Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi
Peepi
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Teste grátis →
Peepi
  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →
Peepi > Employee Experience > Saiba tudo sobre a Jornada do Colaborador e porque ela é importante para atrair e reter talentos

Saiba tudo sobre a Jornada do Colaborador e porque ela é importante para atrair e reter talentos

Posted by Ana Oliveira Maio 12, 2022 11 minutos de leitura

A Jornada do Colaborador compreende todas as etapas pelas quais um profissional passa durante seu contato com uma empresa. Saiba mais!


Falamos muito por aqui a respeito da experiência do colaborador, pois ela é muito importante para as empresas. Garantir que os profissionais tenham uma experiência positiva, pode ser o diferencial para a sua marca se destacar no mercado, seja para atrair talentos, clientes ou melhorar sua inteligência competitiva diante da concorrência.

A experiência desses profissionais diz respeito à toda a jornada do colaborador, ou seja, envolve seu contato com a empresa do início ao fim. Conheça as etapas dessa jornada, como mapeá-la e garantir que ela seja positiva! 

O que é a jornada do colaborador?

Jornada, segundo o dicionário, é a reunião dos acontecimentos que, de alguma forma, pode tornar compreensível uma ação e suas consequências. Assim, a jornada do colaborador pode ser entendida como o conjunto das experiências que um profissional tem em uma determinada empresa.

Essa jornada compreende todas as vivências que esse profissional tem desde o seu primeiro contato com a organização, até o seu desligamento. Essa jornada costuma ser definida e acompanhada por uma equipe de gestão de pessoas e RH estratégico.

O objetivo de definir a jornada é garantir o sucesso e a satisfação dos profissionais. Isso porque ter colaboradores satisfeitos e engajados é benéfico para as empresas, pois proporciona um bom clima organizacional e um ambiente mais acolhedor.

Quais são as etapas?

As etapas da jornada do colaborador, costumam ser definidas conforma a estratégia de cada empresa. Segundo alguns estudos, ela costuma ser definida em quatro pontos principais, que avalia a experiência do profissional:

  • Enquanto candidato (candidate experience);
  • Enquanto colaborador (employee experience);
  • Enquanto ex-colaborador, ou seja, após o seu desligamento da organização, que marca o fim da sua jornada em uma empresa (outplacement).

Essa seria uma divisão básica, que compreende os principais momentos de contato de um profissional com uma empresa. Isso porque mesmo quando ele ainda é um candidato, já está tendo percepções a respeito da organização e formulando uma opinião sobre ele.

Aqui, sua estratégia para definir a imagem da marca empregadora precisa estar em ação, para garantir que a cultura organizacional esteja sendo transmitida corretamente a todos os candidatos que estiverem em contato com a empresa.

Algumas organizações, ainda definem a jornada do colaborador com as seguintes etapas:

  • Atração de talentos;
  • Contratação;
  • Onboarding de colaboradores;
  • Engajamento;
  • Treinamento;
  • Performance;
  • Crescimento.
employee advocacy

Como criar uma jornada do colaborador?

Para definir a jornada do colaborador é importante, primeiramente, conhecer os processos internos da empresa. Isso porque se na empresa não existe, por exemplo, um processo de onboarding, essa etapa logicamente não constará na jornada.

Faça um levantamento dos setores da empresa e das ações que cada um deles realiza, que envolvem os colaboradores. Dessa forma, é possível identificar os pontos de contato dos profissionais com a empresa, para verificar as demandas existentes e quais precisam ser supridas. Em seguida, você pode adotar os seguintes passos:

Defina uma persona

Assim como as empresas criam personas para definir o cliente ideal, é interessante definir uma persona para representar o colaborador ideal, uma vez que trata-se de um cliente interno.

A mesma lógica pode ser utilizada com os tipos de clientes, pois da mesma forma, cada colaborador é único. Portanto, defina qual o tipo de talento sua empresa quer atrair e reter, pois isso irá ajudar a orientar os processos de recrutamento, seleção e contratação.

