As melhores estratégias de Inbound Marketing para 2022

O sucesso das empresas depende muito de estratégias de inbound marketing que se diferencia bastante do marketing tradicional. 

Diferentemente das estratégias tradicionais que são mais invasivas, o Inbound Marketing se concentra nas ações para o cliente encontrar, “voluntariamente”, as marcas.

Para que isso ocorra, os profissionais de marketing precisam trabalhar para desenvolver conteúdos interessantes a ponto de aparecerem nos resultados de buscas. 

Após a criação dos conteúdos, os usuários podem acessá-los e, com isso,  a marca aumenta as oportunidades de transformar estes visitantes em leads (futuros clientes), atendendo as necessidades das pessoas com conteúdos de qualidade.

O que é Inbound Marketing?

Basicamente, o inbound marketing consiste em técnicas de Marketing que visam atrair, converter, vender e encantar os leads – ou seja, internautas e potenciais clientes. 

Conhecida popularmente como Marketing de Atração, o Inbound permite a conexão com o público-alvo por meio de estratégias em redes sociais, Marketing de Conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).

Para isso, as estratégias de Inbound Marketing se baseiam na criação de conteúdo de excelência que pode ser compartilhado com público, e pelo público, conquistando a confiança e novas formas de contato para se comunicar com os clientes – construindo um relacionamento duradouro.

Por meio do Inbound, as empresas podem obter resultados efetivos, e quando bem planejado e conciliado a outras táticas, se mostra bastante ágil.

Além disso, trata-se de uma estratégia de marketing barata e flexível, se comparada a campanhas publicitárias tradicionais, além de ser uma maneira diferente de aumentar a base de clientes.

Estratégias de Inbound Marketing para o sucesso dos negócios em 2022

Conhecendo o conceito de Inbound, os empreendedores podem investir em algumas estratégias para potencializar o marketing dos negócios, algo que possibilita novas oportunidades de parcerias e muito sucesso.

Isto posto, conhecer algumas tendências para o próximo ano é o modo de planejar bem as estratégias da sua empresa e obter resultados interessantes.

Algumas estratégias que podem ser implementadas no plano de marketing dos negócios são:

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing, compondo uma das principais estratégias. 

Isso porque ele possibilita atuar de forma eficiente em todas as etapas do funil de vendas, com materiais de qualidade e que agregam valor à jornada do cliente.

Com o Marketing de Conteúdo as oportunidades de atrair, converter, vender e encantar se tornam maiores, graças aos conteúdos com informações interessantes que podem ser distribuídos.

Nesta estratégia de marketing de conteúdo estão envolvidas a pesquisa de palavras-chave e aplicação de SEO, bem como a criação da persona e de um calendário de conteúdos.

Uso de redes sociais

Quando o assunto é marketing na era digital, é quase impossível não citar as redes sociais integradas aos canais de comunicação das empresas. 

A atuação de diversas marcas nas redes tem crescido nos últimos tempos, pois os empresários têm enxergado o potencial das mídias sociais nas estratégias de marketing.

Deste modo, é fundamental pensar em conteúdos estratégicos para redes como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras que se tornam relevantes e surgem no mercado.

Além dos materiais profundos e informativos, um tipo de conteúdo que pode ser desenvolvido e divulgado se dá pensando na criação de anúncios pagos – o que pode significar algo mais dinâmico e/ou direto. Assim, é importante conciliar ambos os formatos.

Inclusive, nesse contexto, é importante ressaltar que os materiais promovidos (pagos) podem proporcionar os seguintes benefícios:

  • Traz excelente ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Melhora a integração entre cliente e empresa;
  • Aumenta o engajamento das páginas nas redes sociais;
  • Promove a marca;
  • Potencializa a visibilidade da empresa.

Um dos jeitos de fazer os anúncios é com plataformas Ads, sendo que cada rede social tem a sua plataforma própria, com suas especificidades. Do mesmo modo, é possível recorrer aos ambientes de patrocínio dos próprios buscadores, como é o caso do Google.

Por meio de ferramentas como Twitter Ads, por exemplo, é possível desenvolver diferentes formatos de anúncios e campanhas, com um orçamento definido e direcionado ao público-alvo correto.

Desta maneira, as empresas podem ter excelentes resultados com o uso de redes sociais e conteúdos patrocinados, visto que há uma melhor segmentação e resposta.

CTAs e Landing Pages

Landing Pages são as páginas de conversão feitas para convencer os visitantes a conhecerem mais sobre a empresa, aceitando uma oferta – como receber um material gratuito com conteúdos mais específicos -, em troca de fornecer informações pessoais.

Neste caso, ambos os envolvidos adquirem vantagens, visto que a empresa pode usar esse contato para uma melhor segmentação do lead, bem como envio de materiais mais apropriados para esse perfil. 

Já o usuário tem acesso a materiais mais “exclusivos” e ferramentas que contribuem para sanar sua dor, mesmo que em parte. Com isso, a relação e o valor são intensificados.

As CTAs (Call to Action), em português chamadas de ação, são muito utilizadas como um convite direto a aceitar a landing page e, assim, os leads podem preencher o formulário com as informações necessárias para a segmentação.

Além disso, esse “convite” para que o usuário reaja de certa forma também auxilia em outras estratégias e ambientes, levando a conclusão de uma compra, ao direcionamento para uma página ou mesmo a curtir determinada publicação.

Com isso, essa estratégia se mostra muito importante no Inbound Marketing, pois prepara os clientes para as etapas de venda e encantamento, tornando o Marketing de Atração muito eficiente.

Uso de vídeos para se comunicar com o público

Os vídeos são muito eficientes para aproximar a marca do cliente, tornando a relação mais próxima e efetiva. Isso porque esse é um formato que permite maior interação e engajamento, seja nas redes sociais ou em outros canais de comunicação, bem como é mais fácil de ser “absorvido”.

Os vídeos podem ser visualizados em diversas redes sociais e no Youtube, nos celulares e até enquanto outras atividades ocorrem.

Em 2022, a tendência é que a relação com as plataformas de vídeo, inclusive o TikTok e o Instagram, se intensifiquem, visto que são rápidos de serem vistos e mesclam informação com entretenimento.

Tendo isso em vista, as empresas podem investir na criação de vídeos com informações sobre os produtos e serviços, contando detalhes sobre a rotina da empresa, além de mostrar conteúdos de interesse da persona do seu negócio, criando uma estratégia específica para esse formato.

Deste modo, se informar sobre as principais estratégias de Inbound Marketing e as tendências para os próximos anos são as principais formas de manter a sua empresa relevante no mercado, atraindo novos clientes, fortalecendo a marca e obtendo um bom faturamento.

Conteúdo criado pelo blog Ideal Marketing

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X