Ideias de desafios para o programa de Employee Advocacy

Ideias de desafios para você se inspirar e aplicar no seu programa de Employee Advocacy.


Conquistar a mente e o coração dos colaboradores tornou-se mais do que apenas uma tendência, é um objetivo necessário.

Aqui no blog, conversamos muito sobre o papel crucial que um programa de Marketing de Defensores desenvolve no relacionamento mais próximo com os colaboradores. Por meio da gamificação, os programas engajam os participantes (chamados defensores) e abrem um leque de possibilidades para as empresas que adotam essa estratégia.

A gamificação traz a experiência de diversão e competitividade dos jogos aos resultados de negócios para as empresas, envolvendo os participantes de modo a obter esses resultados.

Entretanto, sempre frisamos que a gamificação para empresas não deve andar sozinha. É preciso que ela esteja acompanhada dos desafios.

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. 

A Regra dos Terços para os desafios

Os tipos de desafios que você oferece aos defensores têm um papel central para tornar seu programa envolvente, isto abrange o que você pede para seus defensores, como você apresenta elementos motivacionais e como você se comunica com eles.

Aqui na Comunitive aplicamos a Regra dos Terços, em que misturamos desafios de alto impacto com outros puramente informativos ou até mesmo divertidos. Usamos esse método para dividir igualmente essas três categorias de desafios.

A Regra dos Terços Constitui-se em três tipos de desafios:

  • Objetivos de negócio;
  • Educação;
  • Diversão.

Objetivos de negócio: essa categoria de desafio visa atingir um resultado de negócio da empresa. Pode ser um review, uma indicação de um novo cliente, pesquisa NPS.

Educação: são desafios com cunho educacional que podem estar relacionados à empresa, produtos ou cultura em geral. 

Diversão: todo mundo gosta de se divertir e essa categoria ajuda a manter seus defensores engajados na plataforma. Mas, ela também tem um superpoder escondido: impulsiona o engajamento em outros tipos de desafios. Pode envolver memes, inspirações, histórias, happy hours.

A seguir, confira algumas ideias de desafios para cada uma dessas categorias e inspire-se!

Ideias de desafios para um programa de Employee Advocacy

Agora que abordamos um pouco sobre a teoria dos desafios, vamos colocar em prática? 

Criamos abaixo uma espécie de banco de ideias de desafios, divididos por categorias. 

Aproveite, compartilhe, comente com novas ideias de desafios e fique de olho, constantemente atualizaremos o artigo.

Ideias de Desafios de Objetivo de Negócios

1 – Desafios de LinkedIn

Como o LinkedIn é a maior rede social para assuntos profissionais, peça aos seus colaboradores que atualizem o perfil pessoal do LinkedIn.

Você pode pedir que eles adicionem uma foto de perfil com a camisa da empresa ou mudem a capa para uma específica disponibilizada pela empresa.

 Essa ação pode ser muito benéfica, já que seus colaboradores estarão literalmente vestindo a camisa da organização. 

2 – Desafio para compartilhamento da página de vagas

Pedir aos colaboradores que compartilhem as vagas que estão disponíveis na sua empresa ajuda a trazer novos (e qualificados) talentos para a empresa.

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

3 – Desafios para novos colaboradores

Desenvolver desafios que integram os novos colaboradores são excelentes para ajudar esses funcionários na integração com o time.

Você pode aproveitar e pedir um feedback sobre como foi a experiência desse colaborador no onboarding da empresa.

4 – Desafios com pesquisa

Crie desafios para saber o que seus colaboradores estão pensando sobre a empresa. Com as respostas é possível realizar uma análise detalhada sobre o que pode melhorar e o que está sendo positivo na empresa.

Para que o participante do programa se sinta à vontade para responder, aconselhamos que o desafio seja privado e que ninguém (além do moderador do programa) tenha acesso às respostas.

ideias de desafios
Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

5 – Desafio de avaliação no Glassdoor

O Glassdoor é um importante site que dispõe de informações e avaliações sobre empresas, criadas pelos próprios funcionários de forma anônima. 

Peça aos seus colaboradores que deixem uma opinião sincera no Glassdoor sobre como é trabalhar na empresa.

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

6 – Desafio sobre o que seus colaboradores já aprenderam na empresa que ajudou no desenvolvimento profissional

Esse desafio é uma ótima oportunidade para a empresa mensurar os resultados das ações educacionais promovidas e pode trazer insights do que funciona ou não para os colaboradores.

7 – Desafios com celebrações

A Great Place to Work tem a celebração como uma das nove práticas culturais da Metodologia GPTW. Segundo eles, defender a prática de celebrar conquistas é uma maneira de registrar o sucesso de alguma atividade.

Aqui na Comunitive, pensamos da mesma forma e incentivamos que essa ideia seja colocada em prática. Aproveite para colocá-la também ao desenvolver desafios para o seu programa de Marketing de Defensores.

