Gamificação para colaboradores funciona?

Aplicar a gamificação para os colaboradores da sua empresa pode trazer inúmeros benefícios. Confira o texto completo para entender como funciona.


Quem nunca ouviu falar do Duolingo, aquele aplicativo de aprendizado que usa recursos que parecem jogos para manter uma aprendizagem mais motivadora? Segundo eles, aprender fica muito mais fácil quando se torna uma atividade divertida.

Um relatório anual, feito pelo próprio Duolingo, demonstrou que em 2021 o aplicativo teve mais de 500 milhões de usuários ativos que passaram mais de 700 milhões de horas estudando pela plataforma.

Você deve estar se perguntando que estratégia eles usam pra reter tantos usuários e garantir esse sucesso, certo? O nome desse método se chama gamificação.

O que é gamificação?

Podemos definir gamificação como a estratégia de pegar uma atividade que não é um jogo (como aprender um idioma) e adicionar um sistema de regras, pontos e recompensas a essa tarefa para torná-la mais parecida com um jogo.

Por entender que a gamificação de atividades e objetos do dia a dia poderia mudar o comportamento das pessoas, o Duolingo aplicou essa estratégia e aumentou o interesse do seu público.

Incentivados por esse e outros exemplos, empresas do mundo todo começaram a empregar essa técnica, principalmente nos processos internos.

“Se todo mundo adora os jogos para entretenimento, por que não aplicá-lo aos negócios?”

A gamificação nas empresas

Uma das maneiras mais eficientes de utilizar a gamificação nos negócios é por meio dos seus ativos mais importantes e valiosos: os colaboradores. Por meio deles a gamificação torna-se um elemento importante na estratégia de negócio, e faz com que eles se envolvam e se tornem até mesmo embaixadores da sua empresa.

Autores que falam sobre gamificação, como Karl Kapp, Kai Erenli ou Darina Dicheva, revelaram alguns componentes essenciais para criar um sistema de gamificação de valor para os colaboradores:

1 – Regras

Definir regras para um ambiente gamificado permite que os usuários permaneçam realizando ações repetitivas e contínuas para atingir um objetivo.

Como funciona na realidade de uma empresa?

A plataforma da Comunitive, por exemplo, é uma solução disponível para as empresas criarem programas gamificados e específicos que engajam e mobilizam colaboradores. Com a premissa de desafios como regra principal, incentiva os colaboradores a realizarem esses desafios para ganharem pontos que podem ser trocados por recompensas. Ou seja, é por meio desses desafios que os colaboradores engajam. Sem a realização deles os usuários não podem conquistar pontos no programa.

Confira abaixo um exemplo da solução aplicada para nossos colaboradores, chamado Comunitive Heroes. Note que é por meio dos desafios que a gamificação acontece. Cada desafio possui sua pontuação e nenhum é igual ao outro.

Leia mais: Comunitive Heroes – como a Comunitive estruturou seu programa de Employee Advocacy?

2 – Objetivos

Estabelecer objetivos é essencial para a gamificação. Além de fornecer um senso de propósito, atingir objetivos é satisfatório aos participantes.

Como funciona na realidade de uma empresa?

A plataforma da Comunitive aplica esse método por meio de rankings. No Comunitive Heroes, o programa de colaboradores da Comunitive que estamos usando como exemplo, os usuários mais engajados são classificados em um ranking (que pode ser definido como anual, mensal ou trimestral). 

3 – Motivação

A motivação é o que faz os usuários agirem em um ambiente. De acordo com os autores que citamos anteriormente (Karl Kapp, Kai Erenli e Darina Dicheva), existem dois tipos de motivação:

  • Intrínseca: que vem de dentro de nós mesmos. Alguns colaboradores, por exemplo, ao participarem de um programa gamificado, têm como motivação se sentirem orgulhosos, pertencentes a uma comunidade exclusiva.
  • Extrínseca: essa é a motivação que vem de fora, como ofertas de recompensas, dinheiro, notas, elogios e até mesmo o reconhecimento do mercado de trabalho de um colaborador engajado e de confiança.

Como funciona na realidade de uma empresa?

Nos programas da Comunitive, os emblemas ativam a emoção intrínseca, que reconhecem o colaborador pelas suas conquistas, como, por exemplo, o emblema de Hero Craque, que destaca o colaborador como um defensor de um nível mais avançado.

Já, para estimular a motivação extrínseca, estão as recompensas e prêmios aos mais engajados.

4 – Recompensas

Após seguir uma regra, realizar os desafio e conquistar muitos pontos, o que mais os usuários esperam de um ambiente gamificado? Recompensas!

Oferecer recompensas aos usuários é como agradecê-los pelo tempo e esforço que dedicaram durante a gamificação, é como um prêmio.

Como funciona na realidade de uma empresa?

Na plataforma da Comunitive, os usuários só podem resgatar as recompensas se conquistarem os pontos necessários. No Comunitive Heroes estabelecemos algumas recompensas, mas é importante frisar que elas são personalizáveis, podendo ser pontos, troféus, brindes, adesivos ou produtos.

Nossos clientes têm acesso até mesmo a uma biblioteca de recompensas, onde podem se inspirar, e que são divididas em:

  • Status;
  • Poder;
  • Acesso;
  • Prêmios.

Confira abaixo alguns exemplos:

Plataforma Comunitive 5

A relação gamificação e colaboradores dá certo?

A resposta é SIM!

A gamificação consegue criar uma competição amigável entre os funcionários, aumenta a motivação, o engajamento e o envolvimento do colaborador com a empresa, além de criar uma relação de confiança. Porém, as empresas precisam lembrar que, para atingir os objetivos gerais de negócios, é necessário otimizar todos esses elementos do jogo.

O poder da gamificação é tão grande que, se aplicada corretamente por meio de plataformas especializadas como a da Comunitive, pode criar um exército de defensores da sua empresa.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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