Marketing de Conteúdo e Marketing de Defensores: entenda essa relação!

Marketing de Conteúdo e Marketing de Defensores, você já ouviu falar? Veja como essas especialidades são fundamentais para gerar advogados de sua marca e autoridade na internet.

Hoje, o valor da experiência do consumidor com a marca é mais potente do que nunca. Presenciamos, diariamente, o impacto da opinião pública em relação às marcas presentes em redes sociais. Com essa nova relação dominada pela opinião do consumidor moderno, empresas precisam repensar suas estratégias. Marketing de Conteúdo e Marketing de Defensores exploram justamente a força positiva dessa opinião.

O Marketing de Defensores nada mais é do que a reunião de táticas que permite que sua mensagem atinja assertivamente clientes. Clientes que defenderão sua marca.

Mas criar engajamento para sua marca não é algo que acontece da noite para o dia. A seguir, você saberá como ações do Marketing de Conteúdo podem potencializar o Marketing de Defensores. Acompanhe.

Marketing de Defensores e seus benefícios

Muito se fala das opções que o consumidor atual tem à sua disposição. Com as opções quase infinitas em canais digitais e integração de marcas, seu público pode pesquisar e avaliar de forma mais crítica sua decisão de compra. Porém, poucos focam nas ameaças e desafios desse processo.

O defensor da marca detém mais poder e tem controle sobre as opções. Porém, isso não representa toda a jornada de compra. Com o aumento de decisões em quantidade e complexidade, é preciso repensar a forma de abordar a experiência do cliente. Aí entra o Marketing de Defensores.

Investir em práticas que gerem defensores da marca, de uma forma verticalizada, é cada vez menos eficaz. Até empresas tradicionais com estrutura para atuar dessa forma não podem se dar ao luxo de fazer o mesmo marketing. Dados mostram que 90% das pessoas confiam em recomendações de amigos sobre consumo de marca. É preciso atrair esse público.

O Marketing de Defensores busca oferecer o canal para que os amigos de seu cliente se engajem com a marca. O diferencial do seu produto não terá impacto se as experiências positivas do seu público não dominam a narrativa. Seu serviço único não existe se as pessoas não interagem a respeito. Por isso que é preciso focar em uma metodologia de marketing que crie esse diálogo.

Com o Marketing de Defensores você tem:

  • Clientes que defenderão sua marca (advogados de marca)
  • Melhor posicionamento em sites de busca
  • Maior controle sobre o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Sustentabilidade em seu modelo de negócios
  • Maior demanda sobre seus produtos e serviços
  • Conteúdo espontâneo criado pela comunidade

Note que o último item está ligado intimamente ao Marketing de Conteúdo. A princípio, pode parecer algo conflitante. Afinal, o conteúdo criado pelos defensores de sua marca terá 10 vezes mais engajamento do que o próprio canal oficial da empresa em si. Isso significa que o conteúdo gerado pelo seu marketing não tem relevância? Na verdade não, muito pelo contrário!

Marketing de Conteúdo e Marketing de Defensores: criando ações relevantes aos defensores de sua marca

A base do Marketing de Conteúdo é fazer com que materiais atraiam clientes em potencial. Para isso, é preciso entender a relevância e o padrão de qualidade a ser atingido com esse material.

Resolver dúvidas e demandas de seus potenciais clientes (personas) faz com que seu conteúdo possa ter maior autoridade. Assim, o Marketing de Conteúdo reúne táticas que permitem que sua empresa possa construir autoridade na web.

Todo o processo da estratégia de Marketing de Conteúdo, mesmo sem considerarmos o Marketing de Defensores, busca facilitar interações. Ações como canal de atendimento direto, webinars para treinamento e segmentação de conteúdos são alguns exemplos de como promover a eficiência de suas ações de marketing por meio dessa interação.

Dessa forma, é possível encarar o Marketing de Defensores como uma especialidade de sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal de contas, os advogados de sua marca não serão uma grande porcentagem de seu tráfego.

Em uma jornada de compra complexa, atrair e conquistar futuros clientes exige um relacionamento focado em seu Marketing de Defensores. Isso mesmo entre os clientes alinhados 100% aos conteúdos de fundo de funil (avançados e com proposta de venda).

Após atrair, conquistar e incentivar seu público, a fase de relacionamento ainda é crucial para criar um ambiente de advogados da marca. É nesse ponto justamente em que o Marketing de Conteúdo pode diferenciar os clientes. Saber entregar materiais ricos ou canais de atendimento eficazes é crucial para fortalecer a porcentagem de pessoas que defenderão sua marca.

Sua estratégia de Marketing de Conteúdo está alinhada com uma estratégia de Marketing de Defensores? Gostaria de saber mais sobre essa metodologia que busca alcançar o melhor de sua comunidade? Baixe o eBook “Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo

*Este artigo foi escrito pelo Andress Souza Bento, CEO da PostSpot.