Gamificação Digital x Gamificação Analógica: qual opção utilizar na sua empresa?

Em uma realidade em que a cultura do game as a service é cada vez mais comum, a gamificação passou a ser uma estratégia muito utilizada pelas empresas para engajar os colaboradores e fortalecer seu relacionamento com a organização.

Contudo, é importante conhecer os tipos de gamificação para escolher a modalidade que faz mais sentido para a empresa. Saiba mais sobre as opções existentes e como escolher a melhor para o seu negócio.

Relembrando o que é gamificação

Primeiramente, é importante relembrar o conceito de gamificação. Trata-se da incorporação de elementos utilizados comumente em jogos, para outros tipos de contextos. O sistema de recompensas, o digital storytelling e a pontuação, por exemplo, são alguns dos recursos utilizados para transformar tarefas do cotidiano em ações mais dinâmicas.

Esse recurso é utilizado principalmente para engajar colaboradores e clientes, a fim de transformá-los em clientes fidelizados ou defensores da marca. Isso é feito através do incentivo da realização de determinadas tarefas que estimulam a motivação do público.

A gamificação pode ser empregada em diversos setores, pois sua dinâmica é acessível e eficaz para engajar diferentes grupos de pessoas, independentemente da idade, setor, gênero e outras segmentações.

Essa é uma tendência que veio para ficar e tem sido muito utilizada principalmente em áreas como o marketing digital. Vale lembrar que não é necessário desenvolver um jogo exclusivo para a organização.

Basta propor desafios e missões que quando cumpridas, os participantes ganham bonificações conforme as regras estabelecidas, estipulando prêmios e rankings visando estimular a concorrência entre as pessoas.

Tipos de Gamificação: gamificação digital x gamificação analógica

Apesar de existir um conceito único, a gamificação pode ter diferentes desdobramentos. Confira a seguir, os dois principais modelos de gamificação que podem ser utilizados de diversas maneiras.

Gamificação Digital

A gamificação digital utiliza diferentes recursos tecnológicos para envolver as pessoas e criar uma experiência interessante e inovadora. Para isso, ela emprega uma plataforma eletrônica como as utilizadas nos jogos digitais.

Essa estratégia, também visa tornar as dinâmicas acessíveis em todas as plataformas, como celulares e outros dispositivos utilizados no cotidiano. Além disso, ela possibilita o uso de diversos recursos multimídia, que tornam as atividades ainda mais dinâmicas, além de abordar diferentes tipos de aprendizagem.

Gamificação Analógica

Podemos entender a gamificação analógica quando a relacionamos com os jogos de tabuleiros, por exemplo, muito comuns antes da era tecnológica. Esses jogos eram e ainda são utilizados como entretenimento, contudo, isso é feito de forma física, ou seja, não envolve a tecnologia.

Com criatividade, uma empresa pode desenvolver atividades dinâmicas para envolver colaboradores e clientes. Isso pode ser feito através de murais, cartas, tabuleiros ou ainda dinâmicas envolvendo os profissionais da organização. Vale lembrar que neste caso, o intuito das ações analógicas não tem um cunho apenas de entretenimento, mas sim de engajamento das equipes.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de Gamificação

Através das ações de gamificação, sejam elas analógicas ou digitais, é possível estimular os colaboradores a participarem de missões a fim de receberem recompensas. 

Aliado a uma estratégia de endomarketing, ambos os recursos podem ser bastante eficazes para transformar os profissionais em defensores da marca e obter benefícios como a atração de talentos, por exemplo.

Tanto a gamificação digital quanto a analógica, utilizam como principal recurso a ludicidade para estimular e engajar as pessoas a realizarem tarefas, seja em treinamentos corporativos, dinâmicas individuais ou em grupo, entre outros.

O modelo analógico de gamificação apela para um fator de nostalgia, que remete a atividades que costumávamos realizar na infância ou adolescência. Além disso, ele também estimula a interação e a colaboratividade entre as pessoas.

Esse é um recurso interessante que acolhe os profissionais que costumavam realizar esse tipo de atividades, e também instiga profissionais da nova geração a conhecerem algo diferente do seu convívio, além de aproximar as equipes.

Contudo, a vantagem da gamificação digital é que ela acaba sendo uma opção mais viável à maioria dos usuários, pois se aproxima da realidade atual da era digital. Principalmente quando utilizada em empresas como as startups, por exemplo, ela é bastante eficaz uma vez que essas empresas costumam trabalhar com tecnologia a todo momento, sendo algo familiar para os profissionais.

