19 estatísticas sobre Marketing de Defensores que você precisa saber em 2020

2020 é o ano dos defensores da marca e temos 19 estatísticas sobre o Marketing de Defensores para apoiar essa ideia.

Nesse ano, veremos cada vez mais marcas utilizando o poder dos seus defensores para ajudar em suas campanhas e ações de Marketing, seja através de redes sociais, eventos, pesquisas, sejam outros canais de comunicação.

Por que 2020 é o ano do Marketing de Defensores?

1. As marcas estão percebendo quedas no alcance orgânico de suas redes sociais

Cada vez mais, seus fãs e seguidores estão menos propensos a ver e interagir com seu conteúdo orgânico nas redes sociais.

Instintivamente, para contornar essa situação, marcas recorrem ao impulsionamento de conteúdos.

Mas…

2. O custo do tráfego pago está crescendo 5x mais acima da inflação

Falando principalmente de Facebook e Instagram, o custo do tráfego pago cresce à medida que as marcas escalam seus orçamentos para fins de competição para compra de público.

Mesmo sua empresa disponibilizando de alto ou ilimitado orçamento para anúncios, é importante você ter esse dado em mente.

3. Mais de 30% dos usuários online utilizam ad blockers

4. Millenials e Geração X estão cada vez mais cegos para anúncios

Mesmo você direcionando verba definida para promover conteúdo, não existem garantias de que seu público verá ou, mais importante ainda, engajará com sua mensagem.

Se a sua estratégia é investir em tráfego pago e esperar que seus públicos interajam com os conteúdos, mesmo aumentando o orçamento, seu ano está em maus lençóis.

Comece a trabalhar com Marketing de Defensores!

5. A média de conexões por usuário nas redes sociais é de 600+ por cada

Segundo a Brandwatch, a média de conexões por usuário nas redes sociais é de 600+ por cada, incluindo amigos, familiares e colegas.

Isso significa que, cada defensor que compartilhar seu conteúdo, tem o potencial de alcançar até 600 novas pessoas para sua base.

  • 10 defensores = Alcance de 6,000 pessoas
  • 100 defensores = Alcance de 60,000 pessoas
  • 1,000 defensores = Alcance de 600,000 pessoas

Quanto mais defensores sua marca possui, maior é o potencial de alcance do seu conteúdo.

Dica: à medida que você começar a escalar seu programa de defensores, você também precisará dispor de mais tempo e energia para gerenciar esse programa.

Esse é o motivo de muitas marcas escolherem por plataformas que ajudem a otimizar e gerenciar seus programas de defensores (como a Comunitive).

A plataforma da Comunitive, além do gerenciamento dos defensores, permite compartilhamento de conteúdo com um simples clique.

Além disso, você também pode recompensar seus defensores por suas ações em prol da marca, fortalecendo o relacionamento.

O poder do Marketing de Defensores

6. Segundo a Nielsen, 92% das pessoas confiam nas recomendações boca a boca, tornando esse um dos canais de venda mais poderosos e confiáveis

7. 76% das pessoas confiam mais em conteúdos compartilhados por outras pessoas do que por marcas, segundo pesquisa da Adweek

8. O Marketing Boca a boca contribui até 4x mais com o crescimento do alcance da marca, em relação ao tráfego pago

Quando seus defensores compartilham seu conteúdo nas redes sociais, eles estão endossando sua marca.

Muito além da confiança na marca, o conteúdo compartilhado por seus defensores é mais propenso a ser visualizado.

9. Pessoas prestam até 2x mais atenção no conteúdo compartilhado por outras pessoas

10. Segundo a Comscore, o Conteúdo Gerado pelo Usuário possui até 28% mais engajamento em relação a conteúdos da marca, além de estarem 2x mais sujeitos a serem compartilhados

11. 82% dos consumidores buscam recomendações antes de efetivarem suas compras

12. A Indicação ou o Boca a boca são os canais líderes no processo de decisão de compras, tendo participação em 20% a 50% das mesmas

13. 28% dos Millenials dizem que não comprariam um produto que seus amigos não aprovem

14. Quando amigos ou parentes recomendam produtos, as chances de compra aumentam em 50x

15. Segundo a McKinsey, 67% dos consumidores comprariam produtos que vissem em seus feeds

16. Negócios online têm 60% das suas compras realizadas graças a indicações e aos seus defensores

Inclusive, não são somente os programas de defensores voltados a clientes que participam dessa estatísticas.

Programas de Employee Advocacy para marcas B2B também apresentam os mesmos resultados.

17. Programas de Employee Advocacy geram 5x mais tráfego para suas marcas e 25% mais leads

O ROI do Marketing de Defensores

O Marketing de Defensores é um poderoso canal de Marketing, isso é um fato.

Mas, ao combinar com a estratégia de negócio e de aquisição da sua marca, você tem em mãos uma poderosa ferramenta de escala de negócio.

18. O Marketing de Defensores aumenta em até 54% a efetividade do Marketing das empresas

19. No geral, as marcas geram até 650% de ROI para cada dólar investido no Marketing de Defensores

A Comunitive é pioneira em Marketing de Defensores no Brasil

Enquanto os conteúdos sociais orgânicos e pagos continuam a perder sua efetividade, as marcas precisam buscar outros canais para comunicar-se com seus públicos.

Para muitas marcas, esse canal será o Marketing de Defensores.

Você acredita que sua marca está pronta para começar seu Programa de Defensores? Entre em contato com a Comunitive e descubra como podemos te ajudar!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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