Marketing de Defensores e Mídias Sociais: estratégias para impulsionar sua empresa

Compartilhar é cuidar: como integrar o marketing de defensores em suas estratégias para mídias sociais?

Pensar em marketing de defensores e mídias sociais implica em refletir sobre a maneira como as pessoas compram produtos e serviços tem mudado drasticamente nos últimos anos.

Desde então, é preciso estabelecer um relacionamento de confiança com elas para captar sua atenção. Nem mesmo influenciadores e pessoas públicas conseguem convencer sua audiência a comprar um determinado produto tão facilmente.

Essa relação é construída pouco a pouco e não sem o esforço de várias áreas envolvidas no processo. Para conquistar defensores fiéis é preciso mantê-los próximos da sua marca, fazer com que se identifiquem com seus valores, ideias e produtos.

Mais importante ainda, é fazer com que essas pessoas, que estão dispostas a engajar com sua empresa, cheguem até ela através das redes sociais, site, blog, gerando tráfego para os seus canais de comunicação.

É aqui que o Marketing de Defensores entra como um processo que vai potencializar o alcance da sua marca a partir dos clientes e colaboradores que já conhecem e são fãs do seu produto ou serviço.

Quando terminar de ler este artigo, você saberá como encontrar seus defensores, ampliar seu alcance para melhor reconhecimento da marca e desbloquear todas as possibilidades que envolvem o Marketing de Defensores e mídias sociais.

Como o marketing de defensores pode servir para gerar tráfego para o meu blog e aumentar o alcance das minhas redes sociais?

A Word of Mouth Marketing Association define “advocacy” como uma ação que gera recomendações, avaliações ou suporte para uma marca ou produto. Em outras palavras, em vez de dizer ao público como você é incrível, você pede aos clientes e colaboradores que elogiem você.

Como o marketing boca a boca é naturalmente mais autêntico e atraente do que qualquer outra forma de publicidade, ele pode ter um impacto maior no reconhecimento da marca, na fidelização do cliente e até mesmo em seus resultados financeiros mais do que qualquer outro elemento em sua estratégia de marketing.

Plataformas de mídia social como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn são projetadas para preencher a lacuna entre as empresas e suas comunidades.

Se você aprender a falar com seus seguidores, despertar a paixão deles pelo seu negócio e recompensá-los por seus esforços, poderá acabar com uma base de consumidores que faz o marketing para você.

Lembre-se: uma estratégia de marketing de defensores estimula as pessoas que gostam da sua marca a compartilhar os conteúdos da sua empresa nas redes sociais. Para colocar esse plano em prática, é muito importante que você tenha uma plataforma que permita a criação de uma comunidade online de engajamento através de ferramentas de gamificação. Se quiser saber mais, conheça a solução da Peepi.

Como encontrar defensores nas redes sociais?

Um defensor é aquela pessoas que segue sua empresa nas redes sociais, interage com suas postagens, compartilha com outras pessoas as experiências que teve com a sua marca, entre outros tipos de engajamento que impactam outros usuários.

Em uma era em que 71% das pessoas que têm uma experiência positiva com uma marca, provavelmente, recomenda essa empresa nas mídias sociais para outras pessoas (o contrário também é verdade, existem inúmeras avaliações negativas por aí), nunca foi tão importante levar sua estratégia de defesa de marca para a esfera das redes sociais.

Aproveitando as comunidades que já existem em torno de sua empresa no Facebook, Snapchat, Twitter e Pinterest, por exemplo, você pode desenvolver a lealdade do cliente, facilitando feedbacks e fortalecendo o conhecimento da marca.

Claro, tudo isso não acontece simplesmente do dia para a noite.

Aqui estão algumas dicas para começar:

1. Defina metas

Toda estratégia de Marketing precisa ter metas bem estabelecidas e esta tarefa começa traçando quais objetivos você quer alcançar com seus esforços.

Antes de iniciar a jornada dos defensores nas mídias sociais, você precisa ter muito bem definido o que deseja alcançar e a que tipo de embaixador você gostaria de entregar um microfone aberto em sua comunidade.

Para definir as metas, você pode utilizar a estratégia S.M.A.R.T., que pode ajudar a traçar objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com um tempo coerente para a realização.

Por exemplo, você pode definir que seu objetivo com o marketing de defensores é aumentar o número de compartilhamentos no seu Instagram em 20% dentro de três meses. Assim, você poderá medir a quantidade de compartilhamentos e manter o foco enquanto utiliza seus defensores para realizar alguns desafios que o ajudarão sua marca a atingir este objetivo.

2. Escolha a mídia social adequada

Basicamente, existem duas ideias conflitantes no mundo das mídias sociais. A primeira defende que cada empresa deve usar apenas um canal social por vez para compartilhar suas mensagens, a segunda advoga que a marca deve marcar presença em todas as redes sociais possíveis.

Ainda que seja consenso que aderir a uma única plataforma forneça um alcance online limitado, espalhar sua mensagem para todos os lados pode desperdiçar seu orçamento.

A melhor maneira de ter certeza de que escolheu a plataforma certa para sua estratégia de defesa nas mídias sociais é olhar para suas buyer personas. Determine onde seu mercado-alvo passa a maior parte do tempo e certifique-se de concentrar seus esforços nos espaços mais lucrativos.

3. Esteja constantemente envolvido com sua audiência

O sucesso nas mídias sociais, seja para aumentar a autoridade da marca, investir em uma estratégia marketing de defensores ou simplesmente tentar melhorar sua presença online – depende do engajamento.

