Marketing de Defensores: Por que funciona tão bem?

Advocacy Marketing: Por que funciona tão bem?
(Fonte: Peepi)

Em um mundo de redes sociais e conexão instantânea, as opiniões que os clientes compartilham sobre os nossos produtos e serviços desempenham um papel crucial em toda a estratégia de marketing

Os clientes confiam mais na palavra de outros clientes do que em anúncios e propagandas da própria empresa. Algo que, antes do boom dos meios de comunicação e informações mais acessíveis através da internet, acontecia por meio de conversas entre amigos e parentes, hoje passou para o mundo digital é é conhecido como marketing de defensores.

De acordo com a Influitive, um aumento de 12% em clientes defensores pode se traduzir em um crescimento de 2x na receita, o que comprova porque vale a pena investir em Marketing de Defensores

Antes de comprarmos um produto, costumamos buscar a opinião de outros consumidores nos mecanismos de busca, nas redes sociais e avaliações disponíveis nas páginas das empresas. 

Isso já foi provado através de dados divulgados em várias pesquisas, como a da “Nielsen Global Trust in Advertising” que entrevistou 30.000 pessoas em 60 países para avaliar as opiniões sobre 19 meios de publicidade. Os resultados apontam os formatos de anúncio que têm maior aprovação entre os consumidores e aqueles que têm potencial de crescimento.

Na América Latina, 88% dos consumidores afirmaram que confiam mais nas recomendações boca a boca do que em qualquer outro tipo de anúncio. Além disso, 68% de todos os entrevistados afirmaram confiar em recomendações e avaliações online. Com isso, desde 2007, o número cresceu em 10%, colocando as avaliações online como a terceira maior fonte de confiança na hora da decisão de compra


Nessa jornada de busca por informações confiáveis, encontramos muitos dados relevantes que irão impactar a nossa decisão e a imagem que temos de determinada marca. Por isso, é imprescindível que, como empresas, nos preocupemos com o que os nossos clientes pensam e dizem sobre nós.

É aqui que uma estratégia de Marketing de Defensores pode ajudar a construir opiniões positivas sobre uma companhia. Mas é importante ter em mente que qualquer marca que deseja recrutar defensores deve garantir, antes de tudo, excelente qualidade de produtos e serviços e uma ótima experiência do cliente.

Afinal, o que é Marketing de Defensores?

Marketing de Defensores é uma estratégia para atrair e incitar seus clientes mais engajados a realizarem ações que gerem valor para a sua empresa por meio de compartilhamentos nas redes sociais, reviews positivos e comentários com o objetivo de aumentar o alcance de marca e o brand awareness.

Em outras palavras, é uma estratégia que busca fortalecer sua rede de clientes, engajá-los com a empresa e incentivar a formação de uma comunidade de marca para que outras pessoas sejam impactadas através desse poderoso canal de marketing e vendas.

Os defensores da marca são muito valiosos. Não só se envolvem mais do que os clientes comuns, mas também conhecem os produtos e serviços como ninguém e isso os torna uma poderosa fonte de informações para os possíveis clientes da sua empresa. 

Porém, não é só de clientes que um programa de defensores vive!

Os colaboradores são os nossos principais advogados, uma vez que eles conhecem boa parte dos processos, estão cotidianamente com o nosso produto e também acompanham os clientes ao longo de toda a jornada de compra. 

Com isso, podemos afirmar que existem duas áreas de atuação para o Marketing de Defensores: Customer Advocacy (ou Cliente Defensor) e Employee Advocacy (ou Colaborador Defensor).

Customer Advocacy

Customer Advocacy, ou Cliente Defensor, é sobre atrair, identificar e mobilizar clientes para que façam ações de Defesa para sua Marca.

Vale lembrar que um cliente defensor é alguém satisfeito e a satisfação está diretamente ligada à rentabilidade.

A lógica é bem simples: os consumidores, quando encontram produtos e serviços que atendem suas necessidades, resolvendo problemas e superando suas expectativas, estão muito mais propensos a se tornarem defensores, recomendando o produto ou serviço para outras pessoas que irão comprá-lo e divulgá-lo também.

Portanto, Customer Advocacy é uma estratégia para aproximar clientes e marcas, fazendo com que os consumidores se sintam parte da empresa e de seus processos, assim, eles estarão dispostas a realizar ações em prol da marca.

Employee Advocacy

Em essência, Employee Advocacy, ou Colaborador Defensor, é a promoção de uma marca realizada através de seus colaboradores. O método é o mesmo que o utilizado para clientes defensores, mas com o foco no colaborador, então: atrair, integrar, engajar e mobilizar os colaboradores para que sejam os promotores da sua empresa e produtos nas suas redes sociais pessoais

Os funcionário possuem extensas redes de amigos, seguidores e conexões nas redes sociais, por isso, são instrumentos poderosos de divulgação da empresa e das suas ações.

Por que o Marketing de Defensores funciona tão bem?

O Marketing de Defensores funciona porque, como os estudos que mencionei no início do texto ilustram, pessoas confiam em outras pessoas e possuem uma resistência maior com anúncios pagos e propagandas televisivas.

Quando alguém solicita uma indicação de um amigo, desejando saber sobre a experiência com determinado produto ou serviço, o feedback pode ser significativamente mais impactante do que qualquer campanha de marketing.

De acordo com uma pesquisa da Psychology Today, nós somos programados para nos conectar com outras pessoas e construir comunidades. Ao longo da evolução humana, desenvolvemos o desejo de agregar valor para as pessoas ao nosso redor, desejamos ser promotores de valores cívicos e sociais que melhorem a nossa sociedade.

