Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi
Peepi
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Teste grátis →
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi > Employee Experience > Você sabe o que são as Hard Skills?

Você sabe o que são as Hard Skills?

Posted by Ana Oliveira Julho 27, 2021 10 minutos de leitura

Se você não trabalha com gestão de pessoas, pode ser que ainda não tenha ouvido falar no termo hard skills. Contudo, elas são muito importantes no cotidiano de uma empresa, pois são fundamentais nos processos seletivos.

Para saber mais sobre essas habilidades, qual a sua importância e como elas podem impactar a rotina da sua organização, confira o conteúdo que preparamos a seguir para te ajudar a entender melhor.

O que são Hard Skills?

As hard skills são as habilidades técnicas de um profissional que podem ser mensuradas de alguma forma. Ou seja, elas são facilmente comprovadas através da apresentação de um diploma ou certificado.

Dessa forma, essas competências podem ser aprendidas, através de graduações, especializações, cursos, treinamentos, workshops, entre outros. As hard skills costumam estar indicadas no currículo ou perfil profissional de qualquer candidato.

Ainda que atualmente elas não sejam as únicas aptidões relevantes, elas são requisitadas pelas empresas, de acordo com as necessidades da organização e também do tipo de cargo que será exercido pelo profissional.

Por que elas são importantes?

As hard skills são muito importantes para as empresas, pois garantem que o profissional possua a qualificação técnica necessária para ocupar sua posição na organização, ou seja, saberá realizar o trabalho para o qual foi contratado. Confira a seguir alguns pontos principais que avaliam as hard skills: 

Para o mapeamento de hard skills na empresa

Não importa o tamanho da sua empresa, é fundamental fazer o mapeamento das hard skills. Isso ajuda o setor de recursos humanos a avaliar quais as habilidades técnicas necessárias para cada cargo da organização.

Muitas empresas utilizam as hard skills na elaboração do plano de cargos e salários, que, em geral, consiste em promover os colaboradores conforme as qualificações adquiridas ao longo da sua jornada na organização.

O mapeamento dessas competências também ajuda a elaborar o descritivo das vagas em aberto na empresa. Além disso, elas facilitam a triagem e filtro dos currículos recebidos, o que torna essa atividade mais ágil e assertiva.

Para o descritivo das oportunidades

São as hard skills que dão o pontapé inicial em um processo seletivo, pois elas são descritas no anúncio da vaga. Dessa forma, o profissional pode avaliar se tem a qualificação necessária para se candidatar ou não à vaga.

É claro que há outras questões relevantes além das aptidões técnicas, contudo, elas são o primeiro ponto decisivo em um processo seletivo. É papel da empresa utilizar o mapeamento realizado na organização, para criar descrições claras e objetivas para as oportunidades em aberto.

Para a entrevista

É nesse momento que as hard skills precisam ser comprovadas, seja através da documentação, testes ou dinâmicas em grupo. Isso é importante principalmente se o cargo em questão exigir habilidades específicas.

Um bom exemplo disso é se você está em busca de um redator, por exemplo. Você pode pedir que ele escreva um texto para comprovar suas habilidades de escrita. Ou se a empresa está buscando um designer gráfico, pode pedir para ele produzir uma peça gráfica com base em um briefing, e assim por diante.

É importante que o teste tenha a ver com as atividades que o profissional irá realizar na empresa. Ao utilizar as hard skills como um norte, o processo seletivo se torna mais eficiente e facilita a contratação de profissionais alinhados com as necessidades da empresa.

Diferença entre Hard Skills e Soft Skills

A diferença entre as hards skills e soft skills é bem simples: a primeira, se refere aos conhecimentos e habilidades técnicas de um profissional, adquiridos pela experiência, cursos de formação, graduação, entre outros.

Já as soft skills, são as competências pessoais, que estão relacionadas com a maneira que o profissional se relaciona e interage com os demais. Elas podem ser características como boa comunicação, flexibilidade, paciência, entre outros.

As hard skills são mais fáceis de serem avaliadas pelos recrutadores, pois podem ser comprovadas através de documentação específica ou teste de aptidão. Já as demais, precisam de uma avaliação mais aprofundada de perfil, ou teste de personalidade para serem identificadas.

Exemplos de Hard Skills mais requisitadas

Assim como existem as soft skills com alta demanda no mercado de trabalho atual, há também algumas habilidades técnicas que são bastante requisitadas nas empresas. São essas as hard skills que você verá a seguir:

Saber utilizar a nuvem

Atualmente, com a alta demanda de informações e os trabalhos em equipe, é cada vez mais importante saber trabalhar de forma online. O Google Drive e OneDrive são um bom exemplo disso, pois são servidores remotos que possibilitam trabalhar de qualquer lugar e de forma coletiva com documentos compartilhados.

Essa é uma hard skill que não precisa necessariamente ser comprovada com a apresentação de um certificado, mas ela pode ser avaliada através de um teste, por exemplo.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Vivemos em uma era digital, onde a inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente no ambiente corporativo. Dessa forma, essa é uma habilidade bastante requisitada nas empresas atuais, principalmente nas que trabalham com tecnologia.