As mídias sociais são poderosas porque permitem conversas entre marcas e clientes. Isso significa que você precisa buscar constantemente maneiras de se conectar com seu público.

Se alguém comentar no seu blog, responda. Se alguém lhe fizer uma pergunta no Facebook – responda! Mesmo que ninguém pareça estar interagindo com sua marca nas redes sociais, você pode dar o primeiro passo fazendo perguntas, interagindo com o conteúdo dos seguidores e comentando sobre os tópicos em alta.

Lembre-se de que 25% das pessoas dizem que se envolvem com marcas porque querem se juntar à comunidade de fãs. A única maneira de ter uma comunidade online eficaz é se envolvendo na conversa.

4. Incentive seu público a dizer o que pensa

Uma das demonstrações de advocacy mais comuns comuns e efetivas que podemos ver hoje é a avaliação ou depoimento.

Os clientes e usuários querem saber o que outras pessoas têm a dizer sobre uma marca. Uma pesquisa realizada pela Pew Research revelou que cerca de 82% das pessoas leem as críticas e avaliações antes de comprar alguma coisa pela primeira vez.

Uma vez que seu público confia nas avaliações como fonte valiosa de informações, aproveite a oportunidade para incentivar seus defensores e clientes satisfeitos a deixarem um feedback para sua marca nas redes sociais. Muitas mídias têm seus próprios sistemas de classificação disponíveis.

O Facebook, por exemplo, permite que as pessoas deixem comentários e até cinco estrelas nas páginas de empresas. Se você já possui uma estratégia de marketing de defensores, estimule que seus Defensores façam avaliações positivas em sua página do Facebook.

O Centro Universitário Campo Real tinha o desafio de aproximar seus alunos da instituição e incentivar a participação deles nas atividades da faculdade. Então, com a plataforma de defensores da Peepi, foi criado o Clube Real que, em seu primeiro ano, contou com a participação de 890 alunos-defensores.

Os resultados alcançados foram muito positivos, desde o aumento de pessoas impactadas organicamente no Facebook, por exemplo, até avaliações cinco estrelas na página da instituição e várias indicações de novos alunos.

Se quiser saber mais sobre esse case de sucesso do marketing de defensores, acesse aqui.

5. Recompense seus defensores de forma criativa

Se você está procurando maneiras de incentivar seus defensores a compartilhar seu conteúdo, considere oferecer recompensas que eles apreciarão, como produtos gratuitos ou com grandes descontos, acesso a webinars, treinamento em uma habilidade da sua área, ou mesmo brindes!

Lembre-se de pensar fora da caixa. Vá além da camiseta e do chaveiro (que são brindes muito legais também!) ao planejar seus presentes.

A MailChimp atraiu muita atenção positiva quando decidiu distribuir chapéus de crochê “Freddy” para gatos para os 500 clientes mais fiéis. Não apenas foi hilário e único, mas semeou a oportunidade de inúmeros vídeos de gatos nas mídias sociais. Confira:

6. Dê ao seu público histórias para contar e ajude-os a contar

Se não houver nada de único ou mesmo impressionante a dizer sobre a sua empresa, provavelmente, ela vai se misturar com o restante das empresas por aí e as pessoas não irão se lembrar de você. Sabe aquela ideia de que as pessoas se lembram de como você as fez sentir? Coloque em prática!

É possível que todas as empresas encontrem uma maneira de se destacar. Aqui estão algumas ideias para tornar seu conteúdo e experiência dignos de boas histórias:

  • Crie campanhas de impacto que sejam divertidas, úteis, que toquem coração das pessoas e que sejam memoráveis de alguma forma. Seu conteúdo precisa se destacar e inspirar seus fãs a compartilhá-lo. Você pode se perguntar: qual parte dessa campanha/produto/experiência/serviço faria alguém virar para a pessoa que está ao lado e compartilhar essa história?
  • Inclua seus clientes na sua história. As marcas falam sobre si mesmas há anos. Vire o funil e conte a história da sua marca tendo o seu cliente como herói. Isso irá fazer com que outros clientes se relacionem melhor com a história.
  • O compartilhamento dessa história precisa ser fácil. Dê aos seus superfãs, clientes e colaboradores instruções específicas de como compartilhar seu conteúdo. Explique porque vale a pena compartilhar a postagem.

A Apple faz um ótimo trabalho ao criar uma campanha significativa, envolvendo seus seguidores e dando instruções sobre como compartilhar suas fotos no Instagram.

Com sua campanha #ShotoniPhone, a Apple foi capaz de mostrar como seus telefones tiram fotos de alta qualidade, desafiando seus clientes a compartilhar suas fotos e, em seguida, incluindo a produção dos seguidores em todo o marketing de mídia social da empresa.

Marketing de Defensores e Mídias Sociais: estratégias para impulsionar sua empresa

(Instagram/Apple/Reprodução)
(Instagram/Apple/Reprodução)

A Apple tem milhões de seguidores na rede social. Não porque compartilham fotos elegantes de seus produtos, mas porque compartilham experiências, porque permitem que seus clientes brilhem ao fazer algo que amam com um produto da gigante de tecnologia, ou seja, capturar imagens que tenham um significado particular e compartilhá-las com o resto do mundo.


Veja também: 6 dicas para criar sua estratégia de marketing de defensores!