Crie um mapa da jornada

Criar um mapa da jornada do colaborador te ajudará a definir de forma visual cada etapa, o que é importante para não perder de vista nenhum ponto importante. O mapa ainda auxilia no acompanhamento do percurso do colaborador durante todo o seu relacionamento com a empresa.

Você pode criar uma tabela ou fluxograma, que contemple cada etapa pela qual o colaborador irá passar na organização, desde a atração, contração, onboarding, e assim por diante. 

Não esqueça de definir também os objetivos e expectativas do colaborador, além dos desafios, tarefas a serem realizadas e pontos de contato com a equipe. 

employer branding

Como mapear essa jornada?

Como vimos, a jornada do colaborador se inicia no seu primeiro contato com a empresa, enquanto candidato, e termina no seu último contato com a organização. Contudo, apesar de ter isso bem claro, é fundamental entender e acompanhar o que acontece entre esses dois extremos, ou seja, ao longo dessa jornada. 

O mapeamento da jornada do colaborador precisa ser feito para que a empresa possa conduzir o profissional ao longo da sua experiência, para que ela seja positiva do início ao fim, garantindo assim a satisfação do colaborador.

Para mapeá-la, é importante ter todas as etapas em mente e criar uma espécie de mapa, para visualizar de forma clara cada fase da jornada do colaborador. Para cada uma delas, é preciso identificar os desafios e estabelecer objetivos. Confira a seguir os principais passos para mapear essa jornada.

Colete dados

Como na maioria das estratégias implementadas em empresas data driven, a coleta de dados é o primeiro passo para começar um mapeamento. Esse levantamento irá indicar quem são seus colaboradores, quais as suas soft skills e hard skills, quais suas experiências anteriores, desafios, entre outras informações.

Este passo é essencial para identificar possíveis obstáculos ou pontos de dificuldade que o colaborador pode enfrentar em sua jornada na empresa. Nesta etapa, considere também os dados da organização, como a taxa de turnover, o tempo médio dos profissionais em cada cargo, feedbacks de colaboradores que foram desligados, entre outras informações que podem ser relevantes para a organização.

Se atente para todos os pontos de contato

A comunicação interna é um ponto fundamental durante toda a jornada do colaborador. É importante que as empresas apostem em uma cultura omnichannel, que conte com diferentes canais de contato com os profissionais.

Além disso, é fundamental que esses canais sejam monitorados com cuidado, para garantir que a comunicação seja bidirecional, ou seja, que haja uma interação horizontal entre a empresa e seus colaboradores.

Estabeleça uma cultura de feedback

Uma das melhores formas de mapear a jornada do colaborador e verificar como anda a sua experiência e satisfação com a empresa, é apostando em feedbacks e pesquisas, como o ENPS, por exemplo. 

Ele proporciona insights importantes a respeito da felicidade organizacional, além de permitir identificar ao longo da jornada pontos de melhoria, que precisam ser reavaliados, bem como pontos positivos, que devem ser mantidos.

Como melhorar a experiência do colaborador na sua jornada?

É possível melhorar a experiência do colaborador se atentando para as etapas da sua jornada. Isso é importante, pois estudos apontam que quando uma organização preza por uma experiência positiva para os profissionais, as taxas de absenteísmo e turnover reduzem consideravelmente.

Além disso, o clima organizacional tende a ser melhor, os colaboradores ficam mais engajados, a performance da empresa como um todo melhora, entre inúmeros outros benefícios. Para garantir sua satisfação durante o contato com a empresa, você pode adotar ações em cada etapa, tais como:

  • Atração de talentos: invista em uma boa estratégia de employer branding, que mostre com transparência os valores da organização, além de oferecer uma boa proposta de valor ao colaborador.

