Marketing de conteúdo como ferramenta para retenção de clientes

O marketing de conteúdo se apresenta hoje como uma solução fundamental para a marca que deseja aumentar o número de clientes, bem como realizar mais vendas.

Além disso, auxilia na geração de lucro, o que pode colaborar para que a organização se torne mais competitiva no mercado.

Saiba mais: Engajamento de clientes: o que é e por que você deve investir >

Gostaria de saber mais sobre o assunto e entender como essa estratégia pode colaborar para o aumento e retenção de novos e antigos clientes?

Então continue a leitura!

O que é marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que se vale da produção e publicação de conteúdos como uma forma de atrair, conquistar e reter novos clientes.

É uma solução que produz conteúdos como textos (para blog, site, redes sociais etc.), vídeos, imagens, infográficos, entre outros formatos, para estabelecer uma relação com o cliente, a partir do fornecimento de informações de qualidade e relevantes, que possam ajudar o consumidor no seu dia a dia.

Além disso, vale-se de técnicas como SEO (otimizadores de buscas), gamificação, criação de site, blog e redes sociais para garantir maior visibilidade aos conteúdos e, assim, fazer com que eles cheguem ao público de interesse da empresa.

O marketing de conteúdo agrega valor aos produtos da marca, mas também na relação que ela possui com os seus clientes, considerando que pode educá-los.

Muitos dos clientes têm dúvidas em relação aos produtos ou soluções que uma marca oferece.

No entanto, ao investir em marketing de conteúdo, a empresa esclarece essas dúvidas e fornece informações que podem ser essenciais durante o processo de compra de uma solução.

Como o marketing de conteúdo ajuda na retenção do cliente?

O cliente moderno é exigente, o que significa dizer que as marcas devem fazer o máximo para mantê-lo por perto.

Nesse sentido, podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma solução que pode lhe ajudar.

O marketing de conteúdo, quando bem planejado, fornece artigos, entre outros formatos de conteúdo, que são capazes de seduzir e reter o cliente, fazendo com que ele se torne fiel à empresa.

No entanto, é preciso saber como utilizar corretamente essa estratégia.

Muitos especialistas usam o marketing de conteúdo tendo por base a jornada de compra do cliente, que nada mais é do que o caminho que ele percorre até realizar a compra de um produto.

Em resumo, o cliente, antes de realizar a compra de um produto, passa por alguns estágios, a saber: identificação em relação a um problema existente; consideração das opções para resolver o problema; resolução do problema com a compra da solução.

O marketing de conteúdo deve acompanhar esses estágios, fornecendo conteúdos que tenham relação com cada fase.

Por exemplo: na identificação de um problema existente, a marca deve fornecer um conteúdo que ajude o consumidor a ver que ele tem um problema que precisa de solução.

Todavia, acreditamos que o marketing de conteúdo deve ir além da jornada de compra do cliente, fazendo parte da estratégia de relacionamento com o cliente no pós-venda.

Nesse estágio, a empresa deve fornecer conteúdos de qualidade que contribuam para que o cliente compreenda melhor os seus produtos, resolvendo potenciais dúvidas que ainda tenha.

Saiba mais: Engajamento de clientes: o que é e por que você deve investir >

Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha esclarecido a sua mente para a importância do marketing de conteúdo para a retenção de clientes.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco!

Leia mais: Retenção de clientes: quais as métricas que realmente importam?

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X