Além disso, na gamificação digital é possível utilizar ferramentas como a Comunitive, que permite a criação de uma plataforma personalizada com a identidade visual da sua empresa, uma espécie de comunidade online de engajamento.

Uma plataforma também ajuda a aumentar o engajamento dos usuários, propondo atividades e desafios criados e gerenciados pela organização, além de facilitar o sistema de recompensas e mensuração de resultados.

Como adotar a Gamificação na sua empresa e em qual tipo apostar?

Assim como as demais estratégias de marketing, é fundamental ter um planejamento para implantar a gamificação. Além disso, é essencial definir quais são os objetivos que a empresa espera alcançar com as ações, qual o perfil do público-alvo e qual tipo de gamificação mais se encaixa na realidade do seu negócio.

Já temos um artigo que fala como utilizar a gamificação nas estratégias de marketing, contudo, queremos dar algumas dicas de como, na prática, ela pode ser usada em  diversas ações do cotidiano de uma empresa. Confira a seguir!

Marketing e lançamento de produtos

Essa é uma excelente oportunidade de utilizar a gamificação para atrair a atenção do público e estimular seu engajamento, pois se trata de uma estratégia capaz de aguçar a curiosidade das pessoas, graças ao seu poder dinâmico e motivacional.

Por isso, a gamificação pode ser explorada em estratégias de marketing e lançamento de produtos, a fim de alcançar mais pessoas e proporcionar uma boa experiência ao cliente, que seja inovadora e dinâmica. Dessa forma, ao invés de apostar em estratégias de marketing tradicionais, como propagandas e outros meios de divulgação, ele vivenciará uma dinâmica gamificada.

Essa experiência pode ser analógica ou digital, conforme a proposta da empresa — se for uma ação para os clientes internos, por exemplo, uma opção analógica pode ser interessante. Já se tratando do cliente externo, uma ação digital pode ser mais eficaz, uma vez que o alcance é maior.

Recrutamento e seleção

Ao recrutar colaboradores, também pode ser implantada uma estratégia de gamificação que utilize elementos. Isso pode ser feito com o auxílio de uma plataforma que proponha atividades gamificadas.

Essas atividades podem ser eficazes para filtrar os candidatos mais alinhados com a empresa, avaliando não apenas suas habilidades técnicas, como também as comportamentais. Além disso, em processos de onboarding de colaboradores, ele também pode ser uma excelente ferramenta.

Vale lembrar que neste caso, a gamificação digital pode acabar sendo mais ágil. Contudo, em uma fase presencial da seleção, uma estratégia analógica também pode funcionar de forma eficaz em uma dinâmica em grupo, por exemplo.

Fortalecimento da cultura e comunicação

A gamificação pode ser uma excelente saída para transmitir a cultura organizacional da empresa e despertar o engajamento dos colaboradores para participarem dela. Além disso, saber mais a respeito da cultura se torna mais fácil quando a empresa utiliza técnicas como o storytelling, por exemplo.

Além disso, as atividades de gamificação por serem dinâmicas e inclusivas, acabam fortalecendo a relação entre os colaboradores e a empresa, tornando-a mais leve. Vale lembrar que essa estratégia também é bastante eficaz em ações de comunicação interna, pois pode fortalecer o relacionamento entre as equipes. 

Treinamentos

Por fim, a gamificação também pode ser adotada nos treinamentos corporativos, para facilitar a adaptação dos colaboradores a novos sistemas a ser implantados, por exemplo. 

O uso de plataformas gamificadas pode viabilizar uma aprendizagem mais dinâmica, descontraída e interativa aos profissionais. Essa estratégia pode ser aplicada em diferentes áreas, como treinamentos de vendas, tecnologia, atendimento ao cliente, entre outras.


Como vimos, a gamificação, seja ela analógica ou digital, é um recurso bastante eficaz para utilizar no relacionamento com os clientes e colaboradores. Dentro de uma empresa, ela pode ser assertiva no fortalecimento da cultura empresarial e na manutenção de um bom clima organizacional e espírito de equipe.

Vale lembrar, que essa estratégia é perfeita para engajar os colaboradores e torná-los defensores da marca, o que é bastante vantajoso para as empresas e para os profissionais, que podem receber recompensas pelo seu desempenho.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X