da empresa, eles sejam reconhecidos como defensores o, que fortalece o relacionamento entre eles e a organização. Não se esqueça de apresentá-los aos colaboradores, diretores, e toda a sua equipe, além de identificá-los em estudos de caso, site ou até mesmo nas redes sociais.

Exclusividade

Além do status, os defensores também gostam de exclusividade, de forma que tenham acesso a conteúdos e experiências que os demais clientes não tem a oportunidade.

Isso pode ser feito incluindo os defensores em comemorações e festas corporativas exclusivas, ou ainda os convidando para um almoço ou outros eventos informais com a equipe diretiva da empresa e demais colaboradores.  

Além disso, você também pode utilizar uma comunicação mais intimista com esse público, podendo ainda compartilhar novas campanhas publicitárias antes de sere lançadas e pedir o feedback desse grupo. 

Poder

Aqui entra o que falamos há pouco sobre pedir o feedback dos clientes… Dar aos defensores o poder de opinar na tomada de decisões da empresa, faz com que se sintam importantes e reconhecidos.

Você também pode fazer pesquisas para definir o nome de um novo produto, ou ainda um tema para uma próxima campanha. O importante aqui, é mostrar que seus defensores também têm uma participação importante nas decisões tomadas pela marca.

Prêmios

Este é um ponto importante para que os defensores se sintam reconhecidos e se mantenham engajados com o seu programa. Ao enviar brindes, cupons de desconto, vale compras de marcas parceiras, entre outros, você motiva seus defensores a continuarem participando para ter acesso a cada vez mais prêmios.

Utilizando as ideias apresentadas nesse artigo, você aumentará o engajamento e conseguirá extrair maior valor de seu programa.


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