Como transformar seus colaboradores em Defensores da Marca

Garanto que você já se deparou pensando em maneiras de melhorar a sua marca e alcançar seus consumidores, e nem se deu conta de que alguns de seus ativos mais importantes estavam literalmente sentados na sua frente: seus funcionários.

De uma forma ou de outra, todos os funcionários têm interações com os clientes, seja diretamente (vendas e representantes de serviço ao cliente) ou indiretamente (promotores, assistentes de atendimento, e outros que estão por trás garantido que tudo funcione perfeitamente).

E cada vez mais, os clientes estão olhando para os funcionários em busca de conhecer melhor os valores da empresa.

Em 2013 um estudo americano mostrou que o público confia mais nos funcionários do que nos departamentos de relacionamento com consumidor ou até mesmo que nos próprios CEO’s.

Então, como você pode ter certeza que seus funcionários apoiam sua marca em suas interações com os clientes?

A resposta vem em duas partes interligadas:

  1. Certifique-se de funcionários estão engajados.
  2. Treine-os para serem defensores da marca.

Os funcionários mais entusiasmados serão os mais engajados com a marca. Pesquisas da Gallup (Compania de Pesquisas de Opiniões dos Estados Unidos) mostram que as empresas com funcionários altamente engajados têm 3,9 vezes mais lucro em comparação com aqueles na mesma indústria cujos colaboradores são menos engajados com a marca.

Para isso é preciso investir no Marketing de Defensores.

Quer saber como mensurar a sua estratégia de Defensores e entender o retorno para a sua empresa? Leia tudo em nosso artigo!

👉 Como mensurar seu Programa de Marketing de Defensores

Um bom programa de treinamento para defensores deve incluir cinco etapas:

  1. Conteúdo claro e facilmente acessível

Durante uma nova contratação, não se esqueça de apresentar ao colaborador uma visão geral de empresa, seus valores, sua cultura.

Em seguida, use uma plataforma de conteúdo de fácil acesso para que todos os funcionários possam acessar sempre essas informações.

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  1. Ferramentas para o sucesso

O que é mais fácil para engajar os colaboradores com a marca, o mais provável de promoverem, aqui vão algumas sugestões:

  • Hashtags, como #PreparaPraMim sucesso da Hellmann’s.
  • Eventos em que os funcionários podem participar em branding, formação e aprendizagem da história da empresa, como o evento do Dia do Fundador McDonald’s.
  • Relembrar “ganhos” da marca que faz com que os colaboradores sintam que estão “vivendo” a marca, contribuindo com ela.

Estes podem ser destacadas durante um treinamento, uma nova contratação e de tempos em tempos para os trabalhadores atuais.

  1. Capacitação dos funcionários

Mostre o interesse da marca em capacitar seus funcionários, valorizar seus interesses pessoais, e a importância de seu crescimento pessoal e profissional.

Uma pesquisa da Universidade de Cornell revela que os funcionários que podem ser seus “autênticos melhores eus” são mais produtivos e mais propensos a permanecer.

Além disso, os colaboradores com um bom entendimento sobre suas habilidades e os valores da marca estão mais preparados para usar essas habilidades e se tornarem defensores da marca.

Faça um treinamento para ajudar os funcionários a identificar primeiro sua própria marca pessoal.

Nele realize perguntas como “o que permite que você faça o seu trabalho melhor?”

E “O que faz você se sentir orgulhoso de trabalhar nesta empresa?”

employer branding
  1. Usando a mídia social para formar embaixadores

Hoje, grande parte da interação da marca com seus clientes ocorre no meio online via Twitter, Facebook, Instagram, etc.

Preparar os funcionários para se tornarem embaixadores da marca através da mídia social é uma ótima maneira de conseguir espalhar sua mensagem de forma assertiva.

O principal fator a ser considerado neste momento é a forma de comunicar, orientações claras aos funcionários, garantem que eles se sintam confortáveis, em seguida é importante dar-lhes espaço e confiar neles para promover a marca de uma forma autêntica e benéfica para a organização.

  1. Pesquisas após transformar funcionários em Defensores da Marca

Sempre haverá alguns funcionários que são mais engajados com a marca do que outros, por isso certifique-se que você está colocando o esforço correto para descobrir quem são os embaixadores mais engajados.

Você pode destacar as realizações deles para a empresa como um todo e também fazer pesquisas para descobrir quem está interessado em assumir realmente a posição de embaixador da marca.

Seus funcionários são um excelente recurso para aumentar a sua reputação da marca.

Afinal de contas, eles já estão comprometidos com a empresa e já conhecem seus objetivos.

Aumente esse compromisso e conhecimento através de um programa de embaixadores da marca, e você terá colaboradores dispostos a espalhar sua mensagem, além de tornarem-se mais motivados, e engajados com a empresa.