Indicação de colaboradores: a melhor maneira de atrair talentos para sua empresa

O Programa de Indicação de Colaboradores é eficaz na atração de talentos e no engajamento dos profissionais internos. Saiba como colocar em prática!


93% das empresas afirmam ter dificuldades para atrair e reter talentos, e os seus funcionários podem conhecer as pessoas certas para os postos de trabalho abertos.

Mais de 9 em cada dez CEOs – 93%, exatamente – estão preocupados com a estratégia usada pela empresa para atrair e reter talentos.

No entanto, só 39% deles afirmam que deram os primeiros passos para modificar esse cenário, de acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria PWC, que ouviu mais de 1,3 mil administradores de empresas em 68 países.

Portanto, não é exagero afirmar que as companhias, independentemente de estarem em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, estão repensando a forma de encontrar talentos.

O que é indicação de funcionários?

A relação entre as empresas e os profissionais está se transformando, visto que ambos buscam encontrar pares que tenham os mesmos princípios e valores – o que torna o recrutamento mais complexo do que simplesmente encontrar a qualificação certa ou o salário adequado.

Não à toa, as companhias estão abrindo os olhos para uma nova maneira de encontrar pessoas ideais para as vagas: a indicação de colaboradores.

A ideia é lógica: seus funcionários conhecem a qualificação de pessoas de outras áreas e o perfil empresarial, o que torna um encaixe mais simples e ágil para os dois lados.

Além disso, é uma relação de ganha-ganha, fazendo com que os colaboradores se sintam mais pertencentes à empresa, enquanto a companhia evita desperdiçar recursos em erros de recrutamento.

Dessa forma, a indicação em empresas é cada vez mais comum e atualmente, essa estratégia também é uma continuidade das ações desenvolvidas em Employee Advocacy e de Employer Branding, gerando benefícios para ambos os lados.

Por que as empresas precisam de um programa de indicação de colaboradores?

Dentro da pesquisa, uma frase do CEO da Capital One chama a atenção: “muitas empresas gastam 25% do seu tempo recrutando e 75% corrigindo os equívocos na seleção de pessoas”.

De acordo com a Jobvite, empresa especializada no recrutamento de colaboradores, as estatísticas apontam que uma em sete indicações resulta em contratação, enquanto, em comparação, um em cada 100 resulta no sucesso no processo seletivo, pelo método tradicional.

Atualmente, a seleção de candidatos é mais que simplesmente encontrar um perfil ideal em termos de qualificação técnica para o posto e habilidades interpessoais.

Em muitos casos, trata-se de um processo de convencimento de que sua empresa vai oferecer o que essas pessoas estão buscando.

A indicação de colaboradores tende a dar resultados.

Entenda os motivos:

Mais qualidade dos candidatos

As contratações pelas indicações podem ter até cinco vezes mais qualidade do que uma busca tradicional, segundo estudos.

O motivo?

Ninguém coloca o cargo e reputação em risco com uma sugestão inapropriada, apontando apenas quem efetivamente pode contribuir com a empresa.

Mais engajamento dos colaboradores 

Pesquisas confirmam que o turnover de pessoas contratadas a partir da indicação de colaboradores é menor.

Além disso, as chances de alguém se candidatar a uma vaga aumentam ao descobrirem que um conhecido – mesmo que via redes sociais – trabalha na companhia.

O que a sua empresa está fazendo hoje para engajar e motivar os colaboradores a defenderem sua marca? Leia nosso artigo especial!

👉 Seus colaboradores são Defensores da sua Marca?

Redução de tempo e de custos para os recrutadores

Uma vaga em uma grande companhia pode receber centenas ou milhares de currículos.

Caso a empresa ofereça destaque para a indicação de pessoas, eles poderão se concentrar em um número menor em vez de precisar fazer uma grande triagem.

Como criar um programa para a indicação de colaboradores?

Assim como no Employer Branding, trata-se de um processo de médio e longo prazo, que envolve os diferentes departamentos da organização: Comunicação, Marketing, Recursos Humanos, Financeiro, Administrativo e os conceitos de liderança.

Essa sintonia fará com que os valores da empresa sejam efetivamente percebidos pelos colaboradores, transformando-os em Defensores da sua empresa a ponto de indicar amigos, conhecidos e ex-colegas para os postos de trabalho.

