Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi
Peepi
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Teste grátis →
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi > Employee Experience > Indicação de colaboradores: a melhor maneira de atrair talentos para sua empresa

Indicação de colaboradores: a melhor maneira de atrair talentos para sua empresa

Posted by Felipe Thomé Junho 4, 2018 9 minutos de leitura

93% das empresas afirmam ter dificuldades para atrair e reter talentos, e os seus funcionários podem conhecer as pessoas certas para os postos de trabalho abertos

Mais de 9 em cada dez CEOs – 93%, exatamente – estão preocupados com a estratégia usada pela empresa para atrair e reter talentos.

No entanto, só 39% deles afirmam que deram os primeiros passos para modificar esse cenário, de acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria PWC, que ouviu mais de 1,3 mil administradores de empresas em 68 países.

Portanto, não é exagero afirmar que as companhias, independentemente de estarem em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, estão repensando a forma de encontrar talentos.

A relação entre empresa e trabalhadores está se transformando, visto que ambos buscam encontrar pares que tenham os mesmos princípios e valores – o que torna o recrutamento mais complexo do que simplesmente encontrar a qualificação certa ou o salário adequado.

Não à toa, as companhias estão abrindo os olhos para uma nova maneira de encontrar pessoas ideais para as vagas: a indicação de colaboradores.

A ideia é lógica: seus funcionários conhecem a qualificação de pessoas de outras áreas e o perfil empresarial, o que torna um encaixe mais simples e ágil para os dois lados.

Além disso, é uma relação de ganha-ganha, fazendo com que os colaboradores se sintam mais pertencentes à empresa, enquanto a companhia evita desperdiçar recursos em erros de recrutamento.

Esse processo é uma continuidade das ações desenvolvidas em Employee Advocacy e de Employer Branding, gerando benefícios para ambos os lados.

Por que as empresas precisam de um programa de indicação de colaboradores?

Dentro da pesquisa, uma frase do CEO da Capital One chama a atenção: “muitas empresas gastam 25% do seu tempo recrutando e 75% corrigindo os equívocos na seleção de pessoas”.

De acordo com a Jobvite, empresa especializada no recrutamento de colaboradores, as estatísticas apontam que uma em sete indicações resulta em contratação, enquanto, em comparação, um em cada 100 resulta no sucesso no processo seletivo, pelo método tradicional.

Atualmente, a seleção de candidatos é mais do que simplesmente encontrar um perfil ideal em termos de qualificação para o posto.

Em muitos casos, trata-se de um processo de convencimento de que sua empresa vai oferecer o que essas pessoas estão buscando.

A indicação de colaboradores tende a dar resultados.

Entenda os motivos:

Mais qualidade dos candidatos

As contratações pelas indicações podem ter até cinco vezes mais qualidade do que uma busca tradicional, segundo estudos.

O motivo?

Ninguém coloca o cargo e reputação em risco com uma sugestão inapropriada, apontando apenas quem efetivamente pode contribuir.

Mais engajamento dos colaboradores 

Pesquisas confirmam que o turnover de pessoas contratadas a partir da indicação de colaboradores é menor.

Além disso, as chances de alguém se candidatar a uma vaga aumentam ao descobrirem que um conhecido – mesmo que via redes sociais – trabalha na companhia.

O que a sua empresa está fazendo hoje par engajar e motivar colaboradores a defenderem sua marca? Leia nosso artigo especial!

👉 Seus colaboradores são Defensores da sua Marca?

Redução de tempo e de custos para os recrutadores

Uma vaga em uma grande companhia pode receber centenas ou milhares de currículos.

Caso a empresa ofereça destaque para a indicação de colaboradores, eles poderão se concentrar em um pouco número em vez de fazer uma grande triagem.

Como criar um programa para a indicação de colaboradores?

Assim como no Employer Branding, trata-se de um processo de médio e longo prazo, que envolve os diferentes departamentos: Comunicação, Marketing, Recursos Humanos, Financeiro, Administrativo e os conceitos de liderança.

Essa sintonia vai fazer com que os valores da empresa sejam efetivamente percebidos pelos colaboradores, transformando-os em Defensores da sua empresa a ponto de indicar amigos, conhecidos e ex-colegas para os postos de trabalho.

advocate marketing

Desenvolva um ambiente favorável

Esse processo vai muito além de oferecer bons salários e benefícios, embora seja um dos critérios levados em conta.

É preciso que as pessoas sintam vontade e estejam felizes na empresa, pois os valores de ambos são compatíveis.

É necessário que a cultura desenhada pela empresa esteja alinhada à realidade.

Pelo fato de estarem neste ambiente todos os dias, os colaboradores que vão perceber as incongruências entre as mensagens passadas via marketing e as ações desenvolvidas.

Portanto, é preciso falar e agir no mesmo sentido.

Por exemplo, uma empresa que se diz preocupada com o meio ambiente, mas não desenvolve uma estratégia para evitar impressões desnecessárias ou não implanta um programa de logística reversa.

Há uma clara falta de sintonia entre discurso e prática.

