A importância do Trabalho em Equipe para o sucesso de um Negócio

Conheça a importância do Trabalho em Equipe e seu papel para o sucesso de um negócio e o melhor aproveitamento dos conhecimentos dos profissionais envolvidos na equipe.


Desde sempre trabalhamos em equipe… Seja em nossa casa, nas tarefas do dia a dia, na escola ou faculdade, e claro, em nossa vida profissional. O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de um negócio e para a construção da sua cultura organizacional.

Por isso falamos tanto sobre ele, inclusive já temos aqui um post sobre o assunto. Contudo, hoje queremos focar na importância desse trabalho, como aperfeiçoá-lo, os principais desafios enfrentados e qual o papel da liderança.

Qual a importância do trabalho em equipe?

Toda empresa é composta por pessoas, que juntas, garantem o sucesso de um negócio, graças ao trabalho em equipe. Isso só é possível, pois a ação coletiva dos colaboradores aumenta o desempenho da organização.

O trabalho em equipe é importante para as empresas, pois reúne profissionais com diferentes talentos e habilidades, o que permite uma visão mais ampla dos negócios, além de diferentes formas de pensar e agir.

Quando a dedicação e o esforço dos membros da equipe são direcionados para um objetivo em comum, o trabalho flui mais facilmente. Por se tratar de atividades coletivas, as pessoas tendem a evoluir neste processo, desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais, como inteligência emocional, empatia, respeito, saber ouvir o próximo, entre outros.

Principais desafios

Sabemos que nem todas as pessoas têm facilidade para trabalhar em equipe, e não é para menos, uma vez que ele pode envolver pessoas bastante diferentes e com divergências de pensamento.

Dessa forma, fica claro que o trabalho em equipe pode apresentar diversos desafios, principalmente se as equipes forem numerosas. Em geral, quanto mais pessoas trabalham juntas, maiores são os problemas com a comunicação interna, por exemplo. Confira a seguir outros desafios comuns no trabalho em equipe:

  • Manter o equilíbrio do clima organizacional;
  • Ter uma comunicação eficiente em equipes muito grandes;
  • Vencer o individualismo de alguns colaboradores;
  • Manter a flexibilidade para se adaptar às particularidades de cada profissional;
  • Fazer com que todos da equipe estejam engajados no mesmo objetivo;
  • Ter uma liderança preparada para gerenciar as equipes;
  • Driblar a falta de comprometimento de algumas pessoas, entre outros.

Pensando em resolver esses e outros desafios criamos um Kit com tudo o que você precisa saber para conquistar 100% de colaboradores satisfeitos. Complemente a sua leitura preenchendo o formulário abaixo:

Qual o papel da liderança no trabalho em equipe?

A liderança tem um papel fundamental para o sucesso do trabalho em equipe, pois os líderes são capazes de inspirar e engajar o time, além de mostrarem o caminho a ser seguido. Um bom líder, tem como principal papel manter sua equipe unida.

É importante lembrar que a postura de “chefe”, que exerce autoridade devido à hierarquia que ocupa na organização, já está bastante ultrapassada. Portanto, se você quer um time com bom desempenho e espírito de equipe, precisa exercer o papel de líder, que consiste em:

  • Inspirar os colaboradores;
  • Engajar a equipe através de uma comunicação clara e assertiva;
  • Reconhecer os profissionais;
  • Realizar uma gestão com base não apenas nas hard skills, mas também nas soft skills dos colaboradores;
  • Administrar conflitos;
  • Gerenciar crises;
  • Despertar o potencial de cada membro da equipe;
  • Acompanhar os indicadores de desempenho do time;
  • Elaborar ações e estratégias de um sistema de recompensa para os talentos.

Dicas para liderar uma equipe

Quando falamos em ser um bom líder, é importante lembrar que essa pessoa não é melhor ou pior que ninguém, ela apenas é um profissional capacitado para gerenciar conflitos e possui habilidades de liderança. Confira algumas dicas:

Conheça sua equipe

O primeiro passo para liderar uma equipe é conhecer as habilidades e competências de cada membro do time. Isso é importante para saber delegar tarefas para as pessoas certas, direcionar pequenos times conforme as características em comum dos profissionais, estipular prazos e metas, saber qual a melhor linguagem para utilizar na comunicação, entre outros.

Confie na sua equipe e delegue tarefas

Confiar nos profissionais é essencial para garantir um bom trabalho em equipe e exercer a liderança. De nada adianta ter bons colaboradores na sua equipe se você quer gerenciar todas as tarefas. Por isso, entenda as habilidades de cada pessoa, delegue as tarefas e confie na sua execução.