Em resumo, o nosso lado emocional desempenha um papel fundamental na formação do que pensamos e das ações que realizamos em prol da conexão com as outras pessoas.

Por todos esses motivos, o marketing de defensores é uma solução completa para engajar e mobilizar clientes e colaboradores para impulsionar seus resultados de marketing, se valendo de um ativo que sua empresa já possui e não é utilizado da melhor maneira: seus clientes e colaboradores satisfeitos.

Por mais que nem todo cliente se torne um defensor de marca, algumas ações são indispensáveis para conquistar defensores:

  • Foco para construir um relacionamento de qualidade com clientes e colaboradores.
  • Fazer com que sua comunidade de marca se sinta valorizada.
  • Proporcionar experiências com trocas incríveis.
  • Nutrir o relacionamento com clientes e colaboradores satisfeitos.
  • Acompanhe as expectativas em torno da sua empresa.

6 razões para iniciar um programa de Marketing de Defensores

1. Conexões profundas entre as pessoas e a sua empresa: construa relacionamentos contínuos, significativos e de longo prazo com as pessoas que gostam da sua marca.

2. Impulsione o alcance da sua marca: transforme seus clientes e colaboradores em um poderoso canal de marketing que irá alavancar as suas vendas.

3. Conquiste indicações: indicações de pessoas conhecidas são um poderoso canal para atrair mais clientes e talentos para sua empresa.

4. Aumente a retenção: clientes e colaboradores conectados e com relacionamento profundo com a sua empresa tendem a ficar mais tempo e gerar mais resultados.

5. Melhore a reputação e presença digital: seus clientes e colaboradores são grandes criadores de conteúdo sobre sua Marca, como fotos, posts em redes sociais blog, e reviews. Incentive isso!

6. Conheça melhor seus públicos: colete feedbacks de forma rápida e eficiente, recolha dados e entenda com profundidade seus públicos. Use os dados para oferecer os melhores produtos e serviços.

Exemplos de empresas que utilizam o Marketing de Defensores

Apple

Indiscutivelmente, a Apple é uma das marcas globais mais populares. Ela lança novos produtos anualmente e a maioria das suas lojas e revendedoras enfrenta enormes dilas de clientes que esperam comprar o smartphone, tablet e relógio imediatamente após o lançamento.

A Apple criou uma marca que as pessoas adoram compartilhar, e a empresa não ignorou isso em sua campanha para o iPhone X.

No mundo todo, os clientes se depararam com outdoors, comerciais de TV e anúncios pagos com imagens lindas e selfies feitas no iPhone X. O que diferencia esses anúncios de outros é que as fotos e vídeos apresentados foram capturados por clientes reais em produtos reais.

Marketing de Defensores Por que funciona tão bem?

(Fonte: Apple/Divulgação)

NuBank

A Nubank não conquistou uma multidão de pessoas ao redor do mundo apenas pelo seu negócio, conquistou pela forma como se relaciona com o seu cliente e como proporciona uma experiência agradável para os consumidores, mesmo quando não se trata de assuntos tão fáceis de resolver.

No início, a empresa captava novos clientes utilizando a boa e velha indicação, ou seja, para utilizar o serviço você precisava receber um convite de alguém que já utilizava. Com o tempo, a empresa foi crescendo e mais e mais pessoas aderiram ao serviço 100% digital.

Além do próprio app, a interação nas redes sociais com o público ganha destaque no Facebook (2.130.545 likes), Twitter (mais de 393 mil seguidores) e Instagram (1,7 milhões de seguidores), com uma linguagem informal e descontraída. Sem contar que já são mais de 21 mil publicações com a hastag #sounu.

Marketing de Defensores Por que funciona tão bem?

(Fonte: Twitter/Reprodução)

Editora Sanar

A Sanar é uma empresa de educação em saúde que possui a maior comunidade virtual de profissionais da área, produzindo livros e cursos online com cerca de mil professores e autores dos principais centros de saúde e universidade do país.

O principal objetivo da empresa com um programa de marketing de defensores estrutura com a plataforma da Peepi é aumentar suas vendas. Utilizando desafios de compartilhamento nos Stories, eles incentivam que seus embaixadores (defensores) divulguem seus cursos e promoções para aumentar o alcance das campanhas.

Esses desafios geram pontos que podem ser trocados por recompensas pelos embaixadores. Com apenas 1 ano de programa de defensores com a Peepi, a plataforma de defensores é o principal canal de vendas da empresa.

Marketing de Defensores Por que funciona tão bem?

(Fonte: Peepi)

Sallve

A Sallve é uma empresa de cosméticos nativa do ambiente digital. Um dos elementos mais importantes da estratégia de marketing da marca é o fato de que seus produtos falam diretamente com o consumidor e buscam atender às suas necessidades específicas.

A empresa coloca seus clientes no centro da estratégia utilizando o marketing de defensores, se aproximando do público através de fóruns online, redes sociais e, principalmente, alimentando o feed do Instagram com imagens de clientes satisfeitos com os produtos que compraram.

View this post on Instagram

15 segundos de carinho ✨ @imjonasnetto

A post shared by Sallve (@sallve) on

Recentemente, escrevemos um artigo sobre a marca e seus brand lovers. Dá uma olhada!


Marketing de Defensores é uma estratégia que vai mudar completamente a forma como a sua empresa se relaciona com o público. Lembre-se sempre de oferecer um produto incrível, uma experiência inesquecível e tenha em mente que o centro do seu negócio são os clientes e colaboradores e quando eles se apaixonam pela sua marca, não pensarão duas vezes para ajudá-la a crescer.

Para aprender mais sobre Marketing de Defensores, baixe o nosso e-book!