Desenvolva um ambiente favorável

Esse processo vai muito além de oferecer bons salários e benefícios, embora seja um dos critérios levados em conta pelos profissionais.

É preciso que as pessoas se sintam à vontade e estejam felizes na empresa, pois os valores de ambos são compatíveis.

É necessário que a cultura organizacional desenhada pela empresa esteja alinhada à realidade.

Pelo fato de estarem neste ambiente todos os dias, são os colaboradores que vão perceberão as incongruências entre as mensagens passadas via marketing e as ações desenvolvidas.

Portanto, é preciso falar e agir no mesmo sentido, apostando em uma boa comunicação interna e ações de endomarketing.

Por exemplo, uma empresa que se diz preocupada com o meio ambiente, mas não desenvolve uma estratégia de marketing sustentável para evitar impressões desnecessárias ou não implanta um programa de logística reversa.

Há uma clara falta de sintonia entre discurso e prática.

As indicações de bons quadros para os postos de trabalho só vão surtir efeito, se as pessoas gostarem do ambiente que enfrentam todos os dias. Dessa forma, é fundamental investir esforços para manter um bom clima organizacional.

Invista em comunicação

Toda a sua companhia precisa conhecer seus objetivos, motivações e aspirações – afinal de contas, o processo de recrutamento por indicação de funcionários vai envolver praticamente toda a empresa.

Por isso, é importante que todos estejam na mesma página na descrição da cultura empresarial – nesse sentido, o conteúdo gerado por usuários e colaboradores vai contribuir para a construção de uma marca empregadora forte.

A comunicação é o melhor caminho para ter sucesso nesta estratégia, pois é preciso que os colaboradores saibam os meios de fazer indicações, quais as características são as mais buscadas, onde procurar por postos de trabalho vagos, e eles saberão se as suas indicações foram, de fato, contratadas.

Saber se a indicação foi positiva e receber feedbacks do sistema de contratação vai fazer com que o programa seja cada vez mais otimizado.

Aplicações amigáveis

Sabe aquele processo seletivo lento, demorado, em um sistema que cai o tempo todo e que os candidatos que não garantem a vaga não recebem feedback?

É tudo o que o seu negócio não precisa. Por isso, invista em uma cultura data driven, que utilize ferramentas para otimizar os processos internos e evitar burocracias.

Uma pergunta importante aqui é: como indicar um colaborador? Quer dizer, de que forma os profissionais podem indicar seus contatos? Defina um canal para isso ser feito, que pode ser via e-mail, código do colaborador para cadastro no site, entre outros, lembrando que esse processo deve ser fácil e rápido para os candidatos.

Lembre-se que para tornar esse processo ágil, é importante definir: o que colocar numa indicação, quais os dados e documentos essenciais a empresa precisa do candidato, como será a entrevista por indicação, etc. 

Se atente também para como fazer um pedido de indicação, para que seus colaboradores se sintam engajados a indicar talentos. Para isso, é possível criar campanhas que estimulem essa ação.

Celebre o engajamento dos colaboradores

Uma indicação que foi aprovada pelo departamento de Recursos Humanos e pelo setor responsável pela vaga, pode ser um dos critérios no programa de recompensas desenvolvido pela sua empresa ou mesmo para oferecer benefícios financeiros.

Estima-se que o ganho de tempo, de objetividade e a diminuição do turnover resultam em benefícios para a empresa, com 25% mais lucro do que na contratação por outras fontes.

Além de saber que um amigo ou colega está ocupando um posto de trabalho em uma boa empresa, o fato de as pessoas também receberem alguma vantagem faz com que estejam mais envolvidas nesse tipo de iniciativa.

É importante que diretores e líderes reforcem a mensagem da participação dos colaboradores nas diferentes estratégias e programas desenvolvidos, perpetuando e sedimentando essas iniciativas.

Mensure os resultados

Cada companhia vai estabelecer métricas específicas, conforme o seu ramo de atuação e necessidades.

No entanto, assim como em outras estratégias, é importante medir os resultados dessa iniciativa.

Alguns critérios que podem ser mensurados após a implantação de um programa de indicação de candidatos:

  • Tempo entre a abertura do posto e a contratação;
  • Porcentual de turnover com menos de um ano de empresa;
  • Porcentual de colaboradores que ficam 3 ou mais anos na empresa;
  • Índices de satisfação dos colaboradores;
  • Custo de cada contratação.

