Identidade de Marca: o que é, quais os principais elementos e Como criar uma!

Identidade de Marca é o conjunto de características únicas de uma empresa, que possibilita sua identificação e reconhecimento no mercado. Saiba mais!


De acordo com um estudo, existem duas razões para um consumidor escolher uma determinada marca: a primeira, é por ela lhe transmitir sensações que o fazem se identificar com ela. A segunda, é porque a marca representa algo que esse consumidor aspira alcançar, ou seja, que ele não possui, mas a marca pode lhe proporcionar.

Dessa forma, fica claro que uma marca não é composta apenas por um logotipo, uma etiqueta ou um slogan. A verdadeira essência de uma empresa está na sua essência, seu conjunto de valores e seu propósito no mercado.

Por isso, é essencial ter uma Identidade de Marca, que assegure às empresas que suas principais características sejam transmitidas ao público e ao mercado em que atua. A seguir, entenda melhor como funciona essa lógica!  

O que é Identidade de Marca?

Identidade de marca é o conjunto das qualidades e características particulares de uma empresa, que torna possível sua identificação ou reconhecimento. Ela também contempla os conceitos de missão, visão e valores da organização.

Fazem parte disso, o posicionamento da marca, a cultura organizacional entre outros aspectos empresariais. Dessa forma, a comunicação visual, os serviços, produtos e tudo aquilo que envolve a estrutura da marca, precisa conversar com a sua identidade.

Por isso, a identidade da marca é única e diz respeito à cada organização, de forma que seu público-alvo consiga reconhecer a marca de imediato ao se deparar com qualquer elemento da sua identidade. 

É fundamental que todas as marcas trabalhem para consolidar uma identidade autêntica, que transmita a sua essência, esteja alinhada com o estilo de vida do público e faça com que a empresa seja reconhecida e lembrada por essas características.

Segundo o estudo citado no início, para que a identidade da marca cumpra seus propósitos, ela precisa corresponder a alguns princípios. Para isso, ela precisa ser:

  • Única e intransferível: não existem marcas com identidades iguais, pois cada uma possui suas próprias características. Dessa forma, um produto até pode ser copiado, mas copiar a identidade seria muito mais difícil.
  • Atemporal e constante: a identidade não é algo que tenha prazo de validade, pois ela representa a alma do negócio.
  • Consistente e coerente: é importante que as características centrais que definem a marca sejam sólidas, e façam sentido para a sua missão, visão e valores, além de apresentarem valor para o público.
  • Objetiva e adaptável: ainda que a identidade seja atemporal, ela também é adaptável, ou seja, ela acompanha as necessidades de mudança de posicionamento da marca, que podem surgir com o passar do tempo e as demandas do mercado.

Quais são os principais elementos da Identidade de Marca?

Como mencionamos, há diversos aspectos que compõem a identidade da marca, todos eles, essenciais para compor o todo. Primeiramente, é preciso entender quais as dimensões que a marca precisa atingir:

  • Física: diz respeito aos elementos que tornam a marca única, e pode estar refletido nos produtos, serviços, espaços físicos, etc.
  • Cultural: tem relação com o sistema de valores da organização e das soluções que ela oferece;
  • Intersubjetividade: é este ponto que torna a marca humanizada, criando uma maior conexão com os consumidores, o que influencia diretamente na decisão de compra;
  • Significado: é o que contextualiza seus produtos ou serviços com o comportamento dos seus clientes;
  • Mentalização: diz respeito à forma como a marca faz parte do dia a dia do consumidor, se tornando parte do cotidiano dos clientes fidelizados, que acabam muitas vezes se tornando defensores da marca.
marketing de defensores

Além desses aspectos, alguns elementos pontuais são fundamentais na composição da identidade da marca, principalmente no aspecto visual. Confira a seguir, quais são esses elementos: cores, tipografia, logotipo, texturas e padrões, linguagem, slogan, entre outros.

