Por que o Marketing de Defensores é o futuro do Marketing

Da era pré-internet às redes sociais, o objetivo do marketing continua sendo o mesmo, ganhar a confiança do consumidor e vender mais, o que pode ser mais facilmente atingido por meio dos defensores da marca.


Qual é o principal objetivo de uma empresa com o investimento em marketing?

Ser conhecida pelos potenciais consumidores para, na sequência, ganhar a sua confiança a ponto de fazê-los comprar seus produtos ou serviços.

Antes do surgimento da internet, isso era feito por meio da propaganda e das indicações boca a boca, sem muita possibilidade de mensurar os investimentos que eram feitos.

Portanto, a recomendação de amigos e conhecidos era o que levava as pessoas a ganhar fechar negócios.

Quando o marketing entrou no mundo digital, a situação foi se transformando, surgindo uma série de plataformas intermediárias para mediar esse contato.

As empresas puderam fazer de seus sites um mecanismo de informações pertinentes e relevantes para os públicos, e passaram a usar as redes sociais como meios de divulgação, podendo segmentar o tipo de campanha para cada perfil de público.

Afinal de contas, nem todos os produtos são destinados a um mesmo perfil de consumidor.

Contudo, o marketing – independentemente do nome que receba, de defensores, de conteúdo, digital – continua tendo os mesmos objetivos: melhorar as vendas; tornar os clientes mais fiéis; construir relações mais duradouras com os clientes; fazer a marca mais visível e reconhecida; entre outros propósitos.

O futuro do marketing

O que as empresas buscam, em última análise, é a oportunidade de receber indicações de amigos e conhecidos nestas redes.

Afinal de contas, assim como antes do surgimento da internet, os clientes continuam sendo influenciados por amigos, conhecidos, colegas de trabalho ou mesmo figuras públicas das redes sociais.

Nesse contexto, o marketing de defensores busca exatamente isso: criar uma comunidade online de defensores, ampliando as avaliações positivas do seu negócio – conheça 7 razões para investir nele.

Ao longo do tempo, é como se um grupo de clientes se transformasse em embaixadores da marca.

Isso é possível a partir de um diálogo entre a empresa e os consumidores, criando um ambiente e uma relação que faça com que se sintam especiais e ouvidos.

Não é algo atingido da noite para o dia, pois exige uma estratégia de médio ou longo prazo, mas que pode ser o diferencial do seu negócio no futuro, melhorando suas vendas e transformando a forma como os consumidores se relacionam com a empresa.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen foi capaz de identificar a diferença de credibilidade entre as marcas e as informações oferecidas pelos amigos.

De acordo com o estudo, 83% das pessoas confiam em indicações de pessoas que conhecem, enquanto somente 33% do mesmo grupo analisado confiam na marca.

Ganhando a confiança

Menos de 5% dos seus clientes – 4,7% para ser mais exato – respondem por 100% dos resultados no boca-a-boca, segundo dados de Mack Collier, um dos principais estrategistas em mídias sociais de todo o globo (colocado entre os 25 mais influentes pela revista Forbes).

É esse porcentual pequeno de pessoas que podem contribuir para impulsionar suas vendas.

Outra estimativa aponta que a recomendação de um amigo aumenta em 50 vezes a possibilidade de despertar um desejo de compra.

Ou seja, a indicação faz com que o lead se afunde cada vez mais dentro do funil de vendas, influenciando a jornada de compra e aumentando a possibilidade de efetivamente se converter em vendas.

Portanto, enquanto muitas empresas apostam suas estratégias em simplesmente aumentar a visibilidade de sua marca nas redes sociais ou em outros meios, a estratégia mais interessante pode ser justamente o contrário: conseguir mais engajamento para ampliar as recomendações espontâneas a partir de um público menor e selecionado, o que, potencialmente, amplia as chances de fazer novas vendas.

Não perca o bonde para o futuro

Um dos gurus do marketing, Philip Kotler afirma que, daqui para frente, é preciso focar e observar somente duas métricas: taxa de vendas e de defensores da marca.

E o mais importante: é provável que elas estejam diretamente relacionadas entre si.

Quanto mais defensores de marca, melhores serão os fechamentos de novos contratos.

Quer saber se o Marketing de Defensores funciona para a sua empresa? Leia nosso artigo completo e saiba tudo!

👉 Como saber se o Marketing de Defensores funciona para minha empresa?

Embora o público que se relacione diretamente seja menor quantitativamente, a qualidade desses leads é muito maior, fazendo com que cheguem mais rápido ao fim do funil de vendas.

Um estudo realizado pelo Instituto Gartner mostrou que os responsáveis pelo marketing das empresas não querem perder o bonde para o futuro.

Oito em cada dez marketeiros estão investindo em programas focados nas redes sociais, especialmente em publicidade devido à queda do alcance orgânico, sendo que dois terços deles terão um programa de marketing de defensores dentro dos próximos 12 meses.

Marketing de Defensores = Confiança

Quais são os motivos de tantos profissionais estarem apostando no Marketing de Defensores?

A internet possibilita que as pessoas tenham acesso rápido e fácil a qualquer tipo de informação que desejem.

Como vimos acima, isso mudou a forma como as pessoas decidem sobre suas compras.

O Marketing de Defensores possibilita que as empresas tenham a arma mais poderosa para atrair novos consumidores: pessoas reais que recomendam e indicam seus produtos.

A forma de marketing que oferece os maiores benefícios e com o menor custo.

Quer saber como começar seu Programa de Defensores? Confira o artigo: Como criar um Programa de Defensores de Marca

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X