Os dados acima são apenas exemplos que podem ser usados pela sua empresa, mas há diversos modos de medir a performance da iniciativa – assim como deve ser feito em outras estratégias.

Vale lembrar que você pode optar por um programa de indicação remunerada, ou ainda oferecer benefícios, prêmios por indicação, entre outras vantagens, conforme a estratégia da organização.

Como atrair os melhores talentos com o Employee Advocacy?

Não basta sua empresa contar com um programa de indicação… Ela também precisa ser atraente para esses profissionais. Como um dos setores mais competitivos e acelerados do mercado, o setor de recrutamento está sempre procurando maneiras de inovar e se destacar no meio de tantos talentos. 

Isso ocorre porque as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação ao ambiente de trabalho e a qualidade de vida que as empresas estão dispostas a oferecer.

A era das mídias sociais apenas tornou as coisas mais difíceis para os recrutadores. Não é nenhum segredo que os colaboradores em potencial muitas vezes pesquisam sobre a empresa antes mesmo de se candidatarem a uma vaga, e basta apenas um comentário negativo de um atual ou antigo colaborador da organização para afastar o interesse de alguém em uma vaga.

Inclusive, existem alguns sites voltados especialmente para colher relatos de experiências de colaboradores de uma determinada empresa, como o Glassdoor, Fairygodboss e AmbitionBox.

Principalmente devido ao imediatismo da internet, as pessoas estão adotando as mídias sociais, como o LinkedIn, por exemplo, como uma forma de desenvolver suas marcas pessoais e expandir suas redes profissionais. 

Como resultado, a rede se tornou extremamente útil para os recrutadores, que conseguem ampliar seu alcance e fazer com que suas vagas sejam vistas por mais candidatos em potencial.

A partir disso, surge o Employee Advocacy, que é a divulgação de uma empresa por seus próprios colaboradores. Assemelha-se um pouco com o Marketing de Influência, porém aqui, os funcionários são efetivamente embaixadores de uma marca. 

Eles compartilham organicamente o conteúdo da empresa, seja sobre sua área de atuação no mercado, seja para auxiliar o RH no recrutamento de pessoas. Saiba mais sobre como usar o Employee Advocacy para atrair os melhores talentos para dentro da sua empresa.

Employee Advocacy: maior visibilidade do conteúdo da sua empresa

O perfil pessoal dos colaboradores de uma empresa tem um alcance superior a 10x em relação às redes sociais da organização. Isso significa que, o que seu colaborador escreve sobre a empresa, amplia significativamente o alcance desse conteúdo. 

Dessa forma, o Employee Advocacy é perfeito para incentivar os colaboradores a criarem seus próprios conteúdos sobre a empresa. Isso porque essa estratégia permite que você centralize essa atividade, incentivando os compartilhamentos através de recursos de gamificação integrados, aumentando assim o potencial de construir sua marca pessoal.

Veja um exemplo da plataforma da Comunitive!

via GIPHY

Como se pode ver, incentivamos nossos colaboradores a ajudarem na divulgação de vagas abertas na Comunitive. O desafio vale 100 pontos a quem realizar a atividade e enviar um print da postagem feita nas redes sociais. Assim, aumentamos o alcance dessas vagas e, de quebra, aumentamos o reconhecimento da nossa marca.

Na prática: case Sankhya

A Sankhya, uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil, conseguiu superar essas barreiras de alcance orgânico utilizando a solução da Comunitive. Desde janeiro de 2020, os resultados têm sido impressionantes. Dá uma olhada.

A Sankhya está crescendo rapidamente, e tem o desafio de preencher de maneira eficiente as novas vagas que surgem. Pensando nisso, o principal foco da estratégia de Employee Advocacy é aumentar o alcance orgânico do LinkedIn da empresa para recrutar novos talentos de forma assertiva. 

Assim, graças ao envolvimento dos seus colaboradores com a solução da Comunitive, os números de crescimento, engajamento e novas candidaturas alcançados são muito bons. 

