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Peepi > Marketing Digital > Linktree: aprenda a usar essa ferramenta na sua Estratégia de Marketing

Linktree: aprenda a usar essa ferramenta na sua Estratégia de Marketing

Posted by Ana Oliveira Novembro 25, 2021 10 minutos de leitura

O Linktree é uma ferramenta que possibilita criar uma página com links e informações reunidos em um único lugar. Saiba como usar no seu negócio!

Atualmente, toda empresa que está na internet investe esforços para ampliar seus canais de contato com os clientes. Em tempos que proporcionar experiências Omnichanel para os consumidores, isso se tornou essencial.

Contudo, nem sempre é possível disponibilizar todos esses pontos de contato no mesmo local, visto que são muitas informações para espaços reduzidos, como, por exemplo na Bio do Instagram.

É para isso que existem ferramentas como o Linktree, para te ajudar a reunir todas essas informações em um único lugar, disponibilizando apenas um link para que os clientes consigam contatar sua empresa pelo canal de sua preferência. Continue a leitura para entender como isso funciona! 

O que é o Linktree e como funciona?

O Linktree é uma ferramenta que possibilita criar uma página com diversos links e informações agrupadas. Este recurso é bastante utilizado por empresas e criadores de conteúdo que precisam divulgar seus diversos canais de comunicação, como site, redes sociais, entre outros, em um único lugar.

Através de um link, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio e disponibilizado em diversos locais, é possível direcionar o público-alvo para onde a empresa definir, seja sua loja virtual, blog, formulário de inscrição, etc.

Para utilizar a ferramenta, é preciso se cadastrar no site e criar uma conta, dessa forma, você consegue personalizar sua página definindo um domínio, um nome e um ícone ou avatar. 

A partir disso, basta definir quais links você deseja informar na sua página, conforme a sua estratégia e prioridades. Com a página criada e personalizada, basta copiar a URL do Linktree e adicionar nos locais em que você deseja divulgá-la.

Quais os benefícios de usar o Linktree?

É bem difícil encontrar uma empresa que tenha apenas um canal de contato. Isso porque quase todas elas, possuem ao menos um telefone ou WhatsApp para contato, uma ou mais redes sociais, um site, blog ou outra página externa.

Em uma das redes sociais que mais cresce atualmente, o Instagram, é possível inserir apenas um link na Bio da sua marca. Com isso, fica quase impossível elencar qual o link mais importante para uma empresa.

Por isso a importância de usar o Linktree, pois ele permite inserir um link que direciona o usuário para uma página com todas as informações de contato do seu negócio. Isso permite que o consumidor avance com mais facilidade para as próximas etapas do funil de vendas, além de encurtar a sua jornada de compra. 

experiência do cliente

Dessa forma, o Linktree funciona como uma espécie de ponte entre o perfil da sua empresa no Instagram e seus outros pontos de contato na internet. Confira a seguir, de forma mais detalhada, os principais benefícios de utilizar essa ferramenta:

Reunir diversos links em um só local

Já mencionamos aqui, mas vale ressaltar, pois esse é um dos principais benefícios do Linktree. Com ele, é possível reunir vários links e informações importantes de uma empresa em uma única página, o que possibilita encurtar o caminho do seu público-alvo e ajudá-lo a encontrar mais facilmente suas informações.

Ao facilitar a jornada do cliente, a estratégia possibilita ajudar no aumento do tráfego e da taxa de conversões das páginas da sua empresa, pois a página do Linktree direciona os usuários para onde a marca definir — conforme os links que disponibilizar.

Permite personalizar sua página

Outro grande benefício do Linktree é a possibilidade de personalizar a sua página, com um layout simples e fácil de navegar, mas que pode ser alterado conforme a identidade visual da sua empresa.

Além de ser possível definir um domínio contendo o nome da sua marca, também é possível alterar os estilos, as cores de botões, o plano de fundo, adicionar imagens, e muito mais.

Gera estatísticas de tráfego

Dissemos que o Linktree é uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa, certo? Mas como saber se ela de fato está sendo efetiva para o seu negócio? Simples, o Linktree possibilita acompanhar as estatísticas de tráfego das URLs criadas.

Entra várias outras informações, é possível verificar na plataforma a taxa de cliques de cada link, identificar qual das suas redes sociais possuem mais engajamento, entre outros dados, que podem ser transformados em um arquivo CSV e baixado para acompanhar mais de perto.

Onde usar?

Em geral, é mais comum encontrarmos o Linktree no link da bio do Instagram. Contudo, com a popularização da plataforma, foi possível identificar outras formas de utilizá-lo, que você confere a seguir:

  • No cartão digital de visitas, para evitar excesso de informações no layout;
  • Ao final dos e-mails para uma estratégia de call to action;
  • Nos artigos de blogs, como uma CTA para outras páginas;
  • Na Bio das suas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Pinterest ou Tumblr);
  • Nas descrições de vídeos do YouTube;
  • No perfil da sua empresa no LinkedIn;
  • No seu currículo ou em qualquer site de processos seletivos que solicitem seu site ou portfólio.

Como fazer um Linktree?

Primeiramente é importante dizer que o Linktree é uma ferramenta paga, que possui os planos Expert e Pro, mas permite fazer uma avaliação gratuita por 14 dias para testar a sua eficácia. Confira a seguir o passo a passo para fazer o seu:

Criação da Página

  • Acesse o site do Linktree e realize o seu cadastro. Lembre-se de criar uma senha segura!
  • Após realizar o cadastro, você precisa definir qual será o seu plano. Nossa sugestão é realizar o teste gratuito para avaliar a ferramenta, selecionando a opção “Inicie a sua avaliação de 14 dias grátis”;
  • Com a conta criada, é hora de dar nome ao seu projeto;
  • Em seguida, clique no nome do seu projeto para criar o URL (link de apresentação) da sua página. Fica a critério do usuário definir o Domínio e o nome da sua página.
comunidade de marca

Personalização da Página

  • Para começar a personalizar sua página, defina uma imagem de perfil. Para isso, clique no ícone da câmera e carregue a imagem de sua preferência (ela deve ser quadrada e ter um tamanho entre 400 × 400 pixel à 800 × 800 pixel);
  • Em seguida, você pode definir o Background da sua página com a imagem de sua preferência (Tamanho indicado: 1920 × 1080 pixel). Se preferir, você pode escolher um fundo neutro colorido no fundo da página;
  • Configure o rodapé da página, inserindo o nome da sua empresa e a URL do seu site;
  • Agora é o momento de configurar os botões: o Linktree cria automaticamente um botão com um link de exemplo. Para alterá-lo, clique nos 3 pontinhos para editar o botão e inserir suas informações, escolhendo também as cores, formas, tipo de contorno e os efeitos dos botões. Em seguida clique em “atualizar”;
  • Para criar novos botões, clique na opção “criar” e repita o passo a passo citado acima.

Informações importantes

Lembre-se de sempre atualizar todas as alterações realizadas na página e nos botões, para que as alterações feitas não sejam perdidas.

A plataforma do Linktree oferece atendimento de suporte ao cliente através do WhatsApp, telefone ou videoconferência para prestar auxílio nessa configuração e na utilização da plataforma se necessário.


Criar uma página do Linktree pode ajudar o seu negócio a melhorar a experiência do cliente, encurtar a sua jornada e impulsionar a presença digital da sua marca.

Confira outros artigos da Peepi sobre Social Media clicando AQUI.

Leia também: Engajamento nas redes sociais: como conseguir os melhores resultados

Tags: experiência do cliente marketing de conteúdo
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