Como os Defensores de Marca influenciam a jornada de compra

Você sabe como um cliente chega até a sua empresa? O investimento em marketing de defensores pode acelerar a jornada de compra e dar mais credibilidade ao seu negócio

Por que alguém escolhe justamente a sua empresa para efetuar a compra de um produto ou serviço?

Como esse consumidor chegou a sua companhia?

Que tipo de informações ela recebeu antes de buscar produtos do seu negócio?

Pode até passar despercebido pelos gestores das empresas, mas, antes de um cliente tomar a decisão de comprar um produto ou serviço, ele já observou a sua companhia de várias maneiras, especialmente informações disponíveis online – não necessariamente o seu site institucional, mas o que outros usuários falam a respeito do item.

Um levantamento feito pela Brightlocal, que atua há mais de dez anos no ramo de mídia e internet, mostrou que 85% dos consumidores acreditam em avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais.

Ou seja, encontrar avaliações positivas do seu negócio nas diferentes redes existentes, é como se um amigo estivesse recomendando a sua companhia ou produto, replicando o conceito do marketing boca-a-boca.

No entanto, ainda assim, mesmo com esse suporte dos apoiadores de uma marca ou produto, nem sempre a decisão de compra é imediata. Ele pode precisar de mais tempo antes de, efetivamente, considerar adquirir um produto. Não à toa, estuda-se a jornada de compra do consumidor, que se divide em quatro estágios: a descoberta (1); o interesse (2); a consideração (3); e, por fim, a ação ou compra (4).

Seja sua própria referência

Utilize-se como exemplo: você compra um produto hoje sem antes conhecer as avaliações feitas por outros usuários? Você adquire algo sem antes olhar na internet para ver se o preço na loja física está, ao menos, próximo do oferecido no ambiente virtual? Esse tipo de comportamento tende a ser repetido pelo consumidor quando se trata do seu negócio.

É normal que um cliente descubra a existência de um produto, desenvolva o interesse e considere o seu uso antes de efetuar uma compra – aliás, é o processo comum para comprar. Para tal, muitas pessoas pesquisam marcas, delimitam os produtos de maior interesse e fazem uma série de comparações antes de tomar uma decisão final.

Nesse caso, o mais importante é levar em consideração que contar com os defensores de marca e com uma comunidade online pode fazer com que o processo de atração e de passagem pelo funil seja cada vez mais rápido, efetivo e gere mais conversões.

Os defensores da marca se tornam mais importantes ao levar em conta o perfil de clientes usando a internet, especialmente a geração chamada de millenials – nascidos após os anos 2000.

De acordo com pesquisas do McCarthy Group, 84% dos membros dessa geração não confiam na publicidade tradicional. Logo, o marketing de defensores aparece como uma excelente opção para o seu negócio, inclusive com o conteúdo gerado pelos próprios usuários.

Como utilizar o Marketing de Defensores para acelerar a jornada de compra

Peça para que advoguem a favor da sua causa

 Quando você cria uma comunidade online ou conta com defensores da marca, deve-se pedir que eles advoguem a favor da sua empresa. Em outras palavras, que eles compartilhem conteúdos de blog e redes sociais, comentem em artigos, participem de discussões online e falem sobre o produto para amigos, tanto no mundo online quanto offline.

Convença os colaboradores a se relacionar com os consumidores 

 Manter sua equipe engajada e interessada em conhecer os feedbacks e o posicionamento dos clientes faz com que essas pessoas se sintam mais próximas e desenvolvam um sentimento de pertencimento à marca.

Quanto mais aparecer, melhor será

 O consumidor deve considerar a sua empresa como uma solução para o seu problema. Isso se torna mais simples a partir do momento em que sua companhia se torne mais visível. Motive que seus Defensores da Marca espalhem sua mensagem

Aposte nas avaliações online

Seus colaboradores podem ser usuários dos seus produtos e os primeiros defensores da marca. Peça para que eles iniciem as avaliações de cada item, criando uma rede de suporte e de interesse para os negócios. Quanto mais avaliações online disponíveis, cria-se a imagem de uma marca confiável e que está preocupada em manter relações duradouras e respeitosas com o consumidor.

Desenvolva conteúdo

Desenvolva conteúdo considerando os quatro estágios do funil de vendas/compra. Quanto mais fundo um consumidor está dentro deste funil, mais aprofundado deve ser o conteúdo destinado a essa pessoa. O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para conquistar defensores de Marca

Não desperdice o conteúdo gerado pelos usuários

 Há pessoas apaixonadas pelos seus produtos? Elas já relataram os benefícios causados pelos seus produtos ou serviços em testemunhos? Eles já são defensores da marca! Não desperdice a oportunidade de mostrar esses clientes satisfeitos, pois suas considerações serão avaliadas pelos futuros clientes. Aposte no Conteúdo Gerado pelo Usuário

Recompense quem fala do seu negócio

Não é preciso necessariamente investir recursos, mas pode-se desenvolver um sistema de recompensas específico para consumidores e quem advogue em favor da marca. Nem sempre o dinheiro é um atrativo, visto que muitas pessoas buscam reconhecimento, acesso a novos produtos ou itens – ou a possibilidade de testá-los em primeira mão – ou mesmo se envolver em todo o processo. É possível também oferecer descontos a partir de indicações.

Seja paciente

Não tente empurrar um produto ou item ao consumidor. A jornada de compra é muito particular e pode se passar em horas, dias ou meses. Cada consumidor tem as suas próprias referências e formas de lidar com essa situação.

Contudo, é possível afirmar sem medo de errar que as pessoas confiam em pessoas. Uma companhia sempre parece estar tentando acelerando um processo de venda, enquanto a opinião, os testemunhos e avaliações de outros consumidores dão, talvez, a segurança necessária e buscada para concluir a jornada de compra.

De certa forma, investir em marketing de defensores é como aumentar a sua equipe de vendas, mas com pessoas motivadas a partir de um sistema de recompensas em vez de um salário e comissões.

Quer saber como desenvolver sua estratégia de marketing de defensores? Gostaria de conhecer uma plataforma específica para gerenciar esse tipo de conteúdo e atividades? Entre em contato com a Comunitive e conheça as nossas soluções.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X