Fidelização de alunos: 8 táticas para aumentar a retenção

Confira 8 cuidados na fidelização de alunos para garantir que os estudantes continuem em uma instituição, envolvendo desde a qualidade do ensino, o papel dos colaboradores e a forma de se comunicar com os pais.


As instituições de ensino têm um desafio que vai além da prospecção: fidelizar os seus alunos, aumentando a retenção e fazendo com que concluam os cursos.

No meio universitário, já mostramos como as faculdades se tornam um verdadeiro funil, com reduções drásticas entre o número de acadêmicos que inicia e conclui um curso.

Mas a necessidade de fidelizar é uma constante para todos os negócios envolvendo educação, independentemente de seu público.

O Marketing Educacional é uma ferramenta muito importante, buscando conquistar e reter alunos, mas é preciso ir além.

A manutenção de um estudante na escola é uma consequência de um trabalho bem desenvolvido em sentido global, passando pela captação, mas fundamentalmente calcado no trabalho desenvolvido dentro da instituição de ensino.

Veja a seguir algumas táticas para ter sucesso nessa empreitada.

Fidelização de Alunos: como aumentar a retenção

Aposte no bom relacionamento com os professores

Os professores são uma das chaves para o sucesso da retenção e fidelização de alunos.

Um profissional motivado tende a buscar formas diferentes de ensino, que facilitam o aprendizado e tornam a aula interessante e atrativa.

Sabemos que é quase impossível ter a totalidade da aprovação, mas, se os profissionais estiverem satisfeitos, as aulas tendem a fluir de forma mais natural, tornando o ensino mais amigável.

Isso é possível com um bom planejamento, investimento constante em capacitação, controle do número de aulas para cada profissional – dessa forma, haverá um padrão de qualidade elevado nas salas de aula.

Valorize os colaboradores

Se os professores são uma das chaves no aspecto educacional, os demais colaboradores são importantes em outros aspectos: a recepção de estudantes e familiares; os aspectos de limpeza; a facilidade de acesso à secretaria; a segurança, entre outros setores.

É fato que a experiência vivida em uma instituição de ensino começa pela sua recepção.

Por isso, é importante que a escola desenvolva um guia de conduta e valorize os seus colaboradores para que estudantes e familiares se sintam acolhidos pela instituição.

Nesse sentido, além de agradecimentos, é possível instituir premiações por desempenho, reconhecimentos pela boa performance da instituição, como o PPR, e o constante esforço em oferecer um ambiente de trabalho agradável.

Aposte nas atividades extracurriculares

Independentemente de uma universidade ou uma escola de Ensino Fundamental, as atividades extracurriculares serão consideradas diferenciais.

No caso do ensino voltado a crianças e adolescentes, atividades como teatro, dança, cursos de idiomas, música, entre outros, oferecem momentos de lazer e desenvolvimento pessoal, simplificando o trabalho dos pais com aspectos logísticos e de alimentação.

Para as universidades, palestras, simpósios, apresentações com profissionais de renome – ainda melhor se forem egressos – tendem a apontar um caminho de futuro, fazendo com que sejam muito valorizados pelos acadêmicos.

Não se esqueça do marketing

Nas dicas anteriores, um dos cuidados é garantir que a abordagem do marketing usada na captação seja, de fato, verdadeira.

No entanto, após garantir as matrículas, continua a ser um aspecto importante e que não pode ser relegado a um segundo plano – é importante que os estudantes e suas famílias continuem a saber o que está sendo feito dentro da instituição.

Nesse sentido, as divulgações, as redes sociais, as newsletters são bons caminhos para comunicar como o trabalho está se desenvolvendo.

Invista em Marketing de Defensores

Existe alguém melhor para falar sobre a sua empresa do que os atuais estudantes ou os egressos?

Não.

Por isso, crie uma estratégia focada em marketing de defensores.

Incentive seus alunos a compartilharem suas atividades e tarefas em suas redes sociais – o que automaticamente vai chegar a um perfil de público interessante para a instituição –, sugira a publicação de depoimentos e testemunhos sobre o sucesso dos cursos pelos egressos, fazendo com que os atuais estudantes consigam se identificar com o sucesso deles.

Lembre-se de valorizar os acadêmicos e egressos que integrem essa estratégia, tendo muita atenção ao selecionar as pessoas com perfil de defensor da sua instituição de ensino.

marketing de defensores

Envolva a família

Tanto em escolas quanto em universidades, em boa parte dos casos, os pais são os tomadores de decisão.

Por isso, é importante que eles se sintam integrados e façam, de fato, parte da comunidade escolar.

Periodicamente, é importante que a escola desenvolva atividades que mobilizem os pais.

Ao ter mais conhecimento do funcionamento da escola, do bom ambiente promovido por professores e colaboradores, da estrutura oferecida aos estudantes, torna-se muito mais simples de reter os estudantes até a conclusão desse momento na escola ou universidade.

Implante um setor específico de retenção

Como garantir a fidelização de alunos se a sua escola não tem conhecimento de quais são os fatores motivadores para o cancelamento de uma matrícula?

Os problemas são essencialmente financeiros?

Existem reclamações sobre a qualidade do ensino ofertado?

Esse é o tipo de dúvida que a escola não pode ter, de forma alguma.

É a partir desse feedback de estudantes e pais insatisfeitos que a instituição pode se mobilizar e buscar reverter a situação.

Por exemplo: se o problema for financeiro, é possível renegociar a dívida? Há viabilidade de negociar com os responsáveis pela mensalidade?

Se outro problema for identificado, cabe à instituição buscar meios adequados de solucioná-lo, evitando que novos estudantes cancelem a matrícula por motivos semelhantes.

Aprenda a se comunicar com gerações diferentes

Há uma diferença no relacionamento com pais, com universitários e com adolescentes.

É papel da escola identificar as formas de se comunicar com cada um desses grupos, fazendo com que as informações cruciais sobre a instituição atinjam a esses públicos das maneiras esperadas.

Para os pais, o caminho pode ser os e-mails ou o whatsapp; no caso dos adolescentes e universitários jovens, as redes sociais podem ser bastante efetivas, desde que haja diferença na linguagem usada.

Na própria matrícula ou renovação, a instituição pode descobrir como cada um desses grupos gostaria de ser comunicado.

Quer saber mais sobre como reverter a situação de alunos insatisfeitos e retê-los até o final dos seus cursos? Leia nosso artigo e saiba tudo!

👉 Como lidar com as adversidades e reter os alunos até a conclusão da graduação?

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X