[Série] Marcas e Brandlovers: O caso Sallve

Hoje, as marcas movem o mundo. E, como já conversamos em outros artigos, a relação entre marca e consumidor mudou drasticamente nos últimos anos e quem está no centro do negócio, agora, é o cliente, suas experiências e expectativas.

Não é à toa que muito se ouve falar sobre os “brandlovers“, ou “amantes de marca”. São pessoas que se encantam por empresas que proporcionam aos clientes e usuários experiências incríveis muito além da jornada de compra e venda.

As pessoas adoram ter suas necessidades atendidas e, não só isso, querem que sejam superadas. Companhias que conseguem fazer isso estabelecendo uma conversa de longa data, construindo seus produtos e serviços envolvendo os consumidores são empresas que despontam no mercado já faz algum tempo.

É por isso que estamos aqui e defendemos a adoção de uma estratégia de Marketing de Defensores. Porque é algo que envolve os consumidores e colaboradores da sua empresa com a sua marca.

E o resultado vem por conta de conversas e relações honestas com base em valores em comum e trocas mútuas, ou seja, a empresa oferece um produto ou serviço ao consumidor que também colabora para o crescimento da companhia e aprende muito no processo.

Para deixar esse papo mais claro, vamos começar uma série de postagens intitulada “Marcas e Brand Lovers” e, nela, vamos apresentar várias empresas que nasceram em colaboração com os amantes de marca e têm eles como pilar fundamental de crescimento.

A primeira marca que vamos abordar não poderia deixar de ser uma das empresas mais admiráveis do universo digital nos últimos tempos no Brasil: a Sallve.

Sallve

Para quem não tem familiaridade com o mundo dos cosméticos e cuidados com a pele, deixe-me apresentá-la. A Sallve é uma empresa de produtos para a pele, nativa do ambiente digital ou, para os mais tecnicistas, uma DNVB (Marcas Digitais Nativas Verticais).

A proposta da marca é estreitar a relação entre empresa e consumidor, promovendo um lugar de troca de informações sobre beleza e de co-criação dos produtos com os consumidores.

O compromisso é de oferecer uma escuta ativa e entender as necessidades e vontades dessa audiência que percebe o cuidado com a pele como necessário, mas não se reconhece mais em um universo cheio de padrões, regras e preços altos”, revelou Julia Petit, uma das idealizadoras do projeto.

Com isso, a marca pretende simplificar a rotina de cuidados com a pele e democratizar o acesso ao consumo de informação sobre beleza. Com um combo tão positivo de experiência e relacionamento os brand lovers são inevitáveis.

Estratégia voltada para o cliente

Um dos elementos mais importante da estratégia de marketing da Sallve (e de muitas marcas digitais) é o fato de que seus produtos falam diretamente com os consumidores.

É nessa rede de troca de conhecimentos que as empresas encontram espaço para surgir, crescer e se desenvolver. São empresas que estão super ligadas na oportunidade de entrar nessa grande roda de conversas que é a internet e as redes sociais, sentar para ouvir com atenção, aprender e só então oferecer.

No caso da Sallve, é claro que a marca possui uma grande carta na manga: Julia Petit, sócia e principal rosto da marca, responsável pela parte criativa e de comunicação da empresa, mas que é referência em conteúdo de beleza e cuidados com a pele desde os primórdios da internet.

A Sallve surgiu antes mesmo de seus produtos. O primeiro contato da marca com o público foi um blog de conteúdo, chamado “lindos poros”, e depois o Instagram. As duas plataformas serviam para comunicação, consulta e geração de comunidade online e, a partir delas, os futuros consumidores da marca puderam interagir, testar e opinar sobre a composição dos produtos, texturas, cheiros, embalagem e por aí vai.

Então, depois de 11 testes, o primeiro produto foi criado, uma pequena quantidade foi lançada em pré-venda para teste de eficácia, atendimento e distribuição. Olha o MVP (Produto Mínimo Viável) e o Social Listening dando as caras na estratégia!

O que podemos extrair desse processo é que a todo momento o cliente sempre está no centro da estratégia e quem aprova ou não os lançamentos são os feedbacks da internet, que acontecem quase que em tempo real com a produção e distribuição.

Confiança e inspiração

A confiança é essencial para qualquer marca de cuidados com a pele porque os consumidores estão colocando sua saúde nas mãos dos produtos de uma marca, e qualquer crítica negativa pode afastar os clientes para sempre.

A Sallve mantém uma linha de comunicação aberta com seus consumidores, reservando um tempo para fornecer feedback extenso sobre seus comentários no Instagram e alterando a formulação e embalagem dos produtos com base nas opiniões dos clientes. Trabalhar com seu público para criar um produto que eles realmente desejam tem sido essencial para o sucesso da marca, e deixar isso claro para seu público dedicado é parte do que permitiu que eles crescessem tão rapidamente.

“A nossa tese toda é sobre crescimento orgânico. Então, quando trabalhamos com criadores de conteúdo, é para ter uma conversa de verdade. (…) Eu quero crescer devagar. Nós queremos pessoas muito engajadas, muito interessadas e que converse de fato com a gente. Queremos que cada pessoa seja um consultor em potencial, tanto eles para nós quanto nós para eles. A gente se ajuda a fazer uma marca melhor para todo mundo”

Julia Petit

Marketing de Defensores versus marketing de influência

A Sallve sabe muito bem equilibrar essas duas estratégias e relacioná-las com a ideia de fazer com que o maior número possível de pessoas possa se sentir acolhido e representado pela marca. Tudo isso sem fazer propaganda do feito.

Os influenciadores escolhidos para a divulgação dos produtos da empresa, normalmente, são pessoas que estão fora do circuito das estrelas das redes sociais. São pessoas reais que realmente compram e utilizam os produtos.

Ao mesmo tempo, a Sallve busca colocar seus clientes nos holofotes empregando uma estratégia de marketing de defensores, participando de fóruns online e abastecendo seu feed do Instagram com clientes satisfeitos que representam o verdadeiro consumidor dos seus produtos.

O aumento do uso de pessoas comuns para a publicidade reflete a maneira como os consumidores realmente olham para a marca, bem como suas preocupações com a pele. Para a Sallve, a estratégia funciona particularmente bem, pois cria um banco genuíno e baseado em resultados reais de sucesso e satisfação dos clientes.

“A gente quer fazer uma publicidade quase invisível para as pessoas e essa conversa constante faz com que isso seja possível. Nos baseamos mais em uma conversa clara do que em um anúncio simplesmente. É sobre mostrar para o público que são eles que constroem a Sallve”

Julia Petit

“Conversas sinceras, escolhas seguras e fórmulas incríveis”

Esse é o slogan da marca e, como vemos, ele reflete tudo o que conversamos por aqui. Lembre-se que, assim como a história da Sallve, a sua marca também precisa ser consistente e autêntica.

Com uma base sólida de brand lovers e defensores, você conseguirá superar qualquer obstáculo (ou crise). Não se trata só do que você comunica em campanhas e conteúdo, mas toda a experiência que tem a oferecer com base nas necessidade da sua base de clientes.

Nós não compramos só o produto que uma marca vende, mas porque ela vende. Ou seja, somos levados por emoções muito mais do que pela razão. Garanta que a experiência que você entrega por completo seja memorável e, assim, você também poderá conquistar brand lovers e defensores fiéis para sua marca.


Veja também: Como colocar no ar uma estratégia efetiva de Marketing de Defensores?

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X