Outros recursos que podem ser utilizados pela marca para compor a sua identidade, são elementos que explorem mais sentidos além do visual, como aromas e sons, por exemplo, capazes de criar experiências olfativas e sonoras que ficam marcadas na memória do consumidor. 

Você já entrou em alguma loja e estava tocando uma música agradável e logo que começou a andar pelo local, sentiu um aroma que parecia conversar com tudo? São esses elementos em conjunto que compõem uma vivência completa ao cliente, estratégia muito utilizada no Marketing de Experiência.

Como a identidade de marca valoriza o branding?

O Branding é o conjunto de ações que uma empresa realiza para transmitir ao mercado e ao público, seus valores e cultura, de forma que fique marcada na memória dos consumidores, uma imagem positiva da marca.

Entre essas ações realizadas, algumas delas fazem parte da criação da identidade da marca, fundamental para construir a imagem que ficará registrada na mente do consumidor. Tudo isso também é fundamental para criar um relacionamento com o cliente que seja forte e duradouro. 

Qual a importância da identidade de marca na segmentação de mercado?

Quando pensamos em segmentação de mercado, estamos falando em definir um público-alvo que a marca pretende atingir, para facilitar a criação e o direcionamento de suas estratégias de marketing. 

Dessa forma, torna-se indispensável ter uma identidade definida, para conseguir através dela, transmitir a essência da marca para a persona que ela pretende atingir.

Leira também: O que é Brand Persona e por que você deve criar a sua?

Quais os benefícios dessa estratégia e como criar a identidade de uma marca?

Quando a marca tem sua identidade bem construída, ela consegue obter inúmeros benefícios, como: promover a fidelização de clientes, segmentar melhor o mercado e atrair mais leads qualificados, tornar a marca mais forte e confiável e muitas outras vantagens.

O primeiro passo para criar a identidade da sua marca, é conhecer muito bem a sua empresa. Para isso, você pode realizar uma Análise SWOT, que te ajudará a identificar: 

  • As forças da sua empresa (Strength): são os pontos fortes do seu negócio, aquilo que o destaca da concorrência;
  • As suas fraquezas (Weakness): inclui tudo aquilo que precisa ser melhorado na empresa para torná-la mais competitiva;
  • As oportunidades de negócio (Opportunities): são as demandas do mercado que podem ser supridas pelos seus produtos ou serviços;
  • As ameaças (Threats): também estão relacionadas ao mercado, e representam as dificuldades que a marca pode ter que enfrentar.

Ao fazer uma análise aprofundada da marca, do mercado e do público que se pretende atingir, é possível começar a identificar certos padrões, e são eles que farão parte da identidade da marca.

Um exemplo bem simples: a Natura, por exemplo, é uma marca que passou atualmente por um rebranding, visto que mudou seu posicionamento no mercado. Atualmente, a marca assumiu uma identidade mais minimalista, alinhada com as preocupações ambientais do grupo, nos quesitos: sustentabilidade e certificações ambientais, como o selo Cruelty Free, por exemplo.

Tudo isso, aliado às novas embalagens, estrutura das lojas e guide shops, uniformes, comunicação visual, slogan, entre outros pontos, foram alinhados para compor o novo posicionamento assumido pela marca.

Fica claro assim, que a identidade da marca pode ser mutável e acompanhar suas mudanças internas e externas. Mas vale lembrar que é importante preservar sempre a essência da organização, para que ela não se perca em meio a esses processos.


Como vimos, a identidade de marca é composta por elementos internos e externos, que contemplam os aspectos visuais de um negócio (nome, logotipo, cores, etc.), e também aspectos conceituais, que definem a razão de ser da empresa e das soluções que ela oferece (quem são e aonde querem chegar).

Ao criar a identidade da sua marca, é possível fortalecer sua presença no mercado e conquistar mais clientes fidelizados. Além disso, também abre caminho para torná-la uma love brand.

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