Hoje, os colaboradores são a principal fonte de influência da Sankhya nas redes sociais. A estratégia possibilitou que a empresa tivesse mais assertividade no recrutamento. Isso porque o match de valores foi facilitado pelo alcance através de outros colaboradores que já compartilham desses valores.

Mão na massa: como usar seus colaboradores para atrair novos talentos

Confira três maneiras de envolver sua equipe com a marca empregadora da empresa por meio do Employee Advocacy, para eles poderem ajudar a atrair, estimular e contratar excelentes candidatos.

1. Apresente seus colaboradores no site da empresa

Quando os candidatos pesquisam sua organização, eles procuram mais do que descrições de cargos. Parte dos candidatos deseja obter detalhes sobre o que torna sua empresa um lugar atraente para se trabalhar. Desse modo, eles querem saber como seria trabalhar em sua organização e por que deveriam escolher a sua vaga em vez de uma semelhante em outra empresa.

Por isso, o primeiro passo é fornecer aos candidatos uma visão autêntica do seu local de trabalho. Para isso, é interessante apresentar as perspectivas dos funcionários em primeira mão no site de suas carreiras. Por exemplo, você pode criar um vídeo de funcionários compartilhando o que eles mais gostam a respeita de trabalhar na organização. 

Além disso, outra ideia é reunir depoimentos e conteúdos dos próprios colaboradores. Isso irá destacar as pessoas que tornam sua organização única, ao mesmo tempo em que ajuda seus candidatos a conhecer as pessoas com quem trabalhariam.

2. Permita que os funcionários compartilhem conteúdo nas redes sociais

Como vimos anteriormente, é possível expandir o alcance da empresa nas redes sociais incentivando os colaboradores a compartilharem conteúdos relevantes por meio de seus próprios perfis.

Por exemplo, você pode compartilhar fotos de um evento, uma notícia ou um conteúdo de blog e pedir para que os colaboradores ajudem na divulgação do material. Dessa forma, eles acabam ajudando a construir a marca empregadora da empresa, o que pode tornar os candidatos mais receptivos às suas vagas.

Em seguida, incentive os funcionários a promoverem conteúdos relacionados ao recrutamento, incentivando-os a compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Assim, uma boa plataforma de Employee Advocacy pode ser uma ótima solução para centralizar esse desafio de compartilhamento.

3. Peça um feedback dos seus atuais colaboradores

Já sabemos que o feedback dos colaboradores tem extrema importância para quem pensa em se candidatar a uma vaga na empresa. Por isso, é interessante que a empresa peça, de forma proativa, para que os colaboradores apresentem suas avaliações. Se você esperar que eles cheguem organicamente, as avaliações podem ser poucas e espaçadas ou, pior, distorcidas por ex-colaboradores detratores.

Incentivar os funcionários atuais a escreverem avaliações, representará com mais precisão a atmosfera atual da sua organização. Como um bônus adicional, você pode compreender os pontos positivos e negativos da organização pelo ponto de vista dos colaboradores.

Isso pode te ajudar a transmitir de forma mais efetiva a identidade da sua marca para potenciais candidatos, mostrando a eles as vantagens de trabalhar na empresa e também os desafios que podem ter de enfrentar.

Uma dica é pedir pelos feedbacks dos colaboradores, no mínimo, a cada 90 dias. Além disso, é válido monitorar as avaliações regularmente, especialmente para identificar possíveis insatisfações dos colaboradores. 

O Employee Advocacy pode ser um elemento poderoso de sua estratégia de marketing de recrutamento. Ao incentivar os colaboradores a compartilharem suas experiências por meio das redes sociais, sites de avaliação e recrutamento, você também os está ajudando a se sentirem capacitados e responsáveis ​​pelas contratações. Ao fazer isso, você cria um exército de recrutadores que podem ajudá-lo a atrair e contratar grandes talentos.

Agora que você já conhece as vantagens de usar o Employee Advocacy no recrutamento de novos colaboradores, saiba como colocar no ar essa estratégia de maneira efetiva.


É importante deixar claro que de nada adianta criar um excelente programa de indicação de colaboradores se sua empresa não for um lugar em que eles queiram trabalhar. 

Por isso, invista em uma estratégia que transpareça a felicidade organizacional e um bom clima interno. Além disso, outra ação eficaz é apostar em técnicas para melhorar sua marca empregadora.

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A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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