7 razões para investir em marketing de defensores hoje mesmo

Veja alguns dos principais motivos para tornar essa estratégia um pilar para aumentar a conversão de clientes e, ao mesmo tempo, ampliar e incrementar a imagem da marca


Ainda não está convencido a respeito dos motivos para investir em marketing de defensores?

Um estudo da Nielsen mostra que 84% das pessoas confiam mais na avaliação de amigos, familiares ou colegas do que em outras formas de marketing.

Aliás, da geração chamada de millenials – nascidos após os anos 2000 –, quase 9 em cada dez não confiam na publicidade tradicional.

Já mostramos como os defensores da marca influenciam a jornada de compra de novos consumidores e, neste artigo, vamos trazer 7 razões para que, a partir de agora, o marketing de defensores se torne uma realidade dentro da sua empresa, sendo incluído na estratégia do seu negócio.

1 – O custo é baixo e de fácil e rápida implantação

Diversas estratégias de marketing são custosas e de difícil implantação: exigem grandes investimentos ou sistemas muito complexos.

No entanto, ao investir em marketing de defensores, com uma plataforma adequada, os custos são baixos, especialmente se for levado em conta o potencial de retorno.

Em muitos casos, as empresas desenvolvem conteúdos, mas não conseguem atingir o resultado esperado, e o marketing de defensores pode ser usado justamente neste aspecto.

A lógica é simples: o conteúdo recomendado por quem gosta de sua marca gera mais impacto nas pessoas mais próximas, que são justamente aqueles a quem sua empresa gostaria de atingir.

2 – Amplia a qualidade dos seus leads

Qual é o índice de conversão dos seus clientes?

Um dos fatores que pode interferir nesse resultado é justamente a baixa qualidade dos leads.

Em outras palavras, sua empresa está usando a munição certa no alvo errado.

Qual o potencial de você adquirir um item ou produto recomendado por um amigo ou em uma pessoa em quem confia?

Ao obter esse tipo de informação, o potencial cliente salta algumas etapas da jornada de compra, iniciando a relação com a sua empresa em um momento mais profundo do funil de vendas.

Se ele recebeu essa informação, são grandes as chances de que ele já tenha conhecimento do seu produto ou serviço e dos benefícios trazidos por ele.

3 – O alcance de suas redes sociais cresce

Um consumidor satisfeito e motivado pela sua marca – podendo até mesmo participar de algum tipo de programa de defensores ou de uma comunidade online – se comunica exatamente com pessoas que podem trazer novos negócios: seus parentes, amigos, colegas de trabalho e até os amigos dos seus amigos.

estatísticas redes sociais 2018
estatísticas redes sociais 2018

Quando eles interagem com os seus posts, o alcance de sua marca nas redes sociais cresce e faz com que a visibilidade dos seus produtos ou serviços aumente na mesma proporção.

Em outras palavras, mais pessoas receberão informações sobre o seu negócio.

Mais importante: além desses benefícios, sua companhia deixa de investir preciosos recursos para ampliar o alcance da marca, pois está atingindo esses resultados de forma espontânea.

4 – Sua reputação online é protegida

Ao fazer um esforço para criar uma estratégia de marketing de defensores, sua companhia ganha uma série de ativos que valorizam a reputação online.

Cada avaliação ou comentário positivo em uma rede social aproxima sua companhia de fechar mais negócios devido ao aumento de sua credibilidade para quem ainda não se relacionou com o seu negócio.

Por esse motivo, pense em como estabelecer um caminho para que os clientes satisfeitos possam deixar suas avaliações ou mesmo entrar em contato para oferecer sugestões.

Além disso, ao se tornarem defensores de sua marca, eles acabam advogando a seu favor, caso algum equívoco seja cometido.

Mais do que isso:

5 – Inbound e marketing de conteúdo são devidamente acelerados

Muitas empresas já adotaram o marketing de conteúdo ou inbound marketing em suas estratégias.

O marketing de defensores se beneficia desse conteúdo já desenvolvido e pode até mesmo servir de referência para ações futuras.

Como explicamos acima, o marketing de defensores faz com que seus consumidores contribuam para a divulgação da sua marca – em boa parte dos casos, de forma espontânea, simplesmente porque sua empresa aprendeu a se relacionar com eles ou oferece um sistema de reconhecimento

Esse conteúdo desenvolvido passa a ser replicado ou adaptado pelos seus clientes nas mídias sociais, em análises de serviços, produtos ou mesmo como simples interações.

E o mais importante: o tipo de conteúdo gerado pelo usuário traz mais interesse e resultados do que qualquer outro esforço de marketing.

6 – Aumenta o tráfego do seu site

Mesmo que uma companhia faça um excelente trabalho nas redes sociais, parte relevante das informações de uma empresa está localizada justamente no seu site.

Lá é possível encontrar dados preciosos e que podem convencer um consumidor a fechar negócios, como o portfólio, clientes já atendidos, comentários de clientes satisfeitos, entre tantas outras possibilidades.

O desejo de muitas empresas, ao adotarem estratégias de marketing em redes sociais, é de justamente levarem os clientes aos seus sites.

Em outras palavras, mais pessoas visitando o seu site, maiores as chances de efetivar mais negócios.

Esse é um dos resultados obtidos a partir do momento em que se toma a decisão de investir em marketing de defensores.

7 – Sua empresa se torna mais humana

Imagine que sua companhia atue com produtos e serviços para bebês.

Muitos dos seus produtos podem estar sendo discutidos ou avaliados por mães diariamente em blogs, fóruns e redes sociais.

É muito provável que o departamento de marketing conheça cada uma dessas iniciativas.

Imagine como essas pessoas se sentiriam ao serem abordadas pela sua empresa, seja para oferecer um produto, descontos ou mesmo para conhecerem de forma mais profunda suas sugestões.

Essas relações tornam sua empresa mais humana ao estar mais próxima dos clientes – o que pode gerar inúmeros insights para tornar suas soluções ainda mais atrativas.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X