As indicações de bons quadros para os postos de trabalho só vão surtir se as pessoas gostarem do ambiente que enfrentam todos os dias.

Invista em comunicação

Toda a sua companhia precisa conhecer seus objetivos, motivações e aspirações – afinal de contas, o processo de recrutamento vai envolver praticamente toda a companhia.

Por isso, é importante que todos estejam na mesma página na descrição da cultura empresarial – nesse sentido, o conteúdo gerado por usuários e colaboradores vai contribuir para a construção de uma marca.

A comunicação é o melhor caminho para ter sucesso nesta estratégia, pois é preciso que os colaboradores saibam os meios de fazer indicações, quais as características são as mais buscadas, onde procurar por postos de trabalho vagos, e eles saberão se as suas indicações foram, de fato, contratadas.

Saber se a indicação foi positiva e receber feedbacks do sistema de contratação vai fazer com que o programa seja cada vez mais otimizado.

Aplicações amigáveis

Sabe aquele processo seletivo lento, demorado, em um sistema que cai o tempo todo e que os candidatos que não garantem a vaga não recebem feedback?

É tudo o que o seu negócio não precisa.

Celebre o engajamento dos colaboradores

Uma indicação que foi aprovada pelo departamento de Recursos Humanos e pelo setor responsável pela vaga pode ser um dos critérios no programa de recompensas desenvolvido pela sua empresa ou mesmo oferecer benefícios financeiros.

Estima-se que o ganho de tempo, de objetividade e a diminuição do turnover resultam em benefícios para a empresa, com 25% mais lucro do que na contratação por outras fontes.

Além de saber que um amigo ou colega está ocupando um posto de trabalho em uma boa empresa, o fato de as pessoas também receberem alguma vantagem faz com que estejam mais envolvidas nesse tipo de iniciativa.

É importante que diretores e líderes reforcem a mensagem da participação dos colaboradores nas diferentes estratégias e programas desenvolvidos, perpetuando e sedimentando essas iniciativas.

Mensure os resultados

Cada companhia vai estabelecer métricas específicas, conforme o seu ramo de atuação e necessidades.

No entanto, assim como em outras estratégias, é importante medir os resultados dessa iniciativa.

Alguns critérios que podem ser mensurados após a implantação de um programa de indicação de colaboradores:

– Tempo entre a abertura do posto e a contratação;

– Porcentual de turnover com menos de um ano de empresa;

– Porcentual de colaboradores que ficam 3 ou mais anos na empresa;

– Índices de satisfação dos colaboradores;

– Custo de cada contratação.

Os dados acima são apenas exemplos que podem ser usados pela sua empresa, mas há diversos modos de medir a performance da iniciativa – assim como deve ser feito em outras estratégias.

O que a sua empresa está fazendo hoje par engajar e motivar colaboradores a defenderem sua marca? Leia nosso artigo especial!

👉 Seus colaboradores são Defensores da sua Marca?

Compartilhe
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no LinkedIn
Artigo anterior 3 passos para começar o seu programa de defensores
Próximo Artigo programa de indicação 6 práticas para melhorar seu programa de indicação

Você também pode gostar:

clientes

Seus clientes estão ouvindo outros clientes e não anúncios

3 minutos de leitura
recrutar colaboradores

Como recrutar colaboradores para o seu programa de Marketing de Defensores

8 minutos de leitura
engajamento-programa-defensores

Como manter as pessoas engajadas com seu Programa de Defensores

8 minutos de leitura
employee advocacy

Como atrair os melhores talentos com o Employee Advocacy

9 minutos de leitura
microinfluenciadores

Microinfluenciadores: por que apostar neles para fortalecer sua marca no digital?

9 minutos de leitura

Você também pode gostar

O que é Endomarketing? Entenda o conceito dessa estratégia para a satisfação dos colaboradores
Employee Experience

GUIA: Entenda o que é Endomarketing e como colocar em prática no seu negócio!

Posted by Felipe Thomé 31 minutos de leitura
satisfação dos colaboradores
Employee ExperienceEmployer Branding

Satisfação dos Colaboradores: entenda a sua importância para o Employer Branding

Posted by Ana Oliveira 11 minutos de leitura
jornada do colaborador
Employee Experience

Saiba tudo sobre a Jornada do Colaborador e porque ela é importante para atrair e reter talentos

Posted by Ana Oliveira 11 minutos de leitura
employee-experience
Employee Experience

Employee Experience: conheça o conceito voltado para a experiência e valorização do colaborador

Posted by Ana Oliveira 17 minutos de leitura
Turnover
Employee Experience

Turnover: entenda o que é, como calcular e por que é importante acompanhar essa métrica

Posted by Lorena Possas 12 minutos de leitura
felicidade-organizacional
Employee ExperienceEmployer Branding

Felicidade Organizacional: por que ela é tão importante?

Posted by Lorena Possas 12 minutos de leitura

Navegue pelas categorias

  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →

Impulsione e recompense o engajamento de clientes e colaboradores.

©2021 Peepi - Todos os direitos reservados.