Leia também: 6 Dicas para impulsionar o Employer Branding

  • Contratação: facilite o processo de contratação, de forma que não envolva muitas etapas burocráticas para os profissionais, que podem acabar prejudicando a sua experiência.
  • Onboarding de colaboradores: aposte em um onboarding que promova a integração do colaborador, sem esquecer de nenhum detalhe, desde a apresentação a todos os colegas, mostrar os setores, preparar um kit de boas-vindas, entre outros detalhes importantes para o cotidiano do novo colaborador.
  • Engajamento: invista em eventos, happy hours, bonificações, um bom sistema de recompensas, entre outras ações, pois elas são bastante eficientes para manter o engajamento das equipes.
  • Treinamento: capacitar suas equipes é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, além de garantir uma boa experiência aos colaboradores. Vale lembrar que todo mundo tem a ganhar com essa estratégia!
  • Performance: é fundamental reconhecer o desempenho dos colaboradores, pois isso mostra que a empresa é humanizada e se preocupa com sua equipe. Além disso, o reconhecimento melhora o engajamento, ou seja, contribui para melhorar cada vez mais a performance da organização.
  • Crescimento: o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da empresa, é o resultado natural de estratégias bem alinhadas e executadas. Garanta que tudo saia como o esperado, a fim de cumprir as expectativas dos profissionais e proporcionar uma experiência positiva. 

A jornada do colaborador é trilhada pelos profissionais, mas cabe às empresas garantir que essa experiência seja positiva. Esse é um diferencial que pode transformar os colaboradores em Defensores da Marca, capazes de atrair mais talentos para a organização, além de fortalecer a marca empregadora. 

Confira nosso Webinar sobre Employee Experience e saiba mais sobre a importância de ouvir e encantar os colaboradores, assim como se encanta um cliente. Descubra ainda, as melhores práticas para envolver e engajar os colaboradores da sua empresa e transformá-los em defensores da marca!


Tags: employee advocacy employee experience employer branding
Compartilhe
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no LinkedIn
Artigo anterior Social Commerce Social Commerce: entenda como funciona e como aplicar esse modelo no seu negócio
Próximo Artigo marketing de relacionamento Marketing de Relacionamento: o que é e como aplicar em sua empresa para fidelizar clientes

Você também pode gostar:

métricas do programa de defensores

As principais métricas para medir o sucesso do seu Programa de Defensores da Marca

16 minutos de leitura
member-get-member

Member Get Member x Marketing de Defensores: o que é melhor?

12 minutos de leitura
relacionamento com egressos

Como o Marketing de Defensores ajuda no relacionamento com egressos

8 minutos de leitura
mensurar

Como mensurar seu Programa de Marketing de Defensores

8 minutos de leitura
advocate marketing

Advocate Marketing: Tudo o que você precisa saber

23 minutos de leitura

Você também pode gostar

O que é Endomarketing? Entenda o conceito dessa estratégia para a satisfação dos colaboradores
Employee Experience

GUIA: Entenda o que é Endomarketing e como colocar em prática no seu negócio!

Posted by Felipe Thomé 31 minutos de leitura
satisfação dos colaboradores
Employee ExperienceEmployer Branding

Satisfação dos Colaboradores: entenda a sua importância para o Employer Branding

Posted by Ana Oliveira 11 minutos de leitura
employee-experience
Employee Experience

Employee Experience: conheça o conceito voltado para a experiência e valorização do colaborador

Posted by Ana Oliveira 17 minutos de leitura
Turnover
Employee Experience

Turnover: entenda o que é, como calcular e por que é importante acompanhar essa métrica

Posted by Lorena Possas 12 minutos de leitura
felicidade-organizacional
Employee ExperienceEmployer Branding

Felicidade Organizacional: por que ela é tão importante?

Posted by Lorena Possas 12 minutos de leitura
Clima Organizacional
Employee Experience

Clima Organizacional: qual seu impacto nas Empresas?

Posted by Ana Oliveira 18 minutos de leitura

Navegue pelas categorias

  • Materiais Gratuitos
  • Categorias
    • Marketing de Defensores
    • Cases da Peepi
    • Experiência do Cliente
    • Employee Experience
    • Social Media
    • Marketing Digital
  • Conheça a Peepi →

Impulsione e recompense o engajamento de clientes e colaboradores.

©2021 Peepi - Todos os direitos reservados.