Dessa forma, o líder consegue dedicar tempo para manter um bom clima organizacional, acompanhar os índices de produtividade e desenvolver novas estratégias. Além disso, demonstrar confiança nos colaboradores aumenta a sua autoestima e, consequentemente, gera mais engajamento nos times

Quer saber mais sobre como engajar seus colaboradores? Confira a história da Eletrosom e saiba quais foram as estratégias que a empresa utilizou para disseminar informação e engajar os colaboradores ao redor do Brasil.

Esteja presente e seja acessível

Nem sempre um líder consegue estar presente no dia a dia de um negócio, contudo, é fundamental estar disponível e acessível para os colaboradores. Isso é importante para manter a equipe direcionada rumo ao objetivo.

Por isso, busque manter uma relação horizontal com sua equipe, tenha um bom diálogo, esteja disponível para sanar dúvidas, dar explicações quando necessário e também para conversar e resolver conflitos.

Saiba gerenciar conflitos

Diariamente, é preciso gerenciar conflitos e lidar com adversidades em uma empresa, principalmente quando os profissionais trabalham em equipe. É fundamental que um bom líder entenda e respeite as diferenças dos colaboradores.

A melhor forma de lidar com os conflitos é desenvolver a empatia, não apenas partindo de você para a sua equipe, mas também estimular que ela aconteça entre os membros do time. Lembre-se que o diálogo é sempre a melhor saída para as adversidades.

Planeje

Para liderar com excelência é fundamental planejar. Ao fazer isso, busque envolver os colaboradores para que participem da elaboração do planejamento de metas e ações a executar.

Ao envolver a equipe, você aumenta o engajamento, demonstra confiança e mostra que se importa com a opinião dos profissionais, além de obter diferentes ideias e insights da sua equipe.

Incentive o diálogo

Como já dissemos, o diálogo é sempre a melhor opção para gerenciar conflitos. Por isso, estimule o diálogo dentro da empresa, dos setores e entre todos os colaboradores. 

Ouvir a opinião da sua equipe pode te ajudar a resolver situações referentes aos processos internos, problemas entre membros da equipe, além de atuar como um feedback para a sua liderança e para a empresa como um todo.

Celebre cada conquista

No dia a dia de uma empresa, percebemos o quanto as pequenas coisas podem fazer a diferença. Tão importante quanto alcançar grandes objetivos, é atingir cada meta diária, semanal e por aí vai.

O cotidiano em uma organização é repleto de dificuldades e desafios, e conseguir realizar as tarefas estipuladas, cumprir os prazos e verificar o andamento da empresa conforme o combinado, deve ser celebrado, pois é uma conquista diária, fruto do trabalho da equipe e da sua liderança.

Como aperfeiçoar os trabalhos em equipe

Tudo sempre pode ser aperfeiçoado, com o trabalho em equipe não seria diferente. Há diversas formas de garantir o aprimoramento contínuo dos profissionais para trabalhar em times.

No tópico anterior, falamos como a liderança pode ser aperfeiçoada para liderar as equipes. A seguir, citamos algumas formas de cada colaborador fazer a sua parte para garantir o sucesso da sua equipe:

  • Exercitar o autoconhecimento: entender suas características pessoais, forças, fraquezas e habilidades, é importante para uma boa convivência em equipe, além de deixar claro suas aptidões para as tarefas e indicar pontos em que você pode melhorar.
  • Respeitar a opinião dos colegas: para trabalhar em equipe é fundamental lembrar que nem sempre as pessoas vão concordar com você. Por isso, é importante respeitar ideias divergentes às suas e estar aberto a mudanças.
  • Conhecer bem a equipe: ao conhecer bem seus colegas, é possível adaptar sua comunicação para evitar conflitos, fazer críticas construtivas de forma positiva, além de saber com quem você se identifica mais, para desenvolver as atividades em conjunto.
  • Se comunicar de forma clara: é essencial saber se comunicar para conseguir trabalhar em equipe. Ter um diálogo claro e direto, é um requisito básico para manter um bom clima organizacional, sem ofender as pessoas e sem haver falha na comunicação.
  • Saber escutar: nunca sabemos tudo, é importante lembrar isso ao trabalhar em equipe. Dessa forma, saber escutar as pessoas ao redor além de agregar conhecimento, também torna o ambiente mais colaborativo e democrático.

Assim como outros pontos em uma empresa, o trabalho em equipe pode ser aperfeiçoado, através de treinamentos e dinâmicas em grupo. 

Vale sempre ressaltar que independente do porte da empresa e do tamanho dos setores, sempre existe trabalho em grupo. Isso porque, em geral, o fluxo das atividades depende da participação de diversas pessoas.

Dessa forma, praticamente todos os colaboradores trabalham em equipe, de forma direta ou indireta, por isso a importância de dar atenção a este ponto no seu negócio. Ter um RH estratégico na sua empresa, pode ser o pontapé inicial para organizar times de trabalho na organização!

Quer saber como a Comunitive pode ajudar a sua empresa a aperfeiçoar o trabalho em equipe? Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X