8 – Desafio com fotos na empresa ou sobre a empresa 

O objetivo desse desafio é estimular a divulgação da empresa nas redes sociais, portanto, você pode pedir para que seus colaboradores compartilhem nas redes uma foto que se relacione com a organização. 

Pode ser uma foto do home office, uma foto na empresa ou algum mimo que ganhou da organização.

9 – Desafios sobre a história, missão e valores da empresa

Essa ideia de desafio pode ser dividida em diversos outros. 

O primeiro desafio pode ser um quiz relacionado à história da empresa, para incentivar seus colaboradores a testarem os conhecimentos sobre a organização. Veja abaixo um exemplo criado para o nosso programa de Marketing de Defensores chamado Comunitive Heroes.

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

O segundo desafio pode ter informações sobre os valores da empresa, sendo uma forma de exercitar que seus colaboradores compartilhem também desses valores.

O terceiro desafio pode ser comunicando a todos sobre qual é a missão e a visão da empresa.

Com isso, o programa ajuda a manter toda a equipe alinhada com os mesmos pensamentos. O objetivo é manter forte a estrutura de política e cultura da organização tanto entre os colaboradores quanto externamente.

10 – Desafios sobre as redes sociais da empresa

Um dos resultados conquistados ao aplicar um programa de Marketing de Defensores na empresa é o aumento do engajamento dos colaboradores nas redes sociais da empresa de forma autêntica. 

Portanto, faça desafios que incentivem ações envolvendo os perfis pessoais dos funcionários com o da empresa. Veja um exemplo abaixo:

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

Ideias de Desafios de Educação

1 – Desafios sobre soft skills

As soft skills são denominadas as habilidades comportamentais relacionadas com a maneira como uma pessoa interage com a outra e, em simultâneo, com as próprias emoções. Quanto melhor as pessoas conseguem lidar com essas habilidades, maiores são suas soft skills

A ideia aqui é elaborar desafios que informem sobre quais são as soft skills e como melhorá-las, principalmente no ambiente de trabalho.

Aborde temas como resiliência, inteligência emocional, comunicação assertiva, flexibilidade, colaboração e liderança.

2 – Desafios sobre produtividade

Existem muitos métodos de produtividade que ajudam a estruturar processos e tomadas de decisões. 

Separei alguns exemplos de métodos que podem ser utilizados em desafios:

  • Pomodoro/sprints;
  • O método SMART;
  • Kanban pessoal;
  • Método GTD.

3 – Desafios de feedbacks

Incentivar a cultura do feedback na empresa é valioso tanto para a empresa quanto para o colaborador. 

Dar feedback é um ato de ajudar, receber feedback é um presente para o crescimento e performance, e pedir feedback é uma forma de mostrar interesse em evoluir.

4 – Desafios com datas relacionadas à saúde

Em todos os meses do ano existem campanhas voltadas à prevenção de doenças. Aproveite as datas para produzir desafios que conscientizem sobre essas causas e incentivem os colaboradores a cuidarem da saúde.

ideias de desafios
Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

5 – Desafios de treinamentos

Os treinamentos são cruciais para o desenvolvimento e sucesso de uma organização e elevam o desempenho contínuo dos colaboradores. 

Você pode criar desafios que estimulem a conclusão de treinamentos online e solicitar que os colaboradores enviem, no desafio, o certificado de conclusão de treinamento. 

Abaixo você confere um exemplo aplicado no programa Heros Comunitive:

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

6 – Desafios com dicas financeiras

Dicas sobre como melhorar as finanças pessoais são ótimas para que os colaboradores possam cuidar melhor do dinheiro. 

Produza conteúdos educacionais sobre estratégias de investimento, sobre como economizar dinheiro, métodos de organização financeira e planilhas financeiras.

7 – Desafios com dicas profissionais

O profissionalismo e o comportamento ético podem beneficiar a carreira dos seus colaboradores, portanto, podem ser incentivados através dos desafios do programa. 

Você pode criar desafios com:

  • Dicas para desenvolver boas apresentações no trabalho;
  • Formas de melhorar a comunicação entre colaboradores e equipes;
  • Artigos sobre liderança;
  • Informações sobre como trabalhar em equipe;
  • Dicas sobre segurança no trabalho.
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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

8 – Desafios com informações institucionais

Um dos focos do programa de Employee Advocacy é manter os colaboradores informados. Por isso, aproveite os desafios para comunicar, de forma mais rápida e fácil, a todos os defensores sobre as últimas novidades da empresa, treinamentos, novos processos, manual de marca. 

Separei aqui 8 razões que explicam a importância de uma boa comunicação interna:

  • Mantém os colaboradores informados;
  • Promove a comunicação bidirecional em torno do que está acontecendo na organização;
  • Ajuda a desenvolver a cultura da organização;
  • Aumenta o engajamento entre os colaboradores;
  • Mantém os colaboradores alinhados, principalmente em momentos de crise;
  • Ajuda a reter os funcionários;
  • Aumenta a transparência;
  • Cria um canal para feedback, debate e discussão.