De acordo com as necessidades da empresa e o cargo que será ocupado, é que será determinado o nível de conhecimento necessário a respeito dela. Por exemplo, para cargos de gestão, é interessante entender as possibilidades que esse tipo de tecnologia pode ajudar no negócio e não criar uma.

Já o Machine Learning entra em questões que envolvem tarefas repetitivas e que possuem um processo bem definido. Fazendo com que o time foque na estratégia e nem tanto na execução.

Liderança e Gestão de Pessoas

Nunca se falou tanto em liderança como agora, e isso é ótimo. Não basta apenas ter um perfil de liderança e ser proativo, é preciso que um profissional que pretende exercer um cargo de liderança, tenha os conhecimentos necessários para a gestão de pessoas.

Isso porque além de exercer sua função específica referente ao setor, um líder também precisa saber lidar com pessoas. Dessa forma, o profissional precisa conhecer técnicas específicas de relações humanas, que irão auxiliar nessa tarefa.

Design de Experiências

O termo ainda não é tão conhecido, mas o design de experiência busca alinhar consumidores e as soluções que elas buscam. 

Essa competência é cada vez mais importante no mercado, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes, e buscam muito mais por soluções do que por produtos ou serviços. Essa hard skill pode ser obtida através de cursos, extensões, especializações ou outras fontes.

Como desenvolver as Hard Skills

A principal forma de desenvolver as hard skills é buscando a capacitação. Com isso, fica claro o papel da empresa de proporcionar aos colaboradores oportunidades de adquirir mais conhecimentos pertinentes ao cargo que ocupa.

Vale lembrar que isso é benéfico tanto para o colaborador, que tem a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, quanto para a empresa, que terá profissionais mais bem preparados. Confira a seguir outras formas de desenvolver as hard skills: 

  • Treinamentos e workshops: que podem ser indicados pela empresa em outras organizações, ou realizado internamente;
  • Incentivo à qualificação: a empresa pode oferecer uma ajuda de custo financeira, parceria com estabelecimentos de ensino, bolsas de estudos ou intercâmbios, por exemplo;
  • Cursos de idiomas: ter um segundo ou terceiro idioma é uma importante hard skill, que pode ser obtida através de parcerias com escolas de idiomas;
  • Certificações e licenças: são de extrema importância para empresas de tecnologia, por exemplo, e podem ser financiadas pela organização;
  • Participação em feiras e congressos: é importante para as empresas que profissionais-chave da organização participem desses eventos, para buscar novas tendências de mercado;
  • Gamificação: a gamificação para empresas é uma excelente forma de aplicar treinamentos durante o recrutamento ou onboarding de novos funcionários, por exemplo, e são eficazes no aprimoramento de diversas hard skills.

As hard skills desempenham um papel muito importante nas empresas, assim como as soft skills. O ideal é que elas andem lado a lado, para um equilíbrio perfeito de um profissional qualificado.

Neste cenário de profissionais qualificados, é importante garantir que a sua empresa seja atrativa para esses talentos. Para te ajudar com isso, confira nosso webinar de Employer Branding: como criar uma marca desejada pelos melhores talentos.

webinar employer branding

Tags: employee advocacy employee experience employer branding
Compartilhe
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no LinkedIn
Artigo anterior departamento pessoal Departamento Pessoal (DP): saiba tudo sobre o setor
Próximo Artigo marketing-social Marketing Social: entenda como ele pode impactar as empresas e a sociedade como um todo

Você também pode gostar:

comunidade online

Comunidade online: 10 passos para construir uma para sua empresa

12 minutos de leitura
Marketing de Experiência

Marketing de Experiência: o que é e como aplicar no seu negócio

12 minutos de leitura
marketing educacional

Por que as universidades devem utilizar o Marketing de Defensores

9 minutos de leitura
nutrir defensores de marca

5 dicas para nutrir seus Defensores de Marca

3 minutos de leitura
Como convencer seu diretor a investir em Marketing de Defensores?

Como convencer seu diretor a investir em Marketing de Defensores?

11 minutos de leitura

Você também pode gostar

Glassdoor
Employee Experience

Como a Peepi conquistou e manteve 5 estrelas no Glassdoor?

Posted by Lorena Possas 9 minutos de leitura
gameficacao-para-colaboradores
Cases da PeepiEmployee ExperienceEmployer BrandingMarketing de Defensores

Gamificação para colaboradores funciona?

Posted by Lorena Possas 7 minutos de leitura
aumentar o ROI
Employee ExperienceMarketing de Defensores

Como o Employee Advocacy pode aumentar o ROI da sua empresa?

Posted by Lorena Possas 6 minutos de leitura
peepi employee advocacy
Employee Experience

Peepi: como funciona a plataforma para Employee Advocacy

Posted by Ana Oliveira 13 minutos de leitura
funcionarios-em-defensores-da-marca
Employee ExperienceMarketing de Defensores

Como transformar seus colaboradores em Embaixadores da Marca

Posted by Felipe Thomé 6 minutos de leitura
employee-advocacy
Employee ExperienceMarketing de Defensores

Employee Advocacy – O autêntico guia com tudo o que você precisa saber

Posted by Felipe Thomé 21 minutos de leitura

Navegue pelas categorias

  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →

Impulsione e recompense o engajamento de clientes e colaboradores.

©2021 Peepi - Todos os direitos reservados.