9 – Desafios com materiais criados pela empresa

Os desafios também são ótimos para comunicar aos colaboradores sobre novos materiais desenvolvidos pela empresa. Avise quando a empresa lançar:

  • eBooks;
  • Episódios de podcasts;
  • Vídeos no Youtube;
  • Publicações no blog ou nas redes sociais;
  • Eventos.

10 – Desafios sobre sustentabilidade

Há muitos benefícios em falar sobre a sustentabilidade, tanto de curto quanto de longo prazo para colaboradores e empresa. Aproveitar os desafios do programa para aumentar a conscientização sobre questões ambientais e informá-los sobre o assunto é uma excelente oportunidade.

Ideias de Desafios de Diversão

1 – Desafios-relâmpago

Criar desafios relâmpagos, aqueles que ficam disponíveis por um tempo determinado, gera gatilhos de urgência nos usuários do programa.

Ao perceber que pode perder o desafio, o defensor vai correr para realizá-lo e aumentar o engajamento no programa.

2 – Desafios com memes

Criar desafios relacionados aos memes é sucesso garantido, afinal, quem nunca esbarrou num meme, não é mesmo?

Você pode pedir, por exemplo, para os seus defensores se definirem com apenas um meme. As respostas serão muito engraçadas.

3 – Desafios com enquetes divertidas

Você já deve ter participado das famosas enquetes dos stories do Instagram, certo? 

A ideia do Instagram, ao criar essa funcionalidade, era proporcionar aos usuários mais envolvimento e engajamento. E é isso mesmo que você pode fazer no seu programa de defensores.

Prepare desafios com enquetes divertidas e até mesmo aleatórias. A ideia aqui é exatamente como a do Instagram, melhorar o engajamento e aproximar os defensores. 

Mas, temos mais uma dica: escolha temas que façam os usuários pensarem pouco e rápido. Esses desafios devem ser leves e fáceis de realizar.

ideias de desafios
Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.
ideias de desafios
Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

4 – Desafios de happy hour

O happy hour pode ser mais que um momento de lazer. Esse tempo possibilita a criação de relações mais concretas entre as equipes e humaniza a empresa.

Independentemente se o happy hour for online ou presencial, faça desafios para avisar sobre data e horário e, após o evento, disponibilize desafios solicitando um feedback.

Ah, e outra dica: pense em happy hours temáticos. No programa de Marketing de Defensores da Comunitive é muito comum e gera um ótimo resultado de engajamento.

Veja abaixo um exemplo:

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

5 – Desafios com playlists 

Ouvir uma musiquinha enquanto trabalha ajuda muito na concentração. Já pensou em aproveitar isso para elaborar desafios que incentivam a produção de playlists colaborativas?

Peça para cada funcionário deixar uma sugestão de música e depois crie mais um desafio para apresentar a todos como ficou a playlist

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

6 – Desafios de aniversário ou de tempo de trabalho

Nós já comentamos em outros posts do blog que as empresas precisam ter em mente que os colaboradores são seu ativo mais valioso. 

Reconhecer seus funcionários em dias especiais, como aniversário ou tempo de serviço, é fundamental para a criação de relações de valor.

7 – Desafios com dicas de filmes e séries

Esse é outro desafio que pode render muito engajamento. Quem não adora compartilhar sobre séries e filmes, né?

Inclusive, além de criar desafios, você pode produzir fóruns para incentivar discussões sobre o assunto. 

8 – Desafios para conhecer os colaboradores

Sempre lembramos em nossos posts que um simples ato de reconhecimento pode tornar um ambiente profissional mais feliz, diminuir a rotatividade de colaboradores e aumentar o engajamento.

Portanto, desenvolver desafios para que os colaboradores possam contar mais sobre si mesmos, além do ambiente profissional, é uma ótima alternativa.

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

9 – Desafios sobre signos

Os signos se tornaram uma febre na internet, vez ou outra surge um post nas redes sociais sobre o assunto. Por isso, acredito que é possível aproveitar esse tema para criar desafios engraçados.

Confira abaixo um exemplo aplicado em nosso programa de Marketing de Defensores.

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.
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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

10 – Desafios com datas sazonais

Abuse de desafios relacionados a datas sazonais. Você pode usar a criatividade para elaborar desafios divertidos.

Olha os exemplos que eu trouxe:

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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.
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Desafio do Programa de Marketing de Defensores da Comunitive, chamado Comunitive Heroes.

E aí, gostou das ideias de desafios? Salve esse link e consulte-o sempre que achar necessário. 

Sabe aquele momento que você não sabe que conteúdo criar para os desafios? Agora basta acessar esse post, ele será atualizado sempre que necessário.

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A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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